Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 28 de dezembro de 2013

859 - Vá com Deus, Cuca, e obrigado por tudo!

O curitibano Alexi Stival, o Cuca, está deixando o comando técnico do Clube Atlético Mineiro. Depois de levar o clube a um título inédito, a conquista da Copa Libertadores da América, à terceira posição no Mundial da FIFA, ao vice-campeonato brasileiro no ano passado e a dois títulos mineiros, em 2012 e 2013, o treinador vai comandar a equipe do Shandong Luneng da China.
Cuca foi um bom jogador de futebol e iniciou sua carreira aos 20 anos no Santa Cruz (RS). Passou pelo Juventude até chegar ao Grêmio, em 1986. Teve uma passagem pelo Valladollid da Espanha e retornou ao Grêmio. Daí em diante, passou pelo Internacional, Palmeiras, Santos, Portuguesa, Remo, Juventude, Chapecoense, até encerrar a carreira de atleta profissional no Coritiba, no ano de 1996. Em 1998, depois de formar-se em Educação Física e Ciência do Esporte, foi convidado a treinar o Uberlândia e ali começou a sua caminhada como técnico de futebol. A lista de times que treinou a partir daí é bem grande até chegar ao Atlético Mineiro em 2011: Avaí, Inter de Limeira, Remo, Inter de Lages, Gama, Criciúma, Paraná, Goiás, São Paulo, Grêmio, Flamengo, Coritiba, São Caetano, Botafogo, Santos, Fluminense, Flamengo, Fluminense e Cruzeiro.
Sempre se destacando pela armação de bons times por onde passou, Cuca carregou por muitos anos a injusta fama de azarado, por chegar a muitas decisões de campeonatos e não conseguir conquistar títulos importantes. O primeiro trabalho de destaque aconteceu em 2003, quando levou o time do Goiás a uma recuperação espetacular no segundo turno do Campeonato Brasileiro, saindo da última posição e chegando em nono lugar. Outros bons trabalhos aconteceram no comando do Botafogo, do Fluminense (salvando inacreditavelmente o time do rebaixamento em 2009) e do Cruzeiro (onde foi vice-campeão brasileiro).
Muito do sucesso do Atlético nos últimos anos pode ser creditado ao trabalho de Cuca, que é um especialista na armação de uma boa equipe, sempre se destacando pelo jogo rápido e ofensivo, além de ser um profissional sério, dedicado, humilde, agradável e com muita fé e incrível sentimento de humanidade.
A torcida do Atlético jamais irá se esquecer de Cuca. Ele sempre será lembrado como o sujeito que devolveu aos torcedores do clube o orgulho, a satisfação e a alegria que andavam um tanto sumidos depois de anos e anos de desempenhos sofríveis do time.
A ele, o nosso eterno agradecimento pela jornada épica da Libertadores e o desejo de que seja vitorioso no seu novo desafio na China. As portas estarão sempre abertas no clube e no coração da imensa Massa Atleticana. Valeu, Cuca! Vá com Deus e obrigado por tudo.      
Muito da história de vida de Cuca pode ser conhecida na entrevista em vídeo abaixo, concedida ao repórter Fernando Fernandes no programa Papo de Boleiro, da Band.
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: