Muitas boas e revigorantes notícias chegando neste final de mês de julho para aumentar a nossa alegria. Eis que a mais recente novidade traz a confirmação da conclusão do curso de Odontologia, pela Funorte, do jovem Felipe Matheus Caldeira Santos, filho dos amigos Santino Batista dos Santos e Mirtes Gomes Caldeira Santos.
Para comemorar tão especial conquista, haverá Culto na noite de 31 de julho, terça-feira, às 19 horas, na Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal do Bairro Cidade Nova. Na quarta-feira, dia 1º de agosto, às 20 horas, haverá Missa em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora Rosa Mística, no Bairro Jardim São Luiz. Já no dia 2 de agosto, na noite de quinta-feira, será realizada a Sessão de Homenagens, a partir das 19h30, nas dependências do Buffet Duca e Nazareth. Para terminar, no final de semana, haverá a grande festa de comemoração da turma de novos odontólogos.
Parabéns aos pais, Santino e Mirtes, pela condução do filho no caminho da educação e do saber, sem medir esforços na árdua tarefa.
E parabéns ao jovem formando Felipe, pela grande conquista educacional. Que Deus o conduza a uma vida cheia de realizações pessoais e profissionais e que sua trajetória na carreira seja pautada na ética, na dignidade, na honestidade, carinho e respeito aos clientes e membros da sociedade em geral.
Em uma comemoração conjunta dos seus aniversários de nascimento, realizada na noite desta sexta-feira, 27 de julho, os meus amigos Dolores e Venâncio receberam carinhosamente seus filhos, seus netos, seus demais familiares e amigos nas dependências da casa de eventos Sarais, no Bairro Canelas. Estiveram presentes familiares e amigos da cidade de Montes Claros bem como outros mais que viajaram desde a cidade de Pedra Azul para prestigiar a comemoração dos 75 anos de Venâncio e dos 70 anos de Dolores.
Em um clima de verdadeira camaradagem e harmonia, os aniversariantes esbanjaram sua tradicional alegria e receptividade no trato com os convidados, entre crianças, jovens e adultos. A festividade esteve tão animada e agradável que entrou pela madrugada, com muito boa comida e bebida farta.
O filho Roberto foi o encarregado de discursar de forma breve, agradecendo aos pais zelosos pelo carinho de sempre e reafirmando o quanto eles são amados pelos filhos, netos, familiares e amigos. Para agradecer a Deus pela data e pela união da família e de todos os presentes, todos se uniram em oração antes que os tradicionais parabéns fossem cantados. A partir daí, a festa continuou com muito papo e boas risadas.
A Dolores e Venâncio, o desejo sincero de que suas trajetórias de vida continuem a ser impregnadas de muita felicidade no convívio familiar e social e que Deus os abençoe com muita saúde para que possam ter uma existência longa e repleta de alegria e prazer junto aos entes queridos.
O senhor ícone do Rock and Roll, Michael Philip Jagger, está completando hoje 75 anos de vida. Nascido em Dartford, Inglaterra, aos 26 de julho de 1943, o cantor e líder da mítica banda Rolling Stones, parece possuir uma energia interminável, demonstrada com vigor pelos inúmeros palcos em que se apresenta pelo mundo. A vida atribulada, a firme rebeldia, os excessos da juventude e a movimentada trajetória amorosa parecem ter funcionado como um combustível vigoroso para manter o pique visceral desse senhor de agora 75 anos de idade. Do apreço por aventuras amorosas vieram oito filhos: Karis (com Marsha Hunt), Jade (com Bianca Jagger), Elizabeth "Lizzie", James, Georgia May e Gabriel Luke (com Jerry Hall), Lucas Maurice (com Luciana Gimenez) e Deveraux Octavian (com Melanie Hamrick). Casou-se apenas duas vezes, em 1971, com Bianca, e em 1990, com Jerry Hall.
Mick Jagger é um fenômeno do Rock mundial, fama construída com talento, competência e dedicação ao longo dos 56 anos de atuação na liderança e no vocal da banda Rolling Stones. Visto como um símbolo sexual, ele tornou-se um dos nomes mais expressivos da música mundial, entrando para o Rock and Roll Hall of Fame em 1989 e recebendo, em 2002, a honraria de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico, tornando-se Sir.
Vida longa e saudável ao grande vovô Mick Jagger! Que ele continue a nos trazer prazer e alegria com suas excelentes performances musicais.
Um grande abraço espinosense.
Paint It Black
The Rolling Stones
I see a red door and
I want it painted black
No colors anymore
I want them to turn black
I see the girls walk by dressed
In their summer clothes
I have to turn my head
Until my darkness goes
I see a line of cars
And they're all painted black
With flowers and my love
Both never to come back
I see people turn their heads
And quickly look away
Like a new born baby
It just happens every day
I look inside myself
And see my heart is black
I see my red door
And must have it painted black
Maybe then I'll fade away
And not have to face the facts
It's not easy facin' up
When your whole world is black
No more will my green sea
Go turn a deeper blue
I could not foresee
This thing happening to you
If I look hard enough
Into the settin' sun
My love will laugh with me
Before the mornin' comes
I see a red door and
I want it painted black
No colors anymore
I want them to turn black
I see the girls walk by dressed
In their summer blouse
I have to turn my head
Until my darkness goes
I want see your face
Painted black
Black as night
Black as coal
Don't wanna see the sun
Flying high in the sky
I wanna see it painted, painted, painted
Painted black
Yeah!
Mais uma conquista educacional de um espinosense a ser bastante comemorada. Nesta terceira semana do mês de julho, o jovem Hítalo Ferreira Martins participou, ao lado de familiares e amigos, das cerimônias festivas da conclusão do seu curso de Administração das Faculdades Santo Agostinho na cidade de Montes Claros.
O dedicado e inteligente estudante Hítalo é filho dos amigos espinosenses Dilermando Alves Martins, meu popular cunhado Dego, e Sânia Ferreira de Souza Martins.
Na quarta-feira, 18 de julho, foi realizada uma Missa em Ação de Graças na Igreja São Pedro Apóstolo do Bairro Morada do Parque. A concorrida cerimônia de colação de grau simbólica aconteceu na noite da sexta-feira, dia 20 de julho, nas dependências da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, no Bairro Ibituruna. E para fechar as solenidades de tão importante conquista, houve a animada e bem organizada festa realizada na noite do sábado, 21 de julho, nas dependências do Centro de Eventos da Sociedade Rural, no Parque de Exposições de Montes Claros.
Parabéns aos pais Dego e Sânia pela clarividência em apoiar inteiramente os filhos no caminho do desenvolvimento educacional, não medindo esforços para proporcionarem o melhor a eles.
E todas as congratulações ao Hítalo pela sua importante conquista, fruto da sua dedicação firme na busca do saber. Desejo que a sua trajetória a ser percorrida na vida pessoal e profissional seja plena de sucesso e satisfação, sempre pautada pela ética, pelo respeito e pela dignidade.
Que Deus o abençoe e o faça extremamente feliz com o exercício da sua profissão. Boa sorte, garoto!
Neste 24 de julho de 2018 completam-se exatamente 5 anos da maior conquista da gloriosa história do Clube Atlético Mineiro, centenária entidade futebolística criada em 25 de março de 1908 por jovens estudantes reunidos no Parque Municipal de Belo Horizonte. A conquista da 54ª edição da Copa Bridgestone Libertadores da América veio se juntar a outras páginas históricas de um dos clubes mais amados do planeta.
Depois de realizar a melhor campanha na fase de grupos, com 83% de aproveitamento, 15 pontos, 5 vitórias e 1 derrota, o que lhe rendeu a vantagem de decidir sempre em casa, o Atlético passou pelo São Paulo nas oitavas (2 x 1 e 4 x 1), pelo Tijuana do México nas quartas (2 x 2 e 1 x 1) e pelo Newell's Old Boys da Argentina nas semifinais (0 x 2 e 2 x 0 - pênaltis 3 x 2) para enfrentar o time paraguaio do Olímpia nas finais em duas partidas, a primeira fora de casa.
A primeira partida da grande decisão foi realizada em Assunção, no Paraguai, no lendário Estádio Defensores del Chaco, no dia 17 de julho de 2013, uma quarta-feira. O Olímpia foi melhor e venceu a partida por 2 x 0, gols do camisa 3 Alejandro Silva González, aos 20 minutos do primeiro tempo, e do camisa 8 Wilson Omar Pittoni Rodríguez, aos 48 minutos do segundo tempo. O jogo foi comandado pelo árbitro argentino Néstor Fabián Pitana com a ajuda dos compatriotas auxiliares Hernán Maidana e Juan Pablo Belatti e mais o quarto árbitro Germán Delfino. O Olímpia, do treinador Ever Hugo Almeida, venceu com o futebol de Martín Silva (1), Julio Manzur (5), Herminio Miranda (15), Salustiano Candia (Capitão-19), Alejandro Silva (3), Wilson Pittoni (8), Eduardo Aranda (14), Matías Giménez (4) substituído por Juan Carlos Ferreyra (9), Nelson Benítez (17), Fredy Bareiro (16) substituído por Enzo Prono (7) e Juan Manuel Salgueiro (10) substituído por Carlos Humberto Paredes (13). O Atlético, do treinador Cuca, perdeu com o futebol de Victor (1), Marcos Rocha (2), Réver (Capitão-4), Leonardo Silva (3), Richarlyson (20) expulso aos 45 minutos do segundo tempo, Pierre (5), Josué (28), Diego Tardelli (9), Luan (27) substituído por Rosinei (18), Ronaldinho Gaúcho (10) substituído por Guilherme (17) e Jô (7) substituído por Alecsandro (19).
A segunda e decisiva partida final da Libertadores da América de 2013 foi realizada no Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, com a presença de 56.557 espectadores e uma renda de R$ 14.176.146,00. Uma quarta-feira à noite, 24 de julho de 2013, no gigante da Pampulha. O Atlético venceu a partida por 2 x 0 no tempo normal, com gols do camisa 7 Jô, aos 46 minutos do primeiro tempo, e do camisa 3, Leonardo Silva, aos 42 minutos do segundo tempo. Com os resultados iguais de 2 x 0 para o Olímpia no Paraguai e de 2 x 0 para o Atlético no Brasil, e sem vencedor na prorrogação, a decisão foi para a disputa de pênaltis. O Atlético venceu por 4 x 3, com as penalidades sendo convertidas por Alecsandro, Guilherme, Jô e Leonardo Silva. Pelo Olímpia converteram Ferreyra, Candia e Aranda, enquanto desperdiçaram suas cobranças Miranda (defesa de Victor) e Giménez (na trave).
O Atlético venceu e se tornou Campeão da América com o futebol de Victor (1), Michel (29) substituído por Alecsandro (19), Réver (Capitão-4), Leonardo Silva (3), Júnior César (6), Pierre (5) substituído por Rosinei (18), Josué (28), Diego Tardelli (9) substituído por Guilherme (17), Bernard (11), Ronaldinho Gaúcho (10) e Jô (7).
O Olímpia ficou com o vice-campeonato com o futebol de Martín Silva (1), Ricardo Mazacotte (24), Julio Manzur (5), Herminio Miranda (15), Salustiano Candia (Capitão-19), Alejandro Silva (3) substituído por Matías Giménez (4), Wilson Pittoni (8), Eduardo Aranda (14), Nelson Benítez (17), Fredy Bareiro (16) substituído por Juan Carlos Ferreyra (9) e Juan Manuel Salgueiro (10) substituído por Jorge Báez (23).
Comandou o espetáculo o árbitro colombiano Wilmar Alexander Roldán Pérez escudado pelos assistentes Humberto Clavijo e Eduardo Ruiz e mais o quarto árbitro Ímer Machado, todos colombianos.
Uma conquista heroica do Atlético que até hoje emociona qualquer integrante da Massa Alvinegra das Minas Gerais. Uma jornada maravilhosa e épica do gênio Ronaldinho Gaúcho e seus parceiros que jamais será esquecida. O Galo conquistava a América, finalmente!
Um grande abraço espinosense.
Onde estão atualmente os nossos campeões (na ordem de posição na foto do título):
Giovanni Aparecido Adriano dos Santos - 05-02-1987 - Bauru-SP - 31 anos (Sem clube)
João Alves de Assis Silva (Jô) - 20-03-1987 - São Paulo-SP - 31 anos (Nagoya Grampus, Japão)
Michel Macedo Rocha Machado - 15-02-1990 - Rio de Janeiro-RJ - 28 anos (Sem clube)
Leonardo Fabiano da Silva e Silva - 22-06-1979 - Rio de Janeiro-RJ - 39 anos (Atlético)
Gilberto Aparecido da Silva - 07-10-1976 - Lagoa da Prata-MG - 41 anos (Carreira encerrada)
Richarlyson Barbosa Felisbino - 27-12-1982 - Natal-RN - 35 anos (Sem clube)
Também jogaram esta Libertadores os atletas Clemerson de Araújo Soares (nº 13), Rafael Marques Pinto (nº 14), Sérgio Antônio Borges Júnior (Serginho) (nº 16) e Sósthenes José Santos Salles (Neto Berola) (nº 21). Não jogaram, mas estavam inscritos os atletas Manoel de Morais Amorim (nº 22), Claudionor Souza de Jesus (Leleu) (nº 23), Lee Winston Leandro da Silva Oliveira (nº 24), Paulo Henrique Ribeiro da Silva (nº 25), Carlos César Neves (nº 26) e Sidimar Fernando Cigolini (nº 30).
Resumo:
LIV Copa Bridgestone Libertadores de América 2013
Organização: CONMEBOL
Período: 22 de janeiro a 24 de julho de 2013
Participantes: 38
Partidas: 138
Gols marcados: 345
Média: 2,5 gols por partida
Campeão: Atlético Mineiro - Brasil (1º título)
Vice-Campeão: Olimpia - Paraguai
Artilheiro: Jô - 7 gols (Atlético Mineiro)
Os números do Atlético-MG na Libertadores:
14 jogos
9 vitórias
2 empates
3 derrotas
29 gols marcados
18 gols sofridos
O que causa a violência? Por que seres humanos odeiam outros seres humanos? Por que gente agride gente? Por que pessoas comuns, pais, filhos, amigos, amantes do esporte, se transformam em monstros violentos quando se defrontam com quem tem pensamentos, ideias e atitudes diferentes? Qual a razão em tudo isso? São perguntas necessárias nesses tempos sombrios de violência gratuita e disseminação da intolerância e do ódio por todos os cantos, até em estádios de futebol.
É preciso, mais do que nunca, refletir. É urgente pensar, raciocinar, entender as coisas. Não há explicação nenhuma para que pessoas normais se agridam violentamente pelo simples fato de pensarem diversamente, de praticarem credo religioso diferente, de acreditarem em cenários políticos diferentes, de torcerem apaixonadamente por clubes diferentes.
A liberdade de escolha é sagrada. E o respeito às escolhas alheias é fundamental. Desde que não fira direitos dos outros, façamos tudo que a gente quiser. Viva a liberdade!
É hora de abrirmos os corações para despejar amor por todos os cantos deste mundo, com humildade e gentileza no trato com os irmãos de planeta, seja em casa, na rua, no trabalho ou nos estádios de futebol. E que saibamos compreender que no esporte, assim como na vida, um dia se ganha, outro dia se perde, e a vida deve continuar, sempre com esperança de dias melhores e a motivação intacta para a luta digna pela sobrevivência.
O elogiável vídeo criado pela turma do SporTV dispensa explicações. Assista com o coração aberto, muito boa vontade na alma e alguma disposição para um pequeno e sutil derramamento de lágrimas. Somos todos irmãos, diferentes é certo, mas todos irmãos nessa caminhada terrena com final conhecido e irreversível, sem a mínima chance de fuga. Então, que vivamos em paz e harmonia!
Foi realizada com imenso sucesso neste domingo em Espinosa, dia 22 de julho, nas dependências do Ginásio Poliesportivo Mateus Salviola Antunes, a 1ª Copa Espinosa de Karatê. A competição de arte marcial contou com a participação de atletas de todas as idades oriundos de várias cidades da região Norte de Minas Gerais e do Sudoeste da Bahia, como Januária e Montes Claros (MG) e Condeúba e Encruzilhada (BA).
Entre tantos atletas tarimbados, estiveram presentes o multi-campeão montes-clarense Marquinhos e o nosso grande campeão, o espinosense Márcio Ronie, o Piaba.
O evento promovido pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de Espinosa em parceria com a AMABSD - Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Santos Dumont, a Rambe Academia, a CBK - Confederação Brasileira de Karatê e a FMK - Federação Mineira de Karatê, vem abrir uma nova janela de oportunidades de acesso para crianças, jovens e adultos à prática do esporte.
O esporte é uma ferramenta indispensável na educação, na moldagem do caráter e no crescimento físico e social das pessoas. Nele se aprende a vivenciar situações diversas de conquistas e fracassos, com o aprendizado fundamental da ética e do respeito às regras, aos organizadores, aos árbitros, aos torcedores, aos colegas e aos oponentes.
Merecem elogios todos os promotores do evento, bem como os empresários que de alguma maneira ajudaram a torná-lo realidade. Os agradecimentos então a todos: Secretaria de Esportes da Prefeitura de Espinosa, Computec, Redenorte, Cerealista Miranda, Sercon Contabilidade, Clínica Dentária Sorridente, JMS Assessoria, Marmoraria Alves Moreira, Leaphar, Sílvio Tiago Dias Corretor de Imóveis, Mercadinho João Paulo II, Biel Máquinas, Art Vidro Serralheria, Auto Posto Bom Preço, Droga Nossa, Haras Serra Geral, Aguaí, DWZ Engenharia, Gemaq Irrigação, Academia Moka Fitness, Piaba Show, União Agropecuária e Jornal de Espinosa.
Parabéns a todos os envolvidos neste processo importantíssimo de realização de eventos esportivos na cidade de Espinosa. Que continuem firmes nesta luta!
Surpreendi-me maravilhosamente agora há pouco com uma nova canção do mestre Gilberto Gil. Sempre eloquente e poético, Gil expressa em versos inspirados o seu sentimento profundo sobre os tempos sombrios e de tamanha intolerância e ódio que vivemos atualmente. Como todo gentil homem, dotado de inteligência incomum e clarividência exorbitante, o velho baiano expressa de forma magistral o que seus olhos cansados, seu coração de bondade e sua alma de esperança sentem no espectro tenebroso e cotidiano da Pátria Brasil.
O desabafo contido e sereno de Gil cabe perfeitamente no que também sinto, exalado em versos como "Dos tantos que me preferem calado, poucos deles falam em meu favor, a maior parte adere ao coro irado, dos que me ferem com ódio e terror".
Ah, como é prazeroso ver que, mesmo com tantas letras de músicas de sucesso estrondoso que nada de proveitoso trazem, ainda há espaço para a poesia e a verdade nua e crua, sutil e contundente. Não há como não lembrar de outros versos tão lindos e certeiros, como os do saudoso Renato Russo: "Quem me dera ao menos uma vez, provar que quem tem mais do que precisa ter, quase sempre se convence que não tem o bastante, fala demais por não ter nada a dizer" (Música Índios, do 2º álbum da Legião Urbana, "Dois").
Viva o grande Gilberto Gil e a música popular brasileira! Viva quem tem muito a dizer! Viva a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade!
Um grande abraço espinosense.
OK OK OK
Gilberto Gil
Ok, ok, ok, ok, ok, ok
Já sei que querem a minha opinião
Um papo reto sobre o que eu pensei
Como interpreto a tal, a vil situação
Penúria, fúria, clamor, desencanto
Substantivos duros de roer
Enquanto os ratos roem o poder
Os corações da multidão, aos prantos
Alguns sugerem que eu saia no grito
Outros que eu me quede quieto e mudo
E eis que alguém me pede “encarne o mito”
“Seja nosso herói”, “resolva tudo”
Dos tantos que me preferem calado
Poucos deles falam em meu favor
A maior parte adere ao coro irado
Dos que me ferem com ódio e terror
Já para os que me querem mais ativo
Mais solidário com o sofrer do pobre
Espero que minha alma seja nobre
O suficiente enquanto eu estiver vivo
ok, ok, ok, ok, ok, ok
Ainda querem a minha opinião
Um papo reto sobre o que eu pensei
Como interpreto a tal, a vil situação
Que o nobre, nobre mesmo, amava os seus
Prezava mais o zelo e a compaixão
Tratava seu vassalo com afeição
A mesma que pelo cão e o cavalo
Então não falo, músico e poeta,
Me calo sobre as certezas e os fins
Meu papo reto sai sobre patins
A deslizar sobre os alvos e as metas
Ok, ok, ok, ok, ok, ok
Sei que não dei nenhuma opinião
É que eu pensei, pensei, pensei, pensei
Palavras dizem sim, os fatos dizem não
Na terra onde por muitos anos a cultura do algodão foi base fundamental da economia municipal, mais tarde infelizmente dizimada pela praga do bicudo, surgiu no ano de 1984, em Espinosa, uma pequena empresa de comercialização de tecidos e retalhos batizada de AMIL, o sobrenome do fundador ao contrário. Com o passar do tempo, devido ao trabalho árduo, à determinação firme e inabalável e à visão ampla e abalizada do seu criador, o empresário Lucivaldo Barros Lima, essa pequena empresa se agigantou, se modernizou, se estruturou com o melhor da tecnologia, se dedicou a treinar de forma perfeita seu corpo de colaboradores, se aperfeiçoou na criação de produtos inovadores, sofisticados e de alta qualidade e alçou voos nacionais e até internacionais com imenso sucesso.
Atualmente funcionando no Polo Industrial de Espinosa, onde conta com um espaço de mais de 26.000 m² e uma estrutura construída de mais de 5.000 m², a empresa tornou-se forte, organizada, moderna e competitiva, fabricante de excelentes e diversificados produtos, atendendo a mais de 8 mil lojistas pelo país e funcionando como importante fonte de empregos para um considerável contingente de cidadãos espinosenses.
No seu portfólio de produtos, focado no segmento masculino, estão calças, camisas e bermudas de modelos, tecidos, cores e estampas diversas, para venda e entrega rápida em todo o território nacional. Para a confecção desses produtos são usadas as melhores matérias-primas, muita pesquisa, eficiência, cortes automatizados e precisos em equipamentos de última geração, além de grande investimento na qualificação dos empregados. Por ano, são produzidas cerca de 1 milhão e 300 mil peças, com possibilidade de estoque de cerca de 350 mil peças, o que permite gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos na cidade de Espinosa, contribuindo de forma relevante para o seu desenvolvimento. Surpreendeu-me positivamente, quando da minha visita às instalações da AMIL, a organização primorosa, a limpeza impecável, o ambiente sereno e silencioso do lugar e a dedicação e orgulho dos funcionários em fazer parte da empresa.
O responsável por tudo isso é um cidadão exemplar, tranquilo, sossegado, batalhador, que fala pouco e sem levantar a voz. Sempre longe dos holofotes, concentrado no trabalho e na família. Conheço Lucivaldo há um longo tempo e tenho acompanhado sua trajetória profissional, mesmo distante. Além da sua sempre louvável conduta profissional no trato com os seus clientes, fornecedores e subordinados, é necessário salientar o seu apurado senso de solidariedade, com sua atuação corriqueira e discreta na ajuda aos irmãos em dificuldades. Durante nossa visita à sua empresa, dias atrás, ele fez uma doação de uma grande quantidade de retalhos para que minha esposa Cléa e suas colegas de ação beneficente pudessem continuar fabricando mantas, cobertores e roupinhas para oferta às mamães carentes e aos seus recém-nascidos.
Parabéns e obrigado ao Lucivaldo pelo seu belo trabalho de real significado para a nossa cidade, como também aos competentes Leonardo Souza e Leandro Silva e a todos os demais funcionários que constroem a cada dia, de maneira eficiente e qualificada, a empresa AMIL.
Um grande abraço espinosense.
A AMIL está no Facebook, no Instagram e no Snapchat no endereço /amilconfeccoes. O e-mail é: contato@amilconfeccoes.com.br. Os telefones para contato são (38) 3812-2800 e 3812-3003, das 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. O endereço da empresa é Rua C, 310, KM 16, MGC 122 - Bairro Industrial - 39510-000 - Espinosa - MG. O endereço do site é: http://www.amilconfeccoes.com.br.
Longe de mim ser um apreciador das músicas da Anitta, ou melhor, da cantora carioca Larissa de Macedo Machado. A bonita garota de 25 anos, que há poucos anos era uma completa desconhecida, agora espalha sua música por todos os cantos do mundo, com imenso sucesso.
A música não me agrada, mas a produção do seu mais recente clipe é uma coisa espetacular. O vídeo da música "Medicina" (de Anitta, Jon Leone, Maurício Montaner, Mario Cáceres e Andy Clay), gravado em Miami, foi construído de forma brilhante, em uma incrível profusão de cores, mostrando imagens belíssimas de gentes das mais variadas etnias e raças, sempre em harmonia, animação e alegria.
Parabéns a Anitta pelo belo trabalho e mais sucesso ainda na carreira musical.
Foi com uma imensa onda de alegria no coração que recebi há pouco o convite da formatura da jovem Renata Caroline Bispo Mendes. Cada notícia desta, de conclusão de duras jornadas na educação por jovens espinosenses, é motivo de imenso orgulho e contentamento.
Renata está concluindo seu curso superior em Medicina pela Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros. Ela é filha dos meus amigos Maria Ana Bispo Mendes (a Lia) e do saudoso Waldir Mendes, tão conhecido como Waldir do Bakana. Ela se junta na profissão aos irmãos Raphael e Thiago, enchendo de orgulho seus pais.
A história dessa família é de emocionar a gente. Waldir e Lia batalharam pesado durante toda a vida, abdicando de alguns luxos e prazeres mundanos para poder proporcionar a esses inteligentes, dedicados e estudiosos meninos a oportunidade de conquistar uma formação acadêmica. E agora, de maneira brilhante, a árdua missão está completamente cumprida, com todos os méritos. Assim como Lia merece estar aqui esbanjando alegria e orgulho por todos os poros, também lá em cima, no Paraíso, Waldir deve estar se regozijando de orgulho e satisfação com os seus rebentos. E eu, talvez mais do que com outros, estou também entusiasmado e bastante feliz com o sucesso de todos eles.
Só posso então cumprimentar afetuosamente Lia, pelo seu imenso amor e dedicação à família e aos filhos, e parabenizar a Renata pela prestigiosa conquista educacional, desejando a ela uma afortunada vida pessoal e uma bem sucedida carreira profissional, fincada em valores íntegros e positivos tais como ética, honradez, humildade, empatia, gentileza, amor e respeito a todos com quem conviver cotidianamente. E que se realize prazerosamente na profissão escolhida, sempre com muita paz no coração e benevolência na alma. Boa sorte e sucesso, garota!
Lá vou eu discordar um pouco e mais uma vez dessas datas criadas pelos marqueteiros de plantão. Ou por pessoas muito bem intencionadas, às vezes. A adoção dessa data para se comemorar o Dia do Amigo surgiu na Argentina, através da ideia do médico Enrique Ernesto Febbraro que, considerando a chegada do homem à Lua como "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis", resolveu iniciar uma campanha para instituir aquela data, 20 de julho de 1969, como um dia especial de comemoração da amizade. Por outro lado, no dia 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho. A amizade também é lembrada em outros dias do ano em outros países.
O que importa mesmo é que todo santo dia deveria ser o dia do Amigo. Afinal de contas, ter um amigo verdadeiro é um tesouro em todos os momentos da vida, nas boas e más circunstâncias. Deveríamos comemorar sempre, todos os dias, os nossos amigos reais, e não só em uma data específica.
Então, hoje, amanhã e todo dia, vamos celebrar as verdadeiras amizades, aquelas firmes, fortes, indulgentes e leais, desinteressadas de quaisquer benefícios. A todos os meus grandes amigos espalhados pelo mundo inteiro, muitos deles completamente desconhecedores da força e do tamanho do meu apreço, um grande e fraterno abraço não só agora, mas todo dia. Que Deus os abençoe!
Quando os semestres escolares vão se encerrando, pode-se esperar ótimas notícias. A cada final de um desses ciclos educacionais, notícias alvissareiras envolvendo jovens estudantes espinosenses chegam ao nosso conhecimento, trazendo enorme alegria e muito orgulho.
Agora mesmo, em julho de 2018, tomei conhecimento da formatura da jovem Lívia Caroliny Almeida Santos Souza. Ela, que é filha dos meus vizinhos Sebastião Cláudio de Souza e Adriana Almeida Santos Souza, está concluindo o seu curso superior de Engenharia de Alimentos pela UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Montes Claros.
Jamais me canso de sempre reafirmar a minha convicção absoluta de que o maior tesouro que os pais podem deixar aos filhos é a educação. Bens materiais são muito bons e confortáveis, mas podem se perder completamente nas vicissitudes da vida, nesta caminhada terrena cheia de colinas e vales. A educação, esta básica e indispensável condição para um melhor desenvolvimento da pessoa humana, deve ser o maior investimento de qualquer família. Assim, quero parabenizar o Cláudio e a Adriana pelo apoio incondicional à sua filha Lívia no caminho do saber.
À Lívia Caroliny, além dos cumprimentos pela grande conquista, desejo uma vida pessoal e uma trajetória profissional repletas de vitórias, alegrias, prazer e reconhecimento do trabalho, jamais se esquecendo de atuar sempre com amor à profissão, respeito, honestidade, humildade e ética para com todos ao seu redor. Sucesso, garota, e muita felicidade na vida!
Grão Mogol é uma pequena cidade do Norte de Minas Gerais com inúmeras belezas naturais e um passado de muita riqueza, resultante da extração de diamantes, outrora abundante em suas terras. Lá estão rios de águas cristalinas, cachoeiras, belos casarões antigos e lindas igrejas como a do Rosário e a Matriz de Santo Antônio. Foi ali que um filho da terra, retornando para casa após uma vida de sucesso pessoal e profissional na atividade empresarial em Montes Claros e Belo Horizonte, resolveu colocar em prática um velho sonho de aproveitar um amontoado de pedras divinamente arrumadas pela Natureza, para construir um presépio a céu aberto, como um ato de fé e de agradecimento a Deus.
Aproveitando a beleza natural de uma pequena encosta rochosa da Serra do Espinhaço localizada dentro da área central da cidade, o empresário Lúcio Marcos Bemquerer idealizou e fez tornar-se real o seu sonho. Depois de muito trabalho e dedicação, virou realidade o Presépio Natural Mãos de Deus, inaugurado em 9 de dezembro de 2011. O local é um convite à reflexão, à espiritualidade, ao encontro com a paz, harmonia e intimidade com o Criador.
O Presépio Natural Mãos de Deus, como todo presépio, pretende mostrar um cenário próximo daquele em que o menino Jesus veio ao mundo, em uma simples manjedoura e ao lado dos pais e de outras figuras bíblicas. Foi construído aproveitando um morro cheio de rochas de cerca de 3,6 mil metros quadrados, com o aproveitamento de todo o terreno, sem retirada de nenhuma pedra, para a construção de uma passarela de acesso aos visitantes com cerca de 250 metros. Além da infraestrutura básica, foram confeccionadas esculturas de ferro e de cimento de uns 2 metros de altura, de personagens da Sagrada Família, pelo artista Antônio Silva Reis, de Contagem. Outro artista, o Edson Novais, de Ouro Preto, construiu as figuras dos magos e de São Francisco de Assis em pedra-sabão. São 15 peças ao todo, dispostas ao longo da passarela em calçada do presépio. Todo esse investimento na construção dessa obra maravilhosa de fé e religiosidade foi particular, produto da benevolência do seu criador.
Neste domingo, 15 de julho, o Presépio foi doado pelo Senhor Lúcio e incorporado pela Arquidiocese de Montes Claros. Foi celebrada uma missa nas dependências do presépio sob a condução do Arcebispo Dom José Alberto Moura e seu coadjutor Dom João Justino de Medeiros Silva e mais os Padres Helton e Adriano e com a presença do criador da obra, Lúcio Bemquerer, seus familiares e muita gente da comunidade.
Que Deus proteja seu Lúcio e sua família, com muita saúde e felicidade. E que Deus o abençoe por tão elogiável gesto de desprendimento e amor a Deus e à sua cidade natal.
Terminou! Agora, Copa do Mundo só em 2022 no Catar, 4 anos adiante. E quem está comemorando à beça são os franceses que viram sua seleção ganhar a partida final e levantar a cobiçada taça de Campeão Mundial de Seleções da FIFA, com todo o merecimento, ressalte-se.
Ontem, no sábado, foi dia de a Bélgica mostrar todo o seu poderio coletivo e a enorme qualidade técnica de seus jogadores, em especial o craque Eden Hazard, na vitória sobre a Inglaterra por 2 x 0, gols de Thomas Meunier e Hazard, que lhe deu a terceira posição na Copa do Mundo da Rússia.
Hoje, no domingo, 15 de julho, foi a vez de a França enlouquecer os "bleus" com a conquista heroica da segunda taça de Campeã Mundial da FIFA. Após uma partida emocionante, a França venceu a grande final pelo placar de 4 x 2. Marcaram Mandzukic (contra), Antoine Griezmann, Paul Pogba e Kylian Mbappé para a França, com Perisic e Mandzukic descontando para a Croácia.
Croácia, Vice-Campeã Mundial da Copa da Rússia
França, Campeã Mundial da Copa da Rússia
Os lances e dados mais interessantes, engraçados, vexatórios e bonitos da competição:
- A defesa a La Victor, feita pelo goleiro Igor Akinfeev, do chute de Iago Aspas na disputa de pênaltis contra a Espanha, que deu a vitória ao time anfitrião da Copa nas oitavas;
- O belo gol marcado pelo lateral direito Benjamin Pavard, em um chutaço de difícil execução no ângulo do goleiro Caballero, na vitória da França sobre a Argentina por 4 x 3;
- Os garotinhos filhos dos atletas da Croácia brincando no gramado após a classificação do time para a final;
- O sucesso da tecnologia que pretende diminuir os erros de arbitragem no futebol, o VAR (Video Assistant Referee ou Árbitro Assistente de Vídeo);
- O hilário tombo do técnico brasileiro Tite provocado pelo goleiro Ederson ao comemorar o 1º gol do Brasil contra a Costa Rica;
- Os grandes craques da Copa perderam pênalti: Lionel Messi contra a Islândia do goleiro Hannes Halldórsson; Cristiano Ronaldo contra o Irã do goleiro Ali Beiranvand e Luka Modric contra a Dinamarca do goleiro Kasper Schmeichel;
- A tentativa frustrada de cobrança de lateral do jogador Milad Mohammadi, da seleção do Irã, na derrota de sua equipe por 1 a 0 para a Espanha;
- A falha bisonha do goleiro argentino Willy Caballero contra a Croácia, na derrota por 3 x 0;
- A primeira participação e o primeiro gol do Panamá em uma Copa do Mundo, gol marcado pelo zagueiro Felipe Baloy na derrota para a Inglaterra por 6 x 1;
- A incrível mancada do jogador belga Michy Batshuayi que, na comemoração do gol da sua equipe contra a Inglaterra, chutou a bola com violência na trave, com ela voltando em cheio em seu rosto;
- O papelão vergonhoso de alguns torcedores brasileiros assediando sexualmente mulheres russas;
- O nosso grande craque Neymar, que com seu contumaz e reprovável cai-cai, virou motivo de piada e chacota no mundo inteiro;
- A surpreendente e positiva atuação da Rússia na organização impecável da Copa, acolhendo a todos os visitantes de forma correta, sem registro de manifestações racistas. Como também em campo, com o seu time chegando às quartas de finais;
- A atitude reprovável do jogador croata Nikola Kalinic, desligado da delegação e mandado de volta ao seu país, por se negar a entrar em campo nos minutos finais da vitória da Croácia contra a Nigéria por 2 x 0;
- A linda "carretilha" de Neymar sobre o defensor da Costa Rica na vitória brasileira por 2 a 0;
- A derrota e consequente eliminação da Alemanha ainda na primeira fase, na partida contra a Coreia do Sul;
- O frangaço do goleiro Fernando Muslera, do Uruguai, no chute de Griezmann, que ajudou a França a vencer por 2 x 0;
- O artilheiro foi o atacante inglês Harry Kane com 6 gols marcados;
Números da Copa da Rússia:
Gols marcados: 169 - Média 2,6 por partida
Gols de perna direita: 78
Gols de perna esquerda: 45
Gols de cabeça: 32
Pênaltis marcados: 29
Gols de pênalti: 22
Pênaltis perdidos: 7
Gols de falta: 6
Gols contra: 12
Cartões amarelos: 219 - 3,5 por partida
Cartões vermelhos: 4
Jogadores expulsos: Carlos Sánchez (Colômbia), Michel Lang (Suíça), Jerome Boateng (Alemanha) e Igor Smolnikov (Rússia)
Jogadores que marcaram gols: 110
Seleção que mais fez gols: Bélgica - 16 gols
Seleção que mais tomou gols: Panamá - 11 gols
Seleções que menos marcaram gols: Costa Rica, Irã e Panamá - 1 gol
Seleção que mais teve pênaltis a favor: Inglaterra - 3 pênaltis
Seleção que mais chutou a gol: Bélgica - 106 chutes
Seleção que menos chutou a gol: Irã - 21 chutes
Jogador que mais chutou a gol: Neymar (Brasil) - 27 chutes
Goleiro que mais fez defesas: Thibaut Courtois (Bélgica) - 27 defesas
Jogador que mais fez gol de cabeça: Yerry Mina (Colômbia) - 3 gols
Jogador que mais fez gol de perna direita: Harry Kane (Inglaterra) - 4 gols
Jogador que mais fez gol de perna esquerda: Denis Cheryshev (Rússia) - 4 gols
Jogadores que mais cometeram pênaltis: Carlos Sánchez (Colômbia) e Yurary Poulsen (Dinamarca) - 2 pênaltis
Jogador que mais cometeu faltas: Ante Rebic (Croácia) - 21 faltas
Jogador que mais sofreu faltas: Eden Hazard (Bélgica) - 28 faltas
Jogador que mais levou cartão amarelo: Sebastian Larsson (Suécia) - 3 cartões
Seleção que mais levou cartão amarelo: Croácia - 14 cartões
Seleção que menos levou cartão amarelo: Arábia Saudita - 1 cartão
Seleção que mais cometeu faltas: Croácia - 101 faltas
Seleção que menos cometeu faltas: Alemanha - 29 faltas
Seleção que mais sofreu faltas: Inglaterra - 100 faltas
Seleção que menos sofreu faltas: Egito - 21 faltas
Seleção que mais sofreu gols contra: França - 2 gols contra
Jogador que mais correu em campo: Ivan Perisic (Croácia) - 72 km
Jogador que mais deu passes: Sergio Ramos (Espanha) - 485 passes
Artilheiro: Harry Kane (Inglaterra) - 6 gols (3 de pênalti)
Parabéns a França e a Croácia pela belíssima partida da final da Copa 2018.
Um grande abraço espinosense.
Desde que o músico, cantor e compositor irlandês Bob Geldof organizou o gigantesco show "Live Aid" em 1985, na intenção de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia, o dia 13 de julho passou a ser considerado o "Dia do Rock", acatando uma sugestão do grande artista Phill Collins. O evento foi um sucesso mundial e contou com a participação de grandes pesos pesados do Rock tais como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2, The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Joan Baez, BB King, Sting, Scorpions, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath.
O Rock and Roll não tem um pai nem mãe definidos, muito menos data de nascimento. O estilo musical surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e início dos anos 50, resultante de uma mistura maravilhosa de vários ritmos, entre eles country, folk, blues, rhythm and blues e gospel. Em pouco tempo, através de grandes artistas como Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Gene Vincent, Elvis Presley e muitos mais, o Rock se espalhou pelo mundo, detonando tudo na música, na arte e nos costumes, influenciando milhões de jovens por todos os lugares em que chegou.
Para marcar a data, nada como uma música de uma das maiores bandas da história, uma tal de Rolling Stones. "It´s Only Rock 'n' Roll, But I Like It". Divirtam-se, então! Yeah, yeah, yeah!
Um grande abraço espinosense.
It's Only Rock 'n' Roll (But I Like It)
Mick Jagger and Keith Richards
If I could stick my pen in my heart
And spill it all over the stage
Would it satisfy ya, would it slide on by ya
Would you think, the boy is strange? Ain't he strange?
If I could win ya
If I could sing ya a love song so divine
Would it be enough for your cheating heart
If I broke down and cried? If I cried?
I said I know it's only rock 'n' roll but I like it
I know it's only rock 'n' roll but I like it
Like it, yes, I do, oh well, I like it, I like it, I like it
I said, can't you see that this old boy has been a lonely?
If I could stick a knife in my heart
Suicide right on stage
Would it be enough for your teenage lust
Would it help to ease the pain? Ease your brain?
If I could dig down deep in my heart
Feelings would flood on the page
Would it satisfy ya, would it slide on by ya
Would ya think, the boy's insane? He's insane?
I said I know it's only rock 'n' roll but I like it
I said I know it's only rock 'n' roll but I like it
Like it, yes, I do, oh well, I like it, I like it, I like it
I said, can't you see that this old boy has been a lonely?
And do ya think that
You're the only girl around?
I bet you think that
You're the only woman in town
I said, I know it's only rock 'n' roll but I like it
I said, I know it's only rock 'n' roll but I like it
I said, I know it's only rock 'n' roll but I like it
Like it, yes, I do, oh well, I like it, I like it, I like it
É Apenas Rock'n Roll (Mas Eu Gosto Disso)
Composição: Mick Jagger e Keith Richards
Se eu pudesse enfiar uma caneta no meu coração,
Eu o deixaria vazar por todo o palco.
Isso te deixaria satisfeito, isso passaria por você sem incomodar?
Você pensaria "o rapaz é esquisito..."? "Ele não é esquisito?"
Se eu pudesse te conquistar, se eu pudesse cantar para você
Uma canção de amor tão divina,
Isso seria suficiente para seu coração traidor?
Se eu perdesse o controle e chorasse? Se eu chorasse?
Eu disse eu sei é apenas rock'n roll mas eu gosto disso.
Eu sei, é apenas rock'n roll mas eu gosto disso,
Gosto disso, sim, eu gosto, bem, eu gosto disso, eu gosto disso.
Eu disse "você não consegue entender que este homem tem estado solitário?"
Se eu pudesse enfiar uma faca no meu coração,
Me suicidar bem no palco,
Isso seria suficiente para sua luxúria adolescente?
Isso ajudaria a aliviar a dor? Aliviar seu cérebro?
Se eu pudesse escavar fundo no meu coração,
Os sentimentos inundariam a página.
Isso te deixaria satisfeito, isso passaria por você sem incomodar?
Você pensaria "o rapaz é louco..."? "Ele é louco..."?
Eu disse que sei que é apenas rock'n roll mas eu gosto disso.
Eu sei, é apenas rock'n roll mas eu gosto disso,
Gosto disso, sim, eu gosto. Bem, eu gosto disso, eu gosto disso.
Eu disse "você não consegue entender que este homem tem estado solitário?"
E você acha que
é a única garota por aí?
Eu aposto que você acha que
você é a única mulher na cidade...
Eu disse que sei que é apenas rock'n roll mas eu gosto disso.
Eu disse que sei que é apenas rock'n roll mas eu gosto disso.
Eu sei que é apenas rock'n roll mas eu gosto disso.
Eu sei, é apenas rock'n roll mas eu gosto disso, gosto disso, sim, eu gosto, bem, eu gosto disso, eu gosto disso, eu gosto disso, eu gosto disso...
Que coisa mais linda! Ao ver no Facebook as fotografias do "Arraiá du Comendadô", não pude deixar de me impressionar com a beleza e a criatividade da decoração da festa e não me contive em copiá-las (sem autorização, perdoem-me) para apresentá-las aqui aos navegantes do nosso blog. Trabalho tão bem realizado não pode ficar escamoteado, muito pelo contrário, deve ser espalhado aos quatro ventos para ser valorizado, elogiado e aplaudido. Deu uma vontade grande de poder estar em Espinosa para participar dessa festa em ambiente tão maravilhoso.
Não há dúvidas de que ali, no endereço da Rua Antônio Antunes, nº 56, funciona a mais linda escola da cidade. Que me perdoem todas as outras, mas aquelas gigantescas gameleiras dão à Escola Estadual Comendador Vianna uma beleza magnífica, um aspecto encantador, um ambiente por demais acolhedor. Tive a felicidade de estudar por alguns anos no prédio da escola e foi um prazer enorme, uma experiência gratificante.
Para quem ainda não sabe, a Escola Estadual Comendador Vianna foi fundada em 5 de maio de 1925 (93 anos de existência, portanto), por meio do Decreto-Lei nº 6864/25, que, para homenagear o então governador do estado de Minas Gerais, Dr. Fernando de Mello Viana, deu o nome do seu pai, Sr. Manoel Pereira de Mello Viana, ao educandário. Foram muitos os diretores e professores que passaram por suas dependências levando o saber à criançada. Todos mereciam ter os seus nomes aqui divulgados, mas é quase impossível relacioná-los sem esquecer de alguns, o que seria uma injustiça abominável. Listo então, somente os nomes dos diretores da escola e espero que todos se sintam também homenageados:
Diretores da instituição desde a sua criação:
José Raimundo Neto
Maria de Souza Mello
Joana Antunes de Lourdes
Anna dos Santos Silveira
José Menezes de Abreu
Aurestina Ribeiro Tolentino
Araci Antunes Sepúlveda
Dulce Cardoso França
Maria Aparecida Coelho Prates
Lúcia Tibo de Souza Rocha
Célia Oliva Dias
Dirce Teixeira dos Anjos Tolentino
Ana Lourdes Caldeira Tolentino
Divalma Ribeiro
Célia Maria Tibo Caldeira
Gislaine Christina Costa de Souza Balieiro
Alexsandra Castro
Mas vamos voltar à festa julina. Foi na quarta-feira passada, dia 11 de julho, que a poeira subiu no pátio da escola, com as manifestações artísticas dos alunos e professores da Escola Estadual Comendador Vianna durante o evento "Arraiá du Comendadô". Em um cenário lindamente decorado teve de tudo um pouco: arte, encantamento, quadrilhas, comidas típicas, e, claro, muita animação, diversão e alegria.
Parabéns a todos os integrantes do corpo docente desta notável instituição de ensino, bem como seus funcionários e alunos pelo belíssimo trabalho. Graças a Deus Espinosa está muito bem servida de competentes e dedicados profissionais da educação. Que Deus os abençoe e os mantenha firmes nessa tarefa árdua, complexa, um tanto desvalorizada, mas reconfortante e imprescindível na construção de um país mais justo, humano e desenvolvido.
Puxa, que pena, já vai terminar a Copa! Como passa rápido a maior competição de futebol de seleções nacionais do mundo! Com uma presença na final um tanto esperada, no caso da França, e outra inédita e podendo-se afirmar com certa firmeza tratar-se de uma zebra, no caso da Croácia, teremos uma grande decisão no próximo domingo, dia 15 de julho, no Luzhniki Stadium, em Moscou. Antes disso, um dia antes, no sábado 14 de julho, haverá a disputa do terceiro lugar entre as seleções da Inglaterra e da Bélgica, no Saint Petersburg Stadium.
A França chegou à Rússia como uma das grandes favoritas à conquista da Copa, ao lado da Argentina, da Alemanha, da Espanha e do Brasil. A Bélgica corria por fora, com uma boa possibilidade de surpreender. Depois de se consagrar campeã mundial em 1998, jogando em casa e batendo na final a Seleção Brasileira com um show do grande craque Zinedine Zidane, a Seleção Francesa teve atuações irregulares. Em 2002 não passou da primeira fase, um vexame. Em 2006 chegou à grande final perdendo o título para a Itália nos pênaltis. Em 2010, outra decepção, a desclassificação ainda na fase de grupos. Em 2014, no Brasil, foi eliminada de pé nas quartas de finais para a poderosa Alemanha, mais tarde campeã mundial. Nesta Copa da Rússia, começou o torneio no Grupo C, ao lado de Austrália, Dinamarca e Peru. "Les bleus", ou "os azuis", começaram bem a disputa, vencendo a Austrália por 2 a 1 e o Peru por 1 a 0. No último jogo da primeira fase, empatou em 0 x 0 com a Dinamarca, classificando-se em primeiro lugar no grupo. Nas oitavas, em um jogo espetacular, venceu a Argentina de Messi por 4 x 3. Nas quartas, ganhou do Uruguai por 2 x 0. Nas semifinais bateu a competente Bélgica por 1 x 0.
A França tem atualmente uma das melhores gerações de craques da sua história, com um goleiro seguro, o Lloris, uma zaga de boa qualidade com os jogadores de Barcelona e Real Madrid Umtiti e Varane, um meio campo de força e habilidade formado por Pogba, Matuidi e Kanté, e um ataque arrasador com os craques Griezmann e Mbappé. O atual treinador, ex-jogador e campeão do mundo em 1998, Didier Deschamps (nascido em 15-10-1968), pode se tornar o terceiro esportista a ser campeão como jogador e técnico, se igualando a Zagalo e a Beckenbauer. Com esse time competitivo, capacitado e determinado sob seu comando, ele tem muitas chances de entrar para a história com a conquista do segundo título francês no mundial.
A campanha da França:
Fase de grupos:
16-06-2018 - Kazan Arena - França 2 x 1 Austrália
21-06-2018 - Ekaterinburg Arena - França 1 x 0 Peru
26-06-2018 - Luzhniki Stadium - França 0 x 0 Dinamarca
Oitavas de finais:
30-06-2018 - Kazan Arena - França 4 x 3 Argentina
Quartas de finais:
06-07-2018 - Nizhny Nóvgorod Stadium - França 2 x 0 Uruguai
Semifinais:
10-07-2018 - Saint Petersburg Stadium - França 1 x 0 Bélgica
A Croácia, do treinador Dalic Zlatko (nascido em 26-10-1966), virou nação independente no ano de 1991, com a dissolução da Iugoslávia. Na primeira Copa do Mundo que participou, em 1998, fez ótima campanha, conquistando o terceiro lugar, após vencer a Holanda por 2 x 1 na disputa da terceira colocação. Em 2002 e 2006, fez boas campanhas nas eliminatórias mas fracassou ainda nas primeiras fases dos mundiais. Não participou da Copa de 2010. Em 2014, na Copa realizada no Brasil, não foi feliz, saindo na fase de grupos. Agora, na Copa da Rússia, a equipe croata surpreendeu positivamente a todos com uma equipe organizada, competitiva, aguerrida e talentosa, comandada pelo excelente jogador Luka Modric. Passou fácil, com três vitórias, pela fase inicial no grupo D, que contava com Argentina, Nigéria e Islândia. Venceu na estreia a Nigéria por 2 x 0, bateu a Argentina de forma magistral por 3 x 0 e ganhou da Islândia por 2 x 1, classificando-se em primeiro lugar. Nas oitavas passou sufoco para vencer a Dinamarca nos pênaltis (3 x 2), após empate em 1 x 1 no tempo normal e mais a prorrogação. Nas quartas, empate em 2 x 2, também teve que lutar muito em mais uma prorrogação e outra decisão nos pênaltis (vitória de 4 x 3), desta vez contra a Rússia. Quando todo mundo apostava no cansaço da equipe, eis que a Croácia surpreendeu mais uma vez, virando o jogo contra a Inglaterra na semifinal com um gol na prorrogação que lhe valeu a consagradora vitória por 2 x 1 e a chegada inédita à final da Copa do Mundo. O sonho de erguer a taça de campeã mundial de seleções nunca esteve tão próximo. Falta apenas uma partida, uma única vitória, para entrar na história e no fechado clube dos campeões mundiais onde estão apenas Brasil (5 títulos), Alemanha (4), Itália (4), Argentina (2), Uruguai (2), Inglaterra (1), França (1) e Espanha (1).
A campanha da Croácia:
Fase de grupos:
16-06-2018 - Kaliningrad Stadium - Croácia 2 x 0 Nigéria
21-06-2018 - Nizhny Nóvgorod Stadium - Croácia 3 x 0 Argentina
26-06-2018 - Rostov Arena - Croácia 2 x 1 Islândia
Oitavas de finais:
01-07-2018 - Nizhny Nóvgorod Stadium - Croácia 1 x 1 Dinamarca - Pênaltis - Croácia 3 x 2
Quartas de finais:
07-07-2018 - Fisht Stadium Sochi - Croácia 2 x 2 Rússia - Pênaltis - Croácia 4 x 3
Semifinais:
11-07-2018 - Luzhniki Stadium - Croácia 2 x 1 Inglaterra
Qualquer que seja o resultado na partida final do domingo, terá sido merecido. A França e a Croácia tiveram todos os méritos para conseguir chegar à grande decisão, com vitórias suadas e incontestáveis e uma trajetória de ótimas performances individuais e coletivas. Mas confesso que irei torcer pela França, já que sempre fui um admirador do futebol francês, muito em razão dos craques Michel Platini, Zinedine Zidane e Marius Trésor. Se a Croácia vencer, não ficarei triste nem decepcionado, pois o Modric e seus companheiros merecem muito a conquista inédita para o seu país. Enfim, que vença o mais eficiente, espero que em uma partida de ótima qualidade técnica e muita emoção até o apito final. E viva o futebol!
Um grande abraço espinosense.
Estatísticas da Copa do Mundo da Rússia até agora:
Artilheiros:
Harry Kane (Inglaterra) - 6 gols
Romelu Lukako (Bélgica) - 4 gols
Denis Cheryshev (Rússia) - 4 gols
Cristiano Ronaldo (Portugal) - 4 gols
Kylian Mbappé (França) - 3 gols
Antoine Griezmann (França) - 3 gols
Yerry Mina (Colômbia) - 3 gols
Diego Costa (Espanha) - 3 gols
Edinson Cavani (Uruguai) - 3 gols
Artem Dzyuba (Rússia) - 3 gols
Gols marcados: 161
Média de gols por partida: 2,6 gols
Cartões vermelhos: 4
Cartões amarelos: 213
Melhor ataque: 14 gols (Bélgica)
Maiores ganhadores do prêmio "Man of the Match" ("Homem do Jogo"):
3 vezes:
Luka Modric (Croácia 2 x 0 Nigéria, Croácia 3 x 0 Argentina e Croácia 2 x 2 Rússia)
Harry Kane (Inglaterra 2 x 1 Tunísia, Inglaterra 6 x 1 Panamá e Inglaterra 1 x 1 Colômbia)
2 vezes:
Denis Cheryshev (Rússia 5 x 0 Arábia Saudita e Rússia 3 x 1 Egito)
Cristiano Ronaldo (Portugal 3 x 3 Espanha e Portugal 1 x 0 Marrocos)
Philippe Coutinho (Brasil 1 x 1 Suíça e Brasil 2 x 0 Costa Rica)
Luis Suárez (Uruguai 1 x 0 Arábia Saudita e Uruguai 3 x 0 Rússia)
Kylian Mbappé (França 1 x 0 Peru e França 4 x 3 Argentina)
Eden Hazard (Bélgica 5 x 2 Tunísia e Bélgica 3 x 2 Japão)
Antoine Griezmann (França 2 x 1 Austrália e França 2 x 0 Uruguai)