Um craque da poesia matuta foi-me apresentado há pouco pelo meu irmão José de Freitas Tolentino, que mora em Gurupi, no estado do Tocantins que, através de um e-mail, me mostrou a arte deste paraibano arretado que espalha pelo país a infinita beleza, brasilidade e humor escrachado das histórias de vida dura dos moradores do Sertão do Brasil.
Quarto filho de Antônio Quirino de Melo e Maria Pompéia Araújo de Melo, nascido no dia 30 de abril de 1954 em Campina Grande, na Paraíba, o poeta (e arquiteto) Jessier Quirino de Araújo desde muito cedo demonstrou aptidão artística. Inicialmente para desenhar. Depois, para compor, escrever poemas satíricos, paródias e memorizar poesias dos mestres já consagrados, influenciado por um misto de influências poéticas. Sua história sempre foi preenchida com arte, aos atos de desenhar, pintar, tocar violão, compor alguma coisa, ouvir, dizer causos e recitar, conforme seu próprio relato. Destaca-se pela presença de palco, por uma memória extraordinária e pelo varejo das histórias, que vão desde a poesia matuta, impregnada de humor, neologismos, sarcasmo, amor e ódio, até causos, côcos, cantorias, músicas, piadas e textos de nordestinidade apurada. Nos espetáculos com fundo musical, apresenta-se acompanhado de músicos de primeira grandeza, entre os quais dois filhos seus, que dão um tom majestoso e solene ao recital. São eles: Vítor Quirino (violão clássico), André Correia (violino) e Matheus Quirino (percussão). Os músicos Letinho (violão) e China (percussão) atuam nos espetáculos mais elaborados.
Também é escritor e lançou os livros "Paisagem de Interior", "Chapéu Mau e Lobinho Vermelho", "Política de Pé de Muro", "Agruras da Lata D´Água", "Papel de Bodega", "Bandeira Nordestina", "Berro Novo" e "Prosa Morena".
Residindo atualmente em Itabaiana, foi a partir de 2001, já com obra e talento reconhecidos por público e crítica, que passou a viver exclusivamente da atividade artística, em espetáculos de teatro, eventos culturais, pedagógicos e empresariais em todo o Brasil.
Fonte: jessierquirino.com.br
Conheçam um pouco desse original artista brasileiro, que trava uma batalha diária para não deixar desaparecer a essência do bravo povo do Sertão nordestino.
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário