Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.
Certamente, o acontecimento mais aguardado e comemorado pela população espinosense é a sangria da Barragem do Estreito. Como bravos habitantes do Sertão Norte-Mineiro, acostumados a enfrentar e vencer os danosos efeitos da insensível seca que incessantemente nos castiga, a chegada das abençoadas chuvas, que peregrinam pelos leitos antes secos dos nossos rios e desaguam em grande quantidade nas nossas barragens, reacendem a nossa esperança e nos fortalecem para seguir adiante na busca pela sobrevivência e por uma vida mais prazerosa e confortável.
A Barragem do Estreito foi construída nos anos 60 e é a fonte de abastecimento de água da cidade de Espinosa, sendo esta operação administrada pela Copasa.
A sangria da Barragem do Estreito não é um fato corriqueiro. Acontece de vez em quando, em anos de chuvas abundantes, com grandes cheias nos rios que inundam, da abençoada água, as barragens do Estreito e da Cova de Mandioca, ocasionando o transbordamento no paredão de concreto localizado no lado mineiro da imensa instalação hídrica. Quando isto ocorre, muitos de nós, espinosenses, deixamos nossas casas e vamos apreciar de perto esta maravilha da Natureza. Sozinhos ou na companhia de familiares e amigos, vamos para lá comemorar com a devida alegria e esperança a beleza da vida, tomando banho, pescando ou fazendo aquela farra.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário