Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 11 de outubro de 2025

3874 - Faltam 13 pontos

O Galo ganhou, comemorou a nossa apaixonada torcida atleticana. Mas continua ainda bem complicada a situação do Clube Atlético Mineiro na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro de 2025. Lutando contra o rebaixamento na competição, para desencanto da Massa, o Atlético conseguiu finalmente um bom resultado jogando em casa, na Arena MRV, na última quarta-feira, 8 de outubro, quando venceu de forma convincente a equipe do Sport, o lanterna, pelo placar de 3 x 1, gols de Vítor Hugo, Guilherme Arana e Rony. A vitória, importantíssima, melhorou um pouquinho a situação do time no campeonato, se afastando um pouco mais da zona da degola, ficando a sete pontos de diferença do Vitória, o primeiro da lista dos possíveis rebaixados. A vitória que devolveu um tanto de tranquilidade e confiança aos jogadores atleticanos não acaba com o risco de queda, mas renova as esperanças de reação da equipe no campeonato. O problema é que a próxima partida será o clássico contra o arquirrival Cruzeiro que vive atualmente uma fase quase impecável, com uma equipe bem treinada, encaixada e com muita sorte. Já o Atlético, vive um dos seus piores momentos dos últimos tempos, com um elenco carente, desequilibrado, desajustado e com jogadores importantes em péssima fase. Se não bastasse tudo isso, a sorte abandonou o clube, com uma sucessão ininterrupta de lesões graves que afastam imprescindíveis jogadores dos gramados nesta temporada. Alguns dos nossos maiores destaques, como o atacante Tomás Cuello e o zagueiro Lyanco, além do atacante Júnior Santos, tiveram contusões sérias e infelizmente só voltarão às atividades normais no próximo ano, um prejuízo imensurável para o clube que já acumula inúmeros problemas dentro e fora de campo. Com essas ausências cruciais, o técnico argentino Jorge Sampaoli vê ainda mais curtas as suas opções para a montagem de uma equipe forte, coesa e competitiva para enfrentar os fortes adversários na reta final do Brasileirão e na fase semifinal da Copa Sul-Americana. O trem tá feio na Cidade do Galo!



Compromissos do Atlético no Campeonato Brasileiro:
28ª rodada - 15-10-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Arena MRV - Atlético x Cruzeiro
29ª rodada - 18-10-2025 - Sábado - 18h30 - Neo Química Arena - Corinthians x Atlético
30ª rodada - 25-10-2025 - Sábado - 16h - Arena MRV - Atlético x Ceará
31ª rodada - 02-11-2025 - Domingo - 18h30 - Beira-Rio - Internacional x Atlético
32ª rodada - 05-11-2025 - Quarta-feira - 20h - Arena MRV - Atlético x Bahia
33ª rodada - 08-11-2025 - Sábado - 16h - Ilha do Retiro - Sport x Atlético
34ª rodada - 19-11-2025 - Quarta-feira - Atlético x Palmeiras
35ª rodada - 23-11-2025 - Domingo - Fortaleza x Atlético
36ª rodada - 30-11-2025 - Domingo - Atlético x Flamengo
37ª rodada - 03-12-2025 - Quarta-feira - Bragantino x Atlético
38ª rodada - 07-12-2025 - Domingo - Atlético x Vasco
16ª rodada - Sem data - Arena MRV - Atlético x Fortaleza

Compromissos do Atlético na Copa Sul-Americana:
Jogo de ida da semifinal - 21-10-2025 - Terça-feira - 21h30 - Banco Guayaquil - Independiente del Valle x Atlético
Jogo de volta da semifinal - 28-10-2025 - Terça-feira - 21h30 - Arena MRV - Atlético x Independiente del Valle



Na Sul-Americana a parada será indigesta para o Galo, que enfrentará a boa equipe do Independiente del Valle em duas partidas de ida e volta pelas semifinais da competição. A realidade fria nos mostra que não há favorito neste combate, mas se o Atlético se acertar, jogar com uma boa estratégia fora de casa e impor sua força em BH, teremos boas chances de chegar à final para disputar o título com Universidad de Chile ou Lanús. Oremos!
Neste momento, no Brasileirão, o Atlético permanece na 14ª posição na tabela de classificação com um desempenho pífio de apenas 41%, com 32 pontos conquistados em 26 partidas realizadas, com nada menos que 10 derrotas, 8 empates e apenas 8 vitórias. Foram 25 gols marcados e 30 sofridos, saldo negativo de 5. Uma performance medíocre para um time cotado como favorito antes de o campeonato começar. Como um atleticano sempre otimista, vejo boas condições de uma recuperação do bom futebol do time até o final do ano. Mas apesar de otimista, não sou alienado. Observando com atenção a tabela dos próximos compromissos, vejo pela frente adversários poderosos em que o Atlético entrará em campo com poucas chances de sucesso: Cruzeiro, Corinthians, Internacional, Bahia, Palmeiras e Flamengo. Para conseguirmos os pontos necessários, 13 até o momento, para escaparmos da Segundona, precisaremos vencer quatro adversários e empatar uma partida qualquer. No campo das perspectivas e elucubrações, é normal e aceitável confiar que o Atlético possa conseguir vitórias sobre Fortaleza (duas vezes), Ceará, Sport, Bragantino e Vasco. Na teoria, isto é bastante factível. O problema é a realidade dos fatos. Com a equipe atual desfalcada, inoperante e desestruturada, esta missão tornou-se uma batalha de gigante. Em uma situação de normalidade, esses 13 pontos que ainda nos faltam seriam facilmente conquistados, porém nesta inhaca terrível que atravessamos, parece uma façanha hercúlea. O que será de nós, Munhoz?



A diretoria do Atlético, na realidade os quatro donos da SAF, terão uma grande tarefa para realizar nos próximos meses: a montagem de um novo elenco para o clube no futuro bem próximo. E a maior e mais complicada tarefa será conseguir um substituto à altura para o maior ídolo do clube na atualidade, o craque Givanildo Vieira de Sousa, o Hulk, que aos 39 anos caminha para o encerramento da carreira em 2026. A transformação terá que ser ampla e abrangente, com contratações de atletas jovens, qualificados, competitivos e com fome de conquistas. E para que isso aconteça, há que se ter investimentos pesados e não há como fazê-los senão com muito dinheiro, o que não falta para o bilionário Rubens Menin, dono de banco, rádio, rede de TV, vinícola e construtora. Resta saber se haverá vontade. Isso é o que veremos muito em breve. Aguardemos os acontecimentos então.
Um grande abraço espinosense.

 

Nenhum comentário: