Ontem no início da noite da quarta-feira, 18 horas, saímos eu e a esposa Cléa Márcia para finalmente, após uma pequena delonga, assistirmos à recente produção cinematográfica que está despertando grande interesse pelo mundo e recebendo os maiores elogios da crítica especializada e do público cinéfilo. O filme "O Agente Secreto" foi lançado em 6 de novembro nos cinemas brasileiros e já se tornou o filme nacional de maior bilheteria no ano. E está em alta no cenário das premiações internacionais com boas chances de conquista de prêmios para o filme e para o protagonista baiano Wagner Moura.
Fomos assistir a O Agente Secreto no Shopping Ibituruna, que agora conta com uma nova rede de cinema, a Cineflix, em substituição ao Ibicinemas. As quatro salas, a recepção, os totens de autoatendimento e os banheiros foram totalmente reformados, oferecendo mais modernidade e conforto aos amantes da tela grande. Havia pouca gente na sessão das 18 horas, uma meia dúzia somente. Quero crer que muita gente já viu o filme desde o lançamento no início do mês, pois o número de espectadores está bem alto nas estatísticas nacionais.
O filme do diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho é uma produção conjunta de Brasil, França, Holanda e Alemanha, com distribuição da Vitrine Filmes e produção de Emilie Lesclaux. Estreante no Festival de Cannes em 18 de maio de 2025, o filme foi muito bem recebido e celebrado, vencendo o Prêmio Palma de Ouro nas categorias Melhor Diretor e Melhor Ator. Foi premiado em vários outros festivais de cinema pelo mundo. Recentemente, Kleber e Wagner também foram indicados ao Astra Film Awards 2025, organizado pela Hollywood Creative Alliance. E há enormes chances de o concorrente brasileiro escolhido pela Academia Brasileira de Cinema na disputa pelo Oscar ser bem sucedido em indicações e, quem sabe, premiações. Os indicados ao Oscar 2026 serão anunciados em 22 de janeiro de 2026, e a cerimônia de premiação acontecerá em 15 de março.
Wagner Maniçoba de Moura é um ator, diretor, roteirista, produtor e músico brasileiro nascido em Salvador, capital da Bahia, em 27 de junho de 1976. Já Kleber de Mendonça Vasconcellos Filho é um diretor, produtor, roteirista, crítico e programador de cinema brasileiro nascido em Recife, capital de Pernambuco, em 22 de novembro de 1968, responsável pelos filmes O Som ao Redor, Aquarius, Retratos Fantasmas e Bacurau.
ELENCO:
Wagner Moura - Marcelo/Armando/Fernando
Tânia Maria - Dona Sebastiana
Maria Fernanda Cândido - Elza
Gabriel Leone - Bobbi
Alice Carvalho - Fátima
Udo Kier - Hans (O ator alemão faleceu há pouco, em 23 de novembro de 2025)
Roney Villela - Augusto
Luciano Chirolli - Girotti
Carlos Francisco - Alexandre
Hermila Guedes - Cláudia
Roberto Diogenes - Euclides
Isabél Zuaa - Tereza Vitória
Licínio Januário - Antônio
Laura Lufési - Flávia
Thomás Aquino - Arlindo
Igor de Araújo - Sérgio
João Vitor Silva - Haroldo
Kaiony Venâncio - Vilmar
Suzy Lopes - Carmem
Buda Lira - Anízio
Beto Quirino - Guarda Desidério
O filme é muito bem construído, com fotografia belíssima, trilha sonora, direção de arte, figurino e reconstituição do cenário urbano da época realizados com esmero, excelentes atuações, muita sensibilidade e uma sutileza extraordinária no tratamento de assuntos tão violentos e dolorosos para nossa gente. A criativa decisão de não mostrar claramente o assassinato frio e covarde do inocente protagonista Armando torna o filme ainda mais interessante, atraente e com uma dose cavalar de suspense. Forçar a imaginação quanto ao horror dos tempos de chumbo permite reflexões mais que necessárias aos que ainda se apegam ao fanatismo, à negação e à escuridão.
Muito gratificante ver que o nosso Cinema Brasileiro continua sendo construído com altíssima qualidade, conquistando o respeito e o reconhecimento do mundo. Que O Agente Secreto repita o sucesso do Ainda Estou Aqui, ganhando premiações importantes em breve.
Se você gosta de cinema, não deixe de ir ver o filme. É muito bom! Para os com mais anos de estrada, especialmente os saudosistas, é uma oportunidade para relembrar tempos idos, com imagens ainda frescas na memória, de um Fenemê, um Fusquinha, um posto Esso, um modelo de camisa polo da época, o então comum vício no cigarro, um orelhão, um telefone de disco, uma máquina de escrever, uma sala de cinema na rua, uma Brasília e uma Veraneio como viaturas da Polícia, enfim, várias referências de um tempo que ficou para trás, com suas maravilhas mas também com suas terríveis mazelas. Refletir e evoluir são ações indispensáveis na vida de todos nós.
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário:
Postar um comentário