Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

3959 - Música Clássica no Mercado de Montes Claros

Um dos locais de maior visitação na cidade de Montes Claros, o Mercado Central Christo Raeff, recebeu um projeto musical de rara beleza na manhã deste sábado, 10 de janeiro de 2026. Com a idealização, concepção e participação dos músicos Davi Braga, violoncelista, e Heitor Emanuel, pianista, o Projeto "Meu Brasil, Brasileiro" pretende levar música de qualidade diretamente a um lugar bastante frequentado pelo povo montes-clarense, desde os cidadãos que trabalham e ganham a sobrevivência ali vendendo seus produtos, passando pelos consumidores que ali vão adquirir as maravilhas disponibilizadas na feira, bem como os visitantes que passam no local como turistas. O projeto é uma realização do músico Davi Braga e da Fulô Comunicação e Cultura, com direção artística do pianista Flávio Augusto, utilizando recursos públicos através da ótima e necessária Lei Aldir Blanc, criada para fomentar a arte e a cultura brasileiras. Apoiam o projeto a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Montes Claros e o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernández.
Com a principal intenção de popularizar a música clássica na cidade, levando-a gratuitamente até um local bastante frequentado pela população montes-clarense, especialmente no sábado quando é realizada a feira semanal, o idealizador do projeto dividiu a apresentação em três blocos, tentando envolver os espectadores com músicas menos conhecidas de grandes nomes da música erudita como Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernández, até as que são bastante familiares às pessoas, como as lindas canções brasileiras de Vinícius de Morais, Ary Barroso e Pixinguinha.





O espetáculo foi cativante, diante de uma plateia pequena mas atenta às agradáveis performances dos músicos, às vezes cantando junto as letras das canções. O que deixou bastante a desejar foi a falta de conforto aos espectadores, sem cadeiras para sentar e o pior, sob o imenso calor dentro das instalações do Mercado, o que atrapalhou e fez suar músicos e plateia. É uma vergonha para a cidade de Montes Claros o estado de desconforto, abandono e bagunça existente em um dos seus principais cartões postais, sobretudo nos banheiros inadequados e imundos, sem a menor condição de funcionamento para uso de feirantes, clientes e visitantes.
O projeto dos rapazes ainda terá mais uma apresentação, no próximo sábado, dia 17 de janeiro de 2026, no mesmo local e horário. Mesmo com todos os problemas citados, vale muito a pena ir até o Mercado Central Christo Raeff ouvir boa música e prestigiar os artistas que, com a melhor das intenções, lutam para fazer chegar a mais pessoas a música erudita ainda tão distante da população menos favorecida.
Para tornar melhor ainda a atração da manhã de sábado, foi um prazer encontrar-me com meu companheiro de pelada de futebol na AABB, César, e também com o querido casal de amigos Antônio Carlos Vitorino, o Júnior Falcon, e sua esposa Silvana. Viva a Arte e a Cultura Brasileiras!
Um grande abraço espinosense.

 

Nenhum comentário: