Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 27 de abril de 2013

700 - A irreversível verticalização de Montes Claros

O aumento da população da cidade, devido ao desenvolvimento econômico e, principalmente, pela crescente oferta de cursos superiores nas universidades locais, vem provocando uma mudança significativa no cenário residencial em Montes Claros. Casas mais antigas estão sendo adquiridas e derrubadas para a construção de novos edifícios, mudando radicalmente a paisagem urbana. Isso se dá principalmente na área central e nos bairros residenciais mais próximos do centro da cidade.
Essa inevitável transformação causa alguns inconvenientes, como a perda da memória histórica com a extinção da arquitetura das velhas casas, bem como um incremento substancial de automóveis nas principais ruas dos bairros, prejudicando ainda mais a já caótica situação do trânsito de veículos na cidade. Onde morava uma única família, passam a residir dez, quinze, vinte famílias, com o impacto pesado do aumento de veículos nas redondezas. É o preço a pagar pelo progresso.
Uma opção excepcional para o enfrentamento desse trânsito caótico, bagunçado e violento, seria o uso da bicicleta pela população, mas a inexistência de ciclovias e locais públicos ou privados para a sua guarda, praticamente inviabiliza o seu uso corriqueiro. Um grande problema para se resolver nos próximos anos.
Abaixo, uma pequena amostra da proliferação de construções de novos edifícios pela cidade, notadamente no Bairro Todos os Santos.
Um grande abraço espinosense.








       

699 - A doce e cativante música de James Taylor

Criador de canções incrivelmente doces e melodiosas, que parecem nos conduzir serenamente às alturas do firmamento em um tapete voador, o cantor e compositor James Taylor fez parte da minha juventude ao embalar muitos momentos de alegria e romantismo.
Em uma carreira amplamente vitoriosa, em mais de 40 anos de estrada, James Taylor criou dezenas de canções que embalaram e continuam a emocionar os corações de milhões de fãs em todas as partes do mundo. A música "You´ve Got a Friend" continua a me emocionar todas as vezes que a ouço em sua voz serena e carismática. A sua inconfundível voz suave acaricia a mente e o coração daqueles que gostam de boa música, transmitindo uma harmonia e uma paz interior indescritíveis.
Desde 1968, início da carreira, ele já vendeu cerca de 100 milhões de discos em todo o planeta. Em dezembro de 1968 ele lançou o seu primeiro álbum, com apenas seu nome na capa, produzido por ninguém menos do que Sir Paul McCartney. Entre outras canções, lá estavam  "Something In The Way She Moves" e "Carolina In My Mind". Em fevereiro de 1970, saiu "Sweet Baby James" com um dos seus maiores sucessos "Fire and Rain", que conquistou disco de platina triplo. No ano seguinte, em abril, era lançado o álbum "Mud Slide Slim and The Blue Horizon" com o megassucesso "You've Got A Friend", uma das músicas de que mais gosto. Em novembro de 1972 saiu "One Man Dog" que contava com "Don't Let Me Be Lonely Tonight" e "Nobody But You". "Walking Man" foi lançado em junho de 1974. Em maio de 1975, saiu "Gorilla" com o sucesso "Mexico". A primeira coletânea, "Greatest Hits" saiu em abril de 1976 e conseguiu a proeza de vender mais de 10 milhões de cópias. Em 1976, em junho, saiu "In The Pocket", o último disco gravado pela Warner  Bros. "JT", as iniciais do seu nome, deram nome ao novo álbum lançado em junho de 1977 pela gravadora Columbia Records, com as músicas "Your Smiling Face" e "Handy Man". "Flag" viria em maio de 1979 e "Dad Loves His Work" em março de 1981.
Depois de uma apresentação inesquecível no Rock in Rio, no ano de 1985, na sua primeira apresentação no país, em que conquistou a plateia de milhares de brasileiros com a sua música, James Taylor lançou o álbum "That's Why I'm Here" que contém a música composta em homenagem ao Brasil, "Only a Dream in Rio", em outubro de 1985, conquistando disco de platina. Esta música tem um significado especial em sua vida, já que nesta época, a sua carreira estava em profundo declínio e ele se achava envolvido nas drogas e havia se separado da esposa Carly Simon. A sua apresentação no primeiro Rock in Rio foi acompanhada com o maior carinho e receptividade por milhares de pessoas e foi de fundamental importância na retomada da sua carreira.  
Também ganharam discos de platina os álbuns "Never Die Young", lançado em janeiro de 1988 e "New Moon Shine" de setembro de 1991. Mais um disco de platina viria com o disco duplo lançado em agosto de 1993, gravado ao vivo, com os seus maiores sucessos. Em junho de 1994, mais um disco só com apresentações suas ao vivo. "Hourglass", de maio de 1997, faturou além de disco de platina o prêmio Grammy de Melhor Álbum Pop do Ano. A segunda coletânea, "Greatest Hits - Volume Dois" saiu em novembro de 2000. "October Road", lançado em agosto de 2002, venceu o Grammy de Melhor Performance Vocal de Pop Masculino e mais um disco de platina. Mais uma coletânea saiu em abril de 2003, "The Best of James Taylor" contendo a inédita canção "Bittersweet". Em outubro de 2006 é lançado o disco "James Taylor At Christmas", com doze clássicos natalinos. Em um show gravado ao vivo em 2007, "One Man Band", James Taylor toca, canta os seus maiores sucessos e brinca com o público contando anedotas sobre a inspiração para a criação das suas músicas. O álbum de covers dos anos 50, 60 e 70 gravado por ele em setembro de 2008 é indicado ao Grammy. Músicas que não entraram neste disco são gravadas no disco "Other Covers", lançado em abril de 2009. Em maio de 2010 sai o pacote de CD e DVD contendo a memorável apresentação de 2007 na Boate Troubadour, em Los Angeles, de James Taylor ao lado da cantora e compositora Carole King, autora do seu maior sucesso "You've Got A Friend". O último trabalho de James Taylor saiu em outubro de 2012, com o lançamento de um álbum contendo 14 músicas natalinas.
James Taylor vai passar 2013 trabalhando na criação de material para um novo álbum. Por enquanto ele vai aparecer em diversos eventos especiais durante todo o ano, mas não há planos para uma grande turnê.
Com seu virtuosismo criativo e o seu característico estilo de tocar violão divinamente, ele influenciou novos artistas e conquistou milhões de admiradores mundo afora. Ganhou inúmeros discos de ouro e de platina, alguns prêmios Grammy e outros prêmios importantes.
"Fire and Rain", "Country Road", "Something in the Way She Moves", "Mexico", "Shower the People", "Your Smiling Face", "Carolina In My Mind", "Sweet Baby James", "Don't Let Me Be Lonely Tonight," "You Can Close Your Eyes," "Walking Man," "Never Die Young," "Shed a Little Light", "Copperline", "Enough to be On Your Way" e "Caroline I See You" são alguns dos seus grandes sucessos.
James Vernon Taylor nasceu em Boston, Massachussets, em 12 de março de 1948 e foi casado com Carly Simon (1972 a 1983 - filhos Sarah e Benjamin), Kathryn Walker (1985 até 1996) e Caroline (1996 até hoje - filhos Henry e Rufus).
Um dos maiores sucessos de sua carreira é a canção abaixo, composta por Carole King.

You've Got A Friend (Carole King)

When you’re down and troubled and you need a helping hand (Quando você estiver abatida e com problemas e precisar de uma mão amiga)
And nothing, oh nothing is going right (E nada, nada estiver dando certo)
Close your eyes and think of me and soon I will be there (Feche seus olhos e pense em mim e logo eu estarei aí)
To brighten up even your darkest nights (Para iluminar até mesmo suas noites mais sombrias)
You just call out my name and you know wherever I am (Apenas chame meu nome e você sabe que onde quer que eu esteja)
I’ll come running to see you again (Eu irei correndo para ver você novamente)
Winter, spring, summer or fall, all you’ve got to do is call (Inverno, primavera, verão ou outono, tudo que você tem a fazer é chamar)
And I’ll be there, yeah, yeah, yeah, you’ve got a friend (E eu estarei aí, sim, sim, sim, você tem um amigo)

If the sky above you should grow dark and full of clouds (Se o céu acima de você se tornar escuro e cheio de nuvens)
And that old North Wind should begin to blow (E aquele antigo vento norte começar a soprar)
Keep your head together and call my name out loud (Mantenha sua cabeça sã e chame meu nome em voz alta)
Soon I’ll be knocking upon your door (E logo eu estarei batendo na sua porta)

Ain’t it good to know that you’ve got a friend (Ei, não é bom saber que você tem um amigo?)
People can be so cold (As pessoas podem ser tão frias)
They’ll hurt you and desert you (Elas te magoarão e te abandonarão)
They’ll take your soul if you let them (E então elas tomarão sua alma se você permitir-lhes)
But don’t you let them (Mas não permita-lhes)

Um grande abraço espinosense ao som de James Taylor.

 

698 - As imagens distorcidas pela água de Gregory Thielker

O pintor americano Gregory Thielker se especializou em uma visão bastante peculiar na forma de criar as suas belas pinturas. Ele foca o seu trabalho na criação de imagens a partir da sua visão do para-brisa do carro tomado pela água, com uma mistura de cores em um cenário bem complexo, distorcido e ilusório. 
Gregory Thielker nasceu em Nova Jersey em 1979 e atualmente vive em Cambridge, Massachusetts. Ele estudou História da Arte no Williams College e terminou um mestrado em pintura na Universidade de Washington em St. Louis.
Para saber mais sobre o artista, acesse o site
gregorythielker.com.
Um grande abraço espinosense.






sexta-feira, 26 de abril de 2013

697 - Dia do goleiro

Hoje é comemorado o dia do goleiro. Em Espinosa foram inúmeros os atletas da camisa 1 que se destacaram, tanto no futebol de campo quanto no futebol de salão. Foram muitos os goleiros que entraram para a história do futebol espinosense com as suas atuações memoráveis, com suas defesas incríveis e com a sua natural tendência de liderar.
Para homenagear a todos eles, nada como mostrar o nosso goleiro mais famoso, que ganhou o respeito e o carinho da torcida do Operário (PR) e conquistou a condição de ídolo na equipe do Joinville (SC), onde é tremendamente respeitado.
Van é motivo de enorme orgulho para todos nós, espinosenses, em especial os integrantes do 9 de Março, onde ele fez as suas primeiras defesas. Poucas, é verdade, já que a bola dificilmente chegava ao nosso gol, devido à imensa qualidade do meio-de-campo e da defesa. Mas o convívio com todas aquelas feras do futebol espinosense deve tê-lo ajudado muito a crescer profissionalmente.
Há que se destacar também a imensa humildade deste menino de bom coração que saiu de Espinosa para realizar o seu sonho de ser um atleta profissional, com êxito. O resultado de uma carreira de dedicação e seriedade é o enorme prestígio que ele tem junto aos dirigentes e torcedores da cidade de Joinville. Ele merece tudo isso!
Veja aqui uma postagem mais antiga homenageando os nossos goleiros.
Um grande abraço espinosense a todos os nossos eternos goleiros.


   

quinta-feira, 25 de abril de 2013

696 - Últimas notícias do julgamento do futuro político de Espinosa

Acabei de receber informações de uma fonte de inegável credibilidade sobre o julgamento da ação proposta para a cassação dos atuais administradores da cidade de Espinosa, Lúcio Balieiro Gomes e Roberto Rodrigues Muniz. 
Conforme o seu relato, a sessão de julgamento desta quinta-feira foi mais uma vez adiada, para a próxima terça-feira, dia 30 de abril, devido ao não comparecimento de uma juíza, ausente por problemas particulares. Porém, os outros três magistrados presentes à sessão, votaram a favor da cassação, o que indica que o processo será desfavorável aos nossos prefeito e vice-prefeito eleitos em 2012.
Esta decisão, que está sendo muito comemorada pelos correligionários dos candidatos Mílton Barbosa Lima e Paulo Henrique Alves Campos, ainda não é oficial. O resultado oficial apenas se dará na próxima terça-feira, quando a juíza ausente poderá dar o seu veredicto, concordando ou não com os votos dos seus pares. Há a possibilidade de mudança de voto de algum juiz, mas este procedimento é raro e de probabilidade remota. Tudo indica que a decisão será mantida e que novas eleições sejam marcadas para os próximos 90 dias. Lembrando sempre que pode haver recorrência à terceira instância, em Brasília, o que fatalmente irá acontecer.
Vamos aguardar com bastante ansiedade o resultado oficial da Justiça Eleitoral na semana que vem, com muita serenidade, harmonia e paz entre todos.
Um grande abraço espinosense.

 

terça-feira, 23 de abril de 2013

695 - Até os gigantes caem...

Acabei de assistir à reprise do jogaço de bola entre dois gigantes do futebol europeu e mundial, Bayern e Barcelona. Mesmo já tendo conhecimento do resultado, fiz questão de acompanhar a partida transmitida pelo ESPN. São jogos sensacionais como este que entram definitivamente para a história. E este não foi diferente. Quem antes do jogo apostaria em uma goleada como a que aconteceu hoje? Acho que nem o mais fanático torcedor do Bayern iria esperar um resultado favorável de 4 x 0 sobre o poderosíssimo Barcelona de Messi, Iniesta e Xavi. Mas assim aconteceu nesta quarta-feira e, incrivelmente, sem deixar dúvida alguma sobre a imensa superioridade da equipe alemã no primeiro confronto das semifinais da Champions League.
O Barcelona teve, como sempre, mais posse de bola. Mas isso nada significou, pois poucas vezes chegou ao gol adversário, ao contrário do time bávaro, que sufocou quase que o tempo inteiro, criando muitas chances de marcar. Sem dúvida, o árbitro prejudicou o time catalão, quando não marcou falta de Müller sobre Jordi Alba no gol de Robben e quando não assinalou o impedimento de Gomez no segundo gol alemão. Mas isso não tira o brilho intenso e a superioridade impactante do time do técnico Jupp Heynckes, o mais amado, mais famoso e mais poderoso clube da Alemanha, vencedor de quatro títulos da Liga dos Campeões da Europa. E com esta vitória arrasadora contra o Barcelona, que eu entendo como irreversível, o Bayern de Munique é um fortíssimo candidato a ser campeão mais uma vez.
A vitória por 4 x 0, conquistada com dois gols de Thomas Müller, um de Mario Gomez e outro de Arjen Robben, aconteceu no belíssimo Allianz Arena, com capacidade para 71 mil espectadores e um gramado que dá gosto de se ver, imagine então de se jogar. 
Foi uma pena ver Messi, machucado, se arrastando em campo, claramente fora das condições ideais para participar ativamente do jogo. 
Para reverter este resultado surpreendente, o Barça terá que produzir um milagre no Camp Nou, no dia 1° de maio, na próxima quarta-feira. Eu, sinceramente, não acredito. Para mim, o Bayern já está na finalíssima, simplesmente esperando com quem irá decidir mais um troféu da Champions League, contra o Borussia Dortmund ou o Real Madrid. Amanhã, talvez, dependendo do resultado, já saberemos quem será o seu adversário, em outro confronto espetacular e imperdível entre as equipes alemã e espanhola.
Um grande abraço espinosense.
Messi, apagado, vê desolado o brilho do Bayern
  

694 - Virou brincadeira!

Quando todo mundo imaginava que finalmente o Tribunal Regional Eleitoral colocaria hoje, fim ao suspense sobre o futuro político de Espinosa, eis que mais uma vez o julgamento é adiado. O juiz Carlos Alberto Simões pediu vistas do processo, o que representa mais tempo para se inteirar dos autos, adiando mais uma vez a decisão por que tanto anseia a população espinosense. A próxima sessão pode ser na quinta-feira, data ainda não confirmada.
Tudo bem que esses adiamentos e pedidos de vistas do processo fazem parte da prática jurídica, mas que é um saco, isso é. Enquanto a Justiça não decide logo esse imbróglio, a administração da cidade fica em banho-maria, prejudicando sobremaneira o desenvolvimento normal das atividades da prefeitura, o que acaba causando danos à população.
Espero que os juízes abram os olhos, se informem de todos os detalhes do processo, suportem todas as pressões porventura existentes e julguem com isonomia e justeza. E rápido, pois ninguém aguenta mais esperar!
Um grande abraço espinosense.

Veja em www.tre-mg.jus.br:

RELATOR(A): JUIZ MAURÍCIO TORRES SOARES
ASSUNTO: AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL - ABUSO - DE PODER ECONÔMICO - USO INDEVIDO DE MEIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO - AÇÃO JULGADA PROCEDENTE - CASSAÇÃO DE DIPLOMA - DECLARAÇÃO DE INELEGIBILIDADE - CONDENAÇÃO EM MULTA
LOCALIZAÇÃO: SESJU-SEÇÃO DE PREPARAÇÃO DE SESSÕES E JULGAMENTOS
FASE ATUAL: 23/04/2013 19:53-Enviado para AJJM I. Com pedido de vista.

domingo, 21 de abril de 2013

693 - A ínfima distância entre o céu e o inferno

O mundo é cruel. O futebol é cruel. A imprensa, então, é cruelíssima. Quando, em determinada situação em que as vitórias, os gols e as boas atuações de um time levam a torcida ao delírio, as manchetes dos jornais, dos programas esportivos e dos sites da Internet não cansam de tecer rasgados elogios ao clube e aos seus jogadores. Todos parecem ser endeusados como atletas formidáveis. Basta, entretanto, um tropeço, uma escorregadela, uma derrota acachapante e inesperada ou a perda de um título, para causar uma tremenda reviravolta nas opiniões dos sábios e infalíveis comentaristas esportivos. Quem há pouco era considerado gênio, transforma-se em um verdadeiro perna-de-pau. O atacante goleador é tratado como um cabeça-de-bagre. O goleiro imbatível passa a ser o maior frangueiro do mundo. O time dos sonhos torna-se um medíocre "timinho". Assim é o futebol. E a imprensa.
Tal situação pode acontecer nos próximos capítulos desta produção cinematográfica de imensa emoção e enredo desconhecível, pelo menos até a cena derradeira, que são as competições futebolísticas. No caso atual, as fases decisivas do Campeonato Mineiro e da Copa Libertadores.
O Atlético vem, desde o ano passado, apresentando um futebol competitivo, coeso, de alta qualidade técnica e que encanta àqueles que apreciam o chamado futebol-arte. O time comandado pelo treinador Cuca joga em um estilo aberto, com bom toque de bola, rapidez na saída para o ataque e a habilidade de muitos bons jogadores, entre eles o craque Ronaldinho Gaúcho. No Campeonato Brasileiro do ano passado, a equipe alvinegra fez excelente campanha, mas foi superado pelo Fluminense, que estava em estado de graça, vencendo quase todos os seus jogos, em uma campanha memorável. Ao Galo restou o vice-campeonato. Neste início de ano, o time se divide em duas competições, o campeonato Mineiro e a Copa Libertadores da América. 
O time era o mais festejado pela imprensa de todo o país, que o louvava como a equipe que apresentava o mais belo futebol. Bastaram duas derrotas, a primeira do time reserva para a Caldense, no Campeonato Mineiro; e a segunda para o São Paulo, no Morumbi, pela Libertadores; para que uma considerável parte da mídia já o coloque como "cavalo paraguaio", aquele que sempre larga bem nas competições mas acaba sendo batido nas fases decisivas das competições. E a história não mente. Por várias vezes o Atlético chegou bem em várias decisões, mas por arbitragens prejudiciais ou atuações desastrosas, o clube sempre acabou morrendo na praia.
Nesta temporada, o Alvinegro das Alterosas tem mais uma chance de mudar essa história. Com um time bem montado, com vários jogadores de qualidade indiscutível, alguns com participações na Seleção Brasileira, o clube tem a possibilidade clara de conquistar algum título importante para saciar a sede da imensa e apaixonada torcida atleticana.
É a terrível encruzilhada da história: se ganhar o título mineiro e a valorizada competição sul-americana, o Atlético será tratado como uma equipe fantástica, mágica e inesquecível, e os seus jogadores serão endeusados eternamente. Entretanto, se o fracasso se fizer presente nas batalhas que o clube irá enfrentar brevemente, mais uma vez a frustração da torcida se apresentará com bastante estardalhaço, arremessando os jogadores atleticanos irremediavelmente na arena dos derrotados, para sempre.
O sucesso e o fracasso, o céu e o inferno, a festa e o velório, estão sempre ali um juntinho do outro, numa distância ínfima, um milimicro entre a glória e a obscuridade. Para onde irão o Atlético e os seus jogadores?
Um grande abraço espinosense.



692 - Que cachorrada é essa?

Dia desses, ao sair para a minha caminhada e corrida matinais quase diárias, visualizei uma imagem bastante interessante. Passando pelo campus da Unimontes em direção à Avenida José Correia Machado, minha pista de exercícios, deparei com esta cena inusitada mostrada aí embaixo nas fotografias: uma verdadeira cachorrada. Não, não se trata de nenhuma falcatrua política, nem de nenhuma safadeza, indecência ou ação indigna, vil, desonesta, como aparece no dicionário. Apenas uma reunião de amigos cachorros no estacionamento da Universidade Estadual de Montes Claros.
O que estariam fazendo ali em grupo e na maior tranquilidade às primeiras horas da manhã é o que me deixou encucado. Estariam eles protestando pacificamente contra a falta de decência na política nacional? Estariam protestando contra o preço abusivo do tomate? Estariam defendendo a lei que finalmente iguala as trabalhadoras domésticas a todo o resto dos assalariados brasileiros? Estariam eles preocupados com os tremores de terra em Montes Claros, que viraram rotina? Estariam eles confabulando sobre o interminável julgamento político sobre compra de votos na cidade de Espinosa? Ou talvez reivindicando uma política de cotas para o reino animal? Não tenho a mínima ideia, mas que o encontro me chamou a atenção, ah, isso é verdade.
Uma boa e interessante cachorrada, de todas as raças e tamanhos, de todas as cores e procedências, mas sem nada de atos ilegais ou maracutaias, sem prejuízos a quem quer que seja, apenas o salutar desfrute da fundamental liberdade.
Um grande abraço espinosense. 


691 - Comerciais que dão gosto de se ver

Nada como um bom comercial para se ver na TV. Ou no cinema. Principalmente aqueles bem idealizados, bem criativos, com imagens belíssimas, boa música e uma mensagem de amor e companheirismo. Assim como esses comerciais da Natura, que dá vontade de assistir várias e várias vezes, tamanha a sua qualidade e beleza. A empresa passa de maneira muito bem elaborada a importância vital do amor e da harmonia nos relacionamentos, quaisquer que sejam.
Gente é, indubitavelmente, a melhor coisa do mundo. E amá-las com toda a força do nosso coração é o que devemos fazer, sem reservas, sem medo, sem preconceito, sem vergonha, sem dúvidas, sem economia.
Um grande abraço espinosense.

690 - Mais uma homenagem a Tom Jobim na voz de Vanessa da Mata

A Nivea, empresa fabricante de produtos para a pele, está promovendo uma importante homenagem ao saudoso maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, no projeto Nivea Viva Tom Jobim. A empresa está promovendo seis grandes shows gratuitos em algumas capitais brasileiras, com a apresentação da excelente cantora mato-grossense Vanessa da Mata interpretando os grandes sucessos de um dos maiores expoentes da música brasileira. O projeto celebra os 50 anos do lançamento do primeiro disco solo do maestro e compositor carioca, "The composer of Desafinado, Plays", gravado nos Estados Unidos em 1963.

Confira os locais e horários dos espetáculos:
Salvador (BA) - Farol da Barra, às 16h30 do dia 21 de abril
Recife (PE) - Parque Dona Lindu, às 17h30 do dia 28 de abril
Brasília (DF) - Parque da Cidade, às 16h30 do dia 05 de maio
Porto Alegre (RS) - Anfiteatro Pôr-do-Sol, às 16h30 do dia 19 de maio
São Paulo (SP) - Parque da Juventude, às 16h30 do dia 26 de maio
Rio de Janeiro (RJ) - local, horário e data ainda não confirmados.
No show de lançamento do Projeto Nivea Viva Tom Jobim, realizado na casa de espetáculos Viva Rio, na capital fluminense, em 9 de abril passado, a cantora Vanessa da Mata teve a participação especial da diva Maria Bethânia. O Show é comandado pelo arranjador e pianista Eumir Deodato, com a banda formada por Stephane San Juan (bateria); Alberto Continentino (contrabaixo e baixo synth); Dustan Galas (sintetizadores); Danilo Andrade (teclados); Guilherme Monteiro (guitarra e violão) e Gustavo Ruiz (guitarra), além de um octeto de cordas formado por Ana de Oliveira, Pedro Mibielli, Her Agapito e Denise Pedrassoli (violinos); Deborah Cheyne e Rubia Siqueira (viola) e Gretel Pagamini e Marcus Ribeiro (violoncelo). O show foi exclusivo para a imprensa e convidados. Serão mais seis espetáculos em espaços públicos e totalmente gratuitos para a população. Imperdíveis!
Confira as músicas tocadas no show de lançamento do projeto:
"Fotografia"
"Este Seu Olhar"
"Só Tinha de Ser com Você"
"Chovendo na Roseira"
"Caminhos Cruzados"
"Por Causa de Você"
"Desafinado"
"Eu Sei Que Vou Te Amar"
"Samba de Uma Nota Só"
"Chega de Saudade"
"Dindi"
"Modinha"
"Se Todos Fossem Iguais a Você"
"Wave"
"Correnteza"
"O Que Tinha de Ser"
"Sabiá"
"Samba do Avião"
"Só Danço Samba"
"Piano na Mangueira"
"Lamento no Morro"
"Falando de Amor"
Bis:
"Estrada do Sol"
"Eu Sei Que Vou Te amar"

quinta-feira, 18 de abril de 2013

689 - Julgamento político de Espinosa: a ansiedade continua...

A população espinosense, que aguarda com alta dose de ansiedade a definição do seu futuro político, ainda terá que aguardar mais uns dias para ter o conhecimento do resultado do julgamento do processo eleitoral que pode causar uma reviravolta inédita no cenário político da cidade. Na sessão desta quinta-feira, em Belo Horizonte, o julgamento foi mais uma vez adiado, já que a juíza Dra. Alice Birchal pediu vistas do processo. 
A nova data do julgamento foi marcada para terça-feira próxima, dia 23 de abril. Ou seja, a comunidade espinosense ficará esperando ansiosamente por mais cinco dias para se inteirar da decisão dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral sobre o que acontecerá no comando da cidade de Espinosa.
Só nos resta esperar pacientemente para que a Justiça finalmente se pronuncie sobre o caso, pondo um fim nesta pendenga jurídica que se arrasta há meses.
Um grande abraço espinosense.

terça-feira, 16 de abril de 2013

688 - Adiado o julgamento sobre o futuro político de Espinosa

Nesta terça-feira, em Belo Horizonte, capital mineira, começou o julgamento do Processo Eleitoral n° 32/2013, contra os prefeito e vice-prefeito eleitos em Espinosa, Lúcio Balieiro Gomes e Roberto Rodrigues Muniz, acusados de abuso de poder econômico, uso indevido de meio de comunicação social e compra de votos. 
Durante a sessão de julgamento, o relator do processo pediu a sua interrupção para que tivesse mais tempo para analisar os autos, o que resultou no adiamento para a próxima quinta-feira.
A população espinosense, ansiosa por uma decisão que venha o mais rapidamente possível, vai aguardar mais dois dias para ter conhecimento do seu futuro político.
Um grande abraço espinosense.
Salão de Sessões do TRE-MG (Foto Jornal de Espinosa)

quinta-feira, 11 de abril de 2013

687 - Julgamento marcado para decisão sobre o futuro político de Espinosa

Finalmente a população de Espinosa poderá se inteirar da decisão da Justiça Eleitoral a respeito da ação de investigação judicial eleitoral impetrada contra os atuais prefeito e vice-prefeito da cidade, eleitos em 2012, Lúcio Balieiro Gomes e Roberto Rodrigues Muniz, acusados de abuso de poder econômico, uso indevido de meio de comunicação social e captação ilícita de sufrágio (esta última mais conhecida como compra de votos).
Conforme divulgado no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais nesta quarta-feira, 10 de abril, às 9h37, o julgamento da ação de n° 27791.2012.613.0109, incluída na Pauta de Julgamento n° 32/2013, se dará no próximo dia 16 de abril, próxima terça-feira, na cidade de Belo Horizonte.
Se forem condenados, os nossos atuais administradores terão o diploma cassado, serão considerados inelegíveis por um determinado período (normalmente 8 anos) e ainda terão que pagar uma multa fixada pela Justiça. Se isso acontecer, o normal é que o presidente da Câmara Municipal assuma o comando da prefeitura e que nova eleição seja marcada para os próximos 90 dias.
Qualquer que seja a decisão da Justiça Eleitoral, espero que os políticos e seus correligionários possam acatar a decisão com respeito e serenidade, sem atos de violência ou vandalismo. Espinosa precisa, não de caos e destruição, mas sim de pessoas idealistas, decididas e determinadas a trabalhar árdua e esforçadamente na construção de uma cidade desenvolvida, culta, moderna e com condições apropriadas para uma vida digna de TODOS os seus habitantes, em clima de paz e harmonia. Que se faça tão somente a justiça!
Confira aqui no site do TSE: http://www.tse.jus.br/@@request_process
Um grande abraço espinosense.

686 - Filme "Faroeste Caboclo" já tem trailer e data de estreia

Foi divulgado o trailer e a data de estreia (30 de maio), no circuito comercial de filmes, da produção brasileira "Faroeste Caboclo", que conta a famosa história de João de Santo Cristo, protagonista da obra-prima de Renato Russo, lançada em 1987 no álbum "Que País é Este?", o terceiro da banda Legião Urbana. A canção, de longos nove minutos, tornou-se um clássico da música brasileira ao contar as peripécias do menino nascido na Bahia e que muda-se para a capital do país para melhorar de vida e acaba se tornando um traficante.
O filme tem a direção de René Sampaio e conta com Fabrício Boliveira como o protagonista João de Santo Cristo, a linda Ísis Valverde como a sua namorada Maria Lúcia, Felipe Abib como o traficante Jeremias e o já falecido ator Marcos Paulo como Ney, o pai de Maria Lúcia.
Estou ansioso para conferir in loco essa história tão especial.
Um grande abraço espinosense.
Para que vocês conheçam a história de João de Santo Cristo e Maria Lúcia, aqui vai na íntegra a letra da música de Renato Russo, "Faroeste Caboclo".

Não tinha medo o tal João de Santo Cristo
Era o que todos diziam quando ele se perdeu
Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda
Só pra sentir no seu sangue o ódio que Jesus lhe deu
Quando criança só pensava em ser bandido
Ainda mais quando com um tiro de soldado o pai morreu
Era o terror da sertania onde morava
E na escola até o professor com ele aprendeu
Ia pra igreja só pra roubar o dinheiro
Que as velhinhas colocavam na caixinha do altar
Sentia mesmo que era mesmo diferente
Sentia que aquilo ali não era o seu lugar
Ele queria sair para ver o mar
E as coisas que ele via na televisão
Juntou dinheiro para poder viajar
De escolha própria, escolheu a solidão
Comia todas as menininhas da cidade
De tanto brincar de médico, aos doze era professor.
Aos quinze, foi mandado pro reformatório
Onde aumentou seu ódio diante de tanto terror.
Não entendia como a vida funcionava
Discriminação por causa da sua classe e sua cor
Ficou cansado de tentar achar resposta
E comprou uma passagem, foi direto a Salvador.
E lá chegando foi tomar um cafezinho
E encontrou um boiadeiro com quem foi falar
E o boiadeiro tinha uma passagem e ia perder a viagem
Mas João foi lhe salvar
Dizia ele: "Estou indo pra Brasília
Neste país lugar melhor não há
Tô precisando visitar a minha filha
Eu fico aqui e você vai no meu lugar"
E João aceitou sua proposta
E num ônibus entrou no Planalto Central
Ele ficou bestificado com a cidade
Saindo da rodoviária, viu as luzes de Natal
"Meu Deus, mas que cidade linda,
No Ano-Novo eu começo a trabalhar"
Cortar madeira, aprendiz de carpinteiro
Ganhava cem mil por mês em Taguatinga
Na sexta-feira ia pra zona da cidade
Gastar todo o seu dinheiro de rapaz trabalhador
E conhecia muita gente interessante
Até um neto bastardo do seu bisavô
Um peruano que vivia na Bolívia
E muitas coisas trazia de lá
Seu nome era Pablo e ele dizia
Que um negócio ele ia começar
E o Santo Cristo até a morte trabalhava
Mas o dinheiro não dava pra ele se alimentar
E ouvia às sete horas o noticiário
Que sempre dizia que o seu ministro ia ajudar
Mas ele não queria mais conversa
E decidiu que, como Pablo, ele ia se virar
Elaborou mais uma vez seu plano santo
E sem ser crucificado, a plantação foi começar.
Logo, logo os maluco da cidade souberam da novidade:
"Tem bagulho bom aí!"
E João de Santo Cristo ficou rico
E acabou com todos os traficantes dali.
Fez amigos, frequentava a Asa Norte
E ia pra festa de rock, pra se libertar
Mas de repente
Sob uma má influência dos boyzinhos da cidade
Começou a roubar.
Já no primeiro roubo ele dançou
E pro inferno ele foi pela primeira vez
Violência e estupro do seu corpo
"Vocês vão ver, eu vou pegar vocês"
Agora o Santo Cristo era bandido
Destemido e temido no Distrito Federal
Não tinha nenhum medo de polícia
Capitão ou traficante, playboy ou general
Foi quando conheceu uma menina
E de todos os seus pecados ele se arrependeu
Maria Lúcia era uma menina linda
E o coração dele pra ela o Santo Cristo prometeu
Ele dizia que queria se casar
E carpinteiro ele voltou a ser
"Maria Lúcia pra sempre vou te amar
E um filho com você eu quero ter"
O tempo passa e um dia vem na porta
Um senhor de alta classe com dinheiro na mão
E ele faz uma proposta indecorosa
E diz que espera uma resposta, uma resposta do João
"Não boto bomba em banca de jornal
Nem em colégio de criança isso eu não faço não
E não protejo general de dez estrelas
Que fica atrás da mesa com o cu na mão
E é melhor senhor sair da minha casa
Nunca brinque com um Peixes de ascendente Escorpião"
Mas antes de sair, com ódio no olhar, o velho disse:
"Você perdeu sua vida, meu irmão"
"Você perdeu a sua vida meu irmão
Você perdeu a sua vida meu irmão
Essas palavras vão entrar no coração
Eu vou sofrer as consequências como um cão"
Não é que o Santo Cristo estava certo
Seu futuro era incerto e ele não foi trabalhar
Se embebedou e no meio da bebedeira
Descobriu que tinha outro trabalhando em seu lugar
Falou com Pablo que queria um parceiro
E também tinha dinheiro e queria se armar
Pablo trazia o contrabando da Bolívia
E Santo Cristo revendia em Planaltina
Mas acontece que um tal de Jeremias,
Traficante de renome, apareceu por lá
Ficou sabendo dos planos de Santo Cristo
E decidiu que, com João ele ia acabar
Mas Pablo trouxe uma Winchester-22
E Santo Cristo já sabia atirar
E decidiu usar a arma só depois
Que Jeremias começasse a brigar
Jeremias, maconheiro sem-vergonha
Organizou a Rockonha e fez todo mundo dançar
Desvirginava mocinhas inocentes
Se dizia que era crente mas não sabia rezar
E Santo Cristo há muito não ia pra casa
E a saudade começou a apertar
"Eu vou me embora, eu vou ver Maria Lúcia
Já tá em tempo de a gente se casar"
Chegando em casa então ele chorou
E pro inferno ele foi pela segunda vez
Com Maria Lúcia Jeremias se casou
E um filho nela ele fez
Santo Cristo era só ódio por dentro
E então o Jeremias pra um duelo ele chamou
Amanhã às duas horas na Ceilândia
Em frente ao lote 14, é pra lá que eu vou
E você pode escolher as suas armas
Que eu acabo mesmo com você, seu porco traidor
E mato também Maria Lúcia
Aquela menina falsa pra quem jurei o meu amor
E o Santo Cristo não sabia o que fazer
Quando viu o repórter da televisão
Que deu notícia do duelo na TV
Dizendo a hora e o local e a razão
No sábado então, às duas horas,
Todo o povo sem demora foi lá só para assistir
Um homem que atirava pelas costas
E acertou o Santo Cristo, começou a sorrir
Sentindo o sangue na garganta,
João olhou pras bandeirinhas e pro povo a aplaudir
E olhou pro sorveteiro e pras câmeras e
A gente da TV que filmava tudo ali
E se lembrou de quando era uma criança
E de tudo o que vivera até ali
E decidiu entrar de vez naquela dança
"Se a via-crucis virou circo, estou aqui"
E nisso o sol cegou seus olhos
E então Maria Lúcia ele reconheceu
Ela trazia a Winchester-22
A arma que seu primo Pablo lhe deu
"Jeremias, eu sou homem, coisa que você não é
E não atiro pelas costas não
Olha pra cá filha-da-puta, sem-vergonha
Dá uma olhada no meu sangue e vem sentir o teu perdão"
E Santo Cristo com a Winchester-22
Deu cinco tiros no bandido traidor
Maria Lúcia se arrependeu depois
E morreu junto com João, seu protetor
E o povo declarava que João de Santo Cristo
Era santo porque sabia morrer
E a alta burguesia da cidade
Não acreditou na história que eles viram na TV
E João não conseguiu o que queria
Quando veio pra Brasília, com o diabo ter
Ele queria era falar pro presidente
Pra ajudar toda essa gente que só faz...
Sofrer...

quarta-feira, 10 de abril de 2013

685 - Cruzeiro estreia na Copa do Brasil onde já é tetracampeão

O Cruzeiro Esporte Clube inicia na noite desta quarta-feira uma nova caminhada em busca de mais um título de campeão da Copa do Brasil. O clube mineiro já conquistou a taça de campeão por quatro vezes: em 1993, vencendo o Grêmio; em 1996, batendo o Palmeiras; em 2000, superando o São Paulo e em 2003, quando foi vitorioso no confronto final com o Flamengo.
A estreia em busca do pentacampeonato na competição nacional acontecerá nesta noite, às 22 horas, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, contra a equipe do CSA.
A partida será comandada pelo árbitro Jailson Macedo Freitas (BA) e pelos assistentes Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Dijalma Silva Ferreira Júnior (BA). 
Lembrando que nesta primeira fase do torneio, se o time visitante vencer a partida por mais de dois gols de diferença, automaticamente descarta a partida de volta. Outra novidade é a participação dos clubes que disputam a Copa Libertadores (Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo) que só entrarão na competição a partir das oitavas-de-final.
Confira aqui as campanhas das quatro conquistas celestes:

COPA DO BRASIL 1993
Desportiva Ferroviária (ES) (1 x 1  -  0 x 5)
Náutico (1 x 0  -  0 x 2)
São Paulo (1 x 2  -  2 x 2)
Vasco (1 x 3  -  1 x 1)
Grêmio (0 x 0  -  1 x 2)
COPA DO BRASIL 1996
Juventus (AC) (1 x 1  -  0 x 4)
Vasco (2 x 6  -  1 x 1)
Corinthians (0 x 4  -  3 x 2)
Flamengo (1 x 1  -  0 x 0)
Palmeiras (1 x 1  -  1 x 2)
COPA DO BRASIL 2000
Gama (DF) (1 x 1  -  1 x 4)
Paraná (0 x 2)
Caxias (RS) (1 x 3  -  1 x 6)
Atlético (PR) (1 x 2  -  2 x 2)
Botafogo (2 x 3  -  0 x 0)
Santos (0 x 2  -  2 x 2)
São Paulo (0 x 0  -  1 x 2)
COPA DO BRASIL 2003
Rio Branco (ES) (2 x 4)
Corinthians (RN) (2 x 2  -  0 x 7)
Vila Nova (GO) (0 x 2  -  1 x 2)
Vasco (1 x 2  -  1 x 1)
Goiás (2 x 3  -  1 x 2)
Flamengo (1 x 1  -  1 x 3)
Um grande abraço espinosense.

domingo, 7 de abril de 2013

684 - R49, O Meteoro Atleticano

Em breve estará sendo lançado um documentário sobre a passagem já marcante do craque Ronaldinho Gaúcho pelo Clube Atlético Mineiro. Produzido por uma produtora da família Assis em parceria com o clube, o documentário leva o nome de "R49, o Meteoro Atleticano". R49 é como ficou conhecido o craque aqui em Minas Gerais, depois de chegar ao Atlético desacreditado pela imprensa nacional, após uma passagem conturbada pelo Flamengo. Ele escolheu, para ostentar na sua camisa, o número 49, ano de nascimento da sua mãe, Dona Miguelina, que passava por graves problemas de saúde à época. Neste ano ele voltou a usar a tradicional camisa 10.
O filme mostra cenas do atleta em ação, além de depoimentos do presidente do Atlético, Alexandre Kalil, de alguns torcedores atleticanos e de outros grandes ídolos da história do clube, como Reinaldo e Dadá Maravilha. A expectativa da imensa torcida alvinegra é grande quanto à data de lançamento.
Ronaldinho Gaúcho recuperou a sua motivação para jogar seu belo futebol aqui no Atlético e já virou mito e ídolo da apaixonada torcida atleticana. O time faz ótima campanha na Copa Libertadores e a sua presença e o seu futebol requintado vem sendo o diferencial de uma equipe que conta ainda com outros excelentes jogadores como o zagueiro Réver e os atacantes Diego Tardelli e Bernard. Há muito tempo o Atlético Mineiro não conseguia, devido aos seus sérios problemas financeiros, formar uma equipe tão competitiva e tão talentosa como a atual. A torcida está em êxtase completo, com toda a razão. Ronaldinho devolveu à torcida a alegria e a possibilidade de contar com mais um ídolo de importância global para reverenciar, fato que não acontecia desde a saída de Marques, seu último grande ídolo. Agora tudo é só alegria e festa.
Um grande abraço espinosense.
Veja o trailer do documentário logo abaixo.

sábado, 6 de abril de 2013

683 - A eterna magia do futebol

O futebol talvez seja o mais adorado esporte em todo o mundo. Mas engana-se quem acha que só grandes conquistas trazem alegrias aos torcedores. Uma rápida observação pelo mundo do futebol nos leva a torcidas fanáticas e apaixonadas por times de pouca expressão, de pequenas cidades espalhadas pelo planeta, que disputam campeonatos além da terceira ou quarta divisões e que jamais conquistaram títulos importantes. O amor pelo time independe de grandes conquistas, mesmo sabendo da sua importância.
A magia do futebol, que me encanta profundamente, aflora em pequenos detalhes do jogo: está no passe perfeito que coloca o companheiro na cara do gol, está no desarme limpo do defensor sem o uso da violência, está no chute forte e certeiro que estufa as redes adversárias lá "onde a coruja dorme", está na defesa inacreditável do goleiro, está no chapéu dado pelo craque no zagueiro afoito, está na arrancada em velocidade do atacante baixinho que só para dentro do gol, está no drible desconcertante que deixa o adversário estatelado no chão, está na emoção indescritível dessa gente louca por futebol em tudo o que é lugar do mundo quando o seu time marca um gol.
Mas, paradoxalmente, o futebol também inebria pelo "gol feito" perdido pelo atacante debaixo das traves ou pelo frangaço engolido pelo goleiro. Tudo isso é encantador no famoso esporte bretão.
Alguns lances como esses descritos acima entraram para sempre na história do futebol mundial, nem sempre gols marcados, partidas vencidas ou títulos conquistados. Quem acompanha futebol de verdade jamais se esquecerá do drible do Rei Pelé no goleiro uruguaio Mazurkievski, na Copa de 70. O maravilhoso lance infelizmente não resultou em gol, mas entrou para a história. Assim como a cabeçada do mesmo Pelé, defendida milagrosamente pelo arqueiro inglês Gordon Banks na mesma copa. E o que dizer da inacreditável "defesa escorpião" do folclórico goleiro colombiano Higuita contra a Inglaterra? Coisa de cinema!
E os gols espetaculares e inesquecíveis? Quem se esquece do golaço de Reinaldo contra o Vasco, depois de dar um belíssimo lençol no zagueirão Abel, o atual técnico do Fluminense, que valeu placa no estádio? Quem esquece um golaço como aquele de Romário contra o Corínthians, após um "elástico" em cima do coitado do Amaral, que deve estar procurando a bola até hoje? E o golaço de Diego Armando Maradona na Copa de 86, na Inglaterra, depois de carregar a bola desde o meio campo, passando por vários adversários? E o de Lionel Messi, da mesma maneira, contra o Getafe? E os muitos outros mais do gênio da bola Messi? E as várias "pinturas" de Neymar, ultimamente? E Ronaldo? E Ronaldinho Gaúcho? E Rivelino? E Tostão? E Careca? E Zico? E Sócrates? E Michel Platini? E Marco Van Basten? E Johann Cruyff? E Alex? E Marques? E Cristiano Ronaldo? E... É melhor parar por aqui.
Sou um apaixonado pelo futebol. Pelo futebol-arte, não por esse futebolzinho atual chamado "de resultados", em que apenas a vitória ou os títulos conquistados contam. Parece não importar a qualidade do futebol apresentado, mas apenas os números. Mas não é a toa que entre os melhores times da história do futebol, estão o incrível "Carrossel Holandês" de Johann Cruyff que encantou o mundo em 1974 e a inesquecível Seleção Brasileira de Telê Santana de 1982, com um futebol mágico e aquela imensa constelação de craques e que não foram campeões apenas por capricho dos deuses.
Infelizmente há uma onda de imbecilidade imperando no futebol atualmente. Não se pode mais mandar a torcida adversária calar a boca, como muito bem o fazia Renato Gaúcho. Não se pode mais xingar o árbitro que se "equivoca" sempre contra times de fora do eixo Rio-São Paulo, como o Sandro Meira Ricci. Não se pode mais (cúmulo do absurdo) usar da habilidade para driblar espetacularmente o adversário, como o faz brilhantemente o Neymar, sob pena de ser acusado de tentar humilhar o companheiro de profissão. É brincadeira! Pô, desse jeito o futebol vai ficar tão chato quanto o Galvão Bueno. Para com isso!
Então, para curtir o melhor do futebol, só dando uma olhada nos vídeos abaixo com um aperitivo do que melhor já se fez pelos gramados do mundo inteiro pelos grandes craques da bola.
Um grande abraço espinosense.         

682 - Encontros Memoráveis da Música: Metallica e Orquestra Sinfônica de San Francisco

Não há razão para haver rivalidades na música. Música tem que ter apenas e tão somente qualidade, seja qual for o estilo. Por isso é maravilhoso poder ver tocando juntos uma das melhores bandas de rock do mundo com uma orquestra sinfônica, a de São Francisco dos Estados Unidos. E a música, linda, é um clássico do rock, composta por James Hetfield e Lars Ulrich, da banda americana Metallica.
Um grande abraço espinosense.

Nothing Else Matters

So close no matter how far
Couldn't be much more from the heart
Forever trusting who we are
And nothing else matters

Never opened myself this way
Life is ours, we live it our way
All these words I don't just say
And nothing else matters

Trust I seek and I find in you
Every day for us something new
Open mind for a different view
And nothing else matters

Never cared for what they do
Never cared for what they know
But I know

So close no matter how far
Couldn't be much more from the heart
Forever trusting who we are
And nothing else matters

Never cared for what they do
Never cared for what they know
But I know

Never opened myself this way
Life is ours, we live it our way
All these words I don't just say
And nothing else matters

Trust I seek and I find in you
Every day for us something new
Open mind for a different view
And nothing else matters

Never cared for what they say
Never cared for games they play
I never cared for what they do
I never cared for what they know
And I know

So close no matter how far
Couldn't be much more from the heart
Forever trusting who we are
And nothing else matters

quinta-feira, 4 de abril de 2013

681 - Amistoso na AABB MOC

Ontem à noite, quarta-feira, dia 3 de abril, foi realizado um amistoso de futebol society entre as equipes dos peladeiros da AABB MOC e dos oficiais da Polícia Militar de Montes Claros. O evento de confraternização terminou com a vitória dos militares por 3 x 1, com total domínio da partida, sem proporcionar chances ao time abebeano.
Pelo time da AABB atuaram Ivonei, Paulinho, Bazuca, Gaúcho, Deraldo, Élcio, Eustáquio, Jorginho, Damata, Tiãozinho, Silvano, Élder, Miro e Antônio.
Um grande abraço espinosense.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

680 - Discos da Minha Vida: "...Famous Last Words...", do Supertramp

Estou iniciando mais uma série de postagens aqui no nosso blog, desta vez sobre discos que marcaram definitivamente a minha história, seja pela alta qualidade musical ou simplesmente pela influência emocional que teve em minha trajetória.
Supertramp foi uma banda de rock britânica formada em 1969 com o nome inicial de Daddy, mais tarde renomeada no início dos anos 1970. Ficou conhecida pela sua competente atuação no rock progressivo, com as lindas e harmônicas composições de seus líderes Rick Davies and Roger Hodgson, como também pela voz destacada e inconfundível deste último nas interpretações. Uma das suas características era o uso constante em suas músicas do piano elétrico Wurlitzer e memoráveis solos de saxofone. A banda vendeu mais de 60 milhões de álbuns em toda a carreira, com destaque para o disco de 1979, "Breakfast in America", que foi o seu maior sucesso comercial, com mais de 28 milhões de cópias vendidas. 
Realmente este álbum é fantástico, com grandes sucessos como "The Logical Song", "Take the Long Way Home", "Goodbye Stranger" e "Breakfast in America". 
Mas o disco que eu mais gosto é o sétimo da banda, "...Famous Last Words...", lançado pela A and M Records em outubro de 1982, o último com a participação do vocalista, guitarrista e tecladista Roger Hodgson. É um dos álbuns que entraram definitivamente para a minha história de vida.
O meu prazer já começa ao ver a capa, com a belíssima fotografia do equilibrista em cima da corda sob a luz do holofote e a mão que segura a tesoura pretendendo derrubá-lo. Lindíssima capa!  
Cada música deste disco agrada consideravelmente o meu coração, com suas melodias harmoniosas, as interpretações espetaculares dos músicos e a voz maravilhosamente sedutora de Hodgson. Quando o coloco para tocar, é um êxtase completo. Cada nota, cada som, cada palavra cantada me deixa extremamente feliz e sereno. Gosto de todas as músicas, mas ainda mais de "C´est Le Bon", "Know Who You Are" e "Bonnie". A abertura de "Don´t Leave Me Now" é simplesmente fantástica, eletrizante, mágica.  Não conheço absolutamente nada de teoria musical, sigo tão somente aquilo que me acaricia a mente e a alma e me afaga o coração, e isso este álbum do Supertramp me afeta profunda e maravilhosamente bem. É o que vale e isso já me basta.
Um grande abraço espinosense.

Todas as músicas foram compostas por Rick Davies e Roger Hodgson
Lado A
Crazy - 4:44
Put on Your Old Brown Shoes - 4:20
It´s Raining Again - 4:23
Bonnie - 5:38
Know Who You Are - 5:00

Lado B
My Kind of Lady - 5:16
C´est le Bon - 5:33
Waiting So Long - 6:35
Don´t Leave Me Now - 6:24

Ficha Técnica
Banda Supertramp
  • Rick Davies - teclados, voz principal nas faixas (A) 2, 4,(B) 1, 3
  • John Helliwell - saxofone, teclados
  • Roger Hodgson - guitarra, teclados; voz principal nas faixas (A) 1, 3, 5, (B) 2, 4
  • Bob Siebenberg – bateria
  • Dougie Thomson – baixo
Pessoal adicional
  • Claire Diament - voz de apoio em "Don't Leave Me Now"
  • Ann Wilson e Nancy Wilson - voz de apoio em "Put On Your Old Brown Shoes" e "C'est Le Bon"
Produção
  • Produtores: Peter Henderson, Russel Pope, Supertramp
  • Engenheiro de som: Peter Henderson
  • Engenheiro assistente: Norman Hall
  • Masterização original: Doug Sax, Mike Reese
  • Remasterização da edição de 2002: Greg Calbi, Jay Messina
  • Som dos concertos: Russel Pope
  • Técnico de som: Bud Wyatt
  • Arranjos de cordas: Richard Hewson (em "Know Who You Are")
  • Direção de arte: Mike Doud, Norman Moore
  • Design da capa: Mike Dowd, Norman Moore
  • Conceito da arte da capa: Mike Dowd
  • Trabalho de arte: Mike Dowd
  • Fotografia e foto da capa: Jules Bates, Tom Gibson
  • Fotografia do encarte: Tom Gibson
Fonte: wikipedia.org

679 - Pérolas do inigualável humor caipira

Descobri dia desses no You Tube, um vídeo hilário daquelas velhas histórias bem peculiares de caipira. O matuto goiano Geraldinho Nogueira participou do Programa Som Brasil, na época apresentado pelo ator Lima Duarte, e contou uma história engraçadíssima sobre o seu relacionamento com uma bicicleta, naquele maravilhoso e tão nosso conhecido sotaque do homem da roça.
Geraldo Policiano Nogueira, o Geraldinho, era um morador da pequena cidade goiana de Bela Vista de Goiás, onde nasceu no dia 18 de dezembro de 1918, na Fazenda Aborrecido. Viveu grande parte da sua vida na Fazenda Nuelo. Foi casado com Dona Joana Bonifácio e teve oito filhos.
Ele mesmo se definia como um "rachadô de arueira", um "capinadô de roça" ou um "derrubadô de mata". Analfabeto, ele animava toda a redondeza nas quermesses, festas e reuniões da comunidade, contando os seus "causos" com toda a malícia e irreverência de matuto. Depois de ter o seu talento artístico descoberto, ele foi levado para os palcos por Hamílton Carneiro que criou o show "Trova, Prosa, Viola", em que ele contava as suas histórias, ao lado da dupla sertaneja André e Andrade, que fazia a parte musical. Também se tornou garoto-propaganda da Caixego, extinta instituição financeira do estado de Goiás, e se apresentava em programas na televisão.
A sua autenticidade era tão presente, que não há como não cair na risada com o seu linguajar tão característico do homem simples do sertão, tão rico de beleza e bom humor.
Geraldinho faleceu em 5 de dezembro de 1993, devido a uma trombose intestinal.
Eu me diverti à beça assistindo aos seus vídeos e tenho certeza de que vocês também irão gostar.
Um grande e risonho abraço espinosense.
Estátua em homenagem à Geraldinho Nogueira em Bela Vista de Goiás