Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 9 de junho de 2015

1265 - João Gilberto, 84 anos de magia na música

Fazer o simples é o mais difícil, já disse alguém por aí que eu nem me recordo mais. Mas essa verdade pode ser sintetizada em um nome, João Gilberto. O eterno baiano de Juazeiro revolucionou a maneira de tocar e cantar da música brasileira. Inventou uma batida diferente no violão que deixou boquiabertos e encantados todos os que possuem sensibilidade aguçada e bom gosto musical. Além disso, implantou a sua maneira afinada e sussurrante de cantar e deixou para trás aquelas interpretações bonitas, mas às vezes exageradas, dos cantores de voz potente que imperavam na música brasileira. Ou seja, sacudiu o cenário da música de então. Poucos são os que fizeram alguma coisa parecida com isso. E gênio é diferente de todo mundo, é claro. A sua sensibilidade exacerbada, a serena discrição, a mania de perfeição e a preferência pela reclusão são sintomas de uma mente diferenciada que muitos não conseguem entender. Coisas de gênio, tão somente!



João Gilberto Prado Pereira de Oliveira nasceu na Bahia, na cidade de Juazeiro, há exatos 84 anos, no dia 10 de junho de 1931. Ainda na cidade natal começou a paixão pela música. Dali para Salvador e posteriormente para o Rio de Janeiro, a carreira iria deslanchar e chegar ao estrelato com o lançamento, em março de 1959, do LP "Chega de Saudade", que iria revolucionar a música brasileira com a chegada da sonoridade intrincada e pulsante da Bossa Nova.
João Gilberto foi uma influência extraordinária na carreira de muitos dos grandes artistas brasileiros, como Caetano e Gilberto Gil, e continua influenciando milhares de músicos por todo o mundo, sobretudo os jazzistas americanos, reconhecido como um gênio da criatividade musical. A sua simples presença no palco, somente com o banquinho e o seu violão, é de uma força artística descomunal, impossível para quase a totalidade dos meros mortais. João e sua música não se deve explicar ou entender, apenas saborear cada tom como uma gota de néctar divino. 
Parabéns, João Gilberto! Pelo aniversário e pela sua música divina. Viva o mito João!
Um grande abraço espinosense.



Nenhum comentário: