Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 5 de julho de 2025

3782 - O surpreendente Fluminense é a esperança brasileira e sul-americana na Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Quem diria, hein? Como nos diz há décadas a sabedoria popular, "o futebol é uma caixinha de surpresas". E como! Na disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA que está sendo realizada nos conturbados, arrogantes e belicosos Estados Unidos da América, o clube brasileiro que menos era apontado como favorito a fazer uma boa campanha se superou e surpreendeu todo mundo: imprensa, torcedores tanto favoráveis quanto rivais e até os próprios integrantes da agremiação carioca tricolor que têm entre seus admiradores gente porreta como Chico Buarque de Hollanda, Gilberto Gil, Fernanda Montenegro, Caio Blat, Paulo Ricardo, Letícia Spiller, Evandro Mesquita, Toni Platão, a atriz Alice Wegmann, o rapper Xamã, o cantor Ferrugem e o meu querido amigo monteazulense Valter "Vazão" Antunes Fernandes.



Os outros três participantes brasileiros da Copa do Mundo, Botafogo, Flamengo e Palmeiras, atraíam uma maior atenção da mídia após resultados bons e extraordinários. O Botafogo venceu por 1 x 0 o poderoso Campeão Europeu Paris Saint-Germain na segunda rodada da fase de grupos. O Flamengo venceu o gigante britânico Chelsea pelo placar de 3 x 1, com uma bela atuação individual e coletiva. E o Palmeiras, mesmo sem empolgar ninguém, se classificou em primeiro lugar no seu grupo, o A. Já o Fluminense do marrento Renato Gaúcho vinha atuando razoavelmente, classificando-se com alguma dificuldade no Grupo F com apenas uma vitória, 4 x 2 sobre o Ulsan, e dois empates contra Borussia Dortmund (0 x 0) e Mamelodi Sundowns (0 x 0). Com um orçamento bem menor e um elenco menos qualificado que os rivais cariocas e paulista, a partir dali o Fluzão surpreendeu os incrédulos com uma atuação memorável contra o poderoso Internazionale de Milão, Vice-Campeão Europeu, vencendo com merecimento a partida das oitavas de final por 2 x 0. Nesta mesma fase, o Porco eliminou o conterrâneo Fogão por 1 x 0 e o Mengão foi desclassificado pelo Bayern de Munique que venceu o jogo por 4 x 2 com alguma facilidade. A maior surpresa, contudo, foi a eliminação de um dos maiores favoritos ao título, o Manchester City do excelente treinador Pep Guardiola, que foi derrotado por 4 x 3 pelo Al-Hilal, uma gigantesca zebra saudita.



O Fluminense fez bonito de novo ontem, ao vencer este mesmo Al-Hilal pelo placar de 2 x 1, em partida das quartas de final do torneio, assegurando sua participação nas semifinais em confronto já definido contra o Chelsea (que eliminou o Palmeiras) na terça-feira, dia 8 de julho, às 16h. Os outros dois semifinalistas são Real Madrid, que passou pela equipe alemã do Borussia Dortmund (3 x 2) e o Paris Saint-Germain, que eliminou o também alemão Bayern de Munique na vitória por 2 x 0. A grande final será disputada em Nova Jersey no domingo, 13 de julho, às 16 horas, também conhecida como quatro da tarde.
É óbvio que o Fluminense quer mais, agora que chegou às semifinais. O sonho da conquista do título agora é real, faltam apenas dois adversários a serem batidos. Mas mesmo que seja eliminado pelo Chelsea, já terá proporcionado bastante alegria e orgulho aos seus torcedores, e até ao futebol brasileiro em geral, pela bela campanha.


 
Parabéns ao Fluminense de Renato Gaúcho, Jhon Arias, German Cano e do incansável goleiro Fábio, profissional dedicado e abalizado que continua atuando em alto nível aos 44 anos de idade. Difícil para nós, não torcedores do Fluminense, será aguentar a soberba e o conhecido orgulho inflado do técnico Renato Gaúcho após esta façanha memorável do tricolor carioca. Mas o Fluminense merece todos os elogios. Fez bonito em terras norte-americanas e é digno de toda exaltação. É justo!



Infelizmente, tenho que registrar, com muita tristeza e desalento, as mortes dos atletas profissionais Diogo Jota, atacante do Liverpool, e seu irmão André Silva, do Penafiel, em um trágico acidente de carro na região de Zamora, Espanha, na quinta-feira, dia 3 de julho. Os meus pêsames e minha solidariedade cristã aos familiares dos irmãos falecidos.
A lamentar também, a fratura da fíbula esquerda do jogador Jamal Musiala do Bayern de Munique ocorrida na partida de hoje em que o time alemão foi eliminado da Copa do Mundo de Clubes da FIFA pelo Paris Saint-Germain. Que o jovem atleta se recupere o mais breve possível e retorne feliz e saudável aos gramados! 
Um grande abraço espinosense.

2 comentários:

Anônimo disse...

O resultado do jogo Paris x Bayern foi 2 a 0.

Eustáquio Tolentino disse...

Valeu pela dica! Já fiz a correção. Muito obrigado. Um abraço.