Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

765 - Um homem de bom coração

O Brasil teve há pouco tempo a honra e a alegria de receber a visita do recém-escolhido sumo pontífice, Francisco, na Jornada Mundial da Juventude. Esbanjando humildade, simpatia e gestos de extrema gentileza, o Papa Francisco conquistou o respeito e o carinho da imensa população brasileira, em especial dos jovens.
Escolhido em 13 de março de 2013 para substituir o Papa Bento XVI, que abdicou em 28 de fevereiro de 2013 alegando falta de condições físicas para comandar a Igreja Católica, o argentino de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio, nascido em 17 de dezembro de 1936 é o 266° Papa da história e o primeiro nascido no continente americano.
Francisco inaugura uma nova era na história milenar da Igreja Católica. O seu despojado e humilde jeito de viver já vem desde os seus tempos de juventude. Quando já era Cardeal em Buenos Aires, morava em um pequeno quarto nos fundos da Catedral Metropolitana, cozinhava a sua própria comida e andava de transporte público. Defensor dos direitos humanos, com uma preocupação sincera pelos pobres, contra o desperdício de alimentos, contra a adoração extrema pelo dinheiro, o novo Papa se destaca pela defesa intransigente dos mais necessitados, mostrando ao mundo uma maneira serena, amorosa e de grande humildade na condução dos seus milhões de fiéis. Para exemplificar bem a conduta deste homem especial, o Papa, que adora futebol, paga religiosamente a sua cota mensal de sócio torcedor do seu time do coração, o San Lorenzo de Almagro.
Os ideais e as atitudes do novo líder dos católicos renovam as nossas esperanças de que a humanidade possa crescer espiritualmente e fortalecer a solidariedade entre as pessoas, contribuindo para a erradicação da miséria, da fome e da violência em todas as partes do mundo.
Enfim, é maravilhoso poder ver na condução da Igreja Católica um homem simples, humilde e de bom coração. Espero que nós, pecadores, possamos nos influenciar pelos seus ensinamentos e nos tornarmos pessoas melhores no trato com os nossos semelhantes. E viva a paz entre os povos, de todas as culturas e religiões!
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: