Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 29 de abril de 2011

121 - Mamonas se emancipou, mas continua afetivamente espinosense

Tenho enorme carinho pela cidade e pelo povo de Mamonas. Mesmo com a emancipação do distrito de Mamonas da cidade de Espinosa em 27 de abril de 1992, através da Lei Estadual nº 10.704, logo após votação afirmativa da população em plebiscito, ainda considero a cidade de Mamonas como parte integrante do sentimento de ser espinosense. O povo de Mamonas, assim como o de Espinosa, tem enorme facilidade para recepcionar os visitantes, com muita receptividade e calor humano.
Conforme informações por mim coletadas, a cidade de Mamonas surgiu a partir da colonização de alguns agricultores, entre eles o Sr. Damião de Souza Barreiro, que plantavam algodão e milho e criavam gado bovino e porcos em suas propriedades próximas aos rios Cabeceiras e Bom Sucesso (também conhecido como Rio do Galheiro). Posteriormente se iniciou a produção de cachaça, até hoje produzida e reconhecida como de muito boa qualidade. 
Mamonas já pertenceu a Grão Mogol, Rio Pardo de Minas, Monte Azul (então Boa vista do Tremedal) e Espinosa, nas diversas mudanças ocorridas na geografia política da região. Com o gentílico mamonense, a cidade tem como padroeiro, Santo Antônio. O seu território tem uma área de 291,3 km², uma altitude de 539 metros e uma população de 6.321 habitantes, sendo 3.183 homens e 3.138 mulheres, com uma população urbana de 2.812 habitantes e uma população rural de 3.509 habitantes. O bioma constitui-se basicamente de cerrado e de caatinga, com a presença de vários pequenos e inconstantes rios e córregos. Na área da educação, a cidade de Mamonas possui 10 escolas de ensino fundamental (952 matrículas e 61 docentes), 1 de ensino médio (338 matrículas e 26 docentes) e 1 pré-escola (71 matrículas e 3 docentes). A frota municipal conta com 302 automóveis, 87 caminhões, 70 caminhonetes, 16 ônibus, 5 micro-ônibus, 1.166 motocicletas e 30 motonetas (fonte IBGE).
Mamonas teve como um dos maiores batalhadores pela sua emancipação, entre vários outros, o mamonense Aílton Neres de Santana, que também é conhecido como Mamoninha, dada a sua identificação com a sua terra natal. Ele foi eleito prefeito e comandou a cidade por longo período, lançando as bases da organização da cidade. O prefeito atual, o ex-vice prefeito Edivan Roberto Alves Cardoso, o Vando, tomou posse logo após a morte do então prefeito em exercício João Nunes Ferreira, o Dão de Vita, aos 81 anos, resultante de complicações de um acidente automobilístico ocorrido em 2009. Tenho orgulho de desfrutar da amizade de todos eles, que fizeram e fazem um excelente trabalho em prol do desenvolvimento da cidade.
Um grande abraço espinosense a toda a população mamonense, nossos irmãos de fé e coração.
Vejam algumas fotografias que mostram a realidade atual da jovem cidade norte-mineira:
A via de acesso à cidade de Mamonas na MG 122,
MGT Agenor Neres de Santana

Avenida Pedro João Soares, na entrada da cidade

Outro ângulo da Avenida Pedro João Soares

O belo lago do parque da cidade de Mamonas

Imagem do cruzeiro na serra

O mais belo cartão postal da cidade: Lagoa do Aconchego

Prédio da Câmara Municipal

Instalações do Hospital Municipal

Praça Arcênio Antônio dos Anjos

Prédio da Prefeitura Municipal de Mamonas


Rua José Gomes Lira

Mercado Municipal na Praça 27 de abril

Prédio dos Correios no centro da Praça 27 de abril

Reforma da Praça da Matriz de Santo Antônio

Interior da Igreja de Santo Antônio em reforma

Visão frontal da Igreja de Santo Antônio

Reconstrução da Praça Marcionílio Antônio dos Anjos

Vista lateral da Praça da Matriz
Restaurante Beira Mar do Sr. João Baiano na Lagoa do Aconchego

Ex-prefeito Aílton Neres de Santana, o Mamoninha
Saudoso ex-prefeito João Nunes Ferreira, o popular Dão de Vita

O atual prefeito Edvan Roberto Alves Cardoso recebendo diploma
ao lado do Promotor de Justiça de Espinosa Eros Braga Biscotto

6 comentários:

Anônimo disse...

ola adoro minha cidader maravilhosa , jamaius vou me esquecer dos meus tempo de criança neste lugar

Anônimo disse...

Parabéns Mamonas pela organização e pelo carisma desse povo...
Visitei essa cidade e fiquei admirada pelo seu crescimento e desenvolvimento c ruas asfaltadas e limpass...
Parabéns especialmente ao prefeito municipal "EDVAN ROBERTO" popular Vando, q Deus o ilumine sempree nessa sua administração!!
Monteazulina(Moa)

Anônimo disse...

Vando vai perder

Anônimo disse...

Graças ao prefeito vando a quadra da lagoa esta quebrada o asfalto na rua de casa nao foi feito, a ponte de barreiro da cruz esta cem terminar feliz derota vando assinado eu

Anônimo disse...

O povo de mamonas deveria ter vergonha na cara, e deixarem de ser tão ignorantes resolvendo os problemas políticos da cidade através de brigas, apostas e disputas pelo lado "A" ou "B", enquanto muitas pessoas que infelizmente necessitam da prefeitura para resolver problemas de saúde, transporte e outras coisas mais, ficam sem ter para quem pedir auxilio por defender o candidato que faz oposição ao "GRANDE PREFEITO" dessa cidade!!!

"Estamos no seculo 21 e ainda temos que ficar vendo isso acontecer; pelo amor de deus, vamos evoluir minha gente; ate quando vamos ver os jovens saindo para trabalhar em outras cidades, deixando seus pais sozinhos e sem saber se ficaram bem pois quem deveria ajudar só se preocupa com os "Puxa sacos"

DEIXEM DE SER TÃO IGNORANTES!

Anônimo disse...

Olá Eustáquio
Bom dia,viajando aqui no google eart lembrei da cidade q meu pai nasceu; moro em Maringá Pr, meu pai nasceu aí perto do rio gaieiro como ele dizia, Francelino Nunes Pereira, nasceu ai em 1931,veio pra cá em 48, e sempre falou q tinha uns parente da mãe dele q é Tolentino; ele foi registrado em Espinosa.Grande abraço.