Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 13 de outubro de 2013

797 - Pelas ruas de Espinosa...

Durante minhas andanças aleatórias pelas cercanias de Espinosa, pude me inteirar das novidades e da imensa quantidade de novas ruas que aparecem repentinamente nos vários loteamentos criados na cidade. Aproveitei então essas caminhadas para catalogar os nomes das ruas que consegui reconhecer, pois ainda existem algumas delas sem placa de identificação. Nos últimos anos essa identificação das ruas melhorou muito, principalmente nas áreas mais centrais da cidade.
Além da minha pesquisa "in loco", contei com a relevante ajuda do meu primo Alvacy de Freitas Filho, o Vasco de Preto, que gentilmente me cedeu o seu GPS para que eu pudesse complementar as informações. Depois de catalogar a maioria das ruas, travessas, praças e avenidas da cidade, algumas curiosidades vieram à tona, para minha surpresa. Compartilho com vocês essas minhas descobertas.
  • Espinosa tem poucas praças. Consegui identificar apenas sete delas: Coronel Joaquim Tolentino, Heitor Antunes, Antonino Neves, Geraldo Ramos de Oliveira, Vereador José Osvaldo Tolentino, Antônio Sepúlveda e Betânia Tolentino Silveira. Não consegui identificar o nome da praça ao lado da Emater conhecida como Praça do Bolo e o nome da pracinha do Bela Vista.
  • Também temos poucas avenidas. Identifiquei apenas nove: Doutor José Cangussu, Raimundo Tolentino, Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, Juraci Antunes Cruz, João Araújo Lins, Amélia Alkimim, Antônio Barbosa Lima e do Contorno. A propósito, alguém sabia que a rodovia do anel rodoviário se chama Ápio Cardoso?
  • Descobri apenas cinco travessas na cidade, mas acho que existem mais. São elas: Francisco Lopes, Gérson Oliva, Horácio Neves, Higino Ferreira da Silva e Pompílio Almeida. Existem algumas ruas ainda com nome de travessa na placa, como a Rua Dulce Cardoso França, no Araponga, e a Rua Vicente Neres dos Santos, no Centro.
  • Conforme apurei, temos sete ruas homenageando datas: 9 de Março, 31 de Março, 13 de Maio, 2 de Julho, 7 de Setembro, 16 de Outubro e 15 de Novembro.
  • Verifiquei que há uma supremacia da ala masculina sobre a feminina. Apenas 17 mulheres são homenageadas nos diversos logradouros da cidade.
  • Com o meu sobrenome Freitas, encontrei apenas uma rua, a João de Freitas, no Centro. Com o sobrenome Tolentino, são catorze. Da família Cruz, tradicionalíssima na cidade, são nove.
  • Interessante perceber que há na cidade uma rua chamada Espinosa. Existem também a Rua da Liberdade, a Rua da Mata, a Rua Canaã, a Rua Galileia, a Rua Guarani e a Rua Direita.
  • Outras ruas homenageiam a Imprensa, os Inconfidentes e os santos Antônio, Mateus e Terezinha.
  • Três padres que trabalharam na cidade também são homenageados: Padre José Puche, Padre Guilhermino e Padre Martin Kirscht.
  • Entre as personalidades nacionais homenageadas estão Tiradentes, Presidente Kennedy, Dom Pedro I, Dom Pedro II, Dom João VI, Doutor Melo Viana, Raul Soares, Pedro Álvares Cabral, Princesa Isabel, José Bonifácio, Benedito Valadares, Frei Damião, Padre Anchieta, Carlos Gomes, Castelo Branco, Osório Salgado, Juscelino Kubitschek e o deputado Edgar Pereira.
  • Alguns pais de grandes amigos meus, que infelizmente já não estão mais conosco, receberam tributo em algumas ruas da cidade, como Crispim Vieira (pai de Jésus), Otacílio Barbosa Lima (pai de Mílton, Gilmar, Carlinhos e Edmar), Édson José da Cruz (pai de Carlos Gaiola), Florisvaldo Lopes Cruz (pai de Quinha, Nenzão e Gera) e Antônio Martins de Oliveira (pai de Jorginho e Ricardinho).
  • Algumas ruas e praças prestam homenagem a jovens da cidade que, prematuramente e de forma bastante trágica, nos deixaram, casos de Betânia Tolentino Silveira, Ludmila das Graças Antunes Cruz, Elzinaide Antunes dos Santos e Diógenes Antunes Caldeira. Vale lembrar também da finada Amélia Alkimim, assassinada quando grávida, de forma trágica, que também dá nome a uma avenida no Bairro Cidade Nova.
  • Chamou-me bastante a atenção a falta de homenagens a grandes personagens da nossa história como Paulo Caldeira da Cruz Campos (ex-prefeito), Rodolfo Caldeira da Cruz (ex-prefeito), Horácio Cerqueira Tolentino (ex-prefeito) e Manoel da Luz Fernandes (ex-vice-prefeito). Outros nomes também poderiam ser homenageados como Caio Lincoln Cangussu Tolentino, Nivaldo Faber da Silva, Waldemar Martins Ribeiro, Izaías Mariano Mendes, José Henrique Lima de Sá, José Jota Tolentino, Moacir Alves Martins, Alysson Antunes de Freitas, José Leão Pereira, Sêo Firmino e tantos outros. É certo que o estádio se chama Caldeirão em homenagem a Paulo Cruz e a creche do Santos Dumont homenageia Dr. Nivaldo, mas eles merecem muito mais.
Gostaria de contar com a providencial ajuda de vocês na correção ou complementação dessas informações para que os dados aqui disponibilizados sejam os mais confiáveis possíveis.
Essa minha pequena pesquisa causou-me espanto também pela descoberta da minha enorme ignorância, pois desconheço a história da imensa maioria dos homens e mulheres homenageados na nomenclatura das ruas, travessas, praças e avenidas da nossa cidade. Tenho informação, conheci ou tive relacionamento com muitos poucos desses personagens, o que me impele a inteirar-me mais profundamente na busca de dados sobre a história desses relevantes cidadãos.
Um grande abraço espinosense.
Travessa Higino Ferreira da Silva

Avenida Juraci Antunes Cruz

Rua Veríssimo Cruz

Avenida Juscelino Kubitschek

Praça Coronel Joaquim Tolentino
 

Nenhum comentário: