Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 21 de janeiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 25

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Infelizmente não tive a chance de conhecê-la completamente intacta, quando encantava a todos antes da devastadora enchente de 1968 que a colocou abaixo. Cheguei ainda a ver os destroços das suas pilastras depositados nas pedras do leito do Rio Verde Pequeno no local onde a população se diverte quando há água corrente. Refiro-me à antiga ponte de madeira que permitia a travessia sobre o Rio Verde Pequeno até o final dos anos 60, quando a maior enchente que se abateu sobre Espinosa, com sua força descomunal, arrastou completamente as pilastras e consequentemente toda a armação de madeira da construção. 







Infelizmente nunca tive a menor informação sobre quem foi o idealizador e criador desta beleza, nem tampouco a data exata da sua construção. Como não tive a oportunidade de conhecê-la "in loco", contento-me em apreciá-la nestas antigas fotografias que a exibem tão bem.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Nenhum comentário: