Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 30 de julho de 2022

3017 - Seleção Brasileira é Octacampeã da Copa América Feminina

Com uma campanha invicta espetacular, com 20 gols marcados e nenhum tomado, a Seleção Brasileira Feminina de Futebol conquistou mais uma edição da Copa América ao vencer na partida final a Seleção Colombiana pelo placar de 1 x 0, gol de Debinha aos 47 minutos do primeiro tempo cobrando pênalti. A partida decisiva foi realizada na noite deste sábado, 30 de julho de 2022, no Estádio Alfonso López na cidade colombiana de Bucaramanga. Na decisão do terceiro lugar realizada na sexta-feira, a Seleção Argentina venceu por 3 x 1 a Seleção Paraguaia no Estádio Centenário, em Armênia, confirmando sua vaga para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas. A atacante brasileira Adriana terminou o campeonato como artilheira, com 5 gols marcados. 



A nona edição da Copa América de Futebol Feminino, organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol-Conmebol, ocorreu no período de 8 a 30 de julho em três cidades da Colômbia: Cali, Bucaramanga e Armênia. Participaram da competição dez seleções sul-americanas: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O Brasil lidera com enorme folga as conquistas, levantando as oito taças das nove já disputadas, tornando-se campeão em 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e agora em 2022. A Argentina ganhou em 2006. 
Em todas as edições disputadas pela Seleção Brasileira, foram 44 partidas disputadas, com 41 vitórias, um empate (contra a Colômbia em 2014) e apenas duas derrotas, ambas por 2 x 0 para as argentinas, na fase final de 2006 e na fase de grupos de 2014, um predomínio amplo e arrasador.
Para chegar à final, a Seleção Brasileira comandada pela treinadora sueca Pia Mariane Sundhage ganhou, na fase inicial, da Argentina (4 x 0 - Adriana 2, Bia Zaneratto e Debinha), do Uruguai (3 x 0 - Adriana-2 e Debinha), da Venezuela (4 x 0 - Bia Zaneratto, Ary Borges e Debinha-2) e do Peru (6 x 0 - Duda, Duda Sampaio, Geyse, Duda Santos, Fê Palermo e Adriana). Na semifinal o Brasil eliminou o Paraguai por 2 x 0, com gols de Ary Borges e Bia Zaneratto. 
Pela primeira vez na história, a competição terá premiação para os vencedores. A campeã Seleção Brasileira faturou 1,5 milhão de dólares (R$ 7,1 mi), enquanto a vice-campeã Colômbia ficou com 500 mil dólares. 

Elenco:
Goleiras: Lorena, Luciana e Natascha
Defensoras: Fernanda Palermo, Tainara, Antônia, Rafaelle, Tamires, Kathellen e Letícia Santos.
Meias: Adriana, Gabi Portilho, Duda, Ary Borges, Angelina, Duda Santos, Luana, Duda Sampaio e Kerolin 
Atacantes: Geyse, Gio, Debinha e Bia Zaneratto

Resumo da final:
BRASIL 1 x 0 COLÔMBIA
Motivo: Final da Copa América Feminina 2022
Data: 30-07-2022, 21 horas 
Local: Estádio Alfonso López, em Bucaramanga, na Colômbia
Arbitragem:
María Laura Fortunato, auxiliada por Mariana de Almeida e Daiana Milone (trio da Argentina). 
VAR: Zulma Quiñones (paraguaia).
Gols: Debinha (pênalti, 47 min. 1º tempo) 
Cartões amarelos: Bia Zaneratto, Antônia, Tainara (Brasil); 
BRASIL: Lorena; Antônia, Tainara, Rafaelle e Tamires; Ary Borges (Gabi Portilho), Angelina (Duda) e Kerolin (Luana); Adriana, Bia Zaneratto e Debinha. 
Técnica: Pia Sundhage 
COLÔMBIA: Catalina Pérez; Manuela Vanegas, Jorelyn Carabali, Daniela Arias e Daniela Caracas; Lorena Bedoya (Gisela Robledo), Daniela Montoya, Linda Caicedo e Catalina Usme; Leicy Santos e Mayra Ramírez (Diana Ospina). 
Técnico: Nelson Abadía.



Parabéns às nossas ótimas jogadores por mais uma conquista importante e pela classificação para a Copa do Mundo Feminina Austrália/Nova Zelândia 2023 e para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Um grande abraço espinosense.

3016 - Formatura de Luiz Afonso

Como é gratificante acompanhar a evolução dos meninos e meninas que crescem não só na altura corporal, mas especialmente no conhecimento mental. Assim é que fiquei imensamente feliz com o comunicado da formatura do jovem Luiz Afonso Aguiar Silva, filho dos meus amigos Levi Gomes Silva e Maria Lucélia de Aguiar Barbosa Silva.
Garoto centrado, dedicado, estudioso e de inteligência privilegiada, Luiz Afonso concluiu com êxito o curso superior de Direito na Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes.
Quero publicamente pedir desculpas aos amigos Levi e Lucélia por não ter estado presente na Missa de Ação de Graças que pretendia ir, pelo simples fato de não ter prestado a atenção devida à data do evento.
Aos pais Levi e Lucélia, quero dar os parabéns pela clarividência e pela luta em oferecer aos filhos toda a condição necessária para o desenvolvimento educacional nas vidas deles. 
Ao Luiz Afonso, as congratulações pela perspicácia, pela sabedoria, pela devoção aos estudos, sempre na busca incessante do saber. Que sua trajetória pessoal e profissional continue sendo alicerçada na ética, na humildade, na honestidade, na gentileza e no respeito a todos os demais, sem exceção. Que consiga muito sucesso na profissão e a bastante realização pessoal para atingir a plena felicidade.
Um grande abraço espinosense.



sexta-feira, 29 de julho de 2022

3015 - Nova canção de Djavan espalha Amor e Paz

Após as tristes notícias de perdas humanas importantes na nossa Espinosa, é preciso continuar seguindo adiante nesta nossa imprevisível trajetória terrena, contando com a ajuda providencial e essencial da música para nos injetar uma overdose de ânimo e esperança. 

"NUM MUNDO DE PAZ"
Djavan

Vem ver a tarde, amor
Nunca tal esplendor
Fez-se notar com tanta resolução 
Vem que o anil do amor
E o sangue da paixão 
Vão ostentar usando de toda cor

E aí pensar em tudo que se vai fazer
E avaliando o entorno das coisas 
Abstrair o que só nos faz perder
Pra que você possa me olhar

E querer tudo de novo
E contar com o que vai ter
E no sal de um beijo novo
Ter motivo pra viver
Belas noites de verão
De mãos dadas por aí
Retomar o que era bom
Mas se não quiser sair
Deixar

Que o vento leve
E o amor
Se encarregue de tudo
E que a gente volte a rir de tudo
E que a vida seja longa e tudo
Num mundo de paz
E que a gente volte a rir de tudo
E que a vida seja longa e tudo
Num mundo de paz

Vem ver a tarde, amor
Nunca tal esplendor
Fez-se notar com tanta resolução 
Vem que o anil do amor
E o sangue da paixão 
Vão ostentar usando de toda cor

E aí pensar em tudo que se vai fazer
E avaliando o entorno das coisas 
Abstrair o que só nos faz perder
Pra que você possa me olhar

E querer tudo de novo
E contar com o que vai ter
E no sal de um beijo novo
Ter motivo pra viver
Belas noites de verão
De mãos dadas por aí
Retomar o que era bom
Ser feliz é logo ali 

Voz: Djavan
Bateria: Felipe Alves 
Guitarra: Torcuato Mariano
Teclado: Paulo Calasans 
Baixo: Marcelo Mariano 
Saxofone Tenor: Marcelo Martins
Trompete: Jessé Sadoc
Trombone: Rafael Rocha




Esta música aí de cima, "Num Mundo de Paz", é uma das canções que integrará o mais novo álbum do gigante, sofisticado e excepcional músico, cantor e compositor alagoano Djavan, que será lançado agora em agosto de 2022. O seu 25º disco na carreira terá o nome "D" e virá com 12 canções de autoria do artista. Na melodia refinada e aconchegante e nos versos que anunciam amor e esperança nos ventos serenos que certamente virão adiante, o cantautor da MPB mostra mais uma vez sua afiada competência em criar canções lindas e gostosas com sua batida rítmica inconfundivelmente irresistível.  



Há pouco tempo, Djavan teve seu show realizado em 1997 no Auditorium Stravinski, na França, lançado em disco pela Sony Music. O disco denominado 'Djavan Ao Vivo no Montreux Jazz Festival' já está disponível nas plataformas de streaming, após 25 anos da gravação. 
Djavan tem encontro marcado com os fãs no "Rock in Rio" na Cidade do Rock no Rio de Janeiro, no dia 10 de setembro, e logo depois no dia 16 de setembro, no Memorial da América Latina em São Paulo, no "Coala Festival". Um presentaço para quem adora música boa.
Um grande abraço espinosense.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

3014 - Morreu Cairo Cruz em Espinosa

E nem bem amanheceu a quinta-feira, 28 de julho de 2022, e eu tenho que novamente comunicar aqui no nosso blog o que mais me entristece divulgar, a notícia de falecimento de mais uma pessoa querida, especificamente mais um conterrâneo cidadão da nossa Espinosa. 
Faleceu ontem à noite o senhor Cairo Caldeira da Cruz, centenário e respeitado personagem da nossa comunidade espinosense, morador da Praça Antonino Neves. Seu Cairo é integrante da numerosa e estimada família Cruz, uma das mais presentes, benfeitoras e importantes da nossa sociedade.
A Carleusa, Cacilda e demais familiares o meu sentimento de pesar pelo passamento de Seu Cairo e o apelo ao Senhor Deus para que lhes conceda a bastante força, resignação e fé para atravessar com serenidade este momento de dor e tristeza tão profundas.
Que seu Cairo descanse na mais serena paz após sua missão terrena ter sido finalizada com êxito.
Um grande abraço espinosense. 


Estas fotografias foram tiradas por mim quando o encontrei pela última vez sentado diante da sua casa, há quatro anos, quando conversamos rapidamente. 



     

quarta-feira, 27 de julho de 2022

3013 - Morreu Cleônio Rodrigues Muniz

A manhã ensolarada desta quarta-feira, 27 de julho de 2022, foi ofuscada pela triste notícia que me chegou agora de Espinosa comunicando o falecimento do empresário e fazendeiro Cleônio Rodrigues Muniz. 
Cidadão respeitável, Cleônio deixa a nossa comunidade espinosense pesarosa com o seu passamento para outra dimensão. 
À esposa Clarice e aos seus filhos, netos e demais familiares, o meu sincero sentimento de pesar, a minha solidariedade cristã e a minha prece ao Senhor para que lhes conforte neste momento tão doloroso e triste, concedendo a todos a paciência, a fé, a resignação e a serenidade necessárias.
Que meu caro amigo Cleônio descanse na merecida paz depois de cumprida com êxito sua missão terrena!
O velório será realizado nas dependências da Dejan Assistencial Funerária e Velório em Espinosa. 
Um grande abraço espinosense.



terça-feira, 26 de julho de 2022

3012 - Palmeiras ganha, com méritos, a primeira metade do Brasileirão 2022

Terminado o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2022 após 19 rodadas disputadas, o maior favorito ao título, a Sociedade Esportiva Palmeiras de Abel Ferreira, comemora o título simbólico da metade inicial da mais difícil competição de clubes do país. O Verdão, ou o Porco, como é carinhosamente tratado pela sua imensa e apaixonada torcida, atingiu a pontuação de 39 pontos ganhos após a vitória sobre o Internacional na Allianz Arena por 2 x 1 anteontem, com gols de Gustavo Gómez e Gabriel Menino. Nas 19 partidas disputadas até agora, o Palmeiras venceu 11, empatou 6 e perdeu apenas 2, uma para o Ceará, por 3 x 2 na estreia no campeonato, e outra para o Athletico, por 2 x 0 na 15ª rodada, surpreendentemente ambas jogando em casa. 
Ao contrário do que muitos imaginavam, inclusive eu, de que apenas Palmeiras, Flamengo e Atlético estariam brigando pelo título, o cenário que se apresenta ao final do primeiro turno é bem mais abrangente, com pelo menos sete equipes com chances de chegar ao título, claro que em probabilidades bem díspares. O Palmeiras confirma seu favoritismo, liderando a competição com quatro pontos de diferença para o segundo colocado, o surpreendente Corinthians de Vítor Pereira, equipe que muita gente nunca imaginou estar nesta privilegiada posição antes que o campeonato se iniciasse. No segundo turno o Palmeiras enfrentará fora de casa nada menos que seis dos outros primeiros colocados, Corinthians, Fluminense, Red Bull Bragantino, Atlético, Athletico e Internacional, recebendo apenas o Flamengo em seu estádio.  
PALMEIRAS - Segundo Turno:
20ª rodada - Ceará x Palmeiras
21ª rodada - Palmeiras x Goiás
22ª rodada - Corinthians x Palmeiras
23ª rodada - Palmeiras x Flamengo
24ª rodada - Fluminense x Palmeiras
25ª rodada - Red Bull Bragantino x Palmeiras
26ª rodada - Palmeiras x Juventude
27ª rodada - Palmeiras x Santos
28ª rodada - Atlético x Palmeiras
29ª rodada - Botafogo x Palmeiras
30ª rodada - Palmeiras x Coritiba
31ª rodada - Atlético-GO x Palmeiras
32ª rodada - Palmeiras x São Paulo
33ª rodada - Palmeiras x Avaí
34ª rodada - Athletico x Palmeiras
35ª rodada - Palmeiras x Fortaleza
36ª rodada - Cuiabá x Palmeiras
37ª rodada - Palmeiras x América-MG
38ª rodada - Internacional x Palmeiras

O surpreendente Timão tem 35 pontos ganhos, após 10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. E a tabela do segundo turno lhe é imensamente favorável, pois dos sete outros primeiros colocados, ele só enfrentará o Flamengo fora de casa, recebendo na Neo Química Arena o Palmeiras, o Red Bull Bragantino, o Internacional, o Athletico, o Fluminense e o Atlético. 
CORINTHIANS - Segundo Turno:
20ª rodada - Corinthians x Botafogo
21ª rodada - Avaí x Corinthians
22ª rodada - Corinthians x Palmeiras
23ª rodada - Fortaleza x Corinthians
24ª rodada - Corinthians x Red Bull Bragantino
25ª rodada - Corinthians x Internacional
26ª rodada - São Paulo x Corinthians
27ª rodada - América-MG x Corinthians
28ª rodada - Corinthians x Atlético-GO
29ª rodada - Corinthians x Cuiabá
30ª rodada - Juventude x Corinthians
31ª rodada - Corinthians x Athletico
32ª rodada - Goiás x Corinthians
33ª rodada - Santos x Corinthians
34ª rodada - Corinthians x Fluminense
35ª rodada - Flamengo x Corinthians
36ª rodada - Corinthians x Ceará
37ª rodada - Coritiba x Corinthians
38ª rodada - Corinthians x Atlético

Outra surpresa gigante é o Fluminense de Fernando Diniz, que terminou o primeiro turno com 34 pontos conquistados em 10 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. No returno o time carioca terá uma tarefa hercúlea para resolver, pois receberá em casa, dos primeiros colocados, apenas o Palmeiras, jogando fora de casa contra Internacional, Athletico, Flamengo, Atlético, Corinthians e Red Bull Bragantino.
FLUMINENSE - Segundo Turno:
20ª rodada - Santos x Fluminense
21ª rodada - Fluminense x Cuiabá
22ª rodada - Internacional x Fluminense
23ª rodada - Fluminense x Coritiba
24ª rodada - Fluminense x Palmeiras
25ª rodada - Athletico x Fluminense
26ª rodada - Fluminense x Fortaleza
27ª rodada - Flamengo x Fluminense
28ª rodada - Fluminense x Juventude
29ª rodada - Atlético x Fluminense
30ª rodada - Atlético-GO x Fluminense
31ª rodada - Fluminense x América-MG
32ª rodada - Avaí x Fluminense
33ª rodada - Fluminense x Botafogo
34ª rodada - Corinthians x Fluminense
35ª rodada - Ceará x Fluminense
36ª rodada - Fluminense x São Paulo
37ª rodada - Fluminense x Goiás
38ª rodada - Red Bull Bragantino x Fluminense



O meu Galo termina a primeira metade do Brasileirão com uma performance completamente desequilibrada, com apresentações vacilantes e atuações individuais e coletivas da equipe bem abaixo do normal, quase que comprometendo a campanha na competição em que chegou como um dos mais fortes candidatos ao título. A equipe até perdeu pouco, apenas três partidas, a primeira para o América por 2 x 1 na 5ª rodada, a segunda para o Fluminense por 5 x 3 na 10ª rodada e a mais recente anteontem, na 19ª rodada, para o Corinthians por 2 x 1, esta última em pleno Mineirão lotado de torcedores alvinegros. O retorno de Cuca ao comando da equipe, após a pressão de grande parte da torcida pela demissão do técnico argentino Antonio "El Turco" Mohamed, traz um novo sopro de esperança de atuações mais eficientes, aguerridas e convincentes deste elenco de excelente qualidade que teve sua força aumentada com as chegadas do zagueiro Jemerson, do meia Pedrinho e dos atacantes Pavón e Alan Kardec. A distância de sete pontos para o líder é muito difícil de ser revertida, mas o Palmeiras irá enfrentar o Atlético no Mineirão, assim como também jogará fora de casa contra alguns dos melhores times da competição. O Atlético conquistou 32 pontos, com 8 vitórias, 8 empates e apenas 3 derrotas, sendo o segundo time que menos perdeu no campeonato, atrás apenas do Palmeiras e ao lado de Internacional e São Paulo. O problema foram os empates, oito no total, um número muito alto, só atrás do São Paulo, com 11 empates, e Internacional e Ceará, com nove, empatado com o Santos. Na segunda metade do Brasileirão, o Atlético enfrentará, dos primeiros na tabela, o Internacional, Flamengo e Corinthians fora e Athletico, Red Bull Bragantino, Palmeiras e  Fluminense diante da sua torcida no Mineirão certamente lotado. 
ATLÉTICO - Segundo Turno:
20ª rodada - Internacional x Atlético
21ª rodada - Atlético x Athletico
22ª rodada - Coritiba x Atlético
23ª rodada - Atlético x Goiás
24ª rodada - América-MG x Atlético
25ª rodada - Atlético-GO x Atlético
26ª rodada - Atlético x Red Bull Bragantino
27ª rodada - Avaí x Atlético
28ª rodada - Atlético x Palmeiras
29ª rodada - Atlético x Fluminense
30ª rodada - Santos x Atlético
31ª rodada - Atlético x Ceará
32ª rodada - Flamengo x Atlético
33ª rodada - Fortaleza x Atlético
34ª rodada - Atlético x Juventude
35ª rodada - São Paulo x Atlético
36ª rodada - Atlético x Botafogo
37ª rodada - Atlético x Cuiabá
38ª rodada - Corinthians x Atlético

Atrás do Atlético vem o competitivo time do Athletico de Felipão, com 31 pontos ganhos após 9 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. A tarefa do Furacão no returno não será fácil, pois entre os primeiros colocados, irá jogar contra Atlético, Flamengo, Corinthians, Red Bull Bragantino e Internacional fora dos seus domínios, recebendo na Arena da Baixada apenas o Fluminense e o Palmeiras. 
ATHLETICO - Segundo Turno:
20ª rodada - Athletico x São Paulo
21ª rodada - Atlético x Athletico
22ª rodada - Flamengo x Athletico
23ª rodada - Athletico x América-MG
24ª rodada - Ceará x Athletico
25ª rodada - Athletico x Fluminense
26ª rodada - Avaí x Athletico
27ª rodada - Athletico x Cuiabá
28ª rodada - Santos x Athletico
29ª rodada - Athletico x Juventude
30ª rodada - Athletico x Fortaleza
31ª rodada - Corinthians x Athletico
32ª rodada - Athletico x Coritiba
33ª rodada - Red Bull Bragantino x Athletico
34ª rodada - Athletico x Palmeiras
35ª rodada - Athletico x Goiás
36ª rodada - Internacional x Athletico
37ª rodada - Atlético-GO x Athletico
38ª rodada - Athletico x Botafogo

Na sexta posição da tabela de classificação vem o Flamengo, uma das duas maiores decepções do campeonato, ao lado do Fortaleza, este correndo perigo na zona do rebaixamento. Anteriormente visto e badalado como o segundo maior favorito ao título, o Mengão, agora sob o comando técnico de Dorival Júnior, passou por momentos turbulentos e resultados desfavoráveis, melhorando sobremaneira o rendimento nas últimas rodadas e chegando aos 30 pontos, com 9 vitórias, 3 empates e 7 derrotas. Com toda sua força de elenco, o Flamengo precisa realizar façanhas para ainda se candidatar ao título, já que a distância para o líder Palmeiras é de nove pontos. Reverter esta pontuação é possível sim, mas muito difícil pela condição estabilizada do alviverde paulista que atravessa uma fase espetacular e vitoriosa. Mas o Flamengo conta com uma tabela extremamente favorável no segundo turno, já que enfrentará seis dos primeiros atuais colocados em seus domínios, saindo apenas para enfrentar o Palmeiras na Allianz Arena. No Maracanã ele medirá forças com os times do Athletico, Fluminense, Red Bull Bragantino, Internacional, Atlético e Corinthians.
FLAMENGO - Segundo Turno:
20ª rodada - Flamengo x Atlético-GO
21ª rodada - São Paulo x Flamengo
22ª rodada - Flamengo x Athletico
23ª rodada - Palmeiras x Flamengo
24ª rodada - Botafogo x Flamengo
25ª rodada - Flamengo x Ceará
26ª rodada - Goiás x Flamengo
27ª rodada - Flamengo x Fluminense
28ª rodada - Fortaleza x Flamengo
29ª rodada - Flamengo x Red Bull Bragantino
30ª rodada - Flamengo x Internacional
31ª rodada - Cuiabá x Flamengo
32ª rodada - Flamengo x Atlético
33ª rodada - América-MG x Flamengo
34ª rodada - Flamengo x Santos
35ª rodada - Flamengo x Corinthians
36ª rodada - Coritiba x Flamengo
37ª rodada - Juventude x Flamengo
38ª rodada - Flamengo x Avaí

O último a ter chance de título, na minha opinião, o Internacional de Mano Menezes, está na sétima posição, com 30 pontos conquistado em 7 vitórias, 9 empates e apenas 3 derrotas. As chances de ganhar o título existem, mas são mínimas. O Saci receberá no seu Estádio Beira-Rio as equipes do Atlético,  Fluminense, Red Bull Bragantino, Athletico e Palmeiras, deixando Porto Alegre para enfrentar Corinthians e Flamengo.
INTERNACIONAL - Segundo Turno:
20ª rodada - Internacional x Atlético
21ª rodada - Fortaleza x Internacional
22ª rodada - Internacional x Fluminense
23ª rodada - Avaí x Internacional
24ª rodada - Internacional x Juventude
25ª rodada - Corinthians x Internacional
26ª rodada - Internacional x Cuiabá
27ª rodada - Atlético-GO x Internacional
28ª rodada - Internacional x Red Bull Bragantino
29ª rodada - Internacional x Santos
30ª rodada - Flamengo x Internacional
31ª rodada - Internacional x Goiás
32ª rodada - Botafogo x Internacional
33ª rodada - Coritiba x Internacional
34ª rodada - Internacional x Ceará
35ª rodada - América-MG x Internacional
36ª rodada - Internacional x Athletico
37ª rodada - São Paulo x Internacional
38ª rodada - Internacional x Palmeiras 

Com todos esses ingredientes, o Brasileirão promete ser emocionante até a rodada final. O Palmeiras aparece com todas as condições de manter a excelente performance e levantar mais uma taça de Campeão Brasileiro, mas outras equipes prometem estar ali no seu calcanhar, esperando tropeços para tentar mudar esse cenário e surpreender. Espero que o meu Atlético consiga se recuperar das oscilações constantes nesta temporada e que empreenda uma série de vitórias consecutivas para somar pontos e se credenciar a tornar-se mais uma vez o número um do futebol brasileiro. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

3011 - Campeonato de jovens em Espinosa homenageia o atleta profissional Júnior Guerrón

Continuando sua programação esportiva municipal fundamentada na ampliação do espaço para atender a todos os esportistas da comunidade, a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Espinosa, capitaneada pelo dinâmico Wagner Oliva, está promovendo um campeonato de futebol nas categorias sub-13 e sub-17, dando oportunidade aos jovens da nossa cidade de mostrarem os seus talentos com a bola nos pés. A abertura do campeonato deu-se na manhã do domingo, 17 de julho, no Estádio Caldeirão, com a presença do prefeito Mílton Barbosa, de vereadores e de apreciadores do esporte da nossa comunidade. 
Participam do campeonato seis equipes em cada categoria: Campinhos, JK, Jota Júnior, Las Vegas, Real Fênix e Vila de Santana. No domingo da abertura, diante da torcida que compareceu para prestigiar o evento, aconteceram dois jogos pela rodada inicial. Na categoria sub-13, houve a vitória do JK pelo placar de 2 x 0 contra o Real Fênix. Já na categoria sub-17, a equipe do Las Vegas ganhou por 3 x 2 da Vila de Santana. Na segunda rodada realizada neste domingo, 24 de julho, a Vila de Santana empatou em 2 x 2 com a equipe do Jota Júnior pela categoria sub-13. Na segunda partida da manhã ensolarada do domingo, na categoria sub-17, o Jota Júnior goleou o Real Fênix pelo placar de 7 x 0. 


 
A competição que pretende proporcionar diversão à população aficionada por esporte e abrir espaço para a meninada que adora jogar futebol em Espinosa, leva o nome do nosso grande atleta profissional Júnior Elton Souza, o Guerrón, atualmente defendendo as cores do Vila Nova de Goiás. 
Parabéns à Secretaria de Esportes pela feliz escolha do nome a ser homenageado nos troféus a serem entregues aos campeões e vices da competição, pois Júnior Guerrón é um garoto talentoso, centrado e disciplinado que merece todo nosso incentivo e torcida para o sucesso na carreira.
É muito bom ver a meninada jogando futebol na minha terrinha querida, seguindo o exemplo de muitos de nós e especialmente dos nossos atletas que se destacam nacionalmente, casos de Van, Guerrón, Vinícius e tantos outros espalhados pelo país inteiro. Boa sorte e sucesso a todos!
Fiquei feliz por uma notícia que me chegou e que espero seja realmente verdadeira, de uma verba liberada pelo deputado Marcelo Aro a pedido de Marcelinho, que será aplicada na iluminação do campo do bairro Ponte Nova, o conhecido La Bombonera. 
Espero que as meninas que jogam futebol na nossa Espinosa tenham em breve o seu campeonato organizado também.
Um grande abraço espinosense.


Imagens de Wagner Oliva, Jornal de Espinosa







sábado, 23 de julho de 2022

3010 - Sesquicentenário da Paróquia de São Sebastião


A Paróquia de São Sebastião, o padroeiro da nossa Espinosa, está comemorando seus 150 anos de criação, ocorrida muito antes de o município conseguir sua emancipação política, o que só veio acontecer em 9 de março de 1924.



Para celebrar com a comunidade esta data tão especial, estão sendo promovidos vários eventos sociais, esportivos e religiosos, bem como realizadas ações para arrecadação de recursos para a reforma da Igreja Matriz de São Sebastião que passou recentemente por um desabamento da parte superior da torre do antigo prédio. Foram realizados passeio ciclístico, festa com shows musicais, leilões, bingos, barraquinhas com comidas típicas e uma grande cavalgada que reuniu boa parte dos fiéis em confraternização. 



Sob o comando do Padre Rogério, atual pároco da Paróquia de São Sebastião, a comemoração dos 150 anos teve vários atos realizados em que a trajetória da paróquia foi celebrada com a comunidade, relembrando as pastorais e fiéis que sempre estiveram doando seu tempo e trabalho na disseminação da Palavra de Cristo. A festa se iniciou no dia 8 de julho, com uma festa na Toca dos Craques. A partir daí foram realizadas Missas todos os dias, com barraquinhas, leilões, shows e tendas disponíveis na praça para o lazer da população. No dia 10 de julho foi realizado um passeio ciclístico com paradas nas igrejas católicas da cidade para apresentação de dados da história da Paróquia aos participantes e aos presentes. Depois do passeio houve um café da manhã e um bingo de uma bicicleta. No dia 17 de julho teve uma grande cavalgada que fez o trajeto da Igreja Matriz na Praça Coronel Joaquim Tolentino no Centro até o Estádio Caldeirão no Bairro Santa Cláudia, onde os participantes puderam se divertir com shows, feijoada, barraquinhas, leilões de animais vivos e de prendas. 



No dia 19 de julho, a data do aniversário da Paróquia de São Sebastião, houve uma programação recheada de emoção, com uma sessão de homenagens a pessoas que fizeram e fazem a história da paróquia, com sorteio de prêmios. Foi realizada a inauguração da reforma da torre da igreja e o dia especial foi arrematado com a Missa dos 150  anos da paróquia, às 18 horas, com presença maciça da comunidade católica da cidade. 



A reforma da Igreja Matriz está sendo feita a um custo alto e a paróquia precisa muito da ajuda de todos os espinosenses naturais ou adotados. Quem puder e quiser ajudar, basta entrar em contato nos telefones (38) 99869-6486 e (38) 99847-2462. Há a possibilidade de cooperar na "Campanha do Metro Quadrado", doando o valor de R$ 250,00 para a quitação das despesas da reforma do prédio.
Parabéns e obrigado a todos os que de alguma maneira ajudaram a construir a nossa paróquia desde o dia 19 de julho de 1872. Um agradecimento especial meu ao saudoso Padre Martin Kirscht, por quem tenho enorme respeito e gratidão.  
Um grande abraço espinosense.




Um pequeno resumo da história da Paróquia de São Sebastião de Espinosa:

Sob o comando do Papa Pio IX, a Igreja Católica criou, na data de 19 de julho de 1872, a Paróquia de São Sebastião dos Lençóis, através da Lei Provincial nº 1905 emitida pela então Diocese de Diamantina administrada pelo bispo Dom João Antônio dos Santos. Com a dedicação de alguns senhores católicos da comunidade, entre eles Cazuza Barbosa, José Nicolau Tolentino, Valério Costa Ramos e João Soares Barbalho, foi construída a capela que se tornaria a nossa atual Igreja Matriz situada no centro da Praça Coronel Joaquim Tolentino.
O primeiro vigário a assumir a paróquia foi o Padre Antônio José da Silva Itaparica, comandando-a por 8 anos. O segundo vigário foi o Padre Luiz Alochi, que a comandou por três anos. O terceiro vigário foi o espinosense Padre Guilhermino José Fernandes Tolentino, que esteve à frente da paróquia por longo período, 48 anos, de 1877 a 1936. Sob sua autoridade, houve reforma da igreja e foi construída a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, localizada na Praça Coronel Heitor Antunes. No ano de 1910, a paróquia passou a fazer parte da Diocese de Montes Claros, criada pelo Papa Pio X. O quarto vigário foi o Padre Francisco Nunes dos Santos, que criou a Sociedade São Vicente de Paulo. Nesta época foram construídas duas capelas pelo empresário Aristides José Tolentino. Uma teve que ser derrubada para a instalação dos trilhos da linha férrea e a outra, construída no centro da Praça Antonino Neves, foi destruída pela gigante enchente de 1968. O quinto vigário foi o Padre José Puche, que trocou os velhos altares de barro pelos belos altares de mármore. O altar-mor foi construído com recursos da comunidade e os dois altares laterais foram construídos com doação dos senhores Abelar José de Souza e Domingos Tolentino. Em 1954, a paróquia recebeu a visita da imagem da Virgem de Fátima, que esteve em peregrinação pelo Brasil, vinda de Portugal. No ano de 1957, mais uma mudança de diocese. Com a criação da Diocese de Januária, a Paróquia de São Sebastião foi integrada à ela a partir dali. O sexto vigário atuou de forma marcante de 1956 a 1987, tornando-se um dos mais admirados e amados vigários da paróquia. O Padre alemão Martin Kirscht reformou o prédio da Matriz e construiu a Igreja do Espírito Santo, além de criar a Legião de Maria, a Cruzada Eucarística, a Rádio Educadora (onde trabalhei por dois meses na área contábil sob a chefia de Hildebrando Cerqueira, o Bandinho), o Conselho das Pastorais, o ECC, o albergue, algumas capelas rurais e deu amplo apoio à criação do Asilo São Vicente de Paulo. O sétimo vigário foi o Padre alemão João Otto Grimm, que ficou por 11 anos na direção da paróquia. O oitavo vigário foi o Padre espinosense Marcelo Tibo Aires, atuando de 1995 a 2002, com ajuda do Padre Wellington. Criou a Festa de São Cristóvão, deu início à construção do Centro Social e construiu a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em terreno no Bairro Santos Dumont doado pelo senhor José Gomes Júnior, o Zequinha. Reformou ainda a Capela de Nossa Senhora dos Remédios. Em 2000, nova mudança de diocese. A Paróquia de São Sebastião passou a fazer parte da recém criada Diocese de Janaúba pelo Papa João Paulo II, inicialmente comandada pelo Bispo José Mauro Pereira Bastos. De 2002 a 2011 a paróquia esteve sob os cuidados do nono vigário, o Padre Manoel Idalmo, que implantou o dízimo e terminou a construção do Centro Social, mas foi o responsável por uma medida impensada e equivocada que resultou no descontentamento de grande parte da comunidade católica da cidade por ter destruído o belo altar central de mármore que embelezava a igreja da Matriz. O décimo vigário foi um religioso que contaminou de paz e contentamento a comunidade, com seu espírito entusiasmado, afável e alegre. O Padre Eliezer Lima da Fonseca comandou a paróquia de 2012 a 2017, criando o Brechó do Desapego, promovendo a reforma da Casa Paroquial e a pintura do Centro Social que homenageou a senhora Araci Antunes Sepúlveda na denominação. O décimo primeiro vigário é o atual Padre Rogério de Jesus Bispo que está lutando para conseguir recursos para a reforma total do antigo prédio da Igreja Matriz que há pouco tempo teve sua torre danificada seriamente pelas chuvas. 
A todos esses senhores, o agradecimento e a gratidão pelos ótimos serviços prestados a Deus, à Igreja Católica e à nossa comunidade! Que Deus os proteja! 

Início do vídeo da Missa dos 150 anos: minuto 30:20

terça-feira, 19 de julho de 2022

3009 - A apoteótica trajetória do Rei do Rock

Animado, ansioso e curioso, deixei momentaneamente o conforto do lar e fui até o Shopping Ibituruna na noite desta segunda-feira assistir ao novo filme sobre uma das personalidades mais conhecidas e amadas do universo mundial da música, Elvis Aaron Presley. E voltei para casa plenamente satisfeito com o que vi, uma produção extremamente frenética nas imagens e no ritmo, mais parecida com um filme de super-herói, com divisões de imagens na tela e uma movimentação inquieta e agitada das câmeras. 
Mas além do astro Elvis Presley, outro personagem ganhou um espaço extraordinário na obra roteirizada e dirigida por Baz Luhrmann, o controverso empresário holandês Andreas Cornelius van Kuijk, conhecido como "Coronel" Tom Parker. O gestor da carreira do roqueiro o levou ao sucesso e à fortuna a partir de 1955, em uma relação de amor e ódio de mais de 20 anos, porém é acusado de se aproveitar do trabalho do cantor, ficando com a metade dos seus ganhos e de impedi-lo de ampliar ainda mais sua fama, proibindo-o reiteradamente de se apresentar fora dos Estados Unidos, sempre alegando falta de segurança e infraestrutura adequada ao ídolo e aos prováveis preços abusivos de ingressos no exterior. A razão porém era outra, pois o empresário tinha receio de vasculharem seu passado oculto e também pelo fato de ele não possuir cidadania americana, o que poderia ocasionar  a não aceitação do seu retorno ao país pelos órgãos de imigração, mesmo sendo casado com uma americana e tendo servido no Exército. Sem a presença do "Coronel", Elvis se apresentou apenas três vezes fora dos Estados Unidos. Isso se deu no ano de 1957, quando Elvis fez shows em Toronto, Ottawa e Vancouver, no Canadá, quando não havia exigência de passaporte.



Tirando o "Coronel" Tom Parker de lado, o filme mostra um Elvis apegado à mãe e com sonhos de atingir o estrelato e se tornar um ator reconhecido. Depois de se apaixonar e viver um caso de amor eterno com sua esposa Priscilla, o astro passou a se sentir frustrado com os rumos da sua carreira, como a exigência de cantar canções de que não gostava, e se entregou às pílulas que iriam com o tempo arruinar a sua saúde, desencadeando uma dependência química que o levaria à morte precoce aos 42 anos de idade. 
Elvis Presley é um dos mais idolatrados artistas do planeta, sendo o artista solo que mais vendeu discos na história. É também, indiscutivelmente, uma das personalidades de fundamental importância na transformação da forma de se fazer música no mundo. Não à toa o artista talentoso e carismático tornou-se eternizado o "Rei do Rock", com milhões de admiradores por todos os cantos do planeta até os dias atuais, após 45 anos do seu falecimento. Elvis morreu no dia 16 de agosto de 1977, um dia que me lembro bem. Estávamos nós, então adolescentes jogadores do Cruzeirinho, em Belo Horizonte, onde jogamos um amistoso contra os juvenis do Cruzeiro no campo da sede do Barro Preto. Perdemos a partida por 3 x 1. Quem nos levou à esta inesquecível e maravilhosa aventura foi o nosso presidente à época, o saudoso e dedicado desportista Mateus Salviola Antunes, que foi homenageado com seu nome dado ao ginásio de esportes da cidade de Espinosa, com todo merecimento. 



O filme "Elvis" tem como intérprete do protagonista o jovem ator Austin Butler, com o veterano Tom Hanks no papel de Tom Parker, ambos com atuações elogiáveis. Outros nomes do elenco são Richard Roxburgh (Vernon Presley), Kelvin Harrison Jr. (B. B. King), Luke Bracey (Jerry Schilling), Dacre Montgomery (Steve Binder), David Wenham (Hank Snow), Kodi Smit-McPhee (Jimmie Rodgers Snow) e Olivia DeJonge (Priscilla Presley).
O que me entristece ao assistir a esses filmes biográficos é perceber que os artistas nossos ídolos, na sua grande maioria, têm uma dificuldade enorme em conviver com a solidão da vida pessoal ao mesmo tempo em que são endeusados por milhões de fãs enlouquecidos. Após a veneração do gigante público em shows e eventos, o artista que tanto amamos parece perdido, solitário e desencantado no isolamento dos quartos de hotéis nas muitas viagens de turnês, quase sempre procurando abrigo e força nos entorpecentes. É o extremamente pesado e nem sempre suportável fardo da fama. Triste.  
Um grande abraço espinosense.



sábado, 16 de julho de 2022

3008 - A incrível (e hilária) batalha entre um homem e uma abelha

Nesses tempos sombrios de desencanto, dor, fome e morte, é mais do que preciso se desvencilhar pelo menos um tiquinho da triste e tenebrosa realidade procurando ventilar as ideias e acalmar os neurônios com as indispensáveis arte, cultura e bom-humor. E a Netflix nos ajuda como ninguém nesta tarefa.
Nesta semana assisti sem intervalos a uma produção sensacional que merece ser vista, uma série com nove capítulos curtos de 10 a 19 minutos dirigidos por David Kerr e protagonizado por um craque da arte de nos fazer rir: Rowan Atkinson. O excelente ator, comediante, dublador e roteirista britânico Rowan Sebastian Atkinson, nascido na cidade de Consett, situada no noroeste do condado de Durham, na Inglaterra, notabilizou-se por criar e interpretar com maestria o icônico personagem Mister Bean. Mas não só, pois destacou-se ainda no cinema, no teatro e na TV com outros personagens inesquecíveis, como por exemplo Johnny English. 



Na série "Man vs. Bee" ("Homem x Abelha: a Batalha") disponível na Netflix, criação de Rowan Atkinson e Will Davies, o artista britânico interpreta o papel do desastrado e engraçado Trevor Bingley, um recém contratado de uma empresa que cuida de casas de luxo enquanto seus proprietários viajam, tarefa chamada de house-sitting. A partir da saída do casal de milionários para as férias e a chegada do estabanado funcionário à bela, moderna, espaçosa, luxuosa, sofisticada e tecnológica mansão, as coisas começam a se complicar um tanto quando um minúsculo ser se apresenta sem ser convidado. As cenas hilárias deste confronto maluco entre humano e inseto se repetem, comprovando a incrível capacidade do ator de fazer humor de altíssima qualidade apenas com os trejeitos, quase sem o uso de diálogos na obra. Imperdível! Não deixe de ver, é ótimo para refrescar a alma e desopilar o fígado.
Um grande abraço espinosense.





sexta-feira, 15 de julho de 2022

3007 - Pedro e Ricardo comemoram sete anos de vida

No salão de eventos do prédio onde moram aqui em Montes Claros, os pequenos gêmeos Pedro e Ricardo reuniram os seus coleguinhas para comemorarem juntos os seus aniversários de sete anos de vida. Os muito bem-educados Pedro e Ricardo são exemplo laudável de intelecto, gentileza e concórdia. Filhos de Tiago e Isabela, os garotinhos se esbaldaram ontem à noite em brincadeiras com os amiguinhos, com a irmãzinha Maria e sob a supervisão de monitoras infantis. Ali por perto estiveram avô e avós e demais familiares e mais alguns amigos próximos, curtindo o aniversário dos pequenos.
Depois de muitas brincadeiras com os colegas, sob a atenção e carinho das orientadoras, os meninos foram homenageados com os parabéns cantados por todos os presentes que logo adiante se deliciaram com os saborosos docinhos oferecidos.




Parabéns aos gêmeos Pedro e Ricardo pelos seus sete anos de vida! Que o bom Deus continue os abençoando com todas as dádivas divinas, em uma existência longa e saudável!
Um grande abraço espinosense.

     

quinta-feira, 14 de julho de 2022

3006 - Morreu o advogado Juraci Primo

Triste notícia chega ao meu conhecimento, do falecimento do advogado Juraci Rodrigues Primo. Cidadão de comprovada capacidade profissional e ilibada conduta pessoal, o filho natural de Monte Azul e nos últimos tempos, residente em Urandi, na Bahia, Doutor Juraci deixa entristecidos os seus familiares e amigos com a sua partida neste dia 12 de julho. Ele era muito querido na comunidade espinosense.
Aos seus familiares, o meu sincero sentimento de pesar e a oração a Deus para que lhes conforte neste triste momento de perda, dor e sofrimento. E que Juraci descanse em plena paz após a missão cumprida com êxito no plano terrestre.
Um grande abraço espinosense.



quarta-feira, 13 de julho de 2022

3005 - Dia do Rock é dia de Raulzito!

Hoje é comemorado no Brasil o "Dia do Rock"! A data nasceu a partir de uma sugestão do meu ídolo Phil Collins de celebrar o Rock and Roll na data em que foi realizado um dos maiores e mais sensacionais eventos musicais de todos os tempos, o concerto beneficente "Live Aid". 
O gigantesco, formidável e inesquecível espetáculo musical ocorreu em 13 de julho de 1985 simultaneamente em Londres, na Inglaterra e na Filadélfia, nos Estados Unidos, idealizado pelos roqueiros Bob Geldof e Midge Ure e protagonizado por ícones do Rock como B. B. King, Madonna, Paul McCartney, Phil Collins, Bob Dylan, Elton John, Bryan Ferry, David Gilmour, David Bowie, Dire Straits, Sade, Sting, The Who, Black Sabbath, Bryan Adams, Crosby, Stills and Nash, Duran Duran, Eric Clapton, Joan Baez, Judas Priest, Kenny Loggins, Led Zeppelin, Mick Jagger, Neil Young, Patti LaBelle, Santana, The Beach Boys, Tina Turner, U2 e Queen, entre outros. O show que foi assistido por cerca de 2 bilhões de espectadores em mais de 100 países ao mesmo tempo, tinha como objetivo arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia.
Raul Seixas não esteve presente neste megaevento de Rock, mas é um dos maiores nomes do nosso Rock Tupiniquim. Abaixo ele apresenta uma de suas canções mais interessantes, com a crítica ácida e bem-humorada do cotidiano de repressão no Brasil.
Com vocês, Raul Santos Seixas, ou o Raulzito! E viva o eterno Rock and Roll!
Um grande abraço espinosense.


"METRÔ LINHA 743"
Raul Seixas 

Ele ia andando pela rua meio apressado
Ele sabia que tava sendo vigiado
Cheguei para ele e disse
Ei amigo, você pode me ceder um cigarro
Ele disse
Eu dou, mas vá fumar lá do outro lado
Dois homens fumando juntos
Pode ser muito arriscado
Disse o prato mais caro do melhor banquete
É o que se come cabeça de gente que pensa
E os canibais de cabeça descobrem aqueles que pensam
Porque quem pensa
Pensa melhor parado
Desculpe minha pressa
Fingindo atrasado
Trabalho em cartório mas sou escritor
Perdi minha pena nem sei qual foi o mês
Metrô linha 743
O homem apressado me deixou e saiu voando
Aí eu me encostei num poste e fiquei fumando
Três outros chegaram com pistolas na mão
Um gritou
Mão na cabeça malandro
Se não quiser levar chumbo quente nos cornos
Eu disse
Claro, pois não
Mas o que é que eu fiz
Se é documento eu tenho aqui...
Outro dissse
Não interessa, pouco importa, fique aí
Eu quero saber o que você estava pensando
Eu avalio o preço me baseando no nível mental
Que você anda por aí usando
E aí eu lhe digo o preço que sua cabeça agora está custando
Minha cabeça caída, solta no chão
Eu vi meu corpo sem ela pela primeira e última vez
Metrô linha 743
Jogaram minha cabeça oca no lixo da cozinha
Eu era agora um cérebro
Um cérebro vivo à vinagrete
Meu cérebro logo pensou
Que seja, mas nunca fui tiéte
Fui posto à mesa com mais dois
E eram três pratos raros, e foi o maitre que pôs
Senti horror ao ser comido com desejo por um senhor alinhado
Meu último pedaço, antes de ser engolido ainda pensou grilado
Quem será este desgraçado dono desta zorra toda
Já ta tudo armado, o jogo dos caçadores canibais
Mas o negócio é que dá muito bandeira
Dá bandeira demais meu Deus
Cuidado brother
Cuidado sábio senhor
É um conselho sério prá vocês
Eu morri e nem sei mesmo
Qual foi aquele mês
Ah, Metrô linha 743


domingo, 10 de julho de 2022

3004 - Pathy e Duda são campeãs mais uma vez!

Eu nem estava informado sobre esta disputa do vôlei de praia na etapa Elite 16 de Gstaad, na Suíça, do Circuito Mundial finalizada hoje, mas fui surpreendido pela melhor das notícias, mais uma conquista de suma importância para a dupla da nossa Pathy com a Duda, sua "nova velha" parceira. Na partida final desta etapa, as meninas enfrentaram e venceram a dupla também brasileira, Bárbara Seixas e Carol, por 2 sets a 1, com parciais de 21/19, 20/22 e 15/10, conquistando a Medalha de Ouro. Depois que voltaram a jogar juntas, Pathy e Duda foram Campeãs Mundiais e têm uma sequência de 15 jogos de invencibilidade, com apenas três derrotas em 27 partidas disputadas.

Campanha da dupla Pathy/Duda em Gstaad, na Suíça:
06-07-2022 - FASE INICIAL: 2 x 0 Ahtiainen/Lahti (Finlândia) - 21/14 e 21/14
07-07-2022 - FASE INICIAL: 2 x 0 Gallay/Pereira (Argentina) - 21/14 e 21/9
08-07-2022 - FASE INICIAL: 2 X 0 Bianchin/Scampoli (Itália) - 21/13 e 24/22
09-07-2022 - QUARTAS DE FINAL: 2 x 0 Pavan/Melissa (Canadá) - 21/11 e 21/13
10-07-2022 - SEMIFINAL: 2 x 0 Kravcenoka/Graudina (Letônia) - 21/19 e 21/12
10-07-2022 - FINAL: 2 x 1 Bárbara Seixas/Carol (Brasil) - 21/19, 20/22 e 15/10

Como é prazeroso ter que vir aqui constantemente fazer postagem de vitórias e conquistas da nossa "Menina de Ouro"! É um orgulho imenso saber que aquela gigante conterrânea que nos surpreendeu a todos quando tornou-se Campeã Mundial Juvenil na China, hoje desfila seu talento esportivo nas quadras de todo o mundo, alçando o nome da nossa pequena Espinosa ao topo do vôlei de praia mundial. É motivo de muito orgulho. Parabéns e obrigado, Pathy! E que as conquistas continuem!
Um grande abraço espinosense.



sábado, 9 de julho de 2022

3003 - Preparem-se! Emoções fortes à frente!

Com o tempo passando em incrível velocidade, o Clube Atlético Mineiro já se prepara para viver dias de emoção no nível mais elevado nos próximos dias em duas competições de jogos eliminatórios, sem se esquecer de manter a pegada e o desempenho na disputa do Campeonato Brasileiro, onde figura atualmente na terceira colocação na tabela. 
Na Copa do Brasil, o Galo irá medir forças mais uma vez com o arquirrival Flamengo na segunda partida decisiva das oitavas de final que será realizada no Maracanã às 21h30 do dia 13 de julho, próxima quarta-feira. O jogo promete ser mais um complicado teste para os corações atleticanos e flamenguistas. Depois da vitória atleticana na partida jogada no Mineirão pelo placar de 2 x 1, o Flamengo promete partir para cima da equipe alvinegra das Minas Gerais para vencer e, de preferência, por um placar com mais de um gol de diferença para que a decisão não vá para os pênaltis. A extrema rivalidade entre os clubes e torcidas vai, como sempre, transformar essa partida em uma batalha épica pela classificação às quartas de final, um passo adiante na busca do título da Copa do Brasil. Nesse confronto de gigantes, não há favorito e tudo pode acontecer. O Atlético busca seu terceiro título, o Flamengo tenta a quarta taça de campeão. 
Não há como prever o caminho do time atleticano até a final, já que a próxima fase será ainda decidida no sorteio feito pela CBF, após esta fase das oitavas com 16 participantes que ainda será finalizada. Ainda estão na briga Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Bahia, Athletico, Atlético-GO, Goiás, Fortaleza, Ceará, Fluminense, Cruzeiro, América, Botafogo e o Flamengo.   



Já na Copa Libertadores o Atlético tem outra missão de extrema dificuldade, nada menos que o poderoso Palmeiras, o atual Bicampeão da competição sul-americana e o maior favorito a vencê-la novamente. Depois de eliminar com incrível facilidade o paraguaio Cerro Porteño, com duas vitórias arrasadoras de 3 x 0 no Paraguai e por 5 x 0 no Brasil, o Palmeiras vem com todo o favoritismo para eliminar o Galo e seguir adiante para assegurar o consecutivo Tricampeonato da Libertadores, um feito memorável do clube sob o comando do técnico português Abel Ferreira. O Atlético, que vem apresentando uma performance instável e oscilante, vai tentar a façanha de acertar sua equipe e eliminar o maior favorito ao título nas duas partidas das quartas de final que serão disputadas neste mês de agosto. Para chegar a esta etapa, o time mineiro passou com alguma dificuldade pelo Emelec do Equador, empatando em 1 x 1 fora de casa e vencendo pelo placar mínimo em casa, no Mineirão. 
Nesta edição, classificaram-se cinco times brasileiros e três argentinos para as quartas de final. Para chegar ao tão sonhado segundo título da Libertadores da América, o Atlético precisa passar pelo favorito Palmeiras nas quartas, eliminar o Estudiantes ou o Athletico na semifinal e vencer na grande final o Flamengo, o Corinthians, o Vélez Sarsfield ou o Talleres. Ou seja, faltam apenas três adversários até a glória eterna. Difícil é, mas o Galo nunca é de desistir na tarefa de fazer milagres e conseguir feitos memoráveis. Lutaremos até o último segundo.  



Jogos de ida:
02-08-2022 - Terça-feira - 21h30 - Corinthians x Flamengo
03-08-2022 - Quarta-feira - 21h30 - Atlético x Palmeiras
03-08-2022 - Quarta-feira - 21h30 - Vélez Sarsfield x Talleres
04-08-2022 - Quinta-feira - 21h30 - Athletico x Estudiantes
Jogos de volta:
09-08-2022 - Terça-feira - 21h30 - Flamengo x Corinthians
10-08-2022 - Quarta-feira - 21h30 - Palmeiras x Atlético
10-08-2022 - Quarta-feira - 21h30 - Talleres x Vélez Sarsfield
11-08-2022 - Quinta-feira - 21h30 - Estudiantes x Athletico

Vamos aguardar os acontecimentos, sempre com tranquilidade, paz, sensatez e amor no coração, preparado para todas as mais inesperadas emoções, com o coração atleticano imune a qualquer tempestade. E seja o que Deus quiser!
Um grande abraço espinosense. 

quinta-feira, 7 de julho de 2022

3002 - Festa dos Espinosenses em Montes Claros tem nova atração musical

Faltam apenas 30 dias para a tão esperada festa que irá reunir os cidadãos espinosenses moradores em Montes Claros (e outros mais!). E os participantes deste encontro que promete ser bastante festivo e animado, terão uma nova atração musical em substituição ao artista Luciano Pacco que, por motivo de agenda na data alterada, 6 de agosto, não poderá atuar. Em seu lugar foi contratada a Banda Life, com mais de 20 anos de estrada e receptividade por onde toca. Além da Banda Life, estarão tocando no evento da nossa gente espinosense os integrantes da banda de Ralyson e Róbson.
A expectativa e a ansiedade aumentam a cada dia para este reencontro especial com os amigos e conterrâneos em uma noite que tem tudo para ser uma explosão de paz, harmonia, emoção e alegria. Que assim seja!
Importante ressaltar que o evento está aberto não só aos espinosenses, mas a todas as pessoas de quaisquer outros lugares que quiserem se juntar a nós para uma noite festiva cheia de paz e alegria. Seria ótimo que espinosenses (ou não) de outras cidades venham também participar dessa confraternização que promete ser plena de entusiasmo e regozijo. 
Lembrando que o evento será realizado no salão de festas da AABB de Montes Claros na noite de 6 de agosto, sábado. Se ainda não reservou sua mesa, basta ligar nos telefones (38) 99111-9894 ou (38) 99126-3127. Vamos lá, animem-se! 
Um grande abraço espinosense. 



3001 - "Menino", um lamento lancinante contra a violência

Uma das mais lindas vozes do rico universo da música brasileira estará se despedindo dos palcos neste ano de 2022. Mílton Nascimento, o Bituca, o carioca mais mineirinho da história brasileira, está dando adeus aos shows em turnês, recolhendo-se à sua merecida, tranquila e serena vida de octogenário que irá comemorar no próximo 26 de outubro. Nesses oitenta anos de vida e de música, Milton emocionou o mundo com canções harmonicamente formidáveis, falando de amor e Minas, de trem e sonhos, de esperança e fé, de encontros e despedidas, de travessias e dor, de estrelas e cais, de Marias e bailes da vida, de cálice e menino.
Entre tantas canções memoráveis interpretadas divinamente pelo cantor e compositor, eis que uma tem um significado deveras importante para nunca ser esquecido, a luta pacífica contra toda forma de repressão à Liberdade. A canção "Menino", parceria de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, foi inspirada no assassinato covarde do jovem estudante Édson Luís de Lima Souto, baleado no coração por um policial militar dentro das instalações do Restaurante Calabouço no Rio de Janeiro no dia 28 de março de 1968, no período mais violento e repressor da maldita ditadura militar brasileira. O estudante secundarista Édson, nascido em Belém do Pará no dia 24 de fevereiro de 1950, perdeu a vida de forma violenta e covarde quando ainda nem havia completado seus 18 anos. Foi assassinado friamente com um tiro no peito dentro do restaurante do Instituto Cooperativo de Ensino, onde ele e alguns colegas de escola organizavam uma passeata-relâmpago para protestar contra a alta do preço da comida servida aos estudantes. Benedito Frazão Dutra, outro aluno ferido gravemente, chegou a ser levado ao hospital, mas também faleceu. Temerosos de que os policiais assassinos desaparecessem com o corpo, os estudantes se uniram e não permitiram que ele fosse levado até o Instituto Médico Legal (IML), carregando-o em passeata diretamente para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, onde foi velado e teve a autópsia realizada ali mesmo. Outros cinco jovens ficaram feridos no ataque. 



A revolta pela repressão assassina levou a várias manifestações da população e a uma comoção tamanha, demonstrada na Missa de Sétimo Dia realizada na manhã de 4 de abril na Igreja da Candelária. Após saírem da Missa, as pessoas foram cercadas e atacadas pela cavalaria da Polícia Militar com golpes de sabre, com o saldo de dezenas de feridos. Em outra Missa realizada à noite, foi necessário que os clérigos corajosamente saíssem na frente de mãos dadas, fazendo um corredor de proteção aos fiéis, da porta da igreja até a avenida Rio Branco, na tentativa de impedir que, soldados a cavalo com os sabres desembainhados, com apoio do Corpo de Fuzileiros Navais e vários agentes do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), os atacassem. Tal ação funcionou até a chegada às ruas da Candelária, quando ao se dispersarem, os participantes da Missa foram encurralados e agredidos covardemente, resultando em dezenas de pessoas feridas. Tempos sombrios que não podemos aceitar nunca mais em nosso país. Ditaduras, de esquerda ou de direita, nunca mais! 
Democracia, Liberdade, Justiça e Paz, sempre!
Um grande abraço espinosense.




MENINO
Mílton Nascimento

Quem cala sobre teu corpo
Consente na tua morte
Talhada a ferro e fogo
Nas profundezas do corte
Que a bala riscou no peito
Quem cala morre contigo
Mais morto que estás agora
Relógio no chão da praça
Batendo, avisando a hora
Que a raiva traçou no tempo
No incêndio repetindo
O brilho de teu cabelo
Quem grita vive contigo
Quem grita vive contigo


A mesma pungente e dolorida canção, na interpretação magnífica da eterna diva Elis Regina: