Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

69 - Personalidades espinosenses: NINHA DO ARAPONGA

Dizem que "santo de casa não faz milagre". É a sabedoria popular que explica o porquê do não reconhecimento do trabalho de pessoas da comunidade pelos moradores do lugar. O que se vê normalmente é que nem sempre as pessoas talentosas da cidade tem o seu trabalho e importância reconhecidos. Uma dessas pessoas, certamente, é Ninha do Araponga.
Filha de Evaristo, conhecido carinhosamente como "Sêo" Varisco, um craque na preparação do famoso mocotó, que por muito tempo manteve um movimentado comércio gastronômico ali no final da rua Agostinho Tolentino Neto , na entrada do bairro Araponga, Ninha herdou o talento e o gosto pela culinária. Mulher de fibra, batalhadora, administra o seu pequeno restaurante com muito zelo e dedicação. Sou um grande admirador das suas qualidades na cozinha, principalmente pelo sarapatel delicioso que só ela sabe fazer. Coisa de cinema! Mas tem muito mais: feijão tropeiro, torresminho, comida caseira da melhor qualidade.
É interessante perceber que, somente quando você está longe de casa, você começa a ter saudade e a dar o merecido valor às coisas boas da sua terrinha. Em qualquer lugar do mundo a qualidade da comida preparada por Ninha seria elogiada e vista com muito mérito. Acredito que em Espinosa muitos pensam como eu, mas creio também que muitos não dão a ela o reconhecimento pelo seu talento na cozinha. Sei que Dim da Marmoraria, Zezinho de Clérides, Naneza e Rubens Dentista, juntamente com suas famílias, são frequentadores assíduos do restaurante de Ninha, pois os encontrei lá em minha última visita à Espinosa.
À Ninha, o meu modesto e simples, mas não menos meritório, reconhecimento pelo seu excelente trabalho. Que DEUS a proteja! Espero em breve poder voltar a saborear aquele sarapatel divino que ela produz. 

Ninha em seu local diário de trabalho, na cozinha do seu restaurante

Ninha em seu restaurante, com seu marido João ao fundo

Ninha, fotografada em seu restaurante no Bairro Araponga

Fachada do restaurante de Ninha, em sua casa no Araponga

PERFIL: NINHA DO ARAPONGA

Nome completo: Ana Ramos Guimarães
Local e data de nascimento: Espinosa, aos 30 de novembro de 1952
Filiação: Evaristo Antunes Martins (In memoriam) e Aurelina Ramos de Oliveira
Casada com João Borges Guimarães
Tem 4 filhos: Ângela (37 anos), Humberto (34 anos), Graciele (32 anos) e Fábio (30 anos)
Time do coração: Atlético-MG
O que mais gosta: cozinhar, ler, dançar
O que mais detesta: fazer coisas contra a sua vontade, ser obrigada a fazer o que não quer
O melhor de Espinosa: as amizades, o povo hospitaleiro
O pior de Espinosa: as reclamações e lamentos de algumas pessoas pessimistas
Estilo de música: gosta de todas, principalmente samba
Cantores preferidos: Carlos Alberto e Leonardo
Músicas preferidas: "Ilumina-me, Senhor"

Um comentário:

Rogério Castro disse...

É difícil ler esse artigo, ainda mais longe de Espinosa, e não lembrar do gostinho da comida preparado por Ninha, depois de anos comendo em restaurantes de várias cidades é que percebemos, pelo menos pra mim, Ninha é a melhor!