Instituição policial mais antiga do Brasil, a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais comemorou nesta última sexta-feira, dia 7 de junho de 2019, seu aniversário de 244 anos de bons serviços prestados à população mineira. Foi como 1º Regimento Regular de Cavalaria que a instituição surgiu em 9 de junho de 1775 no distrito de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto, com a função básica de garantir a lei e a ordem. Com o passar dos anos a denominação mudou diversas vezes: Corpo Policial de Minas, Guarda Republicana, Corpo Militar de Polícia de Minas, Força Policial, Brigada Policial, Força Pública e, finalmente o nome atual, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, desde o ano de 1946 até hoje, sempre com os ideais de liberdade, de respeito aos direitos humanos e à cidadania.
A Polícia Militar, que tem como patrono o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e tem como lema "Nossa profissão, sua vida", está subordinada ao Governador do Estado, com a função primordial da realização do policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Com um efetivo de cerca de 40 mil profissionais, a PM, como é bastante conhecida, possui unidades operacionais distribuídas por todos os municípios do Estado de Minas Gerais, sendo merecidamente uma das instituições mais respeitadas pela população.
Em nossa Espinosa, a instituição contou com a competência e a dedicação de vários profissionais elogiáveis, alguns já falecidos e outros aposentados da lide diária. Entre tantos nomes de destaque, homenageio e nomino os que aparecem na fotografia acima, tirada em tempos idos, diante do prédio da extinta Cadeia Pública: Cabo Manezinho, Manelão, Geraldo, Domingos, Zé Lourival, Tenente Clemente, Alcides, Zé de Deus e Antônio. A todos os bravos integrantes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, homens e mulheres, especialmente os de Espinosa do passado e do presente, os nossos agradecimentos e o imenso respeito pelo imprescindível trabalho cotidiano em defesa da comunidade.
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário