Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 10 de maio de 2023

3204 - Estreou a Feira da Carolina em Montes Claros

A comunidade montes-clarense conta agora com mais uma opção de lazer, compras e comodidade, com a inauguração ontem à noite da Feira da Carolina, um espaço amplo, livre e democrático para o exercício da cidadania e da oferta de hortifrutigranjeiros de qualidade, fomentando a arte, a cultura, a ampliação de empregos e a geração de renda. A Praça Ubaldino Assis, também conhecida como a Praça da Igreja da Rosa Mística no Bairro São Luiz, é o local da feira que irá funcionar todas as terças-feiras das 18 às 21 horas, ofertando à população produtos diversos como hortifrutigranjeiros, comidas típicas de nossa região, como arroz com pequi, feijão tropeiro, carne de sol com mandioca, caldos diversos, frango caipira, queijos, requeijões, bolos, biscoitos, pães diversos, doces, pastéis, caldo de cana, acarajé, beiju, milho cozido, e mais pipoca, sorvetes, picolés, cervejas tradicionais, cervejas artesanais, temperos, itens de artesanato e brinquedos infláveis para a garotada, etc.
A Feira da Carolina é mais um projeto imaginado e realizado pelo bancário aposentado Geraldo Élcio com apoio da Prefeitura de Montes Claros, assim como a Feirinha do São José. O nome da feira homenageia a professora Carolina Orsine de Almeida, carinhosamente chamada de Dona Caluzinha, nascida na cidade de Turmalina (MG) em 28 de maio de 1920. Trabalhou nos Correios e depois de viver um bom tempo em sua cidade natal, mudou-se para Cristália (MG) após se casar com o senhor Geraldo Die Gomes. Mudou-se finalmente para Montes Claros onde, depois de longa carreira como professora na Escola Estadual Elói Pereira, aposentou-se. Faleceu em 1996. 
Dona Caluzinha passou a vida inteira pensando no bem comum, atuando em prol da sociedade e divulgando a ideia do consumo de verduras e frutas pela população, cultivando e incentivando as pessoas a plantarem hortas para consumo diário, em busca de uma vida mais saudável. Tal desprendimento e luta pela melhoria das vidas das pessoas valeu-lhe a denominação do nome da feira, um bela e justa homenagem.
Ontem à noite foi realizada a primeira edição da feira, que contou com a presença do idealizador do projeto, Geraldo Élcio, do filho da senhora Carolina, Evaldo Jenner de Fátima, do Padre Prior da Canonia Premonstratense de Montes Claros, Michel Junior Valério, do Padre Hermano José Pereira, Administrador Paroquial da Paróquia Rosa Mística em Montes Claros, e de alguns secretários da administração municipal, bem como dos feirantes e de bom número de cidadãos montes-clarenses. A Banda de Música da Polícia Militar, sob a regência do tenente Paulo Roberto, apresentou-se, tocando músicas populares, seguida por um show da dupla Demétrius Coimbra e sua mãe Maria de Jesus Coimbra. 
Um grande abraço espinosense.



Nenhum comentário: