Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 29 de março de 2023

3174 - Confrontos sorteados na 3ª fase da Copa do Brasil 2023

Depois de muita expectativa, foram sorteados hoje à tarde, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os confrontos da terceira fase da gigante, surpreendente e emocionante Copa do Brasil. Os times mineiros irão medir forças com equipes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O América irá jogar contra o Nova Iguaçu, a primeira partida fora de casa. O Cruzeiro irá enfrentar o Náutico, com o primeiro jogo realizado fora de casa. Já o Atlético terá pela frente a equipe do Brasil de Pelotas, estreando em casa. 
Nesta terceira fase, 12 clubes se juntaram aos 20 classificados da segunda fase, totalizando 32 equipes, em 16 confrontos em jogos de ida e volta, agora em igualdade de condições e sem vantagem para ninguém. Terminando empatados os jogos, ou com igualdade no saldo das duas partidas, teremos decisão nos pênaltis, sem prorrogação. Para as oitavas de final, um novo sorteio será realizado pela CBF. A classificação para as oitavas de final vale uma premiação de R$ 3,3 milhões. As 12 equipes que estreiam nesta fase são: Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Flamengo, Athletico, Atlético e Fortaleza (via Libertadores), São Paulo (via Brasileiro), Cruzeiro (via Série B), Sport (via Copa do Nordeste) e Paysandu (via Copa Verde).



Os jogos de ida serão realizados em 12 de abril, os de volta em 26 de abril. Assim ficaram os confrontos da terceira fase:
JOGOS DE IDA:
Botafogo-SP x Santos-SP
Nova Iguaçu-RJ x América-MG
Coritiba-PR x Sport-PE
Náutico-PE x Cruzeiro-MG
Atlético-MG x Brasil-RS
Volta Redonda-RJ x Bahia-BA
Ypiranga-RS x Botafogo-RJ
ABC-RN x Grêmio-RS
Maringá-PR x Flamengo-RJ
São Paulo-SP x Ituano-SP
Fluminense-RJ x Paysandu-PA
Remo-PA x Corinthians-SP
Internacional-RS x CSA-AL
Fortaleza-CE x Águia de Marabá-PA
CRB-AL x Athletico-PR
Palmeiras-SP x Tombense-MG
 
JOGOS DE VOLTA:
Santos-SP x Botafogo-SP
América-MG x Nova Iguaçu-RJ
Sport-PE x Coritiba-PR
Cruzeiro-MG x Náutico-PE
Brasil-RS x Atlético-MG
Bahia-BA x Volta Redonda-RJ
Botafogo-RJ x Ypiranga-RS
Grêmio-RS x ABC-RN
Flamengo-RJ x Maringá-PR
Ituano-SP x São Paulo-SP
Paysandu-PA x Fluminense-RJ
Corinthians-SP x Remo-PA
CSA-AL x Internacional-RS
Águia de Marabá-PA x Fortaleza-CE
Athletico-PR x CRB-AL
Tombense-MG x Palmeiras-SP



Nesta fase em que entram na competição os grandes clubes do futebol brasileiro, não visualizo resultados surpreendentes, tamanha a diferença técnica entre os times. Os embates mais equilibrados parecem ser Sport x Coritiba e Cruzeiro x Náutico. Os demais confrontos indicam uma classificação até tranquila e fácil para os chamados gigantes clubes do Brasil. Mas quem sabe não tenhamos surpresas? O futebol sempre nos surpreende. Vamos aguardar os acontecimentos e torcer para que os times mineiros sigam adiante na competição, vencendo, convencendo e embolsando uma grana imprescindível para a sobrevivência deles nesses tempos de dívidas astronômicas, sobretudo Atlético e Cruzeiro.  
Um grande abraço espinosense.

3173 - O fanatismo que leva à tragédia

A verdade dói! E como! E a vida é muito dura, uma caminhada por vezes lancinante. Talvez por isso, muita gente se acovarde, martirize-se e se esconda para não aceitá-la e encará-la de frente, procurando se apoiar em subterfúgios. Por medo, fraqueza, ignorância, rebeldia, ingenuidade ou necessidade de acolhimento em momentos difíceis da vida, pessoas procuram refúgio e abrigo na religião, o que é compreensível e totalmente positivo, isto quando se trata de instituições e pessoas dignas, íntegras, bem-intencionadas e confiáveis. Sim, elas existem!
O problema é que às vezes essas criaturas amarguradas, frágeis e carentes tornam-se facilmente manipuláveis, tornando-se presas acessíveis e fáceis, sendo atraídas, cativadas e seduzidas pelos maiores picaretas e canalhas do planeta. Estes traiçoeiros, impiedosos e ardilosos criminosos usam da vulnerabilidade e da boa fé dos incautos e se apropriam da religião e das figuras sagradas de Deus e de Jesus Cristo para engambelá-los, sempre mirando ganhos econômicos, políticos e de poder, quando não também de sexo. Alguns mais lúcidos e psicologicamente mais astutos, depois de confrontados com as ações suspeitas dos falsos profetas que evidenciam o antagonismo com a realidade e a decência, conseguem escapar da armadilha que os fizeram de vítimas e escravos religiosos. Outros menos clarividentes e mais radicais, mesmo com todas as evidências, provas, testemunhos e argumentos apresentados diante de si, afundados no fanatismo exacerbado, não conseguem se libertar e continuam enganados e sendo utilizados como massa de manobra para favorecer impostores, vigaristas, golpistas. 
Uma ótima oportunidade de visualizar essa tristeza de tanta gente comum e crédula ser iludida por canalhas que utilizam do nome de Deus e de Jesus para amealhar poder, dinheiro, fama e sexo, está disponível na Netflix, com a série documental "Em Nome da Fé: Uma Traição Sagrada", que "conta a história verdadeira de quatro líderes coreanos que alegavam ser profetas, mostrando o lado sombrio do fanatismo religioso". São quatro histórias de uso covarde, ganancioso e desonesto da religião que resultam em dor, violência, estupro, crime e morte.

Episódios: 
1. Noivas de Deus (52 min)
2. Alerta Vermelho Para o Messias (51 min)
3. Messias Com Tornozeleira Eletrônica (52 min) - Estes três episódios contam a história de Jeong Myeong-seok
4. Deus, Cinco Oceanos e 32 Cadáveres (71 min) - Este episódio conta a história de Park Soon-ja e Yoo Byeong-un
5. Jardim dos Bebês a Caminho do Paraíso (42 min)
6. Jardim dos Bebês da Morte (39 min) - Estes dois episódios contam a história de Kim Ki-soon
7. O Homem Que se Tornou Deus de Manmin (40 min)
8. O Deus de Manmin Que Foi Preso (45 min) - Estes dois episódios contam a história de Lee Jae-rock



Esses fatos ocorreram na Coreia do Sul, capitalista. A gente pode até imaginar que aberrações como estas não ocorrem por aqui, no nosso Brasil. Santa inocência, Batman! Talvez não nesta proporção nem similaridade, mas é só pesquisar ou ativar um pouco mais a memória para se lembrar dos casos do milionário médico e empresário Antônio Luciano Pereira Filho, dono de cinemas e hotéis em Belo Horizonte já falecido, que é acusado de "comprar" garotas virgens para satisfazer seus desejos sexuais. Depois de morto, o processo de partilha de bens já recebeu indicação de 35 herdeiros extraconjugais, além dos três filhos legítimos tidos com a esposa. E há um processo sigiloso com acusações de inúmeros crimes sexuais contra o fundador das Casas Bahia, o falecido Samuel Klein. O milionário e poderoso empresário é acusado de manter durante décadas um esquema de aliciamento de crianças e adolescentes para a prática de exploração sexual. E tem mais! Temos o caso do famoso e cultuado médico Roger Abdelmassih, acusado, condenado e preso por crimes sexuais cometidos em série contra suas pacientes, e o caso do médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, também acusado, condenado e preso por crimes sexuais cometidos em série contra suas seguidoras. E tem muito mais por aí, de pessoas não tão famosas ou ainda não desmascaradas. Em pleno Século XXI ainda tem gente que acha bonito ou engraçado crimes desta natureza. Talvez mudassem de ideia se isto tivesse acontecido com a filha deles. 
Se você acha que situações grotescas, estapafúrdias e bizarras como estas estão distantes, basta olhar ao redor para perceber como tanta gente, inclusive familiares e amigos, se entregou ao fanatismo político e religioso nos últimos tempos, perdendo a razão, a autocrítica e o discernimento, protagonizando em via pública atitudes as mais ridículas e vexatórias, agindo como autômatos sem a mínima capacidade de enxergar, refletir e compreender a realidade dos fatos. É muito triste!  
Um grande abraço espinosense.  



segunda-feira, 27 de março de 2023

3172 - Sorteados os grupos da Libertadores e da Sul-Americana 2023

Preparem seus corações para uma novidade que eu vou contar, pois eu venho lá do Sertão das Minas Gerais trazendo os grupos da disputa da Copa Libertadores da América edição 2023 e já antecipando fortes emoções, especialmente para os clubes brasileiros, entre eles o Clube Atlético Mineiro.

As 32 equipes participantes separadas em potes antes do sorteio


Nesta segunda-feira, 27 de março, na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai, finalmente ficaram conhecidas, pelos torcedores, as posições dos 32 clubes participantes da fase de grupos da competição mais importante do continente. O futebol brasileiro estará presente na disputa com sete equipes: Athletico, Atlético, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras. As equipes foram sorteadas depois de serem divididas em quatro potes de acordo com critérios técnicos e posicionamento no ranking da Conmebol. Terminada a cerimônia de sorteio, assim ficaram as oito chaves da Libertadores 2023:

GRUPO A:
Flamengo (Brasil)
Racing (Argentina)
Aucas (Equador)
Ñublense (Chile)

GRUPO B:
Nacional (Uruguai)
Internacional (Brasil)
Metropolitanos (Venezuela)
Independiente Medellín (Colômbia)

GRUPO C:
Palmeiras (Brasil)
Barcelona (Equador)
Bolívar (Bolívia)
Cerro Porteño (Paraguai)

GRUPO D:
River Plate (Argentina)
Fluminense (Brasil)
The Strongest (Bolívia)
Sporting Cristal (Peru)

GRUPO E:
Independiente Del Valle (Equador)
Corinthians (Brasil)
Argentinos Juniors (Argentina)
Liverpool (Uruguai)

GRUPO F:
Boca Juniors (Argentina)
Colo-Colo (Chile)
Monagas (Venezuela)
Deportivo Pereira (Colômbia)

GRUPO G:
Athletico (Brasil)
Libertad (Paraguai)
Alianza Lima (Peru)
Atlético (Brasil)

GRUPO H:
Olimpia (Paraguai)
Atlético Nacional (Colômbia)
Melgar (Peru)
Patronato (Argentina)

DATAS DOS JOGOS DA FASE DE GRUPOS:
1ª rodada: 4 a 6 de abril
2ª rodada: 18 a 20 de abril
3ª rodada: 2 a 4 de maio
4ª rodada: 23 a 25 de maio
5ª rodada: 6 a 8 de junho
6ª rodada: 27 a 29 de junho
Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de finais. O sorteio da fase de mata-mata está marcado para o dia 5 de julho, com as partidas sendo disputadas entre 19 e 26 de julho. As quartas de finais serão jogadas entre 23 e 30 de agosto. As semifinais estão previstas para ocorrer de 27 de setembro a 4 de outubro e a grande final da Copa Libertadores de 2023 será no Maracanã, marcada para acontecer no dia 11 de novembro. 

A PREMIAÇÃO MILIONÁRIA DA LIBERTADORES:
Fase de grupos: US$ 3 milhões (R$ 15,7 milhões) + US$ 300 mil (R$ 1,57 milhão) por vitória.
Oitavas de final: US$ 1,25 milhão (R$ 6,6 milhões)
Quartas de final: US$ 1,7 milhão (R$ 8,9 milhões)
Semifinal: US$ 2,3 milhões (R$ 12,1 milhões)
Vice-campeão: US$ 7 milhões (R$ 36,7 milhões)
Campeão: US$ 18 milhões (R$ 94,5 milhões)



Na Copa Sul-Americana, os times brasileiros América-MG, Botafogo, Goiás, Red Bull Bragantino, Santos, Fortaleza e São Paulo terminaram assim posicionados nos grupos após o sorteio:

GRUPO A:
LDU (Equador)
Botafogo (Brasil)
Universidad  César Vallejo (Peru)
Magallanes (Chile)

GRUPO B:
Emelec (Equador)
Guaraní (Paraguai)
Danubio (Uruguai)
Huracán (Argentina)

GRUPO C:
Estudiantes de La Plata (Argentina)
Red Bull Bragantino (Brasil)
Oriente Petrolero (Bolívia)
Tacuary (Paraguai)

GRUPO D:
São Paulo (Brasil)
Deportes Tolima (Colômbia)
Tigre (Argentina)
Academia Puerto Cabello (Venezuela)

GRUPO E:
Santos (Brasil)
Newell´s Old Boys (Argentina)
Blooming (Bolívia)
Audax Italiano (Chile)

GRUPO F:
Peñarol (Uruguai)
Defensa y Justícia (Argentina)
América (Brasil)
Millonarios (Colômbia)

GRUPO G:
Independiente Santa Fé (Colômbia)
Universitário (Peru)
Goiás (Brasil)
Gimnasia y Esgrima (Argentina)

GRUPO H:
San Lorenzo (Argentina)
Palestino (Chile)
Estudiantes de Mérida (Venezuela)
Fortaleza (Brasil)

A PREMIAÇÃO DA SUL-AMERICANA:
Fase de grupos: US$ 900 mil (R$ 4,7 milhões) + US$ 100 mil (R$ 525 mil) por vitória
Oitavas de final: US$ 550 mil (R$ 2,9 milhões)
Quartas de final: US$ 600 mil (R$ 3,2 milhões)
Semifinal: US$ 800 mil (R$ 4,2 milhões)
Vice-campeão: US$ 2 milhões (R$ 10,5 milhões)
Campeão: US$ 5 milhões (R$ 26,25 milhões)



Como sempre, teremos partidas duras, difíceis e repletas de emoção na Libertadores, ainda mais as que terão a presença do Clube Atlético Mineiro em campo. Que assim seja e que a sorte esteja conosco!
Um grande abraço espinosense. 

3171 - Obrigado por tudo, Skank!

O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, o Gigante da Pampulha, e palco de partidas memoráveis de futebol, foi o local escolhido para receber a despedida da querida e maravilhosa banda mineira Skank. Na noite deste domingo, 26 de março de 2023, diante de cerca de 50 mil entusiasmados admiradores, os músicos Samuel Rosa, Lelo Zanetti, Henrique Portugal e Haroldo Ferretti tocaram e cantaram muitas das suas gostosas canções de sucesso que nos encantaram prazerosamente e embalaram nossas vidas nos últimos 32 anos. 

Foto: Dener Alano/ TV Globo


Foto: Flávio Tavares/ O TEMPO


Com uma carreira artística muito bem sucedida, com nove álbuns de estúdio e três gravados ao vivo e cerca de 25 canções utilizadas em trilhas de novela, o Skank falou sobre tudo, de futebol, de amor, de encontros, de injustiça, de gente, de sua cidade natal Belo Horizonte, das Minas Gerais. Depois de 32 anos de estrada, os integrantes refletiram sobre a vida e resolveram seguir novos caminhos, colocando um ponto final na banda que criaram sem muita pretensão no início dos anos 90 em Belo Horizonte. Com uma turnê de despedida iniciada e adiada por causa da pandemia da Covid-19, a banda finalmente fez sua última apresentação da turnê "O Último Show". O público fiel se emocionou desde o início do show, às 19h30, quando o Skank tocou "Dois Rios". A emoção continuou forte com mais e mais gostosas e dançantes canções: "É Uma Partida de Futebol", "Esmola", "Pacato Cidadão", "Uma Canção É Pra Isso", "É Proibido Fumar", "Saideira", "Canção Noturna", "Ainda Gosto Dela", "Amores Imperfeitos", "Formato Mínimo", "Balada do Amor Inabalável", "Ela Me Deixou", "Jackie Tequila", "Te Ver", "Acima do Sol", "Eu Disse a Ela", "Três Lados", "Vou Deixar", "Garota Nacional", "Mandrake e Os Cubanos", "Esquecimento", "Sutilmente", "Algo Parecido", "Vamos Fugir", "Mil Acasos", "Resposta", "Ali", "Simplesmente", "O Beijo e a Reza", "Baixada News", "Tanto" e "Tão Seu". Esta última canção teve a presença e participação mais que especial do grande Mílton Nascimento, o amado Bituca, que há pouco também se despediu dos palcos em show no mesmo Mineirão. 

DISCOGRAFIA DO SKANK:
1993 - Skank
1994 - Calango
1996 - O Samba Poconé
1998 - Siderado
2000 - Maquinarama
2001 - Ao Vivo MTV
2003 - Cosmotron
2004 - Radiola
2006 - Carrossel
2008 - Estandarte
2010 - Skank no Mineirão
2011 - Rock in Rio Ao Vivo - Skank
2012 - Skank 91
2014 - Velocia

O Skank já não existe, mas sua obra relevante continuará por muito tempo embalando momentos e sonhos de uma grande parcela de nós brasileiros apaixonados por boa música. Que sejam felizes, Samuel, Lelo, Henrique e Haroldo, e que consigam se realizar completamente nos novos caminhos que irão trilhar. Obrigado pela música maravilhosa que tanto nos trouxe prazer e alegria! Valeu, Skank!
Um grande abraço espinosense.



3170 - Pathy é Medalha de Prata na etapa do México

Lamentavelmente existem pessoas que têm uma enorme e inexplicável dificuldade em enxergar, refletir e entender a realidade diante dos seus olhos, por vezes tomados por ignorância, por arrogância, por ganhos pessoais ou simplesmente por fanatismo puro e simples. Essas figuras esdrúxulas, geralmente, não possuem a capacidade de compreender a contento, por exemplo, a História, nem sempre reconhecendo fatos básicos como sua origem e tampouco sua condição social. Também têm dificuldade de entender que no esporte não haverão somente vencedores, os primeiros no lugar mais alto do pódio. Não conseguem aceitar e valorizar equipes e atletas que, mesmo sem atingir o primeiro lugar das competições, fizeram um trabalho magnífico com toda a dedicação e competência. Temos mais é que reconhecer e prestigiar o trabalho sério, correto e digno dos atletas profissionais e amadores que não conseguem, pelos mais diversos motivos, chegar ao ápice. Não se vence todas as lutas, nem no esporte e muito menos na vida, deveríamos saber. 
Todo esse prelúdio é para comemorar e valorizar mais uma conquista importante da nossa "Menina de Ouro" Pathy que, ao lado da parceira Duda, subiram ao pódio na etapa de Tepic, no México, do Circuito Mundial de Vôlei de Praia para receberem a Medalha de Prata, após a derrota na final para a dupla americana Kelly Cheng e Sara Hughes por dois sets a um, parciais de 21/14, 15/21 e 15/10.

CAMPANHA DE PATHY E DUDA NA ETAPA DO MÉXICO:
PRIMEIRA FASE:
23-03 - Quinta-feira - 2 x 0 Melissa Humana-Paredes/Brandie Wilkerson (21/19 e 21/17)
23-03 - Quinta-feira - 1 x 2 Bárbara Seixas/Carol Solberg (14/21, 21/13 e 11/15)
24-03 - Sexta-feira - 2 x 0 Liliana Fernández/Paula Soria Gutierrez (22/20 e 21/15)
24-03 - Sexta-feira - 2 x 1 Kristen Nuss/Taryn Kloth (24/22, 22/24 e 15/10)
QUARTAS DE FINAL:
25-03 - Sábado - 2 x 1 Raisa Schoon/Katja Stam (18/21, 21/18 e 16/14)
SEMIFINAL:
25-03 - Sábado - 2 x 0 Mariafe Artacho del Solar/Taliqua Clancy (21/17 e 21/19)
FINAL:
26-03 - Domingo - 1 x 2 Kelly Cheng/Sara Hughes (21/14, 15/21 e 15/10)



PRÓXIMAS ETAPAS DO ELITE 16 DO VÔLEI DE PRAIA:
Tepic (México) - 22 a 26 de março
Uberlândia (Brasil) - 26 a 30 de abril
Ostrava (República Tcheca) - 31 de maio a 4 de junho
Gstaad (Suíça) - 5 a 9 de julho
Montréal (Canadá) - 26 a 30 de julho
Hamburgo (Alemanha) - 16 a 20 de agosto
Paris (França) - 27 de setembro a 1º de outubro
Dubai (Emirados Árabes Unidos) - 8 a 12 de novembro
Austrália - 21 a 26 de novembro
Doha (Catar) - The Finals - 6 a 9 de dezembro

A vida de todos nós, inclusive dos maiores astros, ícones e vencedores da História, nem sempre é feita de vitórias, títulos e primeiros lugares no pódio. Tão importante como saber ganhar é saber perder, com sensatez, humildade e reconhecimento ao trabalho e desempenho dos adversários. Assim é preciso comemorar com alegria e orgulho o desempenho da nossa gigante Ana Patrícia Silva Ramos por mais uma conquista de grande importância no cenário mundial. 
Parabéns, Pathy e Duda! Que a caminhada em direção ao futuro (em breve, Paris) seja repleta de lutas, vitórias e conquistas, mas sem desânimo ou constrangimento pelos insucessos que certamente virão. 
Um grande abraço espinosense.  

 

domingo, 26 de março de 2023

3169 - Mais um jogo-treino de preparação para Palmas do time da AABB MOC

Continuando a sua preparação para a participação nos jogos do Cinfaabb 2023, a equipe Sênior da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Montes Claros realizou mais um jogo-treino na noite desta sexta-feira, 24 de março, no Campo Emílio César Malveira, o Biluzão. O adversário mais uma vez foi um combinado de associados do clube, formado pelos peladeiros Manoel, Ronan, Kléber, Pipoca, Fabão, Vovô, Zé do Gás, Renato, Fábio e Longuinhos. Pela equipe abebeana jogaram Hélio, Tiãozinho, Fernando Zica, Miltinho, Deraldo, Nino, Eustáquio, Ivo, Mauro e Paulinho, sob a supervisão de Damata e Borracha. 
A equipe da AABB Montes Claros venceu a partida amistosa pelo placar de 5 x 4, com gols de Ivo, Miltinho, Nino e Tiãozinho, este marcando duas vezes. Para os peladeiros, marcaram Pipoca e Vovô, este com três gols marcados.





Após o encerramento da partida, a turma se reuniu por algum tempo no restaurante do clube para fazer a famosa e indispensável resenha. Ainda poderão ser realizados um ou dois jogos-treinos até o dia do evento do Cinfaabb, que nesta edição de 2023 será realizado entre os dias 24 e 31 de maio na cidade de Palmas, no estado do Tocantins.
Um grande abraço espinosense.  


 

sábado, 25 de março de 2023

3168 - 115 anos! Parabéns, glorioso Clube Atlético Mineiro!

Hoje, dia 25 de março de 2023, comemoramos os 115 anos de história e glórias de uma instituição mais que centenária, criada por 22 garotos reunidos no Parque Municipal de Belo Horizonte no ano de 1908. Foram eles: Aleixanor Alves Pereira, Antônio Antunes Filho, Augusto Soares, Benjamim Moss Filho, Carlos Maciel, Eurico Catão, Francisco Monteiro, Hugo Fracarolli, Humberto Moreira, Horácio Machado, João Barbosa Sobrinho, Jorge Dias Pena, José Soares Alves, Júlio Menezes Mello, Leônidas Fulgêncio, Margival Mendes Leal, Mário Neves, Mário Lott, Mário Toledo, Mauro Brochado, Raul Fracarolli e Sinval Moreira. O pequeno sonho que ali se tornava realidade, criou asas, levantou voo e se engrandeceu além do imaginado, desaguando na potência que atualmente é a paixão absoluta de milhões. Com milhões de torcedores incrivelmente apaixonados dispersos pelo mundo inteiro, o Atlético continua buscando agigantar ainda mais sua gloriosa história de lutas épicas, vitórias inacreditáveis, títulos memoráveis e emoções as mais pulsantes. A última proeza do clube de Belo Horizonte é a construção do seu próprio estádio, quase terminado.






Completam-se exatamente hoje, 115 anos de muitas batalhas, com alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, conquistas e fracassos, mas sempre com o amor inveterado de sua imensa, fiel e extraordinária Massa Atleticana. Vestindo o seu glorioso manto sagrado estiveram admiráveis jogadores como Reinaldo, Ronaldinho Gaúcho, Toninho Cerezzo, Marcelo, Paulo Isidoro, Éder, Luizinho, Marques, Guilherme, Valdir Bigode, Taffarel, Dario, Jorginho, Luan, Bernard, Tardelli, Jô, Pierre, Leandro Donizete, Gilberto Silva, Réver, Leonardo Silva, Victor, Mário de Castro, Kafunga, Zé do Monte, Mazurkiewicz, Djalma Dias, Getúlio, Vantuir, Vanderlei Paiva, Paulo Roberto, Grapete, Heleno, Danival, Sérgio Araújo, Jorge Valença, Elzo, Edivaldo, Nelinho, Euller, Ziza, Dedê, Cláudio Caçapa, Diego Alves, Doriva, Cáceres, Belletti, Danilinho, Ricardinho, Douglas Santos, Rafael Carioca, Petković, Dátolo, Lucas Pratto, Marcos Rocha, Elias, Cazares, Otero, Otamendi, Júnior Alonso, Keno, Guilherme Arana, Allan, Zaracho, Nacho Fernández, Vargas, Éverson, Hulk, entre tantos outros especiais jogadores.   






Parabéns e boa sorte, eterno e gigante Clube Atlético Mineiro! Galo Forte Vingador!
Um grande abraço espinosense e atleticano.





sexta-feira, 24 de março de 2023

3167 - 800 gols do gênio Lionel Messi

O mundo está cheio de gente escrota e hipócrita que se escuda atrás do santo nome de Deus, de Jesus Cristo ou da religião para cultivar e espalhar os seus mais recônditos sentimentos de ódio e intolerância. Assim também acontece no esporte, sobretudo no futebol, onde alguns fomentam a antipatia e a raiva contra adversários, tomando-os como inimigos. Muito disso se dá contra os nossos hermanos argentinos, tão talentosos como nós brasileiros com uma bola nos pés. Não sei se por incômodo ou inveja, mas já ouvi muito, e ainda escuto, impropérios e ataques gratuitos aos jogadores da Argentina, na tentativa idiota e vã de depreciá-los esportivamente e como seres humanos. Nunca entrei nesta barca furada, covarde, ignorante e estúpida. O futebol argentino é gigante, recheado de conquistas e de jogadores simplesmente espetaculares. Não precisa citar muitos deles, apenas alguns que admiro profundamente: Lionel Messi, Diego Armando Maradona, Juan Román Riquelme, Osvaldo César Ardiles, Fernando Redondo, Juan Sebastián Verón. E olhe que não citei Alfredo Di Stéfano, que não vi jogar, e outros mais!
Então, admirador que sou do futebol-arte, vibrei com alegria extrema ontem com mais um recorde batido por um dos maiores gênios do futebol de todos os tempos, Lionel Messi. Na partida amistosa e comemorativa da conquista da Copa do Mundo 2022 realizada ontem no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, contra a Seleção do Panamá, vencida pela Argentina por 2 x 0, o astro do Paris Saint-Germain marcou um dos gols e alcançou a incrível marca de 800 gols marcados na carreira de atleta profissional. Depois de acertar por duas vezes a trave adversária em cobranças de falta, finalmente, aos 43 minutos do segundo tempo, Messi cobrou outra infração com maestria, foi eficiente e balançou a rede do goleiro José Guerra, estabelecendo uma marca espetacular de 800 gols marcados na sua longa carreira de sucesso. Foram 672 gols com a camisa do Barcelona, 29 pelo Paris Saint-Germain e 99 pela Seleção Argentina. 



Parabéns ao gênio Lionel Messi por mais esta conquista e que o bom Deus lhe conceda saúde e entusiasmo para continuar nos encantando com este seu mágico dom de jogar futebol, quem sabe um dia vestindo a camisa do meu Galo. Se aconteceu com o gênio Ronaldinho, por que não sonhar?
Um grande abraço espinosense. 


3166 - Começou o Lollapalooza Brasil 2023

Começa hoje mais uma experiência diferenciada para os que adoram música e espetáculos, um novo evento do Lollapalooza Brasil, um festival que propicia também aos seus espectadores, arte, gastronomia, moda e muito mais. Com quatro palcos montados nas extensas dependências do Autódromo de Interlagos em São Paulo, nomeados de Budweiser, Chevrolet, Adidas e Perry´s by Johnnie Walker Blonde, a 10ª edição do Lollapalooza Brasil contará com astros do show business da atualidade se apresentando desde o dia 24, sexta-feira (hoje), até o domingo, 26 de março de 2023.     
Entre os artistas participantes desta edição, há poucos da minha preferência, já que desconheço totalmente o trabalho musical da maior parte deles. Aprecio a Anavitória, Os Paralamas do Sucesso, os Gílsons, um pouco da Billie Eilish e muito de uma banda maravilhosa recém descoberta por mim, a Cigarettes After Sex. Uma das coisas boas desses festivais é isto mesmo, a chance de escutar músicas novas, diferentes, modernas, dos mais variados ritmos e vertentes e descobrir novos artistas que venham nos agradar musicalmente, pois nunca é demais ampliar o conhecimento. 
Serão estes os shows durante os três dias nos quatro palcos disponíveis no festival:





Para acesso ao evento, o público utilizará uma pulseira especial que, além de funcionar como  único e exclusivo ingresso do festival, também servirá para qualquer tipo de transação dentro do Autódromo de Interlagos, como por exemplo compra de alimentos e bebidas. Os ingressos custam cerca de R$ 1.100,00, para um dia. Alguns objetos não serão permitidos, tais como cadeiras ou bancos, objetos de vidro, câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais ou com lente destacável, cartazes feitos com papelão grosso e/ou fixados a madeiras, garrafas, latas, bebidas, bastão para tirar foto, drones ou similares, guarda-chuva, substâncias inflamáveis, cigarro eletrônico, revistas, jornais, livros e copo térmico ou similares. Como não haverá estacionamento disponível, é bom optar pelo transporte público ou carros de aplicativos. Os portões já foram abertos às 11 horas.
Uma boa dica para os que estão distantes de Sampa e confortavelmente instalados em casa é assistir a todos os shows pela TV, através do canal Bis ou do Multishow. A Globo mostrará, na madrugada, nos três dias do festival, um resumo com o melhor das apresentações. Vou dar uma olhadinha, certamente.  
Um grande abraço espinosense.

quinta-feira, 23 de março de 2023

3165 - Os 62 anos do Conservatório Lorenzo Fernândez

O Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez é um tesouro cultural na história da cidade de Montes Claros. Foi criado pela senhora Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva logo após se casar e estabelecer residência em Montes Claros no ano de 1947, vindo do Rio de Janeiro. Com a ajuda de senhoras da sociedade montes-clarense, Dona Marina foi até os cidadãos de alto poder aquisitivo da comunidade reivindicar contribuições em dinheiro ou em instrumentos musicais e móveis para a escola de música que sonhava implantar. Dona Marina conseguiu realizar verdadeiramente a proeza de fundar uma escola de música na cidadezinha do interior no dia 14 de março de 1961, ao receber, das mãos do então prefeito Simeão Ribeiro Pires, as chaves da casa de número 486 da rua Doutor Veloso, onde iriam estudar por algum tempo os alunos. A instituição, que recebeu o nome do maestro e compositor Oscar Lorenzo Fernândez, pai de Dona Marina, foi posteriormente estadualizada, em 1962. Mudou-se após um tempo para um espaço maior, à rua Doutor Veloso, nº 432. Posteriormente foi transferida para sua sede própria atual situada na Avenida João Chaves, nº 438, no Bairro Jardim São Luiz. O Conservatório oferece cursos de Musicalização, Educação Musical e Curso Técnico e conta atualmente com cerca de 4.415 alunos, sendo 3.740 matriculados em Montes Claros e 675 no anexo implantado em Bocaiúva, com cerca de 200 funcionários, como professores, auxiliares de serviços de educação básica (ASBs) e servidores administrativos. 





Para comemorar os 62 anos da sua fundação, o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez esteve presente no Parque Municipal Milton Prates no domingo, 19 de março, com apresentações de vários de seus músicos, inclusive da Orquestra Sinfônica de Montes Claros, sob a regência de Maria Lúcia Avelar. Também se apresentaram o grupo Instrumental Geraldo Paulista, o Pequi Trio, a Banda Fiu Fiu de Cotovia, Nilo Rocha e o Grupo Lírico Bezzi. Na Orquestra toca contrabaixo, com incrível talento e competência, o meu amigo Antônio Carlos Vitorino, o Júnior Falcon. Também participou como convidado especial do show, o exímio guitarrista Warleyson Almeida. Infelizmente, por conta de compromisso no futebol, não pude estar presente. 
No próximo dia 31 de março, na sede da escola, haverá um evento de homenagens a personagens que contribuem ou contribuíram sobremaneira ao crescimento da instituição. Parabéns ao Conservatório e a todos os que fazem parte da sua brilhante história!
Um grande abraço espinosense. 


terça-feira, 21 de março de 2023

3164 - III Torneio Interno de Society da AABB MOC homenageia Waldoede

A manhã deste domingo, 19 de março, na Associação Atlética Banco do Brasil - AABB de Montes Claros, esteve movimentada no esporte, especialmente no futebol society. É que foi dada a largada para mais uma disputa envolvendo os veteranos peladeiros do clube. Com a presença de seis equipes e envolvendo cerca de cem associados peladeiros com idade acima dos 55 anos, houve a abertura do III Torneio Interno de Futebol Society Super Sênior, com a presença do presidente do clube, Silvano Tolentino, do vice Mauro Rodrigues e sua esposa Dinah, dos diretores Deraldo Henrique e sua esposa Luiza, Élcio Alencar e Denarte D´Avila, dos patrocinadores das equipes, dos coordenadores Bilu, Olício, Borracha, Júnior e Fred, bem como de muitos associados e seus familiares. Teve entrada em campo dos atletas sob o hino da Champions, teve bandeiras do Brasil e de Minas Gerais, teve garotas estendendo a faixa com os dados do torneio, teve execução do Hino Nacional Brasileiro, teve discursos, homenagem, juramento do atleta e também teve o principal, bola rolando com gols e belas jogadas.  
O grande homenageado desta edição é o associado Waldoede Marques da Silva, com vários anos de presença e participação no cotidiano do clube, muito querido pelos companheiros. 









O título de campeão do torneio será disputado entre seis equipes: Cedisa, Fogo no Espeto, Genvet, Instituto Manna, JL Express e Petra, todas jogando contra todas em turno único, com as quatro melhores disputando as semifinais. Os jogos acontecerão sempre nas noites de quarta-feira e nas manhãs de domingo. A primeira partida colocou em campo as equipes Petra e Cedisa, com uma vitória arrasadora da primeira sobre a segunda pelo placar de 4 x 0, gols de Tiãozinho, Serginho e Lourivaldo (Vovô) com dois gols. Em seguida, entraram no gramado perfeito do Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo, as equipes do Genvet e Instituto Manna. Com desfalques importantes, a equipe do Instituto Manna foi derrotada pelo Genvet por 2 x 0, gols de Valdemir e Deraldo. A terceira e última partida do domingo reuniu os times do JL Express e do Fogo no Espeto, que após uma disputa bastante truncada, terminou empatada sem gols.
A próxima rodada acontecerá na quarta-feira, dia 22 de março, com os seguintes confrontos:
19h - CEDISA X FOGO NO ESPETO
20h - INSTITUTO MANNA X JL EXPRESS
21h - GENVET X PETRA 
Um grande abraço espinosense.  

OBS: Um pedido de desculpas à equipe do Genvet, por não ter registrado os dois gols da vitória sobre o Instituto Manna. A bateria da filmadora descarregou e não filmou o segundo tempo da partida.  

 

3163 - As agitadas finais dos Estaduais

Os principais campeonatos estaduais do Brasil trazem, nesta temporada, os tradicionais clássicos, mas também algumas boas surpresas, com os melhores times conquistando o direito de disputar os títulos. Sempre criticados e com a extinção projetada por muitos para breve, os campeonatos estaduais ainda se mantém com alguma credibilidade e importância na vida dos torcedores. Em pelo menos seis dos 27 estados, já são conhecidos os finalistas. Em outros estados, a disputa está nas semifinais ou quartas de finais ou ainda estão na primeira fase ou nem começaram ainda, caso específico do Campeonato Amapaense. 
Em São Paulo, o melhor campeonato estadual do país, o Palmeiras mostrou seu poderio inabalável sob o comando de Leila Pereira e de Abel Ferreira, chegando à sua quarta final consecutiva. Esta também é a 11ª decisão do Palmeiras sob a batuta de Abel em menos de três anos, um sucesso estrondoso do treinador português. O Palestra Itália eliminou o Ituano pelo placar mínimo, 1 x 0, gol de Murilo, e vai em busca do 25º título paulista. O outro finalista é o surpreendente Água Santa, uma verdadeira zebra, que eliminou o Red Bull Bragantino ontem na disputa de pênaltis, após empate em 1 x 1.  
No Rio de Janeiro, o velho e mítico clássico mais uma vez irá decidir quem será o Campeão Carioca de 2023: Fla-Flu. O Flamengo de Pedro venceu o Vasco na semifinal por 3 x 1 e irá enfrentar o Fluminense de Germán Cano, que trucidou o Volta Redonda com uma surra por 7 x 0. Nas primeiras partidas das semifinais, o Flamengo havia vencido o Vasco por 3 x 2 e o Volta Redonda havia ganhado surpreendentemente do Fluminense por 2 x 1. O Mengão busca sua 38ª conquista estadual, enquanto o Fluzão vai atrás da sua 33ª taça. 
Aqui na nossa amada Minas Gerais, deu a lógica, com os dois melhores times da atualidade indo disputar o título. O Atlético eliminou com extrema dificuldade a valorosa equipe do Athletic pelo placar de 1 x 0, gol de Hulk, após a surpreendente derrota por 1 x 0 na primeira partida para o time de São João del Rei. O América confirmou novamente sua excelente fase e venceu mais uma vez o Cruzeiro, agora pelo placar de 2 x 1. No primeiro confronto, o Coelho havia vencido fora de casa por 2 x 0. O Galo vai tentar levantar pela 48ª vez a taça de Campeão Mineiro, enquanto o América busca sua conquista de número 17.  



Na Bahia, o Baêa está mais uma vez na final, mas não para enfrentar o tradicional rival Vitória, atualmente em péssima fase, mas sim o Jacuipense, equipe do interior do estado que ainda não foi campeão estadual. O Bahia, ao contrário vai em busca do seu 50º título baiano. Para chegar à decisão, o Bahia teve que reverter a derrota por 1 x 0 para o Itabuna, com uma goleada de 4 x 1, enquanto o Jacuipense passou com tranquilidade pelo Juazeirense, com duas vitórias, 1 x 0 e 3 x 0.
No Ceará, a velha rivalidade na decisão. Ceará e Fortaleza irão se enfrentar em duas partidas. O Ceará passou nas semifinais pelo Iguatu, com um empate em 1 x 1 fora e uma vitória em casa por 2 x 0. O Fortaleza eliminou o Ferroviário, com um empate em 1 x 1 no campo do adversário e uma vitória folgada em casa, por 4 x 0. Quem ganhar o título neste ano passará à frente do rival, já que atualmente ambos possuem 45 títulos estaduais cada. 
No Rio Grande do Sul, ainda na fase semifinal, o Internacional empatou a primeira partida fora de casa contra o Caxias em 1 x 1. O Grêmio se deu ainda pior, pois perdeu a primeira semifinal fora de casa por 2 x 1 para o Ypiranga. O Inter busca o 46º título, o Grêmio o 42º. 
No Paraná, na fase semifinal, o Athletico venceu o Maringá por 2 x 0, fora de casa na primeira partida. O Cascavel venceu o Operário em casa, por 2 x 1 e joga pelo empate a segunda partida fora de casa. O Athletico tenta sua 27ª conquista, enquanto o Cascavel vai atrás da sua segunda taça de campeão.
Em Goiás, a decisão ficará entre os eternos rivais Goiás e Atlético-GO. O Goiás está na final depois de vencer o Anápolis duas vezes, por 1 x 0 e 3 x 0. Já o Atlético-GO passou pelo Aparecidense, também com duas vitórias: 2 x 1 e 2 x 0. O Goiás joga pelo 29º título, o Atlético-GO pelo 17º.     
Que tenhamos bons e emocionantes partidas nas decisões estaduais até que comece o Campeonato Brasileiro!
Um grande abraço espinosense.  

quinta-feira, 16 de março de 2023

3162 - O Atlético está na fase de grupos da Libertadores!

Em uma partida tensa e angustiante até os momentos decisivos para a imensa e apaixonada torcida atleticana, o Clube Atlético Mineiro comprovou sua superioridade técnica sobre o bom time do Millonarios da Colômbia e garantiu a sua participação na fase de grupos da Libertadores 2023. Tal conquista tem um peso enorme não só no campo do prestígio no futebol, como também no cotidiano econômico do clube que passa por momentos difíceis com sua dívida astronômica, necessitando urgentemente de dinheiro para despesas básicas como pagamento de salários de funcionários e atletas. 



O resultado final de 3 x 1 pode enganar a quem não assistiu à partida, levando à falsa impressão de jogo fácil. Não, não foi fácil a vitória atleticana. O Millonarios mostrou contar com bons jogadores e um esquema tático muito bem elaborado, criando enormes dificuldades ao time do Galo para criar chances de gol, sobretudo no primeiro tempo. Foram poucas as oportunidades de marcar do Atlético na primeira etapa, a melhor delas uma boa jogada de Patrick pela esquerda, cruzando para Hulk cabecear por cima do travessão do goleiro Álvaro Montero. Na segunda etapa do jogo, o Atlético melhorou a performance com a entrada de Pedrinho no lugar de Edenílson, o que deu mais velocidade e criatividade ao time. Hulk, um tanto apagado, brilhou novamente com um golaço de bicicleta e uma assistência espetacular, mostrando todo seu espírito iluminado e poder de decisão. Infelizmente, com o terceiro cartão amarelo, o ídolo atleticano estará de fora da estreia do time na fase de grupos, suspenso. Os grandes destaques atleticanos na partida foram o meio-campista Matías Zaracho, que fez uma partida extraordinária, e o atacante da camisa 10, Paulinho, que marcou dois gols de cabeça, além de dar uma assistência perfeita para o golaço de Hulk. Allan, que se redimiu após quase entregar o primeiro gol aos colombianos, saiu contundido logo no início da partida, aos 11 minutos. Seu substituto, Otávio, fez novamente uma ótima partida, mesmo com sua falha grotesca no final, no passe errado que resultou no gol do Millonarios. Erros assim não devem se repetir no futuro, pois podem ser decisivos para uma eliminação precoce nas competições de mata-mata ou cruciais na disputa do Brasileirão. Que o treinador Eduardo Coudet consiga corrigir essas falhas na saída de bola da defesa o quanto antes.



A vitória tem que ser muito comemorada pela Massa Atleticana. A classificação para a fase de grupos da Libertadores é fundamental para as finanças do clube e o sonho de conquista de mais um título na competição continental. Na parte financeira, a vitória e classificação significam mais US$ 3 milhões (R$ 15,8 milhões) na conta, com possibilidades de mais um bônus de US$ 300 mil por vitória nas seis partidas da fase de grupos, três em casa e três fora. Além disso, há a certeza absoluta de Mineirão lotado nos jogos em BH, com ótima arrecadação de bilheteria. Nas fases de pré-Libertadores, o clube embolsou R$ 5,5 milhões.



Obviamente que o desempenho da equipe alvinegra das Minas Gerais ainda não é o esperado pela exigente torcida. A equipe alterna bons e maus momentos nos jogos, com dificuldades na penetração na área inimiga, notadamente quando o adversário arma uma retranca, o que é natural. O time de Coudet precisa melhorar a criatividade do meio de campo, a velocidade na troca de passes e uma maior movimentação dos jogadores de ataque. E diminuir ao mínimo os erros de passes na saída de bola da defesa. As perspectivas para o futuro são boas, com a visível melhoria do entrosamento, especialmente da dupla de ataque Hulk e Paulinho, com o retorno providencial do Zaracho ao meio de campo e com a combatividade do time na marcação do adversário. Alguns jogadores ainda estão abaixo do rendimento esperado, imagino pela dificuldade de adaptação ao time e ao esquema tático, casos de Edenílson, Ígor Gomes e Pedrinho, o que acredito se resolver muito em breve. Ainda vai demorar um pouco, mas o time poderá contar com o retorno aos gramados do ótimo lateral-esquerdo Guilherme Arana, afastado do futebol por longos meses, desde o dia 7 de setembro de 2022, por conta de uma lesão grave nos ligamentos do joelho esquerdo. Também podem retornar e ficar à disposição do treinador os atletas Ígor Rabello e Bruno Fuchs, zagueiros, e os atacantes Alan Kardec, contundido, e Pavón, ainda suspenso por três partidas na Libertadores. Agora o foco se volta para o Campeonato Mineiro, com uma partida decisiva contra o valoroso Athletic de São João del Rei no Mineirão, no sábado, 18 de março, quando somente a vitória interessa para levar o time da Cidade do Galo para a grande final da competição contra o América ou Cruzeiro.



No futebol não há espaço para certezas absolutas. No esporte mais imprevisível do mundo, tudo pode acontecer. Mas estou confiante de que, nesta temporada, o Galo conseguirá alcançar o equilíbrio da equipe e a condição de eficiência e qualidade para suplantar adversários poderosos e brigar no topo pelos títulos disputados. A conquista do Campeonato Mineiro pode ser a largada para voos maiores da equipe atleticana em 2023. Eu, como sempre, acredito!
Um grande abraço espinosense. 

3161 - Duda e Pathy vencem novamente

No domingo passado, 12 de março de 2023, a nossa "Menina de Ouro" Pathy continuou sua rotina de conquistas no vôlei de praia ao lado da parceira Duda, vencendo a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Top 12. O evento realizado na cidade paranaense de Maringá foi o primeiro da temporada, com a dupla Duda e Ana Patrícia (Pathy) vencendo na final a dupla Bárbara Seixas e Carol Solberg por dois sets a um, parciais de 21/12, 20/22 e 20/18. 

Campanha da dupla Pathy/Duda:
FASE DE GRUPOS:
10-03 - Sexta-feira - 2 x 0 Carol Horta/Ana Luiza (21/13 e 21/12)
10-03 - Sexta-feira - 2 x 0 Rebecca/Ágatha (21/7 e 21/13)
QUARTAS DE FINAL:
11-03 - Sábado - 2 x 0 Ângela/Neide (21/18 e 21/13)
SEMIFINAL:
11-03 - Sábado - 2 x 0 Andressa/Vitória (21/13 e 21/12)
FINAL:
12-03 - Domingo - 2 x 1 Bárbara/Carolina (21/12, 20/22 e 20/18)

Fotografias: Dhavid Normando/FVImagem/CBV




CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA TOP 12 - CALENDÁRIO 2023
1ª ETAPA – Maringá (PR) – 8 a 12 de março – Campeões: Duda/Ana Patrícia e Evandro/Arthur Lanci
2ª ETAPA – Itapema (SC) – 29 de março a 2 de abril
3ª ETAPA – Saquarema (RJ) – 19 a 23 de abril
4ª ETAPA – Campo Grande (MS) – 10 a 14 de maio
5ª ETAPA – Cuiabá (MT) – 21 a 25 de junho
6ª ETAPA – Brasília (DF) – 12 a 16 de julho
7ª ETAPA – A definir – 2 a 6 agosto
8ª ETAPA – A definir – 6 a 10 de setembro
9ª ETAPA – A definir – 15 a 19 de novembro

Como diz a sabedoria popular, falar de Pathy é "chover no molhado". Nunca nos cansaremos de sentir orgulho e alegria com o desempenho extraordinário da nossa gigante do esporte, exemplo de talento, dedicação e humildade. Sucesso e boa sorte sempre, Pathy!  
Um grande abraço espinosense.

quarta-feira, 15 de março de 2023

3160 - 25 anos sem Tim Maia

Sebastião Rodrigues Maia, nascido aos 28 de setembro de 1942 no bairro da Tijuca, zona Norte do Rio de Janeiro, não se celebrizou por seu talento de cantor e compositor somente. Tim Maia, nome com que entrou para a história da música, era uma figura carismática, sagaz, controversa, sincera e altamente espirituosa. Possuía um raciocínio rápido e um espetacular senso de humor. Tornaram-se clássicas suas tiradas inteligentes e hilárias como "Eu não fumo, não bebo e não cheiro. Meu único defeito é que eu minto um pouco", "A vida é o maior mistério e minha mente o maior mistério da vida", "O mundo só será bom no dia que todo o dinheiro acabar, mas que não me falte nenhum enquanto isso não acontece", e a que eu mais gosto: "Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme e traficante se vicia". Vivesse até hoje, o Tim poderia acrescentar mais alguns absurdos da obscuridade atual na sua frase verdadeira, certeira e incômoda. Algo assim como: "aqui médico rejeita a Ciência, enfermeiro repudia vacina, juiz defende fechamento de tribunal, advogado e promotor aprovam ataques à Constituição e ao Estado Democrático de Direito, trabalhador comemora perda de direitos, assalariado vibra com diminuição de salário, empresário concorda com juro altíssimo, artista aplaude censura, estudante apoia cortes de verbas educacionais e bolsas de estudo, emigrante cultua xenofobia, político defende ditadura e fechamento do Congresso e pobre é de direita e contrário a políticas sociais", coisas do Brasil. Estivesse vivo aqui, certamente o Tim ficaria ainda mais pirado com tanta incongruência e nonsense.



Tim Maia já nasceu com a música no sangue. Com apenas quatorze anos, em 1956, criou seu primeiro conjunto musical, "Os Tijucanos do Ritmo". Durou pouco, por divergências internas. Em 1957 fundou o grupo "Sputniks", que teve rápida participação do ainda não "Rei", Roberto Carlos. Antes dos 17 anos, mandou-se para os Estados Unidos em busca da glória, dinheiro e fama, criando um grupo chamado de "The Ideals". Aprendeu muito da Soul Music americana e, depois de problemas com a Polícia por conta de drogas, retornou ao Brasil para enfim ser descoberto pela mídia e pelos amantes da boa música, depois de ter sua canção "Não Vou Ficar" destacar-se no disco de Roberto Carlos lançado em 1969. Também incluída no filme "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa", a música tornou-se um grande sucesso e ajudou a abrir várias portas para o jovem que queria marcar sua posição na música brasileira. Após um compacto lançado em 1968, com duas músicas suas, "Meu País" e "Sentimento". sem estardalhaço, as atenções se voltaram para o próximo compacto lançado em 1969, com as canções "These Are the Songs" e "What Do You Want to Bet". A primeira delas chamou atenção ao ser regravada no ano seguinte por Elis Regina, com participação de Tim, no álbum "Em Pleno Verão", da genial "Pimentinha".



Com as canções "Primavera" e "Eu Amo Você" (de Cassiano e Silvio Rochael), "Coronel Antônio Bento" (de Luís Wanderley e João do Vale) e a sua composição própria "Azul da Cor do Mar", músicas de incrível sucesso do seu primeiro LP, lançado pela gravadora Polydor em 1970, finalmente veio o reconhecimento e a fama. Lançou discos, fez sucesso, caiu na farra, praticou excessos, brigou com gravadoras e depois, por um curto período de tempo, entrou em um período de aprofundamento filosófico-religioso, largando a vida desregrada e boêmia, gravando discos "racionais" e tornando-se empresário, com sua própria editora, denominada SEROMA, iniciais do seu nome, assim como a gravadora Vitória Régia Discos.



Desencantado com a tal religião, Tim voltou à carreira "normal", com muita música dançante, romântica, suingue e as exigências firmes e constantes com o som da sua banda, perfeccionista que era. Os sucessos se repetiam ano a ano, com músicas como "Sossego", "Do Leme ao Pontal", "Vale Tudo", "O Descobridor dos Sete Mares", "Me Dê Motivo", "Um Dia de Domingo", "Pede a Ela" e "Leva", entre outros.
Tim Maia ousou sair da sua zona de conforto e arriscou gravar discos de Bossa Nova e de repertório todo em Inglês, com incrível desempenho e qualidade, mostrando todo seu talento. 
Depois de anos e anos de excesso de bebida e marijuana, a saúde cobrou o preço. Durante um show no Teatro Municipal de Niterói, Tim passou mal e teve que interromper a apresentação, deixando o palco numa ambulância para se internar no hospital até que a morte chegou em 15 de março de 1998. A voz potente e afinada do Rei do Soul Brasileiro calou-se aos 55 anos, para tristeza de milhões de admiradores. 



Tim Maia deixou 28 discos de estúdio (mais um póstumo), 2 ao vivo (mais um póstumo) e 17 coletâneas, 205 músicas e 698 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad, sendo as mais tocadas estas, sucessos gigantes de sua autoria: 
1 – Azul da Cor do Mar – Tim Maia 
2 – Do Leme ao Pontal – Tim Maia 
3 – Não Quero Dinheiro – Tim Maia 
4 – Não Vou Ficar – Tim Maia 
5 – Você – Tim Maia 
6 – Sossego – Tim Maia 
7 – Imunização Racional – Tim Maia 
8 – Vale Tudo – Tim Maia 
9 – Você e Eu, Eu e Você – Tim Maia 
10 – Acenda o Farol – Tim Maia 

Com seu vozeirão inconfundível, sua alma espirituosa, seu carisma incrível, sua vida desregrada e sua língua afiada, Tim consolidou-se como um artista de imensa importância na música brasileira, deixando-nos versos lindos como: "Mas quem sofre sempre tem que procurar, pelo menos vir achar, razão para viver… ver na vida algum motivo pra sonhar, ter um sonho todo azul, azul da cor do mar".
Viva Tim Maia!  
Um grande abraço espinosense.