Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 21 de outubro de 2025

3882 - Façanhas no futebol do Mjällby Allmänna Idrottsförening e do Mirassol Futebol Clube

Um dos mais imprevisíveis esportes do nosso amado planeta lindo, azul e esférico, o futebol tem na sua história alguns resultados e conquistas tão surpreendentes que podem até ser chamados de "milagres". Mas não são tão raros assim esses acontecimentos. No Brasil, equipes consideradas pequenas conseguiram títulos importantes que eram inimagináveis por imprensa e torcedores, casos do Guarani em 1978 e Coritiba em 1985, Campeões do dificílimo Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, equipes como Criciúma (1991), Juventude (1999), Santo André (2004) e Paulista (2005) surpreenderam a todos com brilhantes e inesperadas conquistas do título. Assim é o futebol, como diz a velha máxima de ele ser "uma caixinha de surpresas".
E essas surpresas ocorrem por todo o mundo. Agora mesmo, na Suécia, uma equipe de uma pequena vila de pescadores com pouco mais de 1.300 habitantes, Hällevik, e um estádio para 6.500 espectadores, o Strandvallen, o Mjällby Allmänna Idrottsförening, sagrou-se Campeão Nacional pela primeira vez com três rodadas de antecedência. O time venceu ontem, segunda-feira, dia 20 de outubro de 2025, o Goteborg fora de casa pelo placar de 2 x 0, pela 27.ª rodada do Campeonato Sueco, garantindo os 66 pontos ganhos com 11 de vantagem para o segundo colocado Hammarby. Terminada a partida, jogadores, comissão técnica e torcedores foram à loucura com tão gigantesca façanha realizada por um clube pequeno, com receita dez vezes menor que grandes clubes do país, como o Malmö, por exemplo. Mas o time organizado e bem treinado pelo técnico Anders Torstensson superou suas dificuldades financeiras e sua instabilidade para enfim se estruturar e montar uma equipe jovem e competitiva que alcançou um feito memorável, que lhe garantiu uma vaga na fase preliminar da Liga dos Campeões da Uefa na temporada 2026/2027, primeira participação do time em uma competição internacional, o que trará não só prestígio, mas uma boa grana. Parabéns ao valente Mjällby Allmänna Idrottsförening!





Em terras brasileiras, um outro clube pequeno está fazendo história no Campeonato Brasileiro, o Mirassol Futebol Clube. Com sede na cidade interiorana de Mirassol em São Paulo, de pouco mais de 65 mil habitantes, o clube mantém o mesmo patrocinador máster há 18 anos (Refrigerantes Poty) e fatura menos de R$ 1 milhão por mês, valor infinitamente menor, cerca de 30 vezes, que os grandes clubes do país como Flamengo e Palmeiras. Nesta edição do Brasileirão, a equipe mirassolense chamada carinhosamente pela sua torcida de Leão Caipira, faz bela campanha, figurando na quarta posição na tabela de classificação após 29 rodadas, com 52 pontos ganhos, 14 vitórias, 10 empates, 5 derrotas, 50 gols marcados, 30 sofridos, 20 de saldo e um aproveitamento de 59%, assegurando assim, momentaneamente, uma vaga direta à Copa Libertadores da América em 2026, um feito incrível para o clube. Estão à sua frente apenas Palmeiras (61 pts., 19 vit.), Flamengo (61 pts., 18 vit.) e Cruzeiro (56 pts., 16 vit.). A fase do time é espetacular, assim como foi a vitória contra o São Paulo no último domingo, 19 de outubro, pelo placar de 3 x 0, jogando em seu estádio, o Maião (Estádio José Maria de Campos Maia, capacidade 19 mil pessoas). Até o encerramento do Brasileirão, o Mirassol irá medir forças com Sport (fora), Botafogo (casa), Fluminense (fora), Palmeiras (casa), Santos (fora), Ceará (casa), Vitória (fora), Vasco (fora) e Flamengo (casa), na tentativa de garantir sua participação na primeira Libertadores de sua história.
O time amarelo e verde tem como treinador o Rafael Silva Guanaes, um sujeito estudioso e determinado que foi atleta nas categorias de base, formou-se em Educação Física pela Campbell University, nos Estados Unidos, e após encerrar a carreira de jogador, tornou-se treinador com licenças A e B da CBF, com passagens em equipes do interior de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Assumiu o Mirassol em março de 2025, após uma passagem pelo Atlético Goianiense, estreando como técnico na Série A do Campeonato Brasileiro assim como o clube, também estreante na primeira divisão.
Parabéns ao Mirassol Futebol Clube!





O sucesso de ambas as instituições no tão competitivo futebol se deve a um trabalho sério, organizado, bem estruturado, planejado, humilde e com muito amor e dedicação de pessoas voluntariosas e profissionais. Boa sorte e mais sucesso a Mjällby e Mirassol!
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: