Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 30 de setembro de 2023

3305 - Era uma vez, uma feira na praça

Meu querido amigo Rogério Souza, por quem tenho enorme apreço e carinho, teve uma ideia brilhante há algum tempo. Idealizou e criou, no Facebook, uma página aberta onde espinosenses (ou não) publicassem fatos e fotografias antigas relativas à nossa amada terrinha Espinosa. Foi e está sendo um estrondoso sucesso a sua ótima ideia. Centenas de fotos e curiosidades sobre a nossa cidade já foram postadas por gente de todo canto do país, contando muito sobre os nossos antepassados e a nossa rica História. 
Um dos mais assíduos e importantes colaboradores do grupo é o atleticano morador de Belo Horizonte Adriano Martins, filho de Dona Eulina e do Senhor Valim (Valdivino), este que morou e trabalhou na Coletoria Estadual nos tempos de outrora na cidade. Constantemente o Adriano nos presenteia com tesouros espetaculares dos bons tempos em que a cidade era ainda mais pequena, com imagens que nos trazem as mais gostosas recordações. Há pouco, ele publicou duas velhas fotografias da Praça Coronel Heitor Antunes, a praça da Prefeitura, em que aparecem no centro da praça ainda sem infraestrutura, alguns cidadãos ilustres comprando saborosas melancias que eram vendidas pelos intrépidos geraizeiros nos seus carros de bois ali estacionados.




Observando minuciosamente as imagens, reparei que ainda existiam os grandes fícus na praça, que infelizmente foram posteriormente arrancados. Abaixo deles, na bendita sombra, repousam os bovinos ao lado de espécimes da nossa gente calorosa e trabalhadora, bem como alguns modelos automobilísticos bastante comuns naquela época, um Jipe e uma Rural. As mulheres de vestidos simples e longos até os joelhos conversam, em meio a varões em sua maioria usando chapéus e um bando de meninos com suas calças curtas, em um tempo em que não havia roupa pronta de marca, nem calça jeans, nem sandália Havaianas, nem muito menos TV e Internet.
Podemos visualizar a presença de duas ilustres figuras da família Barbosa adquirindo melancias de um dos muitos vendedores da fruta de gosto doce e refrescante: os irmãos Otacílio e Teotônio. As saborosas melancias de então vinham acondicionadas em carros de boi, contidas em grades de varas para não caírem pelas irregulares e esburacadas estradas rurais da época.
Estas belas imagens levam muitos de nós, vetustos espinosenses, a relembrar momentos prazerosos e inesquecíveis das nossas infâncias e adolescências quando tudo era completamente diferente, mas também bastante aprazível e deleitoso. Lembrar do passado é sim maravilhoso, mas preciso é aceitar, evoluir, curtir e aproveitar ao máximo o presente, mirando o futuro que fatalmente desembocará na nossa despedida deste mundo tão lindo, magnífico e prazeroso, mas também e infelizmente, injusto e cruel. Que venham logo as alegrias e emoções da comemoração do nosso Centenário! 
Um grande abraço espinosense. 

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

3304 - Escolham o novo Manto da Massa, atleticanos!

Se você é atleticano como eu, chegou a hora de escolher mais uma vez, entre 13 opções idealizadas e disponibilizadas por torcedores, o novo Manto da Massa. Pela quarta temporada consecutiva do concurso criado em 2020 com o intuito de produzir uma camisa especial, diferente dos tradicionais uniformes de jogo e treino dos jogadores do clube, alguns torcedores do Clube Atlético Mineiro estão concorrendo em votação aberta na Internet no endereço mantodamassa.com.br. 
O concurso funciona da seguinte maneira: os torcedores criam os seus projetos de designs das camisas de acordo com algumas regras específicas divulgadas pelo clube. Nesta edição de 2023 o tema escolhido para ser trabalhado nos designs das camisas é o santo goleiro Victor e sua histórica e mítica defesa do pênalti do Riascos na heroica conquista da Libertadores de 2013. 
Entre centenas de modelos apresentados pelos torcedores, uma banca do clube escolheu os 13 melhores projetos e a camisa mais apreciada pelos torcedores será escolhida com votos dados através da Internet. A votação se encerrará no dia 3 de outubro. O criador do projeto vencedor ganhará uma camisa, um prêmio em dinheiro de R$ 13 mil e mais um ano do Galo na Veia. O anúncio do vencedor e o início das vendas das camisas estão programados para o dia 4 de outubro, às 13h13. Lembrando que as camisas serão produzidas, não pela Adidas, a atual fornecedora de material esportivo do clube, mas pela fábrica têxtil, a empresa End to End, e o Banco Inter.

As camisas vencedoras de 2020, 2021 e 2022


O projeto do Manto da Massa é um sucesso estrondoso, elogiado no mundo inteiro. Na primeira edição, em que foi vencedora a camisa preta e branca, foram 110 mil unidades vendidas. Na segunda edição, com a camisa com o mapa de Minas saindo vencedora, foram 120 mil unidades vendidas. Na edição do ano passado, vencida pelo modelo da camisa preta, foi batido o recorde de vendas, com 140 mil unidades comercializadas.  
A partir do dia 4 de outubro, serão iniciadas as vendas, com privilégios e descontos para os sócios-torcedores do Atlético, portadores dos cartões GNV. A modalidade Forte e Vingador terá exclusividade por 3 horas, iniciando às 13h13; a partir das 16h, os sócios GNV Preto também poderão adquirir a camisa. No dia 5 de outubro, às 13h13, os participantes Prata e Branco estarão liberados. A venda para o público geral acontece a partir do dia 8 de outubro, 92 horas após o início da comercialização para o GNV. 
São estes os torcedores atleticanos que concorrem no Projeto Manto da Massa 2023:
1) André Filipe Dutra Siqueira
2) Bruno Teixeira Fernandes
3) Cláudio Eustáquio Caldeira
4) Diogo Rodrigues Gomes
5) Eduardo Augusto Albuquerque de Andrade
6) Fábio Megale Fonseca
7) Isabela Farinelli
8) Jardel Lucas Queiroga da Silva
9) Patrick Calazans Oliveira
10) Rian Rogai de Souza
11) Sarah Antunes Ribeiro
12) Tiago Lemos de Abreu Oliveira
13) Victor Zschaber Lopes








Depois de observar com muita calma e atenção todos os projetos das camisas concorrentes, ainda estou indeciso na escolha entre três designs: o quarto, de autoria de Diogo Rodrigues Gomes; o décimo, de Rian Rogai de Souza, e o décimo-segundo, de Tiago Lemos de Abreu Oliveira, este para mim o mais completo e complexo projeto, muito bem explicado no site. Outras que achei bem legais são as camisas 2, de Bruno Teixeira Fernandes, e a 8, de Jardel Lucas Queiroga da Silva.  
Certamente será outro sucesso gigantesco o Manto da Massa 2023. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.   

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

3303 - AABB MOC no JESAB Divinópolis

Neste final de semana, nos dias 23 e 24 de setembro, a Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros esteve participando dos jogos estaduais da Fenabb, a JESAB 2023, na cidade de Divinópolis. Os associados da AABB MOC disputaram várias modalidades, como Futebol Minicampo Hipermáster Masculino, Futebol Minicampo Máster Masculino, Futebol Minicampo Supermáster Masculino, Futsal Livre Masculino, Voleibol Livre Feminino, Vôlei de Areia 4 x 4 Livre Misto, Vôlei de Areia Livre Masculino, Vôlei de Areia Livre Feminino, Futevôlei Livre Masculino, Beach Tennis Livre Masculino, Beach Tennis Livre Feminino, Tênis Simples Livre Masculino, Tênis de Mesa Livre Masculino, Tênis de Mesa Livre Feminino, Peteca Livre Masculino e Sinuca Adulto Misto.



Ao contrário de muitas outras edições vitoriosas para a nossa AABB MOC, desta vez as medalhas de ouro não foram conquistadas nas competições mais importantes, como as do Futebol e Futsal, infelizmente. Ganhamos o título em cinco categorias: Voleibol, Vôlei de Areia 4 x 4, Vôlei de Areia, Beach Tennis e Sinuca.
Ao final das competições, a AABB MOC conquistou os títulos nas categorias Voleibol Livre Feminino, Vôlei de Areia 4 x 4 Livre Misto, Vôlei de Areia Livre Masculino (João Pedro Silva Rodrigues e Jomerson Antunes Alves), Beach Tennis Livre Feminino (Amanda Oliveira de Castro Ribeiro e Jordana Cristina Costa Mendes) e Sinuca Adulto Misto (Farley Jean de Sousa). Em outras seis competições a AABB Montes Claros conseguiu conquistar o segundo lugar: Futebol Minicampo Hipermáster Masculino (perdeu para Itaúna por 3 x 1), Futebol Minicampo Supermáster Masculino (perdeu nos pênaltis para Uberlândia), Futevôlei Livre Masculino (derrota para Unaí), Tênis Simples Livre Masculino (derrota para Curvelo), Tênis de Mesa Livre Feminino (derrota para Corinto) e Peteca Livre Masculino (derrota para Divinópolis).



Depois de uma cansativa viagem de ônibus de cerca de 11 horas, a delegação abebeana montes-clarense desembarcou em Divinópolis por volta das 7 horas da manhã do sábado, 23 de setembro, participando da cerimônia de abertura realizada no ginásio da AABB local. Logo após os atletas se separaram para participar das competições, alguns na sede da AABB, outros no clube Estrela do Oeste, localizado bem próximo, a cerca de 500 metros, do outro lado da rodovia. Foi lá que a equipe do Hipermáster jogou suas três partidas. Como os jogos eram realizados em horários coincidentes, não nos foi possível acompanhar as partidas dos companheiros de Montes Claros. Assim vou descrever apenas os nossos jogos na categoria Hipermáster.



No nosso primeiro compromisso, entramos em campo perto das 11 horas da manhã, sob um Sol escaldante, para enfrentar o nosso único adversário na primeira fase, Coromandel. Começamos bem, marcando dois gols, ambos de Batatinha. O rival descontou, mas conseguimos fazer 3 x 1 no placar, com um gol de Eustáquio. O adversário diminuiu o placar novamente, decretando o resultado final da nossa vitória por 3 x 2. Mais tarde, no mesmo local, enfrentamos pela segunda vez a equipe coromandelense, em uma partida incrivelmente emocionante e surreal. Novamente começamos bem a partida, fazendo rapidamente dois gols, com o atacante Valdemir. Aí começou o imprevisível, com uma reação extraordinária do time rival, empatando e virando o placar para 3 x 2. Com um gol de Deraldo, igualamos o placar, mas logo em seguida vacilamos e levamos mais dois gols, ficando atrás no resultado que nos tiraria da final, 5 x 3 para Coromandel. Com o tempo se esvaindo rápido, o treinador Wandaick tomou uma decisão arrojada, apostando na qualidade técnica do craque João Carinha, que havia sido deslocado para o gol desde o início da competição devido, infelizmente, à ausência do goleiro titular Zé Roberto, afastado para tratar da saúde. O zagueiro Tiãozinho colocou a camisa de goleiro e as luvas e foi para o gol, com João Carinha retomando o seu lugar de origem, na criação de jogadas no meio de campo. E funcionou! No pouco tempo que restava, João Carinha e Batatinha marcaram em sequência e confirmaram, com o empate em 5 x 5, a nossa classificação para a disputa do título contra a excelente equipe de Itaúna. 



No quente domingo, pouco depois das 9 horas, entramos em campo para a decisão. Mesmo sendo alertados pelo treinador sobre a forma de jogar do adversário, levamos um gol logo no início, através da sua jogada mais corriqueira e perigosa, com o pivô escorando a bola para finalização de um meio-campista. Em seguida, em lance inusitado e infeliz, levamos mais um gol em atrasada de bola pro goleiro. Com dois a zero no placar, não havia jeito, tivemos que parar, respirar e retornar com a concentração e posicionamento correto para tentar reverter o placar totalmente adverso. Em boa jogada com Valdemir, Reginaldo marcou um belo gol que nos colocou novamente no jogo. Mais tranquilos e concentrados, igualamos a intensidade e a performance com o adversário, tentando encontrar espaços na forte marcação do oponente para buscar o empate, que infelizmente não aconteceu. Novamente com a troca de Tiãozinho no gol com João Carinha na linha, a reação não veio. Partindo para o tudo ou nada, levamos um terceiro gol no final da partida e perdemos o título. Tivemos nossas falhas individuais e coletivas que contribuíram para o insucesso, mas temos que exercitar a humildade e reconhecer a qualidade técnica e tática da equipe de Itaúna que nos venceu com todo o merecimento.



Tive a oportunidade de assistir à parte final da partida decisiva da categoria Supermáster, entre Montes Claros e Uberlândia. Duelo de gigantes! Duas equipes extremamente fortes, coesas, habilidosas e competentes que duelaram de igual para igual no tempo normal. Ambos mereciam a vitória, mas a decisão veio na disputa dos pênaltis, com a conquista do título pela equipe de Uberlândia. 
Saber perder, assim como é saber ganhar, é condição indispensável aos serenos, sensatos e justos. Temos que aprender com os erros e seguir adiante melhorando cada vez mais a preparação para a disputa dessas competições, tendo consciência de que no esporte, assim como na vida, não se ganha sempre e que temos que aceitar resolutos e prudentes as conquistas e os fracassos, sem a procura insana e furiosa por culpados.     



Os Campeões e Vices nas várias modalidades:
FUTEBOL MINICAMPO ADULTO MASCULINO - CAMPEÃO: Campo Belo, VICE: Bocaiuva
FUTEBOL MINICAMPO HIPERMÁSTER MASCULINO - CAMPEÃO: Itaúna, VICE: Montes Claros
FUTEBOL MINICAMPO MÁSTER MASCULINO - CAMPEÃO: Pará de Minas, VICE: Bocaiuva
FUTEBOL MINICAMPO SUPERMÁSTER MASCULINO - CAMPEÃO: Uberlândia, VICE: Montes Claros
FUTSAL LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Pitangui, VICE: Sacramento
VOLEIBOL LIVRE FEMININO - CAMPEÃO: Montes Claros, VICE: Coromandel
VOLEI AREIA 4X4 LIVRE MISTO - CAMPEÃO: Montes Claros, VICE: Pará de Minas
VOLEI DE AREIA LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Montes Claros (João Pedro Silva Rodrigues e Jomerson Antunes Alves), VICE: Itaúna
VOLEI DE AREIA LIVRE FEMININO - CAMPEÃO: Passos, VICE: Divinópolis
FUTEVÔLEI LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Unaí, VICE: Montes Claros (Júneo César de Jesus Barbosa e Vítor Francisco Assis Ribeiro)
TRUCO ADULTO MISTO - CAMPEÃO: Coromandel, VICE: Pará de Minas
BEACH TENNIS LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Curvelo, VICE: Muriaé
BEACH TENNIS LIVRE FEMININO - CAMPEÃO: Montes Claros (Amanda Oliveira de Castro Ribeiro e Jordana Cristina Costa Mendes), vice Bicas
TENIS SIMPLES LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Curvelo, VICE: Montes Claros (Ivair Batista Santos)
TENIS DE MESA LIVRE FEMININO - CAMPEÃO: Corinto, VICE: Montes Claros (Silvânia Lima Pereira)
TENIS DE MESA LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Divinópolis, VICE: Bocaiuva
PETECA LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Divinópolis, VICE: Montes Claros (Gilvan Pereira Barbosa e Renan Souza de Brito)
SINUCA ADULTO MISTO - CAMPEÃO: Montes Claros (Farley Jean de Sousa), VICE: Unaí
XADREZ LIVRE MISTO - CAMPEÃO: Patos de Minas, VICE: Juiz de Fora



Participar de uma edição dos jogos da Fenabb é uma experiência maravilhosa de muita alegria, curtição e confraternização, além, claro, do objetivo principal que é competir leal e determinadamente com a vontade de ganhar os títulos e medalhas de campeão das várias modalidades. O ambiente desses eventos esportivos nas AABBs é de amizade, contentamento e união, mesmo em espaço curto de tempo, entre viagens cansativas e jogos desgastantes. Obviamente que aconteceram alguns imprevistos e falhas, mas no geral tudo funcionou a contento. É importante agradecer, reconhecer e louvar a todos os envolvidos neste especial acontecimento, desde os organizadores, dirigentes, associados, árbitros, mesários, motoristas, até os muitos trabalhadores que estiveram ativamente atendendo à multidão no final de semana na AABB de Divinópolis e no Estrela do Oeste Clube. 
Parabéns a todos os participantes, sem distinção a vitoriosos e derrotados. Que estejamos vivos, com ânimo e saúde para a próxima disputa em 2024!
Um grande abraço espinosense.


segunda-feira, 25 de setembro de 2023

3302 - São Paulo é Campeão da Copa do Brasil pela primeira vez

Depois de anos e anos de espera, finalmente o São Paulo Futebol Clube conquistou o inédito título da Copa do Brasil, após empatar o segundo confronto da final, realizado em seu estádio, o Morumbi, pelo placar de 1 x 1, gols de Bruno Henrique (Fla) e Rodrigo Nestor (SPa), este um chutaço de fora da área. Na primeira partida da decisão, disputada no Maracanã, o Tricolor Paulista havia dominado o jogo e vencido com merecimento por 1 x 0, gol de cabeça marcado pelo atacante artilheiro Jonathan Calleri. Com a taça em mãos, o time paulista assegurou sua participação na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2024. 
Esta foi a 35ª edição da Copa Betano do Brasil, que teve como artilheiros da competição os atacantes Tiquinho (Botafogo), Pedro (Flamengo), Lorran (Nova Mutum) e Alef Manga (Coritiba), todos com cinco gols marcados.



CAMPANHA DO SÃO PAULO NA COPA DO BRASIL 2023
TERCEIRA FASE
11-04 - Terça-feira - 21h30 - Morumbi - 0 x 0 Ituano
25-04 - Terça-feira - 21h30 - Novelli Júnior - 1 x 0 Ituano
OITAVAS DE FINAL
17-05 - Quarta-feira - 20h - Ilha do Retiro - 2 x 0 Sport
01-06 - Quinta-feira - 19h30 - Morumbi - 1 (5) x (3) 3 Sport
QUARTAS DE FINAL
05-07 - Quarta-feira - 19h30 - Morumbi - 1 x 0 Palmeiras
13-07 - Quinta-feira - 20h - Allianz Parque - 2 x 1 Palmeiras
SEMIFINAIS
25-07 - Terça-feira - 21h30 - Neo Química Arena - 1 x 2 Corinthians
16-08 - Quarta-feira - 19h30 - Morumbi - 2 x 0 Corinthians
FINAIS
17-09 - Domingo - 16h - Maracanã - 1 x 0 Flamengo
24-09 - Domingo - 16h - Morumbi - 1 x 1 Flamengo


CAMPANHA DO FLAMENGO NA COPA DO BRASIL 2023
TERCEIRA FASE
13-04 - Quinta-feira - 20h - Willie Davids - 0 x 2 Maringá
26-04 - Quarta-feira - 21h30 - Maracanã - 8 x 2 Maringá
OITAVAS DE FINAL
16-05 - Terça-feira - 21h - Maracanã - 0 x 0 Fluminense
01-06 - Quinta-feira - 20h - Maracanã - 2 x 0 Fluminense
QUARTAS DE FINAL
05-07 - Quarta-feira - 21h30 - Maracanã - 2 x 1 Athletico
12-07 - Quarta-feira - 21h30 - Ligga Arena - 2 x 0 Athletico
SEMIFINAIS
26-07 - Quarta-feira - 21h30 - Arena do Grêmio - 2 x 0 Grêmio
16-08 - Quarta-feira - 21h30 - Maracanã - 1 x 0 Grêmio
FINAIS
17-09 - Domingo - 16h - Maracanã - 0 x 1 São Paulo
24-09 - Domingo - 16h - Morumbi - 1 x 1 São Paulo



RESUMO DA PARTIDA
SÃO PAULO 1 X 1 FLAMENGO
Motivo: Final da Copa do Brasil 2023
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Data e hora: Domingo, 24 de setembro, 16 horas
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Árbitro Assistente 1: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO)
Árbitro Assistente 2: Bruno Boschilia (FIFA-PR) 
Quarto Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (FIFA-MG)
Assessor: José Mocellin (RS)
Quinto Árbitro: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP)
Árbitro de Vídeo: Wagner Reway (VAR-FIFA-PB)
AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA-RN)
Observador de VAR: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Cartões amarelos: Fabrício Bruno, Léo Pereira (Flamengo); Rafinha, Pablo Maia e Alisson (São Paulo)
Gols: Bruno Henrique, aos 43 minutos do primeiro tempo (Flamengo); Rodrigo Nestor, aos 49 minutos do primeiro tempo (São Paulo)
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda (Diego Costa), Lucas Beraldo e Caio Paulista (Welington); Pablo Maia e Alisson (Gabriel); Wellington Rato (Luciano), Lucas Moura e Rodrigo Nestor (Michel Araújo); Calleri
Técnico: Dorival Júnior
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia (Luiz Araújo), Gérson (Victor Hugo) e Arrascaeta (Everton Ribeiro); Bruno Henrique e Pedro (Gabigol)
Técnico: Jorge Sampaoli



Parabéns a gigante e apaixonada torcida tricolor pela inédita e importante conquista!
Um grande abraço espinosense.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

3301 - A música linda e relaxante da Wild Rivers

Adoro música. Entre tantas de suas vertentes, tem uma que me toca profundamente o coração: o Folk Rock. Basicamente tocado com violões, o Folk encanta e acalma minh´alma sempre à procura de paz e serenidade. As canções do Folk geralmente são lentas, tranquilas e saborosas, com interpretações recheadas de doçura e letras positivas e amorosas. Eu amo!



E hoje descobri e me tornei instantaneamente fã de mais uma banda de Folk. Foi ouvir uma única canção e já me apaixonei perdidamente pela "Wild Rivers". Fui pesquisar sobre a banda e descobri se tratar de um grupo formado no ano de 2015 em Toronto, Ontario, no Canadá. Devan Glover (vocal), Khalid Yassein (vocal e guitarra) e Andrew Oliver (guitarra e sintetizadores) são os seus integrantes. Eles ainda estão na batalha por espaço e reconhecimento no show business, tendo lançado apenas dois álbuns, "Wild Rivers" (2016) e "Sidelines" (2022), e dois EPs, "Eighty-Eight" (2018) e "Songs To Break Up To" (2020). A banda canadense está fazendo os shows de abertura do trio de música country norte-americano "The Chicks" em turnê pelos Estados Unidos e Europa.


 
A música que ouvi pela primeira vez no YouTube, no maravilhoso canal "alexrainbirdMusic", é "Thinking 'Bout Love", linda demais. Assista ao vídeo abaixo.
É uma coisa incrivelmente formidável a música desse trio, especialmente as vozes cheias de brandura e melodia dos vocalistas Devan Glover e Khalid Yassein. Que trem mais lindo, sô! 
Um grande abraço espinosense. 


   

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

3300 - AABB MOC vence a FLAMOC em jogo de preparação para a Jesab 2023 em Divinópolis

Visando a disputa da categoria dos sessentões do futebol society nos Jogos Estaduais das AABB-JESAB a serem realizados no período de 23 a 24 de setembro na cidade mineira de Divinópolis, a equipe que irá representar a AABB Montes Claros promoveu duas partidas amistosas com a equipe da FLAMOC, comandada pelo ilustre desportista Luiz Manna. Na primeira partida disputada no campo localizado na Chácara das Paineiras há alguns dias, houve empate em 1 x 1. Na tarde deste sábado, 16 de setembro, o confronto da volta se deu na AABB Montes Claros, no Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo. Em partida bastante renhida e movimentada, mas jogada com bastante lealdade, houveram muitas chances de gols criadas de lado a lado, terminando com a vitória da AABB pelo placar de 4 x 1. Valdemir, Deraldo, Batatinha, com um gol olímpico, e Eustáquio marcaram os gols do triunfo abebeano, enquanto Palito descontou para o time da FLAMOC, em um golaço de calcanhar.





Após o encerramento do confronto entre amigos, houve uma animada confraternização nos quiosques do clube, com participação intensa dos peladeiros amantes do futebol. Fica aqui registrado o agradecimento ao amigo Luiz Manna e aos seus companheiros pela cooperação nos nossos treinamentos. Estaremos viajando na noite da sexta-feira para estrear no torneio ainda no sábado. Esperamos ter a competência e a eficiência necessárias para alcançar o sucesso e trazer mais um título e uma taça de campeão para a nossa AABB tão vitoriosa. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.



quarta-feira, 20 de setembro de 2023

3299 - 8º Encontro das Gerações do Futsal de Montes Claros

Heberth Halley é um sujeito diferenciado. E não só dentro das quadras e campos de futebol e society, onde desfila todo seu talento e habilidade com a bola, angariando vitórias em série e títulos de campeão em profusão. 
Além de ser um craque vitorioso no esporte, Heberth consegue transitar com competência e sucesso em outras atividades esportivas, educacionais e sociais. Ele é formado em Educação Física e Jornalismo, tendo atuado como colunista e repórter em jornais da cidade e ainda atua como professor e treinador em uma instituição educacional privada local. Não satisfeito, ele toca violão, é compositor e cantor e se apresentou como poeta lançando o livro "Caminhos do Olhar". Mas tem mais! Ele produziu uma excelente série de entrevistas com antigos astros do futebol e do futsal de Montes Claros, publicando-a no seu canal do You Tube. Não contente, iniciou a realização anual de um evento social para reunir, confraternizar e homenagear os aficionados atletas dos tempos idos no futebol de salão. A cada ano, com apoio e patrocínio de algumas empresas parceiras, Heberth juntou os maiores nomes do esporte das quadras de todos os tempos na cidade de Montes Claros, valorizando e prestando tributo a tão especiais figuras.



Agora, no dia 15 de setembro, quinta-feira passada, ele realizou a oitava edição do evento, contando com a participação de uma legião de craques, que se reuniram para festejar a amizade e o apreço pelo futsal no salão de festas da AABB. Um dos ilustres participantes veio de Belo Horizonte para prestigiar o encontro, o Presidente da FMFS - Federação Mineira de Futsal, José Raimundo Carvalho.
Depois de homenagear tantos amigos e parceiros da bola, Heberth foi enfim homenageado pelo sobrinho Anderson Mendes Vieira, recebendo uma placa das mãos da esposa Aracelly e das filhas Lavínia e Lara. Ele se emocionou, certamente sentindo a falta da sua amada mãe Zu que faleceu há pouco tempo.



Heberth Halley é um exemplo de devoção, seriedade, integridade e amor pelo que faz, sempre empolgado nas suas realizações. Depois de realizar oito edições do Encontro de Gerações do Futsal de Montes Claros, ele anunciou se dedicar daqui em diante a outros projetos pessoais. 
Que o amigo Heberth, por quem tenho admiração, carinho e respeito, consiga atingir o mesmo sucesso de sempre! Boa sorte, Campeão!
Um grande abraço espinosense.    

3298 - Morreu Tó da Oficina

Uma péssima notícia me chega de Espinosa na manhã desta quarta-feira, dia 20 de setembro. Através de um comunicado publicado no Facebook por Wagner Oliva, inteirei-me do falecimento do empresário Joaquim Lima Tolentino, o Tó, que por longo tempo foi proprietário e administrador de uma das mais conceituadas oficinas mecânicas da cidade de Espinosa, sendo reconhecido e querido pela comunidade espinosense pela sua competência, retidão e integridade.
Tenho enorme carinho, respeito e consideração por Tó da Oficina e seus familiares e sua partida deixa-me bastante entristecido. Assim, quero aqui externar aos amigos Rossana, Rose, Roselândia, Rossileide, Ricardo, Tita, Dida, Dai e a todos os demais familiares o meu sincero sentimento de pesar, o meu abraço fraterno e a minha solidariedade cristã neste instante tão doloroso e desolador. Que Deus lhes conceda a necessária resignação com os desígnios divinos e a bastante força e fé.
Que Tó descanse em plena paz no Paraíso Celeste junto ao Criador, após cumprida a jornada terrena.
O velório está sendo realizado na Dejan Assistencial Funerária e Velório e o sepultamento será às 18 horas no Cemitério Senhor do Bonfim, a antiga necrópole situada na Avenida Minas Gerais. 
Um grande abraço espinosense.  

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

3297 - Pathy e Duda, Campeãs Brasileiras de 2023 e com a oitava Medalha de Ouro no peito em Fortaleza

Caramba! É incrível! São oito conquistas em oito etapas disputadas pelo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2023. Parece brincadeira, mas não é. É profissionalismo, dedicação, humildade e, obviamente, talento para praticar o esporte. Assim é o cenário maravilhoso, divertido e recompensador que vive com toda intensidade a nossa eterna "Menina de Ouro", a gigante Ana Patrícia Silva Ramos, a Pathy, que, ao lado da parceira Eduarda dos Santos Lisboa, a Duda, chegou a mais uma conquista expressiva no Vôlei de Praia na manhã deste domingo, 17 de setembro, na linda Praia de Iracema, em Fortaleza, capital do Ceará.
A nossa conterrânea tão querida que irá aniversariar no próximo dia 29 de setembro, completando seus 26 anos de idade, segue sua brilhante trajetória nas quadras do mundo, ganhando o seu oitavo título consecutivo nas etapas da temporada 2023 do Circuito Brasileiro e consequentemente sagrando-se, ao lado da Duda, a dupla Campeã Geral TOP 12, com antecedência, já que ainda será realizada a nona e última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2023 em novembro em João Pessoa (PB).

CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA - CALENDÁRIO 2023 
1ª ETAPA – Maringá (PR) – 8 a 12 de março – Campeões: Duda/Ana Patrícia e Evandro/Arthur Lanci
2ª ETAPA – Itapema (SC) – 29 de março a 2 de abril – Campeões: Duda/Ana Patrícia e André/George
3ª ETAPA – Saquarema (RJ) – 19 a 23 de abril – Campeões: Duda/Ana Patrícia e André/George
4ª ETAPA – Campo Grande (MS) – 10 a 14 de maio – Campeões: Duda/Ana Patrícia e Arthur Mariano/Adrielson
5ª ETAPA – Cuiabá (MT) – 21 a 25 de junho – Campeões: Duda/Ana Patrícia e Evandro/Arthur Lanci
6ª ETAPA – Brasília (DF) – 12 a 16 de julho - Campeões: Duda/Ana Patrícia e Arthur Mariano/Adrielson
7ª ETAPA – Salvador (BA) – 23 a 27 agosto - Campeões: Duda/Ana Patrícia e André/George
8ª ETAPA – Fortaleza (CE) – 13 a 17 de setembro – Campeões: Duda/Ana Patrícia e André/George
9ª ETAPA – João Pessoa (PB) – em novembro



Créditos: Maurício Val/FVImagens/CBV


TRAJETÓRIA DE DUDA E PATHY NA ETAPA DE FORTALEZA:
FASE DE GRUPOS:
15-09 - Sexta-feira - 2 x 0 Victoria/SC e Aninha/MS- 21x14 e 21x17
15-09 - Sexta-feira - 2 x 0 Talita/AL e Thamela/ES - 23x21 e 21x18
QUARTAS DE FINAL:
16-09 - Sábado - 2 x 0 Carol Horta/CE e Ana Luiza/SC - 21x19 e 21x9
SEMIFINAL:
16-09 - Sábado - 2 x 0 Taiana/CE e Hege/CE - 21x14 e 21x13
FINAL:
17-09 - Domingo - 2 x 0 Andressa/PB e Vitória/RJ - 22x20 e 21x17

Nesta rotina gostosa de vir sempre aqui registrar as vitórias e conquistas da nossa amada Pathy, só nos resta agradecer mais uma vez pela alegria e orgulho de vê-la sempre gigante levando e elevando o nome da nossa Espinosa pelo mundo. Sucesso, saúde e boa sorte, Pathy e Duda! Estamos aqui torcendo muito por vocês. 
Um grande abraço espinosense. 

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

3296 - Futebol Solidário 2023 - Edição X - Prestação de contas

Mais um ano se passou e o nosso modesto projeto social "Futebol Solidário" segue ativo, já não sendo realizado com a presença física dos amigos de Ricardinho em atividades futebolísticas nas instalações da AABB de Montes Claros, mas persistindo sem alarde com carinho, resiliência, determinação e atuação fundamental e imprescindível de um dos mais fiéis e queridos amigos de Ricardo, o André Felipe Guimarães Rocha, o Decão, a quem agradecemos com toda gratidão.
Nesta edição de 2023 conseguimos arrecadar o total de 250 cestas básicas de alimentos que foram distribuídas a algumas sérias e comprometidas instituições beneficentes da cidade de Montes Claros que trabalham incansavelmente na tarefa de amparar nossos irmãos em necessidade de subsistência, afago e amor. 



Assim foram distribuídas as 250 cestas arrecadadas:
Associação Miguel Rego Alencar - 40 cestas
Casa de Misericórdia Santa Ana - 40 cestas
Centro Feminino de Longa Permanência - Lar das Velhinhas - 40 cestas
Conferência Santa Inês - Sociedade São Vicente de Paulo - 40 cestas
Casa de Apoio Santa Bernadete - 30 cestas
Fundação Clarice Albuquerque - Escola Vovó Clarice - 30 cestas
Comissariado da Infância e Juventude - 20 cestas
Projeto Mães de Anjos - 10 cestas



Após mais uma missão cumprida, queremos agradecer, com todo reconhecimento e afeto, a cada uma das pessoas de bom coração que nos auxiliaram nesta modesta tarefa de tentar diminuir as dificuldades alheias, doando alimentos ou valores, ou ainda rezando e enviando energias positivas. 
Que o nosso bom Deus continue abençoando com as mais divinas bênçãos a todos vocês que têm a devida consciência social de que podemos e devemos nos solidarizar com os mais necessitados, repartindo um pouco dos nossos recursos com eles, cumprindo com fé e altruísmo os ensinamentos de Justiça, Paz e Amor de Jesus Cristo.
Que Deus os abençoe e que lhes recompense em abundância! Nosso muito obrigado, de coração!
Como nossa atuação tem como base e compromisso a inteira transparência, abaixo está disponibilizado um vídeo com as imagens da recepção e entrega das cestas básicas arrecadadas aos responsáveis das instituições, bem como cópias dos recibos assinados para conferência dos interessados.
Um grande abraço espinosense. 

 

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

3295 - Desfile da Independência em Espinosa

Os 201 anos da Independência do Brasil foram comemorados de forma bastante diversificada, participativa e bonita na cidade de Espinosa, com ampla participação de professores, estudantes, servidores públicos e instituições da sociedade civil, além de autoridades civis e militares, em um ambiente de harmonia, alegria e a devida e necessária paz.
Foram apresentadas, diante do palanque da Praça Coronel Heitor Antunes com as presenças do prefeito Mílton Barbosa Lima e da vice-prefeita Maria Coeli Tolentino Mourão Gonçalves e demais autoridades, as mais diversas tradições culturais brasileiras, dos vários estados da Federação, do Oiapoque ao Chuí, do Leste ao Oeste, do Sul ao Norte, mostrando a imensa riqueza artística e musical deste nosso gigante, lindo e amado Brasil.
Sobre um enorme desenho do mapa do país no piso da praça, passaram adultos, jovens e crianças demonstrando seu real e verdadeiro amor pela Pátria, apresentando seus talentos para uma plateia de moradores espinosenses. Gratificante perceber que somos uma Nação ímpar, com as mais diversas tradições e sotaques, mas ainda necessitando de mais união na busca de desenvolvimento, de paz e de Justiça Social, com respeito às diferenças e com a esperança de dias melhores para todos, sem exceção. 
Parabéns a todos os envolvidos na produção, organização e participação de tão belo evento cívico. 
Os vídeos foram feitos por Carlos Magno Tolentino Vieira, o Magrão, e as poucas fotografias foram retiradas da página da Prefeitura no Facebook, a quem agradeço. 
Um grande abraço espinosense. 


3294 - Faleceu Dona Alvina

Com um pequeno atraso, tomei conhecimento do falecimento da senhora Alvina Antunes de Souza, moradora da nossa vizinha cidade de Monte Azul. Dona Alvina era a mãe do conhecido e estimado empresário Naim Antunes de Souza e do seu irmão Nélson. 
O velório e o sepultamento da falecida ocorreram em Monte Azul.
Aos amigos Naim e Nélson, bem como aos demais familiares, o meu abraço solidário e os meus sentimentos de pesar neste momento de tamanha tristeza e sofrimento. Que o bom Deus os conforte e lhes dê força, fé e resignação para superarem este instante difícil e doloroso.
Que Dona Alvina descanse na mais completa e merecida paz, após o término da sua jornada neste mundo terreno.
Um grande abraço espinosense.



domingo, 10 de setembro de 2023

3293 - O Corinthians é o grande Campeão do Brasileirão Feminino de 2023

Na segunda partida da decisão do Campeonato Brasileiro Feminino disputada agora há pouco na Neo Química Arena, o Corinthians conseguiu uma bela vitória, de virada, pelo placar de 2 x 1 sobre a Ferroviária e sagrou-se o grande Campeão da edição 2023 do torneio. Na primeira partida realizada no feriado da quinta-feira, Dia da Independência do Brasil, as equipes finalistas empataram sem gols em Araraquara.
Com gols de Mylena Carioca, aos nove minutos da primeira etapa para a Ferroviária, e de Jheniffer, aos 41 minutos do 1º tempo, e Thamires, aos 12 minutos do 2º tempo, para o Corinthians, o Timão bateu o time de Araraquara e conquistou mais um título da competição nacional. A tradicional equipe do interior paulista buscava o seu terceiro título, enquanto o Corinthians chega ao seu quinto título conquistado. O Timão das "Brabas" vai levar R$ 1,2 milhão e as "Guerreiras Grenás" R$ 600 mil, valores 20% maiores que no ano passado, de acordo com a CBF. Amanda Gutierres, atacante do Palmeiras, é a artilheira da competição, com 14 gols marcados.

RESUMO DO JOGO:
Corinthians 2 x 1 Ferroviária
Motivo: Segunda partida da decisão do Campeonato Brasileiro Feminino Edição 2023
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Data: 10-09-2023, Domingo, 16h 
Árbitra: Edina Alves Batista (SP) - Fifa
Assistente 2: Neuza Ines Back (SP) - Fifa
Assistente 3: Fabrini Belivaqua Costa (SP) - Fifa
Quarta árbitra: Fernanda dos Santos Ignacio Souza (SP)
VAR: Daiane Muniz (SP) - Fifa
Público: 42.326 espectadores
Gols: Mylena Carioca, aos 9 min. 1º tempo (Ferroviária), Jheniffer, aos 41 min. 1º tempo, Thamires, 12 min. 2º tempo (Corinthians)
Cartões amarelos: Millene, Mariza (Corinthians), Raquel Domingues, Eudimilla, Luana Sartório (Ferroviária)
Cartão vermelho: Jéssica Lima, treinadora (Ferroviária)
CORINTHIANS: Lelê; Paulinha (Katiuscia), Mariza, Tarciane e Tamires (Fernandinha); Yasmim, Duda Sampaio, Jaque Ribeiro (Gabi Portilho) e Gabi Zanotti (Juliana Ferreira); Jheniffer e Millene (Victória Albuquerque)
Treinador: Arthur Elias
FERROVIÁRIA: Luciana; Day Silva, Géssica (Ingryd), Luana Sartório e Barrinha; Mônica Bitencourt (Daiane Rodrigues), Raquel Domingues, Suzane Pires (Patrícia Sochor) e Mylena Carioca (Aline Gomes), Eudimilla e Laryh (Lelê)
Treinadora: Jéssica Lima



TRAJETÓRIA DO CORINTHIANS:
PRIMEIRA FASE:
1ª RODADA: 25-02-2023 - Sábado - 11h - Nogueirão - 14 x 0 Ceará
2ª RODADA: 04-03-2023 - Sábado - 16h30 - Valerião - 6 x 0 Real Ariquemes
3ª RODADA: 13-03-2023 - Segunda-feira - 20h - Canindé - 4 x 0 Grêmio
4ª RODADA: 20-03-2023 - Segunda-feira - 20h - Fonte Luminosa - 4 x 1 Ferroviária
5ª RODADA: 26-03-2023 - Domingo - 18h - Nogueirão - 1 x 0 Athletico
6ª RODADA: 02-04-2023 - Domingo - 15h - Defelê - 0 x 0 Real Brasília
7ª RODADA: 17-04-2023 - Segunda-feira - 18h30 - Parque São Jorge - 3 x 2 Palmeiras
8ª RODADA: 24-04-2023 - Segunda-feira - 17h30 - Cristo Rei - 0 x 2 Internacional
9ª RODADA: 30-04-2023 - Domingo - 11h - Parque São Jorge - 7 x 1 Cruzeiro
10ª RODADA: 07-05-2023 - Domingo - 11h - Cotia - 3 x 0 São Paulo
11ª RODADA: 14-05-2023 - Domingo - 11h - Parque São Jorge - 1 x 0 Santos
12ª RODADA: 20-05-2023 - Sábado - 15h - Caçador (Salézio Kindermann) - 0 x 1 Avaí/Kindermann
13ª RODADA: 28-05-2023 - Domingo - 11h - Primeiro de Maio - 1 x 0 Atlético
14ª RODADA: 05-06-2023 - Segunda-feira - 20h - Parque São Jorge - 4 x 0 Flamengo
15ª RODADA: 12-06-2023 - Segunda-feira - 15h - Pituaçu - 5 x 1 Bahia
QUARTAS DE FINAIS:
19-06-2023 - Segunda-feira - 20h - Soares de Azevedo - 2 x 1 Cruzeiro
26-06-2023 - Segunda-feira - 18h30 - Parque São Jorge - 4 x 2 Cruzeiro
SEMIFINAIS:
27-08-2023 - Domingo -10h30 - Vila Belmiro - 3 x 0 Santos
02-09-2023 - Sábado - 16h30 - Parque São Jorge - 2 x 0 Santos
FINAIS:
07-09-2023 - Quinta-feira - 16h20 - Fonte Luminosa - 0 x 0 Ferroviária
10-09-2023 - Domingo - 16h - Neo Química Arena - 2 x 1 Ferroviária



Parabéns à equipe do Corinthians, grande Campeão Brasileiro Feminino de 2023. Foram 21 jogos, com 17 vitórias, dois empates e duas derrotas. Marcou 66 gols e levou 12, com saldo de 54 gols. Um verdadeiro Campeão. 
Um grande abraço espinosense.

sábado, 9 de setembro de 2023

3292 - Por que tanto ódio e violência?

Uma das coisas mais lindas no futebol, este mais amado esporte no Brasil, é a paixão avassaladora das torcidas dos clubes, explicitada nas ruas e bares, e, de forma mais contundente, relevante e perceptível, nos estádios. O demasiado arrebatamento dos torcedores em dia de jogos dos seus clubes de coração é algo vigoroso, bonito, emocionante. O sentimento de amor extremo se revela no ato de se vestir com orgulho a camisa do time, no canto do hino, nos cânticos de apoio durante as partidas, nos gritos dos nomes dos atletas, nas faixas e cartazes, nas fanfarras, no tremular das bandeiras, nas vaias aos adversários, na busca de autógrafos e fotografias com os ídolos. Toda essa energia positiva só embeleza e engrandece o futebol, sempre em um cenário de humildade, paz, harmonia e respeito com todos os participantes do espetáculo, dentro e fora de campo.


 
Mas infelizmente esse panorama de positividade elogiável do futebol vem sendo vencido pela intolerância e violência, dentro e fora de campo. Não são raros os episódios de brigas de torcidas, nas arquibancadas, nas esplanadas dos estádios, nas ruas, nas estações de metrô. E quase sempre com confrontos sangrentos com muitos feridos e até com vítimas fatais, lamentavelmente. Mas não só! Dentro de campo, a coisa melhorou bastante. Já não vemos mais como antigamente jogadores brucutus agredindo companheiros de profissão, praticando entradas violentas e criminosas, como as que sofreram no passado craques como Zico e Reinaldo. As agressões a árbitros e seus auxiliares são infrequentes na atualidade, o que é saudável. Mas fora de campo a coisa anda de mal a pior. Mesmo sendo crime, o maldito racismo permanece vivo e resistente na sociedade brasileira e também em outros países pelo mundo. Torcedores ignorantes e estúpidos continuam fazendo gestos racistas, xingando atletas de macaco e jogando bananas no campo de jogo com a única intenção de insultar, ofender e desestabilizar os adversários. E os casos se sucedem sem que algumas instituições, como a retrógrada e inoperante Conmebol, tomem atitudes sérias e eficazes para repudiar e punir ações e indivíduos racistas. Os atletas atingidos por atos de racismo são muitos: Aranha, Tinga, Daniel Alves, Vinícius Júnior, Marcelo, Taison, Roberto Carlos, Richarlison, Grafite, Celsinho e outros mais, infelizmente, apenas citando os brasileiros.



Erros de arbitragem, suspeitas de manipulação de resultados por apostas e jogadas imorais de bastidores são outras mazelas do mundo do futebol. Incomoda até a pesada overdose de palavrões no ambiente do esporte, com uma profusão de impropérios proferidos por quase todos os personagens, de torcedor a treinador. É impressionante a quantidade de "caralho" que se ouve no ambiente do futebol, em um excesso absurdo. Ninguém vai deixar de soltar um palavrão quando se é violentamente atingido pelo adversário em uma disputa de bola em campo, mas as palavras de baixo calão são ditas o tempo inteiro, em qualquer situação, em um excesso inexplicável, inclusive diante de crianças, o que evidentemente não é saudável nem bonito.


   
Mancha também o futebol alguns torcedores radicais, exaltados e truculentos que se acham donos dos clubes, com direito a invadir com violência as sedes e os centros de treinamento, ameaçando jogadores e seus familiares pelo fato de o time não estar apresentando resultados favoráveis em campo nas competições. Não raro, vandalizam propriedades dos seus próprios clubes, indignados com maus resultados ou rebaixamentos para divisões inferiores. São vândalos que deveriam ser punidos exemplarmente conforme a Lei. 
Nos estádios, muitos torcedores de boa índole e educação exemplar no cotidiano em família, no trabalho e em sociedade, transformam-se, assustadoramente, em indivíduos ferozes, bárbaros e selvagens, dispostos a tudo quando em bando. Influenciadas pelo ambiente de irmandade entre torcedores, muitas dessas figuras se acham no direito de atacar e agredir a quem estiver adiante. Xingam, de forma radical e ríspida, sem limite e papas na língua, o árbitro e auxiliares, a torcida rival, o time adversário, e até o treinador e os atletas do próprio time. Tem gente que ataca a moral do outro, xingando até a mãe e a esposa do cara, de tudo o que é nome ruim, um abuso. 



Se as atitudes dos torcedores merecem repúdio e críticas contundentes, o mesmo ocorre com muitos jogadores, alguns de fama mundial. O machismo que impera no Brasil, sobretudo no ambiente do futebol, leva a ações lastimáveis de ídolos que deveriam dar exemplo de retidão, pudicícia e respeitabilidade. São bastante conhecidos os casos de acusações de atos de estupro contra mulheres protagonizados por jogadores de futebol. Desde muito tempo atrás, no caso dos atletas do Grêmio Cuca, Henrique, Eduardo e Fernando, até os mais recentes, envolvendo os craques Neymar, Robinho e Daniel Alves. Outros também tiveram (ou têm) problemas com a Justiça, acusados de fraude em passaporte (Ronaldinho), agressão (Dudu, Antony) e assassinato (Bruno). São acusações deploráveis a astros do esporte que mancham peremptoriamente suas vitoriosas trajetórias.
É necessário e urgente que as pessoas cresçam e evoluam e não se achem no direito, só por serem apaixonados sócios-torcedores dos clubes e pagarem seus caros ingressos dos jogos, de xingar, atacar, insultar, agredir e matar outras pessoas nos estádios ou nas proximidades deste. O fato de ter ingresso também não dá a ninguém o direito de agir de forma racista e preconceituosa, muito menos de forma machista, assediando mulheres. Essas são ações criminosas que devem ser punidas exemplarmente, como manda a Lei, seja dentro ou fora dos estádios.



O que é espetacular no futebol é o jogo bonito, bem executado por atletas de raro talento e habilidade com a bola, é a arte de dar belos dribles, passes e lançamentos, é o momento mágico do balançar das redes com gols formidáveis, são as conquistas memoráveis de partidas e títulos importantes, é a paixão desmedida de gente de todas as idades por seu time do coração, sempre presentes no apoio à sua agremiação em um ambiente de paz, harmonia, tolerância, respeito e alegria incomensuráveis. Atitudes como a rua de fogo na recepção ao clube na chegada ao estádio, os mosaicos montados nas arquibancadas, o canto em uníssono do hino, o grito dos nomes dos atletas quando da informação da escalação, a invasão corintiana no Rio de Janeiro na semifinal do Brasileirão de 1976 contra o Fluminense, a saudação viking com palmas ritmadas unindo torcedores e jogadores do Cruzeiro, o recente "abraço" da torcida do Vasco ao estádio de São Januário interditado pela Justiça Desportiva, o "eu acredito" da torcida atleticana na memorável conquista da Libertadores pelo Atlético em 2013, bem como outras tantas demonstrações de amor aos clubes de forma pacífica e ordeira, isso sim são gestos positivos e elogiáveis.
 

É assim que eu sonho ver o futebol, sem violência, sem agressões nem verbais, sem preconceito, sem machismo, sem racismo, sem intolerância, sem ódio. E claro que com o meu Galo sempre no topo, com um time de alta qualidade, repleto de craques, dando espetáculo, vencendo, levantando taças e nos enlouquecendo ainda mais de contentamento. Sonhar nunca é demais!
Um grande abraço espinosense.

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

3291 - Desfile da Independência em Montes Claros

A nossa Pátria amada Brasil comemorou hoje, 7 de setembro de 2023, os 201 anos da Independência. Pelos quatro cantos do país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza, conforme o grande Jorge Ben, milhões de brasileiros saíram às ruas para desfilar ou assistir às paradas cívico-militares em comemoração ao dia tão especial da nossa História.
Em Montes Claros, o palco dos tradicionais desfiles foi novamente a Avenida Deputado Esteves Rodrigues, mais conhecida como Avenida Sanitária. Desde as 8 horas da manhã milhares de pessoas se aglomeraram nos canteiros centrais e nas calçadas da avenida para assistirem com bastante atenção e amor à Pátria as evoluções de militares do Exército Brasileiro, de policiais militares, de bombeiros, de integrantes da Guarda Municipal, de policiais civis, de policiais penais, de funcionários do SAMU, de servidores da Saúde, de estudantes de escolas públicas e privadas e de assistidos pela APAE. Marcharam pela avenida crianças, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, todos com o orgulho de pertencer a este país gigante, maravilhoso, lindo e democrático, mas ainda bastante cruel, violento, preconceituoso e injusto socialmente.
A luta pela completa independência ainda está em curso, com a necessidade de união dos verdadeiros brasileiros na defesa da soberania nacional, do desenvolvimento sustentável, do respeito às instituições, ao Estado de Direito e à Constituição Cidadã, além do resguardo atento e intransigente da Democracia. Que nosso Brasil continue seguindo adiante em busca de melhores dias para cada um dos seus milhões de filhos nativos e adotados e que nossa gente consiga vencer o quanto antes a ignorância, o retrocesso, a hipocrisia, o fanatismo, a mentira e a ganância, evoluindo para se tornar um país muito mais plural, pacífico, tolerante, íntegro e justo socialmente. Viva a Independência! Viva o Brasil! Viva a Democracia!
Um grande abraço espinosense.

    

3290 - Cat Stevens, "Another Night in the Rain"

Num mundo tão desigual, injusto e truculento como este vigente no lindo, maravilhoso e esférico planeta Terra, onde notícias diárias nos chocam por tamanha violência e perversidade, nada mais prazeroso e reconfortante que escutar o som e as letras dulcificantes e espirituais do cantor e compositor Cat Stevens, ou Yusuf, como preferirem.



No seu último, ou melhor, no seu mais recente álbum, denominado "King of a Land", o décimo sétimo trabalho de estúdio do lendário artista britânico, ele viaja por um reino mágico em que o final da história é verdadeiramente feliz, através das suas letras cheias de amor e esperança.
Há pouco tempo ele liberou mais um vídeo no YouTube, desta vez da canção "Another Night in the Rain". O vídeo produzido pela FableVision tem a bela animação de John Lechner e Peter H. Reynolds.
Músicas do disco:
1. Train on a Hill
2. King of a Land
3. Pagan Run
4. He is True
5. All Nights, All Days
6. Another Night in the Rain
7. Things.
8. Son of Mary
9. Highness
10. The Boy Who Knew How to Climb Walls
11. How Good it Feels
12. Take the World Apart



"Another Night in the Rain"
Cat Stevens

Another night in the rain
I’m walking alone (Estou andando sozinho)
To the sound of my steps (Ao som dos meus passos)
Talking to no-one (Conversando com ninguém)
Another night in the rain (Mais uma noite na chuva)
I’m walking alone (Estou andando sozinho)
Another night in the rain (Mais uma noite na chuva)
I’m walking alone (Estou andando sozinho)
I don’t have a job (Não tenho emprego)
Behind with my rent (Atrasado no aluguel) 
Another hole in my belt (Outro buraco no cinto)
My belly’s empty (Minha barriga está vazia)
No need to fear, nothing to lose (Não há necessidade de temer, nada a perder)
No need to worry (Não há necessidade de se preocupar)
Nothing to buy, nothing to choose (Nada para comprar, nada para escolher)
No need to hurry, hurry (Não há necessidade de pressa, pressa)
Another car passes by (Outro carro passa)
I’m standing alone (Estou sozinho)
Stuck at the lights (Preso no semáforo)
He rolls up the window (Ele levanta a janela)
I don’t have a phone (Não tenho telefone)
No savings account (Não tenho conta poupança)
I failed my degree (Fui reprovado na graduação)
My best shades are broken (Meus melhores óculos escuros estão quebrados)
No need to cry, no need to moan (Não há necessidade de chorar, não há necessidade de gemer)
No need to worry (Não há necessidade de se preocupar)
Nowhere to go, no place to come (Nenhum lugar para ir, nenhum lugar para ir)
No need to feel sorry, sorry, ohh (Não há necessidade de sentir pena, desculpe, ohh)
Another night in the rain (Mais uma noite na chuva)
I’m walking alone (Estou andando sozinho)
To the sound of my steps (Ao som dos meus passos)
Talking to no-one (Não conversando com ninguém)
Another night in the rain (Mais uma noite na chuva)
I’m walking alone (Estou andando sozinho)
Another night in the rain (Mais uma noite na chuva)
I’m walking alone (Estou andando sozinho)
We’re not alone, the sky’s our home (Não estamos sozinhos, o céu é nosso lar)
Earth is our body, yeah (A Terra é nosso corpo, sim)
We’re not alone, God is with us (Não estamos sozinhos, Deus está conosco)
He knows every solitary soul (Ele conhece cada alma solitária)

Como sempre na História, sempre haverá boas músicas disponíveis para ouvidos sensíveis, bastando apenas saber encontrá-las por aí. Os canais de streaming estão cheios de boas opções musicais, é só procurar com atenção e cuidado.
Um grande abraço espinosense. 



segunda-feira, 4 de setembro de 2023

3289 - Gratidão

Gratidão

Dádiva divina é acordar vivo mais uma manhã
Abrir os olhos e perceber-se equilibrado, íntegro e clarividente
Descobrir-se ainda com o corpo rijo e a mente sã
Desfrutando despreocupado "Il dolce far niente"

Sublime é a sensação de, sob cantos de pássaros, despertar
Abrigado em uma morada simples, todavia aconchegante
Ainda com planos de em breve retornar a apreciar o mar
Embriagado de amor e carinho com a perpétua amante

Após tantos dias, meses, anos, décadas e rotas empreendidas
O sentimento não poderia ser outro senão o de gratulação
Agradecendo ao Criador por tantas cenas vívidas vividas
Com tamanha felicidade, sem nunca faltar de cada dia o pão

Mesmo já tendo percorrido tantos e pedregosos itinerários
Ainda não há desistência da bela, longa e dura caminhada
Mesmo que serena a percepção da missão cumprida, sem ideários
A meta é partir em paz, nunca com a alma maculada ou apequenada

Na hora da despedida, nada de lamentos, mágoas, queixas nem tristeza
Somente a vontade louca de tentar retribuir cada presente recebido
Cada amor, cada amizade, cada conquista, cada surpresa, o mel da natureza
Ficarão gravados para sempre na memória o álbum do percurso vencido

Quando a lança derradeira desembarcar da nave fulgurante
Convidando-me a embarcar em direção à extrema libertação
Já estarei pronto para a partida, afortunado, grato e confiante 
Com apenas um sentimento tomando a alma: gratidão!

Mais um ano de vida proporcionado pelo Senhor Deus! Só gratidão!
Um grande abraço espinosense.