Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 28 de junho de 2019

2214 - A revolta de Stonewall

No final dos anos 60, na cidade norte-americana de Nova York, localizado entre os números 51 e 53 da Rua Christopher, no bairro do Greenwich Village, existia um bar que era frequentado majoritariamente por homossexuais. Era um tempo sombrio de perseguição pesada contra eles. A polícia aparecia quase sempre no Stonewall Inn para intimidar, agredir e prender alguns de seus proprietários, funcionários e frequentadores, já que os relacionamentos homoafetivos eram considerados crimes em solo americano. Especificamente em Nova York, a Lei proibia venda de bebidas alcoólicas aos homossexuais e não permitia às pessoas usar roupas em desacordo com seu sexo biológico. O simples fato de alguém se apresentar com tendências "diferentes" na escolha sexual era motivo de internações em clínicas, castrações e prisões. Dada tamanha repressão, era quase impossível alguém decidir "sair do armário".
Até que na noite de 28 de junho de 1969 o público presente no Stonewall Inn resolveu dar um resoluto basta àquela repressão toda. Após a chegada da polícia, com suas costumeiras prisões e humilhações ao público presente, os frequentadores não fugiram como sempre faziam e resolveram se juntar na resistência. Encarando de frente os policiais truculentos, os homossexuais se organizaram e saíram pelas ruas próximas em uma marcha que desaguou em vários confrontos violentos, com centenas de feridos de lado a lado. E não terminou ali naquela noite, espalhando-se a revolta pelos dias seguintes, totalizando seis dias de marcha em defesa da sua condição sexual e contra a maldita opressão que sofriam.


Com tamanha repercussão da revolta, no ano seguinte os homossexuais se reuniram para comemorar tal atitude, resultando na criação do Dia Internacional do Orgulho LGBT no dia 28 de junho. Desde então tal ato político cresce a cada ano, podendo ser considerado o maior ato político do mundo, fundamentado na luta pelos direitos LGBT (sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Travestis). No ano de 2015, a Prefeitura da cidade de Nova York tornou o prédio do Stonewall Inn um monumento histórico da cidade. No ano seguinte, o ex-presidente Barack Obama decretou que o famoso bar seria o primeiro monumento nacional aos direitos dos LGBTQ. Neste ano de 2019, cerca de 3 milhões de pessoas participaram da Parada do Orgulho Gay de São Paulo, um evento gigantesco com passeata, performances e shows musicais.


Evoluir é sempre necessário. O mundo muda constantemente e as mudanças têm que acontecer para melhor, sepultando processos retrógrados, injustos e inadmissíveis. Assim é que as mulheres conseguiram o direito ao voto, ao divórcio e ao sexo livre, e continuam sua difícil luta para conquistar direitos iguais aos dos homens. Assim também é que os negros conquistaram com imensa dificuldade, luta e atraso sua liberdade da indigna escravidão e que ainda batalham incessantemente contra o preconceito e a desigualdade de tratamento social e econômico.


Fui criado em um mundo extremamente machista, o que me levou, na juventude, a tomar atitudes as mais mesquinhas com alguns homossexuais de Espinosa, as quais me arrependo amargamente. Influenciado negativamente pelo ambiente machista dos meus tempos de escola e rua, zombei algumas poucas vezes de Gininho e Dilsinho, dois assumidos homossexuais daquela época. Hoje, crescido em tamanho e consciência, lamento profundamente minhas vergonhosas atitudes repletas de ignorância e intolerância. Através da educação e da reflexão, hoje tento me redimir dos erros do passado tratando as pessoas em situação análoga com o maior respeito e gentileza, como sempre deveria ter sido. Nunca é tarde para vencer e sepultar a ignorância e a estupidez. Não se discute a concordância ou aceitação ou não das opções sexuais dos outros, mas simplesmente a necessidade básica e fundamental de se ter respeito pela decisão alheia e só. Respeito e nada mais! E que cada um cuide da sua própria vida e seja feliz livremente com suas escolhas pessoais! Viva a Liberdade!
Um grande abraço espinosense.


   


Para comemorar os 25 anos da rebelião no Stonewall Inn em Nova York, o genial cantor, compositor e baixista gay Renato Russo lançou seu primeiro disco solo, denominado The Stonewall Celebration Concert, gravado entre fevereiro e março de 1994. O álbum contém 21 faixas interpretadas em Inglês e teve parte do valor arrecadado destinado à campanha Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida do grande ativista Betinho.
As 21 canções: 
1) "Send in the Clowns", de Stephen Sondheim
2) "Clothes of Sand", de Nick Drake
3) "Cathedral Song", de Tanita Tikaram
4) "Love Is", de Kate, Anna e Jane McGarrigle
5) "Cherish", de Madonna Ciccone e Patrick Leonard
6) "Miss Celie´s Blues", de Quincy Jones, Rod Temperton e Lionel Richie
7) "The Ballad Of The Sad Young Men", de Tommy Wolf e Fran Landesman
8) "If I Loved You", de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II
9) "And So It Goes", de Billy Joel
10) "I Get Along Without You Very Well", de Hoagy Carmichael
11) "Somewhere In My Broken Heart", de Billy Dean e Richard Leigh
12) "If You See Him, Say Hello", de Bob Dylan
13) "If Tomorrow Never Comes", de Kent Blazy e Garth Brooks
14) "The Heart Of The Matter", de Mike Campbell, Don Henley e J.D. Souther
15) "Old Friend", de Nancy Ford e Gretchen Cryer
16) "Say It Isn´t So", de Irving Berlin
17) "Let's Face The Music and Dance", de Irving Berlin
18) "Somewhere", de Leonard Bernstein
19) "Paper of Pins", Música folclórica norte-americana
20) "When You Wish Upon A Star", de Ned Washington e Leigh Harline
21) "Close The Door Lightly When You Go", de Eric Andersen




Love Is (O Amor É)
Kate, Anna e Jane McGarrigle

Love is a shiny car (O Amor é um carro brilhante)
Love is a steel guitar (O Amor é um violão de aço)
Love is a battle scar (O Amor é uma cicatriz de batalha)
Love is the morning star (O Amor é a estrela matutina)

Love is a twelve-bar blues (O Amor é um blues de doze compassos)
Love is your blue suede shoes (O Amor é seus sapatos de camurça azuis)
Love is a heart abused (O Amor é um coração abusado)
Love is a mind confused (O Amor é uma mente confusa)

Love is the pleasures untold (O Amor é o prazer não contado)
And for some Love is still a band of gold (E, para alguns o Amor ainda é um anel de ouro)
My Love has no reason has no rhyme (Meu Amor não tem razão, não tem rima)
My Love crossed the double line (Meu Amor cruzou a linha dupla)

Love is a minor chord (O Amor é um acorde menor)
Love is a mental ward (O Amor é uma proteção mental)
Love is a drawn sword (O Amor é uma espada empunhada)
Love is it's own reward (O Amor é a sua própria recompensa)

Love is the pleasures untold (O Amor é o prazer não contado)
And for some Love is still a band of gold (E, para alguns o Amor ainda é um anel de ouro)
My Love, my Love has no reason has no rhyme (Meu Amor, meu Amor não tem razão, não tem rima)
My Love, my Love crossed the double line (Meu Amor, meu Amor cruzou a linha dupla)

quinta-feira, 27 de junho de 2019

2213 - Morrem José Maria Monção e Maria de Lourdes Silva Pereira

Foi com muita tristeza que tomei conhecimento há pouco do falecimento do meu amigo José Maria Monção. Infelizmente ainda não tenho maiores informações sobre o triste acontecimento, como causa da morte ou locais de velório e sepultamento. O que posso falar é da minha pequena convivência com Zé Maria, sempre harmoniosa. Por conta do destino, há muito tempo não o encontrava, na verdade nem sabia mais onde ele estava morando. Mas nas poucas oportunidades em que nos deparávamos em Espinosa, o papo era sempre sereno e bem humorado. Não poderia deixar de relatar aqui um fato em que sua ajuda foi fundamental para mim e que serei grato por todo o sempre. Estava trabalhando como adido na agência de Monte Azul e ia toda semana na segunda e voltava na sexta-feira. Um desses dias voltava já à noite, por volta das 22 horas, quando o pneu do meu Chevette furou. Quando abri o porta-malas para pegar o estepe, percebi surpreso que ele estava também furado. E agora? Comecei a ficar preocupado, eu ali no meio da estrada de chão (ainda) à noite, em plena escuridão. Os motoristas dos carros que passavam não paravam, com medo. Só após um longo tempo é que um enviado de Deus parou para me socorrer: José Maria Monção. Pegou o pneu furado, colocou em seu carro e foi até a borracharia mandar consertar, trazendo de volta e ainda me ajudando a fazer a troca. Jamais me esquecerei de tamanha demonstração de solidariedade e guardarei sua imagem e amizade para sempre com a maior gratidão.
Ao Mábson e Júnior, grandes amigos do meu Ricardinho, e mais a minha amiga Helenita (Loura) e demais familiares, os meus mais sinceros sentimentos de tristeza pela dura perda. Só posso rogar a Deus para que lhes ampare neste momento difícil de sofrimento, concedendo-lhes muita serenidade, paz e resignação. Que Zé descanse em paz!


   
Também me chegou a triste notícia da morte de Dona Maria de Lourdes Silva Pereira, através de um comunicado no Facebook de seu filho e meu amigo Jaime Pereira. Conforme informações lá divulgadas, a Dona Maria do finado Porfírio faleceu em São Paulo e será sepultada em Espinosa, com o velório sendo realizado nas dependências da Dejan Assistencial. O sepultamento será hoje ainda, dia 27 de junho, às 17 horas.
Ao meu amigo Jaiminho e demais familiares, os meus sinceros sentimentos de pesar com o desejo de que consigam suportar e superar este momento tão doloroso com muita fé, paz e resignação. Que Dona Maria descanse em paz!
Infelizmente não possuo uma fotografia de Dona Maria para publicar.
Atualização: Através de Kelly Alves Freitas, consegui uma fotografia de Dona Maria, que publico agora. Meu agradecimento a Kelly pela ajuda. Valeu!


Um grande abraço espinosense.

domingo, 23 de junho de 2019

2212 - Dercy Gonçalves faria 112 anos hoje

No dia 23 de junho de 1907 nascia, na pequena cidade de Santa Maria Madalena no estado do Rio de Janeiro, a menina Dolores Gonçalves Costa. que mais tarde seria conhecida nacionalmente como Dercy Gonçalves. Aquela garotinha sofreu bastante com o preconceito, com a pobreza, com o abandono da mãe e com o alcoolismo do pai, ao lado dos seis irmãos. Trabalhando desde pequena para ajudar nas despesas da casa, conseguiu um emprego como bilheteira de cinema, onde descobriu sua vocação para a arte de representar. Após atuações amadoras na sua pequena cidade, fugiu de casa escondida debaixo de um vagão de trem para se unir a uma trupe circense em Macaé. Perambulou pela região atuando em teatro itinerante na Companhia Maria Castro. Gerou uma única filha, fruto de um relacionamento escondido com um empresário mineiro casado que a tinha ajudado no tratamento a uma tuberculose. Após esse curto período de afastamento do teatro, ela voltou à ativa com força total, especializando-se na comédia e no improviso, criando seu jeito único de irreverência. Participou do Teatro de Revista e de vários filmes de comédia e chanchada, chegando à televisão, onde atuou como apresentadora, atriz e jurada de programas populares.


Dercy conquistou respeito e admiração por sua importante e longeva carreira artística, chegando a constar do famoso Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira na história: 86 anos. Recebeu troféus e homenagens, como no ano de 1991, quando foi homenageada pela Escola de Samba Unidos do Viradouro, com o enredo "Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o Retrato de Um Povo". Recebeu críticas e chocou os mais conservadores por desfilar no carro alegórico principal com os seios à mostra. Sua história de vida e carreira foi mostrada no livro escrito por Maria Adelaide Amaral, "Dercy de Cabo a Rabo"(1994) e na minissérie "Dercy de Verdade", também escrita por Maria Adelaide Amaral, com direção de Jorge Fernando, que foi apresentada pela Rede Globo em 2012.


Dercy, com seu jeito desbocado e direto de sempre falar a verdade doesse a quem doesse, causou muita polêmica e incomodou bastante os conservadores, tornando-se um exemplo de luta contra as adversidades e a favor da arte. Aos 101 anos de idade, ela faleceu no dia 19 de julho de 2008 no Rio de Janeiro. Seu corpo descansa em sua terra natal, Santa Maria Madalena. 
Um grande abraço espinosense.


2211 - A pintura de Léon Jean Bazile Perrault

Léon Jean Bazile Perrault nasceu em Poitiers, na França, no dia 20 de junho de 1832, numa família paupérrima. Ainda criança, sonhava em conseguir libertar sua família da pobreza. Assim, com 14 anos, iniciou sua carreira artística fazendo cursos de desenho. Seu expressivo talento logo foi descoberto por um pintor da sua cidade que o contratou para ajudar a restaurar as pinturas e os murais nas igrejas e na antiga catedral de São Radegonde em Poitiers. 
Ao participar de um concurso de desenho em 1851, conseguiu o prêmio do primeiro lugar, com sua obra sendo adquirida pelo governo. Com apoio financeiro deste, foi para Paris onde se dedicaria a estudar profundamente a arte do desenho, nos ateliês de François Edouard Picot e William A. Bouguereau e nas academias de Beaux-Arts e de Julian. Em 1860 estreou no Salão de Paris com a obra "Vieillard e les Trois Jeunes Hommes", inspirado por uma fábula de La Fontaine. A partir dali faria exposições regulares nos salões de Paris, notadamente com imagens de batalhas militares históricas, alegóricas e religiosas.


Perrault só começou a exibir suas expressivas pinturas simbólicas de jovens mulheres e crianças camponesas no Salão de 1864. Seu maravilhoso trabalho foi premiado diversas vezes e ele chegou a ser condecorado como Chevalier de la Légion d'Honneur. 
Perrault morreu na cidade francesa de Royan em 1908, e está sepultado no Cemitério de Montparnasse. Após a sua morte, a aldeia de Poitiers ergueu um monumento em sua homenagem.
Um grande abraço espinosense.











quinta-feira, 20 de junho de 2019

2210 - É São João em Espinosa e Mamonas!

Mês de junho chegou com aquele friozinho gostoso e trazendo a animação do intrépido povo nordestino com suas festas religiosas, louvando São Pedro, Santo Antônio e São João. Na região Norte de Minas, a população comemora com muito fervor essas datas, com feriados em muitas cidades, inclusive em Espinosa. 
Por conta do progresso, a tradição perdeu um pouco da sua força e do espírito popular. Hoje em dia, as festas são mais profissionais, com artistas famosos contratados e shows em praça pública promovidas pelas administrações municipais. 
Lembro-me com saudade das noites de São João em que a cidade ficava iluminada pelas chamas das fogueiras dispostas em frente das casas nas ruas, um espetáculo brilhante e entusiasmador, sobretudo para as crianças, que ali, ao lado dos familiares e amigos, tinham à disposição comida típica farta e oportunidade de soltar livremente seus traques, estalos de salão, bombas e chuvinhas. Sem esquecer das batatas assadas nas brasas das fogueiras. Nos sítios então, a coisa era muito mais animada, geralmente com famílias inteiras reunidas, muito bem agasalhadas, dispostas em torno de uma enorme mesa recheada de comes e bebes especiais, com muito quentão, milho, pipoca, canjica, bolo de fubá, arroz-doce, amendoim. Em muitos desses encontros, uma quadrilha junina era o espetáculo maior de confraternização e prazer, com muita música executada por entusiasmados sanfoneiros, zabumbeiros e tocadores de triângulo.  


O site calendarr.com lista as principais festas do período junino:

Santo Antônio: 13 de junho
Santo Antônio, popularmente chamado de “santo casamenteiro”, é comemorado no dia 13 de junho, dia da sua morte. Na véspera, dia dos namorados, as moças que querem casar fazem simpatias e orações ao santo.

São João: 24 de junho
São João, o “santo festeiro”, é comemorado no dia 24 de junho, dia do seu nascimento. Além de ter batizado Jesus, São João era seu primo e o primeiro a reconhecer Jesus como o Messias.

São Pedro: 29 de junho
São Pedro é comemorado no dia 29 de junho, data da sua morte. Pescador, foi discípulo e o primeiro Papa da Igreja. Também é conhecido como o dia de São Pedro e São Paulo por essa ser a data da morte dos dois santos.

Para animar os apreciadores de uma boa festa junina, estarão sendo realizadas em Espinosa e Mamonas alguns eventos imperdíveis. Em Mamonas haverá a Festa de São João, realizada na Quadra Poliesportiva da nossa querida cidade-irmã, com muitas atrações, inclusive Frank Aguiar e Ralyson e Robson.  



Em Espinosa, a população terá como ótima opção o Arraiá na Praça, promovido pela administração municipal, com dois finais de semana de muita festa na Praça Geraldo Ramos de Oliveira (Praça da Meteorologia). Haverá apresentação de quadrilhas juninas, barraquinhas de comidas típicas e vários shows musicais, entre eles os d´Os Cardeais, da dupla Judson Monteiro e Marcos Rodrigues e da Banda Seu Binha.


Outra excelente opção será o São João no Maestro, um evento de grandes proporções promovido pela ampla, bonita e nobre casa de eventos capitaneada pelo dinâmico empresário Valdeí Dantas de Aguiar, o conhecido Bezoro. A festa terá a participação especial da famosa dupla Teodoro e Sampaio, com apresentação da banda Balanço Swingado e do cantor Zé Felipe. 
Aos animados forrozeiros de Mamonas e Espinosa, o desejo de que se divirtam bastante nas festas juninas, sempre prezando pela paz, harmonia e cuidado com suas preciosas vidas.
Um grande abraço espinosense.




terça-feira, 18 de junho de 2019

2209 - Hoje é aniversário de Paul

Nos tempos atuais não é necessário muito talento para se sobressair no entretenimento e virar a tal "celebridade" na mídia. Com o advento da Internet basta criar um canal no You Tube, por exemplo, criar um "tipo", falar um tanto de bobagens, especialmente polêmicas, e faturar e atrair milhões de seguidores apaixonados. O problema é a fragilidade desse reinado fincado em fantasia e quase nenhum talento expressivo. Não é este, entretanto, o caso do aniversariante de hoje, o Sir James Paul McCartney, que completa 77 anos de vida e incrível engenhosidade cerebral na criação de canções extraordinárias e eternas.
Paul nasceu em 18 de junho de 1942 em Walton, Liverpool, Reino Unido. O resto da história, o mundo inteiro conhece: cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, beatle, gênio da música. Com 77 anos completados, o parceiro eterno de John Lennon continua no topo da elite musical do mundo, sempre renovando seu público com novas parcerias, novas canções e álbuns e apresentações concorridas por todo o planeta, surpreendendo a todos pela sua jovialidade, cordialidade e humildade. Por sua trajetória brilhante, Paul poderia se render à arrogância e à soberba, mas não, ele continua um gentleman com seus músicos, com a imprensa e com seus inúmeros e fiéis admiradores. 
Longa vida repleta de saúde e alegria para o criador de canções magníficas como "My Love", "Yesterday" e "Ebony and Ivory"! Happy Birthday, Paul!
Um grande abraço espinosense.







My Love
Composição: Linda McCartney / Paul McCartney

And when I go away
I know my heart can stay with my love
It's understood
It's in the hands of my love
And my love does it good
Whoa-whoa-whoa-whoa
My love does it good

And when the cupboard's bare
I'll still find something there with my love
It's understood
It's everywhere with my love
And my love does it good
Whoa-whoa-whoa-whoa, whoa-whoa-whoa-whoa
My love does it good

Whoa-whoa, I love, oh-whoa, my love
Only my love holds the other key to me
Oh-whoa, my love, oh-oh, my love
Only my love does it good to me

Whoa-whoa-whoa-whoa,
My love does it good

Don't ever ask me why
I never say goodbye to my love
It's understood
It's everywhere with my love
And my love does it good
Whoa-whoa-whoa-whoa,
My love does it good

Whoa-whoa, I love, oh-whoa, my love
Only my love does it good to me
Whoa-whoa-whoa-whoa-whoa-whoa-whoa-whoa

segunda-feira, 17 de junho de 2019

2208 - A edição 2019 do Forró da AABB Montes Claros

Já bastante tradicional nos meses de junho em Montes Claros, o evento Forró da AABB reuniu mais uma vez centenas de associados do clube para uma noite de muito entusiasmo, alegria e confraternização neste sábado, dia 15. 
Em um ambiente completamente colorido e encantadoramente bem decorado, os participantes do evento junino puderam se deliciar com bebidas e comidas típicas oferecidas nas diversas barraquinhas montadas no espaço da festa e não só. Puderam também se maravilhar com as lindas coreografias do competente Grupo de Quadrilha Arraiá do Pequizá e ainda se esbaldar no forró dos grupos Edu Lemos e Os Capangas, Maurinho do Acordeon e Toque Xote. Os amantes da dança puderam queimar suas calorias até a madrugada do domingo, com muita energia e animação. Nem os mais jovens, talvez avessos à música caipira, puderam se queixar, já que também foi disponibilizado um espaço para a galera curtir música eletrônica. Sem deixar de lembrar do belo show pirotécnico que coloriu o céu de Montes Claros e agradou a todos os presentes. 
Merece elogios a administração da Associação Atlética Banco do Brasil pela perfeita organização do evento, com tudo transcorrendo na maior paz e harmonia. Foi gratificante poder participar da festa tipicamente nordestina e reencontrar velhos e queridos amigos na folia forrozeira.
Um grande abraço espinosense. 






















quarta-feira, 12 de junho de 2019

2207 - Cármen Lúcia visita Espinosa

Fiquei bastante feliz ao tomar conhecimento da visita que a nossa conterrânea mais famosa, a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia Antunes Rocha, fez à nossa amada Espinosa na última semana. E é com um certo atraso que venho registrar este acontecimento aqui no nosso blog, muito por conta de outras atividades inadiáveis. Pois bem, antes de tudo, é preciso mais uma vez esclarecer a muitos sobre a origem verdadeira de Carminha, o que ainda hoje rende uma boa polêmica. Na realidade, Cármen Lúcia nasceu efetivamente na cidade de Montes Claros. Seus pais e demais familiares moravam em Espinosa desde sempre, mas naqueles tempos de condições precárias de atendimento médico na cidade, as pessoas abastadas ou com uma melhor condição financeira decidiam se dirigir a uma cidade maior e melhor preparada na área da Saúde para que seus filhos viessem ao mundo com muito mais segurança. Assim se deu com Carminha. Ou seja, ela nasceu em Montes Claros, mas poucos dias depois voltou a Espinosa para vivenciar toda sua infância e início de adolescência com a família, até que se mudou para Belo Horizonte para poder progredir nos estudos. Esclarecida novamente essa controversa matéria, retornamos à visita da ministra à nossa terrinha.
Cármen Lúcia esteve na cidade e visitou a Escola Estadual Comendador Vianna, onde ela estudou quando criança, e a Escola Estadual Virgínio Cruz, sendo recepcionada com todas as honras e o maior carinho das dirigentes, professoras e alunos. Foi homenageada com discursos, abraços, apresentações artísticas e plantou árvores e posou para fotografias com inúmeras pessoas. Infelizmente não estava presente, mas pude constatar, pelas inúmeras imagens registradas e publicadas nas redes sociais, o quanto Carminha estava contente por esta gentil e calorosa acolhida em sua terra do coração e não do registro de nascimento. Ficou bastante nítido em suas feições o sentimento de entusiasmo e regozijo por ser recebida com tanto carinho e amor na terra que deixou ainda muito jovem, e isso é muito legal. É gratificante perceber que tamanha autoridade da República do Brasil se sinta em casa em nossa cidadezinha do interior, com toda liberdade e segurança, no meio do povo, em contato direto com as crianças, mostrando a elas que é possível sonhar em atingir posições inimagináveis no mundo se se dedicarem com afinco na educação.
Entendo ser possível afirmar que, na atualidade, Cármen Lúcia é a espinosense (mesmo nascida em Montes Claros) de maior importância na nossa história, atingindo um patamar gigantesco na escala de poder do nosso país. Ela e mais a nossa Menina de Ouro, Pathy, nos enchem de orgulho dia após dia pelas suas competências e brilhantismo em suas trajetórias pessoais. Que os nossos meninos e meninas de todas as idades vejam nelas o exemplo a seguir, a motivação para voar e conquistar seus sonhos que podem parecer impossíveis.
Um grande abraço espinosense.

OBS: Como não estava presente em Espinosa, utilizarei algumas imagens publicadas no Facebook pelo Wagner Oliva e Simoni M. R. Mendes. Espero que eles não se zanguem pelo uso de suas fotografias. Se discordarem, peço desculpas e as retirarei imediatamente. Meu muito obrigado a eles.























No dia 8 de junho, a administração municipal de Espinosa, através do prefeito Mílton Barbosa Lima, do vice-prefeito Nilson Faber da Silva e de alguns secretários, homenageou com uma placa comemorativa a família do saudoso empresário Florival Rocha, pelos 70 anos de dedicação e trabalho em prol do desenvolvimento da cidade de Espinosa através da empresa F. Rocha. Estiveram presentes os filhos Florival Rocha Júnior, Paulo Geraldo Rocha e outros familiares. Reconhecimento mais do que merecido a um dos mais importantes homens de negócio da nossa história, que durante anos foi peça fundamental no crescimento e geração de empregos na cidade!