Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 19 de abril de 2021

2662 - O juvenil do Guarani

Eu corro o risco de ser denunciado e processado pelo meu caro amigo Rogério Souza por apropriação indébita ou surripiação inapropriada, mas não pude resistir a copiar mais uma fotografia histórica da sua especial e bem-sucedida página "Fatos e Fotos Antigas de Espinosa" no Facebook. Já aproveito e peço clemência ao meu caro e ilustre conterrâneo, esclarecendo que é por uma boa causa.
Sentindo-me desalentado e extenuado psicologicamente por ter que relatar constantemente tanta tristeza advinda das enormes perdas da nossa comunidade espinosense, estou à procura de fatos e fotos que possam nos aliviar um pouco nesta terrível fase que vivemos atualmente. Assim é que surrupiei esta velha fotografia recém publicada que nos mostra os meninos dos anos 50/60, em plena adolescência, praticando o que mais gostavam, o futebol.
Conforme informações passadas pelos meus amigos Fonso e Roberto Pé-Duro, integrantes desta equipe, o time se chamava Juvenil do Guarani e pertencia a Waltencir, filho de Yeyé do Caminhão FNM (o famoso Fenemê) que morava no local onde está localizada hoje a agência do Banco do Brasil na Praça Coronel Joaquim Tolentino, a Praça da Matriz de São Sebastião. Na foto, de acordo com eles, estão em pé, da esquerda para a direita Fonso, Netinho, Haroldinho, Dedeco, Waltencir e Maílson (Boy Verdureiro); agachados estão Dim de Ezinho, Tintin, Roberto Pé-Duro, Eustáquio de Juca Cruz e João de Loza. Desses craques aí, tive o prazer e o privilégio de jogar ao lado de quatro deles, já veteranos: Fonso, Roberto Pé-Duro, Dim de Ezinho e Tintin.
Imagens como esta e outras mais, têm uma importância fundamental para os jovens conhecerem a história da nossa cidade, registrando páginas de nossa trajetória no esporte e na coletividade em geral. Esse tesouro redescoberto através da brilhante iniciativa de Rogério poderia ser acolhido, copiado, catalogado e disponibilizado em um museu que contasse a História de Espinosa. Quem sabe um dia isso não acontece? 
Agradeço a Rogério mais uma vez, pedindo compreensão pela usurpação de mais uma imagem da sua página. 
Um grande abraço espinosense.  


2 comentários:

Amauri Ferreira disse...

Olá meu amigo Eustáquio. Esse que você falou que é Marcos de Juca, na verdade é seu xará Eustáquio, irmão de Marcos e meu cunhado. Abraços.

Eustáquio Tolentino disse...

Valeu, meu amigo Amauri.

Obrigado pela correção.

Abração.

Eustáquio