Depois de uma partida truncada, sem grandes oportunidades de gol e muita marcação de lado a lado, a Argentina de Lionel Messi bateu a Holanda de Arjen Robben apenas na disputa dos pênaltis, por 4 x 2, com sucesso nas cobranças de Messi, Ezequiel Garay, Sergio Agüero e Maxi Rodríguez. Pela Holanda converteram Robben e Dirk Kuyt, enquanto as cobranças de Ron Vlaar e Wesley Sneijder foram brilhantemente defendidas pelo goleiro argentino Sergio Romero.
A surpreendente goleada sofrida pela Seleção Brasileira no dia anterior parece ter tido enorme influência no esquema tático empreendido pelas equipes na decisão desta outra semifinal, pois nenhum dos dois times quis se arriscar, preferindo atuar bem fechadas e de modo estrategicamente cauteloso. Isso explica a quase inexistência de chances de gol durante os 90 minutos e mais a prorrogação. Na decisão por pênaltis, brilhou a estrela de Sergio Romero, o goleiro que passou quase que totalmente despercebido durante a competição, que defendeu duas cobranças e virou o herói argentino da partida.
A Argentina consegue chegar à sua quinta final de Copa do Mundo, após 24 anos de espera. Ganhou em 1978 contra a Holanda e em 1986 contra a Alemanha (3 x 2). Perdeu o título em 1930 contra o Uruguai e em 1990 contra a mesma Alemanha (0 x 1). Interessante que esta será a terceira decisão envolvendo Argentina e Alemanha, com cada um vencendo uma vez.
Para estar na decisão do torneio, a equipe sul-americana bateu a Bósnia por 2 x 1, o Irã por 1 x 0 e a Nigéria por 3 x 2 na fase de grupos. Nas oitavas, venceu a Suíça por 1 x 0. Nas quartas ganhou por 1 x 0 da Bélgica. Agora vai enfrentar a poderosa Alemanha do técnico Joachim Low, tentando o seu terceiro título mundial.
As equipes alemã e argentina chegam à decisão do título sem nenhuma derrota. A Alemanha venceu quatro vezes no tempo normal (4 x 0 Portugal, 1 x 0 Estados Unidos, 1 x 0 França e 7 x 1 no Brasil), uma vez na prorrogação (2 x 1 Argélia) e empataram uma partida (2 x 2 Gana). A Argentina venceu quatro vezes no tempo normal, um na prorrogação e uma vez nos pênaltis. O jogo que decidirá o cobiçado título mundial acontecerá às 16 horas do domingo, dia 13 de julho de 2014, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.
Como amante do bom futebol, não entro nesta campanha imbecil de parte da imprensa que tenta fomentar a discórdia entre brasileiros e argentinos. Sou admirador inconteste do futebol argentino e fã apaixonado do genial futebol de Lionel Messi. Portanto, estarei torcendo pela conquista argentina na mesma proporção em que estarei torcendo pela conquista alemã. O que quero mesmo é assistir a um espetáculo do esporte mais apaixonante do mundo.
A taça de campeão mundial de seleções da FIFA estará em boas mãos qualquer que seja o vencedor. Espero que a finalíssima seja um show de bom futebol, com lances bonitos, muita luta e muitos gols para um fechamento de ouro para esta Copa do Mundo espetacular realizada no nosso país. Ao melhor time, a glória! Ao vencido, o nosso respeito. Isso é apenas futebol!
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário