Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 11 de maio de 2012

421 - Paz e harmonia nas campanhas eleitorais

Este ano é ano de eleições municipais. E como sempre acontece em Espinosa, os nervos ficam à flor da pele dos radicais e apaixonados eleitores espinosenses que, para defenderem os seus candidatos, chegam ao cúmulo de ficar inimigos de familiares e amigos durante esse período. Alguns extrapolam tanto que ficam até sem falar com esposa e filhos que torcem pelo adversário político. Uma coisa totalmente inaceitável e incompreensível. O que o pessoal tem que entender é que as suas ideias e crenças devem sim ser debatidas, discutidas, defendidas com unhas e dentes, mas a convivência harmoniosa e o respeito ao direito do outro pensar diferente são sagrados. 
Portanto, nada de assistirmos atônitos a cenas como aquelas em que um rapaz foi assassinado em uma campanha eleitoral de Espinosa há poucos anos atrás, em uma das mais tristes e condenáveis situações políticas já vistas pela população da cidade. Eu estava lá e não gostaria jamais de presenciar tão reprovável demonstração de estupidez. Lembro-me de estar, naquela fatídica noite, conversando com o meu saudoso amigo Nivaldo Faber em frente ao Bar de Zade, quando a multidão começou a se aglomerar no início da Avenida João Araújo Lins, ao lado do Hotel Amil. Fui até lá saber o que estava acontecendo e fiquei estarrecido com a incrível guerra de foguetes que começava a acontecer ali entre manifestantes dos então candidatos a prefeito Lúcio Balieiro e Doutor Antônio. Uma verdadeira batalha que resultou na morte de um rapaz, atingido por um disparo de arma de fogo. Pelo que eu vi naquele triste dia a coisa poderia ter sido muitíssimo pior, pois os ânimos estavam exaltados ao extremo e hoje poderíamos estar falando de uma tragédia de grandes proporções. Ao perceber a gravidade daquele enfrentamento insano, reuní minha família e saí dali rapidamente, escapando do tumulto pela Rua da Resina. Uma situação para nunca mais se repetir em nenhum lugar, principalmente em uma cidade ordeira e acolhedora como a nossa. Nunca se deve deixar de aprender com os erros. Violência e brigas nunca mais! Defendam o seu candidato, lutem pelas suas ideias, mas em completa PAZ.
Um grande abraço espinosense.
Cenas de um comício da candidatura de José Dias Silveira
para prefeito de Espinosa e Cairo Caldeira da Cruz para vice,
na Praça Coronel Joaquim Tolentino

Um comentário:

Anônimo disse...

Que venha a paz;
Quero aproveitar a oportunidade e solidarizar-me com o pessoal da educação de Espinosa, Jaiba e Rio Pardo de Minas.Há uma intensa e vergonhosa perseguição por parte da superintendente MARIA ENI SANTOS FRÓES e do seu GENRO médico perito DR. BIANCO, em Janaúba. Olhem a notícia na ALMG e no jornal da Jaiba!!!
É escabroso a falta de de humanidade, de respeito e de violação dos direitos do ser humano!!!!!