Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 20 de junho de 2020

2431 - A grande família Xavier

Amo fotografia! É através dessa maravilhosa criação humana que registramos e visualizamos imagens espetaculares da Natureza, dos lugares e das pessoas queridas (ou não) durante nossa caminhada neste planeta enorme, esférico e extremamente lindo, mesmo que continuamente destruído e poluído a cada segundo por seres ignorantes, desatinados, egoístas e mercenários.
Hoje trago para vocês uma velha fotografia que redescobri em uma pesquisa realizada nesses dias de isolamento social por conta da pandemia do Coronavírus. Ela nos mostra uma reunião familiar em um lugar que me traz ótimas recordações: a comunidade do Urubu, na zona rural de Espinosa. Lá, em companhia dos eternos amigos-irmãos da Rua da Resina, protagonizamos aventuras as mais felizes e divertidas, com jogos de futebol, partidas de sinuca e muita farra e bagunça, sempre em clima de paz, companheirismo e alegria. Era lá no Urubu que o nosso time do Vitória, que na época era como o Íbis, com derrotas e mais derrotas na trajetória, se aproveitava do frágil time local para se reabilitar e se reencontrar com a vitória. 
Mas deixemos minhas ótimas e saborosas lembranças de lado e vamos nos concentrar nos personagens da velha fotografia. Nela aparecem vários e ilustres integrantes da família Xavier dos meus queridos amigos-irmãos Sebastião Nunes Xavier e Dalton Nunes Xavier (que não aparece na foto), este último já descansando no Reino do Criador.  Seu Normino e Paulo, que estão presentes na imagem, também já descansam ao lado do Pai. Na foto ainda consegui identificar Levi, Boy, Ninha, Ana Rita, Maria José, Quinha e outros que infelizmente não consegui recordar os nomes. A estes, peço desculpas. 
Sinto saudades dessa turma toda, mas gostaria de registrar minha saudade especial de minha amiga Ana Rita, pessoa querida que há muito tempo não vejo. A todas essas ilustres figuras, onde estiverem, o meu carinho e consideração.
Um grande abraço espinosense. 

Atualização: Com a especial colaboração de Maria José Nunes, diretamente de Belo Horizonte, vamos identificar os ilustres personagens da fotografia.
Da esquerda para a direita estão: Seu Joaquim, Levi, Boy, Ninha, Ana Rita, Maria José, Nô de Valdemar (sentados); Quinha, Paulo, Maria das Graças de Geraldo, Regina de Valdemar, Lúcia, Seu Normino, Tião, Guilherme, e lá trás, Jacinto de Joaquim e Izabel de Valdemar. Os agradecimentos a Maria José pela ajuda especial. 




3 comentários:

Unknown disse...

Oi Eustaquio, obrigada pela lembrança eu jamais esqueci vcs o tempo passou muita coisa aconteceu em nossas vidas mais nunca esqueci vcs sempre pergunto por vcs espero que possamos encontrar o mais breve possível muitas saudades.

Eustáquio Tolentino disse...

Oi, Ana!

Que bom saber que tudo está bem contigo!

Espero sim que nos reencontremos em breve para matar a saudade.

Um fraterno abraço e fique com Deus!

Eustáquio

Unknown disse...

Obrigada!!!