Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 3 de julho de 2012

461 - Sigur Rós, um som indecifrável e harmonioso que vem da Islândia

Se você quiser, sem sair do lugar, viajar no tempo e no espaço, na profundidade imensurável das galáxias, dos buracos negros do universo, da imensidão desmedida do vazio, você precisa conhecer a música do Sigur Rós (ou "Rosa da Vitória"). É música na sua essência mais uterina, devendo ser apreciada, de preferência, deitado confortavelmente em um sofá, com o mais absoluto silêncio em volta e com os olhos bem fechados. A música dos islandeses parece despertar os seus mais internos sentimentos de paz e sensibilidade, funcionando como uma viagem psicodélica pelas entranhas inexploradas da sua mente.
Este som inebriante do Sigur Rós vem da Islândia e é conhecido como post-rock, uma mistura de rock progressivo, jazz e música eletrônica. Os vocais, muitas vezes, são utilizados apenas como mais um instrumento e as letras são tão somente sons criados pelo vocalista Jónsi em uma espécie de nova linguagem, a "Vonlenska" ou "Hopelandic".
A banda Sigur Rós (leia-se si-ur-rous) nasceu na Islândia, na cidade de Reykjavic, em agosto de 1994. São seus atuais integrantes Jón þor "Jónsi" Birgisson (voz, guitarra), Georg "Goggi" Hólm (baixo), Kjartan "Kjarri" Sveinsson (teclados) e Orri Páll Dýrason (bateria). Um dos fundadores do grupo, ao lado de Jónsi e Goggi, o baterista Ágúst AEvar Gunnarsson deixou a banda em 1999. A banda já lançou seis álbuns: "Von" (1997 - "Esperança"), "Ágætis Byrjun" (2000 - "Um bom começo"), "( )" (2002 - "Parênteses"), "Takk..." (2005 - "Obrigado"), "Með Suð Í Eyrum Við Spilum Endalaust" (2008 - "Água Fria"), "Valtari" (2012), além de uma compilação, "Von Brigði" ("Saúde"). Eles já se apresentaram em vários festivais pelo mundo e tocaram também nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão.
Não há muito o que se falar sobre esses caras, o bom mesmo é ouvir a sua música um tanto quanto psicodélica. Então, é só relaxar e apreciar a sonoridade bastante incomum.
Um grande abraço espinosense.






Nenhum comentário: