Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

878 - É tempo de pagar o IPVA e o IPTU

Começo de ano, depois das tradicionais festas e muita farra, é hora de enfiar a mão no bolso e arcar com a responsabilidade de pagar os impostos mais controversos no país, o IPVA e o IPTU. A cada ano acontece a mesma coisa. A gente reclama barbaridade dos aumentos de alíquota, principalmente do IPTU, mas nada muda e somos forçados a pagar. Não tem jeito! É claro que a cobrança de impostos é justíssima, o que a gente não concorda é com os aumentos exorbitantes ano após ano sem a devida resposta dos governos municipal (no caso do IPTU e IPVA) e estadual (no caso do IPVA).
Talvez muitos não saibam, mas o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) pago por toda pessoa física ou jurídica proprietária de veículos, não é necessariamente investido em pavimentação e manutenção de estradas e ruas das cidades. Da sua arrecadação total são retirados 20% para o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação), 40% para o município de licenciamento do veículo e os 40% restantes vão para o caixa único do Estado. Ou seja, quem decide em que área investir o dinheiro do IPVA é o prefeito e o governador.   
Para este ano de 2014, as alíquotas do IPVA em Minas Gerais são:
a) 4% (quatro por cento) para automóvel, veículo de uso misto, veículo utilitário e outros não especificados;
b) 3% (três por cento) para embarcação, caminhonete de carga, picape e furgão;
c) 2% (dois por cento) para motocicleta, motoneta, triciclo, quadriciclo, ciclomotor e para automóvel, veículo misto e veículo utilitário que possuam autorização para transporte público rodoviário de passageiros comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria "aluguel";
d) 1% (um por cento) para veículos destinados à locação, de propriedade de pessoa jurídica com atividade exclusiva de locação;
e) 1% (um por cento) para ônibus, microônibus, caminhão, caminhão-trator e aeronaves.
O não-pagamento do IPVA nos prazos estabelecidos na legislação sujeita o contribuinte à incidência de multa, calculada sobre o valor atualizado do imposto ou da parcela deste, sendo 0,3% (três décimos por cento) por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo dia do vencimento ou de 20% (vinte por cento) a partir do trigésimo primeiro dia, mais juros de mora por mês.
 
O prazo para pagamento à vista com desconto de 3% (três por cento) ou da primeira parcela é de 15 a 28 de janeiro, conforme final de placa e escala de vencimentos abaixo:
 
TABELA PAGAMENTO IPVA 2014 EM MINAS GERAIS
FINAIS DE PLACA COTA ÚNICA/1ª PARCELA 2ª PARCELA 3ª PARCELA
JANEIRO 2014 FEVEREIRO 2014 MARÇO 2014
1 15 17 17
2 16 18 18
3 17 19 19
4 20 20 20
5 21 21 21
6 22 24 24
7 23 25 25
8 24 26 26
9 27 27 27
0 28 28 28
  
Se você quer consultar o valor do seu IPVA 2014, tenha em mãos o número do Renavan do seu veículo e vá até o site http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/consulta.htm.
Para efetuar o pagamento, dirija-se a uma agência do Banco do Brasil, Mais BB, Banco Postal, Bradesco, Itaú, Bancoob, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas e Santander, informando o número do Renavan.
Um grande abraço espinosense. 

Nenhum comentário: