Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 21 de março de 2023

3163 - As agitadas finais dos Estaduais

Os principais campeonatos estaduais do Brasil trazem, nesta temporada, os tradicionais clássicos, mas também algumas boas surpresas, com os melhores times conquistando o direito de disputar os títulos. Sempre criticados e com a extinção projetada por muitos para breve, os campeonatos estaduais ainda se mantém com alguma credibilidade e importância na vida dos torcedores. Em pelo menos seis dos 27 estados, já são conhecidos os finalistas. Em outros estados, a disputa está nas semifinais ou quartas de finais ou ainda estão na primeira fase ou nem começaram ainda, caso específico do Campeonato Amapaense. 
Em São Paulo, o melhor campeonato estadual do país, o Palmeiras mostrou seu poderio inabalável sob o comando de Leila Pereira e de Abel Ferreira, chegando à sua quarta final consecutiva. Esta também é a 11ª decisão do Palmeiras sob a batuta de Abel em menos de três anos, um sucesso estrondoso do treinador português. O Palestra Itália eliminou o Ituano pelo placar mínimo, 1 x 0, gol de Murilo, e vai em busca do 25º título paulista. O outro finalista é o surpreendente Água Santa, uma verdadeira zebra, que eliminou o Red Bull Bragantino ontem na disputa de pênaltis, após empate em 1 x 1.  
No Rio de Janeiro, o velho e mítico clássico mais uma vez irá decidir quem será o Campeão Carioca de 2023: Fla-Flu. O Flamengo de Pedro venceu o Vasco na semifinal por 3 x 1 e irá enfrentar o Fluminense de Germán Cano, que trucidou o Volta Redonda com uma surra por 7 x 0. Nas primeiras partidas das semifinais, o Flamengo havia vencido o Vasco por 3 x 2 e o Volta Redonda havia ganhado surpreendentemente do Fluminense por 2 x 1. O Mengão busca sua 38ª conquista estadual, enquanto o Fluzão vai atrás da sua 33ª taça. 
Aqui na nossa amada Minas Gerais, deu a lógica, com os dois melhores times da atualidade indo disputar o título. O Atlético eliminou com extrema dificuldade a valorosa equipe do Athletic pelo placar de 1 x 0, gol de Hulk, após a surpreendente derrota por 1 x 0 na primeira partida para o time de São João del Rei. O América confirmou novamente sua excelente fase e venceu mais uma vez o Cruzeiro, agora pelo placar de 2 x 1. No primeiro confronto, o Coelho havia vencido fora de casa por 2 x 0. O Galo vai tentar levantar pela 48ª vez a taça de Campeão Mineiro, enquanto o América busca sua conquista de número 17.  



Na Bahia, o Baêa está mais uma vez na final, mas não para enfrentar o tradicional rival Vitória, atualmente em péssima fase, mas sim o Jacuipense, equipe do interior do estado que ainda não foi campeão estadual. O Bahia, ao contrário vai em busca do seu 50º título baiano. Para chegar à decisão, o Bahia teve que reverter a derrota por 1 x 0 para o Itabuna, com uma goleada de 4 x 1, enquanto o Jacuipense passou com tranquilidade pelo Juazeirense, com duas vitórias, 1 x 0 e 3 x 0.
No Ceará, a velha rivalidade na decisão. Ceará e Fortaleza irão se enfrentar em duas partidas. O Ceará passou nas semifinais pelo Iguatu, com um empate em 1 x 1 fora e uma vitória em casa por 2 x 0. O Fortaleza eliminou o Ferroviário, com um empate em 1 x 1 no campo do adversário e uma vitória folgada em casa, por 4 x 0. Quem ganhar o título neste ano passará à frente do rival, já que atualmente ambos possuem 45 títulos estaduais cada. 
No Rio Grande do Sul, ainda na fase semifinal, o Internacional empatou a primeira partida fora de casa contra o Caxias em 1 x 1. O Grêmio se deu ainda pior, pois perdeu a primeira semifinal fora de casa por 2 x 1 para o Ypiranga. O Inter busca o 46º título, o Grêmio o 42º. 
No Paraná, na fase semifinal, o Athletico venceu o Maringá por 2 x 0, fora de casa na primeira partida. O Cascavel venceu o Operário em casa, por 2 x 1 e joga pelo empate a segunda partida fora de casa. O Athletico tenta sua 27ª conquista, enquanto o Cascavel vai atrás da sua segunda taça de campeão.
Em Goiás, a decisão ficará entre os eternos rivais Goiás e Atlético-GO. O Goiás está na final depois de vencer o Anápolis duas vezes, por 1 x 0 e 3 x 0. Já o Atlético-GO passou pelo Aparecidense, também com duas vitórias: 2 x 1 e 2 x 0. O Goiás joga pelo 29º título, o Atlético-GO pelo 17º.     
Que tenhamos bons e emocionantes partidas nas decisões estaduais até que comece o Campeonato Brasileiro!
Um grande abraço espinosense.  

Nenhum comentário: