No mítico estádio de Wembley completamente lotado, neste domingo, 31 de julho de 2022, a Seleção da Inglaterra conseguiu a façanha de bater a octacampeã Seleção da Alemanha por 2 x 1 na final da Eurocopa Feminina de Futebol de 2022 e tornar-se campeã da competição europeia pela primeira vez. Os gols foram marcados por Ella Toone, aos 17 minutos da segunda etapa e por Chloe Kelly, aos 5 minutos do segundo tempo da prorrogação, para a Inglaterra. Lina Magull, aos 34 minutos do segundo tempo do tempo regulamentar, havia empatado para o time alemão.
Diante de 87.192 torcedores no lendário Estádio de Wembley, as meninas da Inglaterra, chamadas carinhosamente de Lionesses, fizeram história, levantando pela primeira vez a taça de campeã da Eurocopa, após duas outras participações em finais sem sucesso, em 1984 (perdeu para a Suécia) e em 2009 (perdeu para a Alemanha).
Na fase de grupos, a Inglaterra, sorteada no Grupo A, ganhou da Áustria (1 x 0), Noruega (8 x 0) e Irlanda do Norte (5 x 0). A Alemanha, sorteada no Grupo B, venceu a Dinamarca (4 x 0), Espanha (2 x 0) e Finlândia (3 x 0). Nas quartas de final, a Inglaterra venceu na prorrogação a Espanha por 2 x 1. A Alemanha venceu a Áustria por 2 x 0. Nas semifinais, a Inglaterra eliminou a Suécia, com uma vitória arrasadora de 4 x 0, enquanto a Alemanha passou pela França com um triunfo de 2 x 1.
Após a importante conquista, centenas de torcedores se reuniram na Trafalgar Square celebrando entusiasticamente a conquista inédita das Lionesses, que ergueram a taça diante do público, todas orgulhosas, com toda razão, pois a última conquista de peso das seleções inglesas havia sido no longínquo ano de 1966, quando a seleção masculina ganhou a Copa do Mundo, 56 anos atrás. É o segundo título da técnica Sarina Wiegman na competição europeia, a primeira foi em 2017, quando comandava a Seleção Holandesa.
Terminado o jogo final e o campeonato, estas foram as jogadoras destaques:
Melhor Jogadora: Beth Mead
Melhor Jovem Jogadora: Lena Oberdorf
Artilheira: Beth Mead (6 gols e 5 assistências)
Melhor em Campo: Keira Walsh
Seleção do campeonato:
Goleira:
Mary Earps (Inglaterra)
Defensoras:
Giulia Gwinn (Alemanha)
Leah Williamson (Inglaterra)
Marina Hegering (Alemanha)
Sakina Karchaoui (França)
Meio-campistas:
Keira Walsh (Inglaterra)
Lena Oberdorf (Alemanha)
Aitana Bonmatí (Espanha)
Atacantes:
Beth Mead (Inglaterra)
Alexandra Popp (Alemanha)
Klara Bühl (Alemanha)
As campeãs da Eurocopa Feminina em 13 edições:
Alemanha (oito títulos - 1989, 1991, 1995, 1997, 2001, 2005, 2009 e 2013)
Noruega (dois - 1987 e 1993)
Suécia (um - 1984)
Holanda (um - 2017)
Inglaterra (um - 2022)
Resumo da final:
INGLATERRA 2 x 1 ALEMANHA
Competição: Eurocopa Feminina - Final
Data: 31 de julho de 2022, domingo
Horário: 13 horas
Local: Estádio de Wembley, em Londres, Inglaterra
Árbitra: Kateryna Monzul (UCR)
Assistentes: Maryna Striletska (UCR) e Paulina Baranowska (POL)
VAR: Paolo Valeri (ITA)
Gols: Toone, aos 17'/2ºT (Inglaterra); Lina Magull, aos 33'/2ºT (Alemanha); Kelly, aos 5'/2ºP (Inglaterra)
Cartões amarelos: Stanway, White, Russo, Kelly (Inglaterra); Rauch, Oberdorf Schüller (Alemanha) INGLATERRA: Mary Earps; Lucy Bronze, Millie Bright, Leah Willimson e Rachel Daly (Alex Greenwood); Georgia Stanway (Jill Scott), Keira Walsh e Fran Kirby (Ella Toone); Beth Mead (Chloe Kelly), Lauren Hemp (Nikita Parris) e Ellen White (Alessia Russo).
Técnica: Sarina Wiegman
ALEMANHA: Merle Frohms; Giulia Gwinn, Katrin Hendrich (Sara Doorsoun), Marina Hegering e Felicitas Rauch (Lena Lattwein); Lena Oderborf, Lina Magull (Linda Dallmann) e Sara Därbritz (Sydney Lohmann); Svenja Huth, Jule Brand (Tabea Wassmuth) e Schüller (Nicole Anyomi).
Técnico: Martina Voss-Tecklenburg
Parabéns às meninas inglesas e a todas as demais mulheres que praticam o futebol no mundo, especialmente àquelas que têm um talento extraordinário, muito maior que muito marmanjo que se acha craque por aí. Viva o futebol feminino!
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário