Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

3950 - Perdas humanas em Espinosa

O ano de 2025 vai terminando e infelizmente com notícias tristes vindas da nossa Espinosa. Em meio a tantas comemorações festivas realizadas com alegria e entusiasmo pelas famílias reunidas por conta do Natal e do Ano Novo, algumas delas lamentam e choram a perda de seus entes queridos.
Com algum atraso, registro aqui os falecimentos de José Barbosa Guimarães, Rondinério Ribeiro Leite, Deusdete Liberato de Assis Souza, Marcelo Júnior Silva Balieiro, Rosilene Rocha (Rose), Etivaldo Carlos, Walter Xavier da Silva, Ana Rosa da Silva e Hermínia Amarante Santana, todos ocorridos neste último mês de 2025.
A todos os familiares entristecidos com suas partidas, deixo aqui a minha solidariedade cristã, os meus sentimentos de pesar e a prece ao Salvador para que lhes fortaleça e console neste momento de intensa dor e sofrimento.
Que Deus acolha em seu Reino de Paz os falecidos e proteja os que ficam com a sua benevolência!
Agradeço ao Fidelino José Fernandes pelas comunicações dos fatos em sua página do Facebook, onde sempre me informo dos acontecimentos na nossa Espinosa.
Um grande abraço espinosense.




Rosilene Rocha (Rose) - Falecimento em 23-12-2025





3949 - 50 anos de Wish You Were Here

Uma das mais lindas canções já compostas no universo do Rock and Roll é da banda britânica Pink Floyd. Eu adoro e nunca me canso de escutar! Trata-se da música criada pelas iluminadas mentes de Roger Waters e David Gilmour, "Wish You Were Here". Escrita em 1975, faz parte do álbum de mesmo nome lançado em 12 de setembro de 1975. Tem uma carga enorme de sentimento e emoção, pois foi criada para homenagear o amigo deles, Syd Barrett, cofundador da banda que foi expulso em 1968 por conta dos problemas mentais e abusos de drogas à época. Com uma letra bastante emocional de Waters, a música trata da solidão e do sentimento de perda de uma pessoa tão querida como o Syd, brutalmente afetado pelos alucinógenos. Mas vai além. Ela faz uma crítica sutil à alienação que afeta muitos com a vivência na fama e no sucesso financeiro e profissional. A fusão de instrumentação acústica e eletrônica, com um estupendo solo de guitarra do craque Gilmour, nos acalenta a alma.



Muita gente que diz gostar da banda Pink Floyd parece não compreender bem os significados das letras das suas músicas, sempre críticas aos tiranos e suas guerras sangrentas, bem como aos gananciosos senhores da riqueza. É triste e lamentável a ignorância. Coitados, não conseguem distinguir o céu do inferno e a alegria da dor. A força e a beleza do trabalho da icônica banda residem exatamente aí, nas letras profundas e nas habilidades musicais aguçadas dos músicos. Eu amo!



E para celebrar os 50 anos do álbum e desta maravilha da música mundial, foi lançado no dia 19 de dezembro de 2025, um vídeoclipe assinado por Justin Daashuur Hopkins que mostra imagens de arquivo da banda, além de animações psicodélicas. O interessante é que esta, uma das canções mais emblemáticas da carreira do grupo, nunca havia sido lançada em vídeo.
E saiu não só este vídeo, mas também o álbum foi relançado com o nome "Wish You Were Here 50", com versões em box set, CD duplo, vinil triplo e digital, contendo o original remixado em Dolby Atmos. A edição expandida conta com um livro de capa dura com fotos, faixas bônus incluindo demos e um show gravado em Los Angeles, em abril de 1975.
Como é gostoso ver que canções que nos embalam e encantam há décadas continuam mantendo a mágica de emocionar e inspirar novas gerações! Música boa nunca perde a magia de encantar!
Um grande abraço espinosense. 

WISH YOU WERE HERE
Roger Waters e David Gilmour

And disciplinary remains mercifully
Yes and um, I'm with you Derek, this star nonsense
Yes, yes, now which is it?
I am sure of it

So, so you think you can tell Heaven from Hell, blue skies from pain
Can you tell a green field from a cold steel rail?
A smile from a veil?
Do you think you can tell?

Did they get you to trade your heroes for ghosts?
Hot ashes for trees?
Hot air for a cool breeze?
Cold comfort for change?
Did you exchange
A walk-on part in the war for a lead role in a cage?

How I wish, how I wish you were here
We're just two lost souls swimming in a fishbowl, year after year
Running over the same old ground
What have we found?
The same old fears
Wish you were here


segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

3948 - Brigitte Bardot, a estrela se vai

Quem aprecia a sétima arte, certamente estará triste, com a notícia do falecimento, aos 91 anos, da atriz, modelo e ativista francesa Brigitte Anne-Marie Bardot. A linda e voluptuosa mulher que encantou o mundo nas telas dos cinemas, sobretudo nos anos 50 e 60, nasceu em Paris, no dia 28 de setembro de 1934. Formou-se em balé clássico no Conservatório Nacional de Música e Dança. Por sua beleza estonteante, já aos 15 anos aparecia como modelo em capas de revistas famosas, estampando em 1949 a capa da prestigiada revista Elle. Ao estrear nas telas em 1952, no filme "A Garota do Biquíni", começou a chamar a atenção do público. A explosão da fama mundial viria quatro anos depois, em 1956, quando sua atuação de protagonista no filme "E Deus Criou a Mulher", dirigido por seu então marido, Roger Vadim, encantou a todos, transformando-a rapidamente em um dos maiores ícones do cinema francês e um dos mais famosos símbolos sexuais do planeta. Contribuíram para isto a sensualidade, a sedução, a desinibição, a liberdade sexual, a quebra de tabus e a atitude feminista da atriz, gravada em cenas picantes que causaram até censura à produção em Hollywood por confrontar frontalmente os códigos morais da época. Protagonizou outras produções de sucesso como "Babette Vai à Guerra" (1959), "A Verdade" (1960) e "O Desprezo" (1963), atuando com charme, desenvoltura e sensualidade em mais de 40 filmes, angariando aplausos e admiração ao mesmo tempo em que atraía ódio e críticas por desafiar padrões conservadores da arcaica sociedade de então, como não permitir relações inter-raciais e relações sexuais fora do casamento, um atraso social tremendo.



Aventurou-se também na carreira de cantora, gravando cerca de 70 músicas, na maioria canções de amor. Surpreendentemente em 1973, aos 39 anos e no auge da fama, ela fez o anúncio bombástico de que estava largando a carreira artística por conta do cansaço e do assédio sufocante da mídia, iniciando uma cruzada em defesa dos direitos dos animais. Toda essa história foi contada em seu livro "Lágrimas de Combate", lançado em 2018.
Na movimentada vida amorosa, a atriz casou-se quatro vezes, com Roger Vadim (1952–1957), Jacques Charrier (1959–1962), Gunter Sachs (1966–1969) e Bernard d’Ormale, seu marido desde 1992.  Teve um único filho, com Jacques Charrier, em 1960, batizado de Nicolas-Jacques. Também teve relações amorosas com Serge Gainsbourg e Warren Beatty.



Convidada pelo então namorado, o ex-jogador de basquete do Flamengo, o franco-marroquino-brasileiro Bob Zagury, Bardot veio passear no Rio de Janeiro em 1964. Mas atormentada pelo batalhão de jornalistas e fotógrafos que não lhe davam sossego, foi levada pelo namorado para a pequena, pacata e sossegada vila de pescadores em Armação dos Búzios, ainda um desconhecido distrito de Cabo Frio, onde permaneceu tranquila e sem ser incomodada por cerca de quatro meses, convivendo harmoniosamente com a população local. Apaixonada pelo belíssimo lugar, voltou no final do ano para passar o Réveillon, mas aí tudo foi diferente, com os paparazzi não lhe dando sossego. Nunca mais voltou, mas sua curta presença provocou um fenômeno de projeção nacional e internacional da então incógnita vila de pescadores. Búzios se transformou rapidamente em um dos mais chiques e prestigiados destinos turísticos do mundo. Em reconhecimento, a localidade instalou uma estátua sua à beira da praia e batizou de Orla Bardot sua área principal.



Brigitte Bardot também influenciou enormemente para que outra localidade pacata e linda, o vilarejo de pescadores no sul da França chamado Saint Tropez, transformasse, após sua chegada, em um dos mais caros e sofisticados destinos turísticos do planeta, apreciado pelos bilionários e celebridades do show business. O lugar foi tema da canção "San Tropez" da banda inglesa Pink Floyd, incluída no álbum "Meddle", de 1971. Lá, a atriz viveu a maior parte da vida, desde 1958, na La Madrague, uma bela casa, confortável e sem nada de luxo, com vista para o mar na Riviera Francesa.
Brigitte Bardot leiloou suas joias e pertences de alto valor para fundar, em 1986, a Fundação Brigitte Bardot, que iria lutar na defesa e proteção dos animais. BB, como era carinhosamente chamada na França, se tornou vegetariana e se envolveu com entusiasmo em várias campanhas, entre elas uma contra o abate anual de focas no Canadá, outra contra as touradas na Espanha e mais uma em favor da castração de cães de rua na Romênia.  
Nem tudo, entretanto, foi glória e prazer na vida da famosa beldade. Seu relacionamento com o único filho nunca foi tranquilo e amoroso. Ela, que confessou não ter condições emocionais para ser mãe, afirmou em determinado momento que preferia ter parido um cachorrinho ao invés do filho. Já idosa, frequentou tribunais e foi multada por fazer comentários preconceituosos e controversos sobre os homossexuais e os imigrantes, especialmente os muçulmanos, o que resultou em várias condenações na Justiça por incitação ao ódio racial. Se não bastasse esse posicionamento arcaico, intolerante, radical e lamentável, ela se posicionou favorável à líder de extrema-direita francesa, Marine Le Pen.



Brigitte se notabilizou no cinema por pouco tempo, mas manteve sua fama até o fim da vida, utilizando seu tempo e energia para lutar em defesa dos animais, o que é digno de elogios e reconhecimento. Também, como todo ser humano, tomou atitudes questionáveis e mereceu críticas. Como algumas pessoas que vivem bastante, ela envelheceu mal, tornando-se uma pessoa ressentida, intolerante e reacionária, o que é uma pena. E Deus, que criou a mulher, saberá julgá-la com misericórdia no Juízo Final. Que receba o perdão pelos seus pecados e que descanse na mais completa paz!
Um  grande abraço espinosense.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

3947 - Um abençoado Natal e um maravilhoso 2026 a todos!

Chegou o Natal! O dia em que o mundo inteiro celebra o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas tem quem ignore, despreze ou desfigure esta data tão importante para os verdadeiros cristãos. No capitalismo, para divertir a meninada, homenagear o generoso São Nicolau e incrementar o comércio, criou-se a figura lendária do Papai Noel, um velhinho gorducho e simpático que aparece uma única vez no ano pilotando com maestria e perícia o seu trenó puxado por renas voadoras para trazer presentes e afagos às inocentes crianças. Ho, ho, ho! E tem até adulto que acredita nele. E outros que indecorosamente trocam de vermelho para azul as suas vestes, simplesmente por picuinha política.
O dia 25 de dezembro é para se comemorar a vida e o nascimento do Menino Jesus. E, de preferência, em casa, com a família reunida em paz e harmonia. É um momento de muita importância para que as pessoas todas reflitam sobre seus desempenhos diários nesta imprevisível caminhada terrena. Tempo de olhar para trás e revisitar pensamentos e atitudes, decisões e condutas na relação com os demais habitantes deste lindo e esférico planeta. É hora de examinar em detalhes se tudo o que Jesus Cristo nos ensinou em suas ações e parábolas descritas na Bíblia, está sendo praticado com justiça, amor e paz. É época de meditação e exercício do discernimento. E de correção de rota. E de mudança de conceitos. Se a nossa vida até agora está fundamentada no ódio, na mentira, na violência, no preconceito, na arrogância, na desumanidade, é tempo de renascer em Cristo, aquele que morreu por nós para salvar-nos do pecado.
Sim, é preciso falar de Deus. Importante. Mas muito mais necessário e substancial é viver integral e verdadeiramente os seus ensinamentos de amar o próximo e a si mesmo. E o próximo não é só a nossa mãe, o nosso pai, os nossos irmãos, a nossa esposa, os nossos filhos e os nossos parentes não! É também o inimigo, o adversário no futebol e na política, o crente de outra religião, o mendigo, o drogado, o criminoso, o bêbado, o doente, o miserável. É de Jesus o chamado para que TODOS sejam amados com todo fervor e humildade.
Que todos nós, neste NATAL, aniversário de JESUS CRISTO, possamos refletir, encontrar a luz divina e nos transformar em seres humanos melhores e mais decididos a viver plenamente a Palavra de Deus! E que esta descoberta nos permita ter saúde e discernimento para usufruirmos inteiramente felizes e iluminados as dádivas que certamente virão no ano de 2026! Que assim seja!



Uma das mais lindas músicas referentes ao Natal foi escrita em 1932 pelo baiano de Santo Amaro, José de Assis Valente, grande compositor. Perto do Natal, melancólico e desiludido com a pobreza de muitas crianças que nunca tinham a chance de receber um presente sequer do Papai Noel, ele compôs a belíssima música "Boas Festas", também conhecida como "Anoiteceu". Na letra, o infeliz e subestimado artista traduziu sua insatisfação com o velhinho que nunca aparece para trazer o tão esperado presente de Natal. Genial!
Outra música que tem relação com o Natal é da banda paulista de Punk Garotos Podres, que com toda sua irreverência fez uma crítica pesada ao personagem criado para alegrar as crianças. A música "Papai Noel, Velho Batuta" virou até caso de polícia, pois recentemente os integrantes da banda foram denunciados por um extremista pelo teor da canção lançada em 1985, há inacreditáveis 40 anos. Inacreditável a situação.  
Um grande abraço espinosense.

  


BOAS FESTAS
Assis Valente

Anoiteceu
O sino gemeu
E a gente ficou
Feliz a rezar

Papai Noel
Vê se você tem
A felicidade
Pra você me dar

Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel

Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem
Oh, anoiteceu

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

3946 - Amistoso entre as AABBs de Montes Claros e Belo Horizonte

Em uma ensolarada e escaldante manhã de sábado, 20 de dezembro de 2025, em meio a um tanto de inaugurações de obras importantes na AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros, foi realizada uma partida amistosa de futebol society envolvendo equipes da AABB local e da AABB da capital Belo Horizonte.





Realizada no Campo Society José Carlos Gomes, o jogo terminou empatado em 3 x 3. Para a equipe visitante, marcaram Macarrão, Caio e Rafael. Para o time local, marcaram Luciano, Héber e Renato. Estiveram em campo pelo time amarelo de BH os atletas Luizinho, Branquinho, Wagner, Macarrão, Danillo, Roney, Caio, Jefinho, Rafael e Carlinhos. Pelo time de MOC jogaram Zé Roberto, Orlando, Chiquinho, Nilsão, Renato, Kal, Héber, Luciano, Jorginho, Eustáquio, Damata, Batatinha, Tiãozinho e Deraldo. Comandaram a equipe local os "treinadores" Silvano, Chau e Góes.





Como não poderia deixar de acontecer, terminada a partida os participantes se reuniram alegremente no espaço do bar e restaurante do clube para a indispensável e irresistível resenha.
Um grande abraço espinosense.

 

3945 - Morreu Gonzaga

Depois de um intervalo de tempo sem notícias ruins chegando da nossa Espinosa, eis que infelizmente tomei conhecimento do falecimento do senhor Luiz Gonzaga de Castro ocorrido em Janaúba, onde ele residia. Ele tinha 89 anos de idade. É mais uma figura querida da nossa cidade que se vai, um integrante de família numerosa, tradicional e respeitada na nossa comunidade.
Expresso aqui os meus sentimentos de tristeza a todos os familiares de Gonzaga, especialmente ao seu irmão e meu amigo Sidney Castro. Que o misericordioso Deus os ampare e fortaleça neste momento de tamanha dor e angústia, concedendo a todos as bastantes e necessárias força, fé e resignação.
Que Gonzaga descanse na mais completa paz no Reino dos Céus, após finalizada sua caminhada terrena!
Um grande abraço espinosense.



domingo, 21 de dezembro de 2025

3944 - Corinthians Tetracampeão da Copa do Brasil

Finalizando a temporada 2025 do futebol brasileiro, as finais da Copa do Brasil trouxeram tensão e competitividade em dose gigante nos confrontos entre o carioca Vasco da Gama de Fernando Diniz e o paulista Sport Club Corinthians de Dorival Júnior. E o Corinthians se deu melhor na briga, vencendo o torneio e levantando sua quarta taça de Campeão da Copa do Brasil. A conquista se confirmou na tarde/noite deste domingo, em partida realizada no Maracanã.
Para chegar às finais, o Timão passou com muita dificuldade e raça sobre o Cruzeiro nas semifinais, vencendo por 1 x 0 em Belo Horizonte e tendo melhor desempenho na disputa de pênaltis, após uma derrota por 2 x 1 jogando em seu estádio em São Paulo. O Gigante da Colina fez trajetória parecida, eliminando o rival carioca Fluminense com uma vitória por 2 x 1 no primeiro confronto e uma maior eficiência na cobrança de pênaltis, depois de uma derrota por 1 x o no tempo regulamentar da segunda partida decisiva. Ambos eliminaram surpreendentemente os favoritos Cruzeiro e Fluminense, coisas do futebol.



Na primeira partida da final, um jogo fraco, ruim, com erros em série de lado a lado, sem grandes ou nenhuma emoção. Um 0 x 0 daqueles de dar sono. E mais surpresa veio, pois o Vasco dominou a maior parte da partida e mereceu vencê-la. Mas faltou qualidade. Ficou então para a derradeira partida neste domingo, 21 de dezembro.
Na partida derradeira e decisiva, deu Corinthians! Com uma vitória suada pelo placar de 2 x 1, com gols de Yuri Alberto e Memphis Depay, o Timão fez História novamente no Maracanã, enlouquecendo ainda mais a sua já enlouquecida torcida.
Além da grande conquista, o Corinthians também garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026 e presença na disputa da Supercopa do Brasil, em que enfrentará o Flamengo.
Vibra e comemora com alegria e orgulho o treinador Dorival Júnior, que igualou em conquistas da Copa do Brasil o treinador gaúcho Luiz Felipe Scolari, o Felipão, como maior vencedor da competição. Foi o quarto título com quatro equipes diferentes: Santos (2010), Flamengo (2022), São Paulo (2023) e Corinthians (2025).



RESUMO DA PARTIDA VASCO 1 X 2 CORINTHIANS
Motivo: Final da Copa do Brasil 2025
Local: Maracanã (Estádio Jornalista Mário Filho), Rio de Janeiro, Brasil
Data: Domingo, 21 de dezembro de 2025, 18 horas
Arbitragem:
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos
Quarto Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli
Árbitro de vídeo: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Gols: Yuri Alberto, aos 18 minutos do 1º tempo, Memphis Depay, aos 17 minutos do 2º tempo (Corinthians), Nuno Moreira, aos 40 minutos do 1º tempo (Vasco)
Cartões amarelos: Yuri Alberto, Dorival Júnior, Carrillo, Matheuzinho (Corinthians), Carlos Cuesta, Thiago Mendes, Vegetti (Vasco)
VASCO: 1-Léo Jardim; 96-Paulo Henrique, 46-Carlos Cuesta (7-David), 30-Robert Renan e 2-Puma Rodríguez (9-Matheus França); 88-Barros (99-Vegetti), 23-Thiago Mendes e 10-Philippe Coutinho (3-Tchê Tchê); 11-Andrés Gómez, 77-Rayan e 17-Nuno Moreira (19-GB)
Treinador: Fernando Diniz
Estiveram no banco de reservas: 13-Daniel Fuzato, 29-Lucas Oliveira, 43-Lucas Freitas, 12-Victor Luís, 18-Paulinho, 25-Hugo Moura, 15-Garré
CORINTHIANS: 1-Hugo Souza; 2-Matheuzinho, 5-André Ramalho, 13-Gustavo Henrique e 21-Matheus Bidu (26-Angileri); 14-Raniele (19-Carrillo), 70-José Martínez, 7-Maycon (49-André) e 27-Breno Bidon (8-Garro); 9-Yuri Alberto (47-João Pedro) e 10-Memphis Depay
Treinador: Dorival Júnior
Estiveram no banco de reservas: 40-Felipe Longo, 25-Cacá, 37-Ryan, 61-Dieguinho, 11-Ángel Romero, 29-Vitinho e 56-Gui Negão



CAMPANHA DO CORINTHIANS NA COPA DO BRASIL 2025:
TERCEIRA FASE:
30-04-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino 0 x 1 Corinthians
21-05-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Neo Química Arena - Corinthians 1 x 0 Novorizontino
OITAVAS DE FINAL:
30-07-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Neo Química Arena - Corinthians 1 x 0 Palmeiras
06-08-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Allianz Parque - Palmeiras 0 x 2 Corinthians
QUARTAS DE FINAL:
27-08-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Arena da Baixada - Athletico 0 x 1 Corinthians
10-09-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Neo Química Arena - Corinthians 2 x 0 Athletico
SEMIFINAIS:
10-12-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Mineirão - Cruzeiro 0 x 1 Corinthians
14-12-2025 - Domingo - 18h - Neo Química Arena - Corinthians 1 (5) x (4) 2 Cruzeiro
FINAIS:
17-12-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Neo Química Arena - Corinthians 0 x 0 Vasco
21-12-2025 - Domingo - 18h - Maracanã - Vasco 1 x 2 Corinthians
10 jogos - 8 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 12 gols marcados, 3 gols sofridos, saldo de 9 gols
Os artilheiros foram Rayan (Vasco) e Kaio Jorge (Cruzeiro) com 5 gols.



ELENCO DO CORINTHIANS:
GOLEIROS:
1 - Hugo de Souza Nogueira - Duque de Caxias (RJ) - 31-01-1999 - 26 anos
32 - Matheus Planelles Donelli - São Paulo (SP) - 17-05-2002 - 23 anos
40 - Felipe Longo Fernandes da Silva - São Paulo (SP) - 05-03-2005 - 20 anos
LATERAIS:
2 - Matheus "Matheuzinho" França Silva - Londrina (PR) - 08-09-2000 - 25 anos
21 - Matheus "Bidu" Lima Beltrão Oliveira - São Paulo (SP) - 04-05-1999 - 26 anos
26 - Fabrizio Germán Angileri - Mendoza (Argentina) - 15-03-1994 - 31 anos
46 - Hugo Ferreira de Farias - Arapiraca (AL) - 29-08-1997 - 28 anos
ZAGUEIROS:
3 - Félix Eduardo Torres Caicedo - San Lorenzo (Equador) - 11-01-1997 - 28 anos
5 - André Ramalho Silva - Ibiúna (SP) - 16-02-1992 - 33 anos
13 - Gustavo Henrique Vernes - São Paulo (SP) - 24-03-1993 - 32 anos
25 - Carlos "Cacá" de Menezes Júnior - Visconde do Rio Branco (MG) - 25-04-1999 - 26 anos
47 - João Pedro de Sousa Rodrigues - Sete Lagoas (MG) - 31-12-2003 - 21 anos
MEIO-CAMPISTAS:
7 - Maycon de Andrade Barberan - São Paulo (SP) - 15-07-1997 - 28 anos
8 - Rodrigo Garro - General Pico (Argentina) - 04-01-1998 - 27 anos
14 - Raniele Almeida Melo - Baixa Grande (BA) - 31-12-1996 - 28 anos
19 - André Martín Carrillo Díaz - Lima (Peru) - 14-06-1991 - 34 anos
22 - Héctor José Hernández Marrero - Las Palmas de Gran Canaria (Espanha) - 14-09-1995 - 30 anos
27 - Breno de Souza Bidon - São Paulo (SP) - 20-02-2005 - 20 anos
35 - Charles Rigon Matos - Santiago (RS) - 19-06-1996 - 29 anos
37 - Ryan Gustavo de Lima - São Paulo (SP) - 15-07-2003 - 22 anos
70 - José Andrés Martínez Torres - Maracaibo (Venezuela) - 07-08-1994 - 31 anos
ATACANTES:
9 - Yuri Alberto Monteiro da Silva - São José dos Campos (SP) - 18-03-2001 - 24 anos 
10 - Memphis Depay - Moordrecht (Países Baixos) - 13-02-1994 - 31 anos
11 - Ángel Rodrigo Romero Villamayor - Fernando de la Mora (Paraguai) - 04-07-1992 - 33 anos
29 - Victor "Vitinho" Vinícius Coelho dos Santos - Rio de Janeiro (RJ) - 09-10-1993 - 32 anos
31 - Kayke Ferrari Guimarães - Guarulhos (SP) - 28-04-2004 - 20 anos
43 - Talles Magno Bacelar Martins - Rio de Janeiro (RJ) - 26-06-2002 - 23 anos
56 - Guilherme William "Gui Negão" Silva Inácio - São Paulo (SP) - 06-02-2007 - 18  anos



CAMPANHA DO VASCO NA COPA DO BRASIL 2025:
PRIMEIRA FASE:
18-02-2025 - Terça-feira - 21h30 - Kleber Andrade - União Rondonópolis 0 x 3 Vasco
SEGUNDA FASE:
05-03-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Nilton Santos (Engenhão) - Nova Iguaçu 0 x 3 Vasco
TERCEIRA FASE:
01-05-2025 - Quinta-feira - 16h - Germano Krüger - Operário 1 x 1 Vasco
20-05-2025 - Terça-feira - 19h - São Januário - Vasco 1 (7) x (6) 1 Operário
OITAVAS DE FINAL:
30-07-2025 - Quarta-feira - 19h - Rei Pelé - CSA 0 x 0 Vasco
07-08-2025 - Quinta-feira - 20h - São Januário - Vasco 3 x 1 CSA
QUARTAS DE FINAL:
27-08-2025 - Quarta-feira - 21h30 - São Januário - Vasco 1 x 1 Botafogo
11-09-2025 - Quinta-feira - 21h30 - Nilton Santos (Engenhão) - Botafogo 1 (3) x (5) 1 Vasco
SEMIFINAIS:
11-12-2025 - Quinta-feira - 20h - Maracanã - Vasco 2 x 1 Fluminense
14-12-2025 - Domingo - 20h30 - Maracanã - Fluminense 1 (3) x (4) 0 Vasco
FINAIS:
17-12-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Neo Química Arena - Corinthians 0 x 0 Vasco
21-12-2025 - Domingo - 18h - Maracanã - Vasco 1 x 2 Corinthians
12 jogos - 4 vitórias, 6 empates, 2 derrotas, 16 gols marcados, 9 gols sofridos, saldo de 7 gols

ELENCO DO VASCO:
GOLEIROS:
1 - Leonardo "Léo" César Jardim - Ribeirão Preto (SP) - 20-03-1995 - 30 anos
13 - Daniel Cerantola Fuzato - Santa Bárbara d´Oeste (SP) - 04-07-1997 - 28 anos
37 - Pablo de Paula Cardoso - Volta Redonda (RJ) - 11-02-2003 - 22 anos
40 - Phillipe Gabriel Pires de Oliveira - Niterói (RJ) - 23-02-2006 - 19 anos
LATERAIS:
2 - José Luis "Puma" Rodríguez Bebanz - Canelones (Uruguai) - 14-03-1997 - 28 anos
6 - Lucas Piton - Jundiaí (SP) - 09-10-2000 - 25 anos
12 - Victor Luis Chuab Zamblauskas - São Paulo (SP) - 23-06-1993 - 32 anos
22 - Paulo Ricardo de Souza Babilônia - Tefé (AM) - 23-05-2005 - 20 anos
45 - Riquelme de Carvalho Araújo Viana - Barra Mansa (RJ) - 28-08-2002 - 23 anos
66 - Leandro "Leandrinho" Vianna da Silva Gama - Rio de Janeiro (RJ) - 17-03-2005 - 20 anos
96 - Paulo Henrique de Oliveira Alves - Sete Barras (SP) - 25-07-1996 - 29 anos
ZAGUEIROS:
4 - Mauricio Lemos Merladett - Rivera (Uruguai) - 28-12-1995 - 29 anos
29 - Lucas da Cruz Oliveira - Rio de Janeiro (RJ) - 02-02-1996 - 29 anos
30 - Robert Renan Alves Barbosa - Brasília (DF) - 11-10-2003 - 22 anos
43 - Lucas de Freitas Molarinho Chagas - Rio de Janeiro (RJ) - 20-01-2001 - 24 anos
46 - Carlos Eccehomo Cuesta Figueroa - Quibdó (Colômbia) - 09-03-1999 - 26 anos
MEIO-CAMPISTAS:
3 - Danilo "Tchê Tchê" das Neves Pinheiro - São Paulo (SP) - 30-08-1992 - 33 anos
8 - Jair Rodrigues Júnior - Ibirubá (RS) - 26-08-1994 - 31 anos
10 - Philippe Coutinho Correia - Rio de Janeiro (RJ) - 12-06-1992 - 33 anos
14 - Guilherme Estrella de Paiva - Rio de Janeiro (RJ) - 06-01-2005 - 20 anos
18 - Paulo "Paulinho" Lucas Santos de Paula - Rio de Janeiro (RJ) - 08-01-1997 - 28 anos
23 - Thiago Henrique Mendes Ribeiro - São Luís (MA) - 15-03-1992 - 33 anos
25 - Hugo Moura Arruda da Silva - Rio Claro (RJ) - 03-01-1998 - 27 anos
85 - Mateus Carvalho dos Santos - Tucuruí (PA) - 18-03-2002 - 23 anos
88 - Cauan Lucas Barros da Luz - Petrolândia (PE) - 06-05-2004 - 21 anos
ATACANTES:
7 - David Corrêa da Fonseca - Vitória (ES) - 17-10-1995 - 30 anos
9 - Matheus França de Oliveira - Rio de Janeiro (RJ) - 01-04-2004 - 21 anos
11 - Carlos Andrés Gómez Hinestroza - Quibdó (Colômbia) - 12-09-2002 - 23 anos
15 - Benjamin Antonio Garre - Buenos Aires (Argentina) - 11-07-2000 - 25 anos
17 - Nuno Gonçalo Rocha Moreira - Espinho (Portugal) - 16-06-1999 - 26 anos
19 - Gabriel "GB" Souza da Silva - Rio de Janeiro (RJ) - 05-01-2005 - 20 anos
21 - Jean David Meneses Villarroel - Quillota (Chile) - 16-03-1993 - 32 anos
28 - Adson Ferreira Soares - Aruanã (GO) - 06-10-2000 - 25 anos
77 - Rayan Vitor Simplício Rocha - Rio de Janeiro (RJ) - 03-08-2006 - 19 anos
99 - Pablo Ezequiel Vegetti Pfaffen - Santo Domingo (Argentina) - 15-10-1988 - 37 anos



Parabéns ao Corinthians e à sua imensa e apaixonada torcida pelo quarto título da Copa do Brasil, conquistas de 1995, 2002, 2009 e 2025.
Um grande abraço espinosense.

sábado, 20 de dezembro de 2025

3943 - Encontro de Amigos do BB 2025

Como ocorre tradicionalmente no meio do mês de dezembro de cada ano, alguns funcionários aposentados do Banco do Brasil reuniram-se em confraternização para celebrarem a vida e a amizade. Sempre sob a iniciativa e coordenação da dinâmica e vibrante colega e amiga Rose Durães, foi realizado o Encontro de Amigos do BB, um momento afetuoso, agradável, alegre e harmonioso entre colegas e amigos que nem sempre têm oportunidades de se encontrarem durante o ano.



Realizado nas dependências da Casa do Rotaryano em Montes Claros na noite desta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, o evento íntimo e prazeroso reuniu cerca de 32 pessoas. A música que embalou e entusiasmou a turma a invadir a pista de dança ficou a cargo do músico Lindomar Coimbra. E os comes e bebes de excelente qualidade ficaram sob a responsabilidade do Buffet La Maison, da Maria Coelho.



Como é de costume, foi realizada uma pequena brincadeira de amigo oculto entre os participantes presentes, com a finalidade de distrair, divertir e aproximar as pessoas. Já era quase meia-noite quando a turma finalmente decidiu que era hora de ir embora para casa e descansar o corpo em paz e com a alma recheada de boas energias.



Se o bom e misericordioso Deus nos permitir, no próximo ano estaremos mais uma vez juntos para celebrarmos a vida e essas tão boas amizades bebeanas.
Um grande abraço espinosense.


sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

3942 - Nego e Charles promovem Jogo da Solidariedade em Espinosa

Numa bela demonstração de amor e solidariedade aos nossos irmãos espinosenses em situação de vulnerabilidade social e econômica, os amigos e parceiros Nego e Charles promoveram mais uma edição do Jogo da Solidariedade, com o intuito de arrecadarem alimentos e cestas básicas para doação neste fim de ano.
Com participação de amigos aficionados pelo futebol, a dupla Nego e Charles conseguiu apoio de cidadãos, da administração municipal e de empresas locais para organizar e promover o evento beneficente que foi realizado na manhã do último domingo, 14 de dezembro de 2025, no Estádio Caldeirão. Na partida realizada, o time de Nego venceu o time de Charles pelo placar de 4 x 2.
Externo aqui o meu respeito e admiração a Nego e Charles, pela preocupação e dedicação a causa tão elogiável, de gastar seus preciosos tempo e trabalho para ajudar pessoas necessitadas. Que o nosso bom e misericordioso Deus abençoe vocês e todos os que de alguma forma, colaboraram com essa tão bela ação beneficente.
Parabéns e obrigado, Nego e Charles! Que o Criador os proteja! E que o Natal, assim como todos os demais dias do ano sejam de muita saúde, felicidade e alegria para todo o mundo!
Um grande abraço espinosense.



 

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

3941 - Encerramento do campeonato da AABB MOC que homenageou Mauro Rodrigues

Na manhã do último domingo, dia 14 de dezembro de 2025, as instalações da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros estiveram completamente lotadas com os jogos finais e a confraternização dos associados peladeiros que participaram do XIII Campeonato Interno de Futebol Society. Com cerca de 700 atletas inscritos em quatro categorias separadas por idade, a tradicional competição esportiva de society do clube prestou merecida homenagem ao querido funcionário aposentado do Banco do Brasil, ex-presidente e atual vice-presidente do clube, Mauro de Almeida Rodrigues.



Os jogos finais foram realizados no Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo. Surpreendentemente, nenhum dos times campeões do torneio início realizado em 31 de agosto de 2025 chegaram às finais: categoria Sênior (Sérgio Turismo), categoria Supermáster (JL Express), categoria Máster (Fogo no Espeto) e categoria Aberto (Embalamontes).



Na categoria Sênior, na primeira partida decisiva do domingo, enfrentaram-se na grande final as equipes do Jacs e do Genvet. Em uma virada emocionante, a aguerrida equipe do Jac´s reverteu uma derrota de 2 x 1 para uma consagradora vitória de 3 x 2. Nildão e Agamenon marcaram para o Genvet, e Alex Cuíca, Charles (pênalti) e o craque Cesinha marcaram para o Campeão Jac´s. 
Na categoria Supermáster, na segunda partida decisiva, a equipe d´O Boticário venceu o time do Solar MOC nos pênaltis por 5 x 4, após um empate em 1 x 1 no tempo regulamentar. Balu fez o gol do Solar MOC e Mazinho fez o gol do Campeão O Boticário.
Na categoria Máster, na terceira partida decisiva do dia, a equipe Campeã do Risco Zero não deu chance ao adversário e goleou por 4 x 0 o time da Félix Construtora, com gols de Danilo, Lulinha, Toninho (contra) e Ildeu Pica-Pau.
Na categoria Aberto Djames, na partida decisiva que encerrou a competição, o time do Sérgio Máquinas venceu a equipe do Djames pelo placar de 2 x 0, com dois gols do craque Tim, conquistando o título e a taça de Campeão.

JAC´S - Campeão Sênior

O Boticário - Campeão Supermáster

Risco Zero - Campeão Máster

Sérgio Máquinas - Campeão Aberto


Encerrada a competição de forma brilhante, foi momento de premiar os times e atletas que mais se destacaram. Para delírio dos associados, o clube ofereceu uma confraternização gigante, com farto café da manhã antes dos jogos e depois das finais, muita cerveja gelada e refrigerante de graça com três atrações musicais: as bandas Sassaricando, Vírus e Feedback.

CATEGORIA SÊNIOR:
CAMPEÃO: Jac´s
VICE-CAMPEÃO: Genvet
CRAQUE: Cesinha (Jac´s)
ARTILHEIROS: Marcelo (Genvet) e Wagner (Espetáculo), 11 gols
MELHOR GOLEIRO: Fábio (Jac´s)

CATEGORIA SUPERMÁSTER:
CAMPEÃO: O Boticário 
VICE-CAMPEÃO: Solar MOC
CRAQUE: Mazinho (O Boticário)
ARTILHEIRO: Bentinho (Classe A Acabamentos)
MELHOR GOLEIRO: Vinícius (O Boticário) 

CATEGORIA MÁSTER:
CAMPEÃO: Risco Zero
VICE-CAMPEÃO: Distribuidora Félix
CRAQUE: Gerinha (Risco Zero) 
ARTILHEIRO: Rômulo (Fogo no Espeto)
MELHOR GOLEIRO: Dida (Risco Zero) 

CATEGORIA ABERTO:
CAMPEÃO: Sérgio Máquinas
VICE-CAMPEÃO: Djames
CRAQUE: Tim (Sérgio Máquinas)
ARTILHEIRO: Tim (Sérgio Máquinas)
MELHOR GOLEIRO: Gleydson (Sérgio Máquinas)

Parabéns a todos os envolvidos nesta importante competição: administradores da AABB, funcionários, associados atletas, seus familiares, árbitros, narradores, videomakers, fotógrafos e também nós, torcedores. E aplausos e reconhecimento aos grandes campeões. 
Um grande abraço espinosense.


quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

3940 - Safonov é o herói do título intercontinental do PSG

Agora há pouco o goleiro russo Matvey Safonov, de 26 anos, foi o grande destaque da decisão da Copa Intercontinental da FIFA. Com quatro defesas de pênaltis cobrados pelos jogadores do Flamengo, o jogador virou herói da equipe francesa.


 
O atleta destro de 1,92m de altura, revelado pelo Krasnodar, da Rússia, e comprado em 2024 para ser o reserva da equipe por 20 milhões de euros, foi escolhido pelo treinador espanhol Luis Henrique para ser o titular na final, surpreendendo muita gente. Mas quem surpreendeu mesmo foi o jovem goleiro Safonov que mostrou sua capacidade de impedir gols em cobranças de pênaltis, tornando-se uma barreira debaixo das traves e interferindo plena e positivamente na vitória e conquista do seu clube. Ele defendeu as cobranças de Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo. O único que marcou para o Flamengo foi o meio-campista uruguaio De la Cruz. Pelo PSG, marcaram Vitinha e Nuno Mendes. Rossi defendeu a cobrança de Barcola e o recém eleito Melhor Jogador do Mundo na temporada pela FIFA, Ousmane Dembélé, chutou nas nuvens. 



RESUMO DA FINAL:
PSG 1 (2) x (1) 1 FLAMENGO
Competição: Final da Copa Intercontinental FIFA 2025
Data: 17 de dezembro de 2025, quarta-feira
Horário: 14h (horário de Brasília)
Local: Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar
Arbitragem: Ismail Elfath (Árbitro); Parker Corey (Assist. 1); Atkins Kyle (Assist. 2)
VAR: Chapman Allen
Gols: Kvaratskhelia, aos 37 minutos do 1º tempo (PSG), Jorginho, aos 16 minutos do 2º tempo (Flamengo)
Cartões amarelos: Vitinha e Fabián Ruiz (PSG), Alex Sandro, Erick Pulgar, Jorginho, Saúl, Plata e Juninho (Flamengo)
PSG: 29- Safonov; 33- Zaire-Emery, 5-Marquinhos, 51-Pancho e 25-Nuno Mendes; 17-Vitinha, 8-Fabián Ruíz (47-Ndjantou) e 87-João Neves; 19-Lee Kang-in (24-Mayulu/29-Barcola), 14-Doué (10-Dembélé) e 7-Kvaratskhelia (49-Mbaye)
Técnico: Luis Enrique
Estiveram no banco de reservas: 30-Chevalier, 89-Renato Marin, 21-Lucas Hernández, 6-Zabarnyi, 4-Lucas Beraldo e 9-Gonçalo Ramos
Flamengo: 1-Rossi; 2-Varela, 3-Léo Ortiz, 4-Léo Pereira e 26-Alex Sandro; 5-Pulgar (18-De la Cruz), 21-Jorginho (8-Saúl) e 10-Arrascaeta (11-Everton Cebolinha); 15-Carrascal (9-Pedro), 50-Plata (16-Samuel Lino) e 27-Bruno Henrique (7-Luiz Araújo)
Técnico: Filipe Luís
Estiveram no banco de reservas: 49-Dyogo Alves, 22-Emerson Royal, 6-Ayrton Lucas, 13-Danilo, 52-Evertton Araújo, 23-Juninho, 30-Michael e 64-Wallace Yan



Parabéns ao Paris Saint-Germain que aumentou seu histórico de conquistas, levantando nesta temporada pela primeira vez este título da Copa Intercontinental da FIFA, como também a cobiçada Champions League.
E parabéns ao Flamengo, que equilibrou a partida e, infelizmente devido às más cobranças de penalidades, perdeu a chance de fazer história mundialmente. Mesmo com a irrefutável superioridade do PSG, o time brasileiro jogou com altivez e fez uma boa partida, merecendo o nosso reconhecimento. Nesta temporada, o Mengão ganhou quatro títulos: Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores. O PSG, o Bayern de Munique e o Atlético impediram os títulos da Copa Intercontinental, do Mundial de Clubes da FIFA e da Copa do Brasil, respectivamente. 
Um grande abraço espinosense.



terça-feira, 16 de dezembro de 2025

3939 - Confraternização dos peladeiros sessentões na AABB MOC

Para reunir e alegrar a turma dos associados peladeiros sessentões da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros, o entusiasta desportista e comandante do pessoal, Osmano da Mata, idealizou e promoveu uma rodada de confrontos de futebol society seguida de uma animada e amigável confraternização neste final de ano.
No recentemente reformado Campo Society José Carlos Gomes, de piso sintético, cerca de 30 associados apreciadores do futebol entraram no gramado para demonstrarem suas habilidades com a bola, em confrontos amistosos, após um café da manhã tomado ao lado dos peladeiros do clube.
No primeiro confronto, enfrentaram-se as equipes GELOL e CALMINEX. Com a partida terminando empatada em 3 x 3, com gols de Zé Roberto, Renato e Ademir para o GELOL e Valdemir (3) para o CALMINEX, a decisão foi para as cobranças de pênalti. Eustáquio e Valmir converteram suas cobranças para o GELOL, determinando a vitória. Ednaldo defendeu a batida de Fernando Zica.
No segundo confronto, a equipe do FISIOFORT goleou o time do CALMINEX por 4 x 1, gols de Reginaldo (2), Aquino e Manoel, com Batatinha descontando. 
No terceiro e derradeiro confronto, o time do GELOL venceu o FISIOFORT pelo placar de 1 x 0, com um belo gol de Ademir, sagrando-se o Campeão da brincadeira.
Assim foram formadas as equipes:
GELOL - Ednaldo, Chiquito, Beto Bocão, Sérgio, Valmir, Ademir, Eustáquio, Zé Roberto, Damata, Ivo, Renato e Vilmar
FISIOFORT - Helinho, Messias, Bazuca, Paulo Bruno, Reginaldo, Ari, Aquino, Manoel, Zelim, Gilsão e Zé do Gás
CALMINEX - Orlando, Éder, Fernando Zica, Ronan, Raul, Vovô, Batatinha, Valdemir, Joaquim (Quinha) e Casagrande

GELOL - CAMPEÃO: Zé Roberto, Sérgio, Beto Bocão, Ademir, Damata e Ednaldo;
Ivo Cândido, Chiquito, Valmir, Vilmar, Eustáquio e Renato

FISIOFORT - VICE-CAMPEÃO: Helinho, Zelim, Bazuca, Gilsão, Ari e Fabão;
Aquino, Manoel, Paulo Bruno, Messias, Zé do Gás e Reginaldo

CALMINEX - 3º LUGAR: Orlando, Fernando Zica, Éder, Raul e Ronan;
Vovô, Valdemir, Batatinha e Joaquim (Quinha)
Fotografia: Reginaldo

  
Terminados os confrontos em campo, os peladeiros, alguns acompanhados dos seus familiares, participaram de uma alegre e harmoniosa fraternização, com boa e farta comida e uma indispensável cerveja gelada para acompanhar a mais que necessária e gostosa resenha pós pelada. O presidente da AABB MOC, Silvano Tolentino, que está se despedindo do cargo neste final de 2025, apareceu por um breve momento na confraternização para prestigiar a turma. 





Com a aprovação e o reconhecimento de todos pelo bem-sucedido evento, já está marcado um novo encontro no próximo ano, quem sabe com a adesão de mais companheiros sessentões associados à nossa tão moderna, gostosa e acolhedora AABB MOC. Em 2026 está praticamente confirmada uma data na semana para a realização de uma pelada exclusiva para os sessentões, além de uma nova categoria para atender esta turma no tradicional e celebrado Campeonato Interno de Futebol Society do clube abebeano. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.

   

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

3938 - O incrível Mirassol

Quem, em sã consciência, poderia afirmar com certeza que o Mirassol, na sua estreia na primeira divisão do futebol brasileiro, terminaria a disputa na quarta posição na tabela de classificação, atrás apenas dos milionários clubes Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro? E que este mesmo Mirassol conquistaria o direito de participar da Copa Libertadores da América de 2026, entrando diretamente na fase de grupos? Imagino que ninguém, ou com muita boa vontade, poucos, muito poucos.
Mas foi isto que aconteceu nesta temporada de 2025. O pequeno Mirassol da cidade de pouco mais de 65 mil habitantes, fez História e estará representando o Brasil na mais importante competição do continente no próximo ano. Sob um trabalho competentíssimo do treinador Rafael Guanaes e sua comissão técnica, o clube terminou o Brasileirão na quarta posição com 67 pontos ganhos, 18 vitórias, 13 empates e 7 derrotas, com 63 gols marcados, 39 sofridos, saldo de 24 e um aproveitamento de 58%.
Além de todo o prestígio angariado pelo feito memorável da equipe mirassolense, ainda tem uma grana extraordinária chegando aos cofres do clube, com seis partidas garantidas na fase de grupo da Libertadores que trarão uma premiação já assegurada de US$ 3 milhões (cerca R$ 15,95 milhões). E mais bônus por vitória, de US$ 330 mil (R$ 1,7 milhão). Valores de tão alta monta certamente irão transformar para sempre a estrutura e a amplitude do pequeno clube paulista carinhosamente chamado de Leão Caipira. Para se ter uma ideia da façanha, neste ano de 2025 os dirigentes investiram R$ 6,5 milhões em reforços. E o valor recebido anualmente de todos os patrocinadores é de cerca de R$ 9 milhões.

 

Com a presença garantida na Libertadores, agora o clube se dedica a atender às exigências da Conmebol. O clube precisa criar uma equipe feminina e disponibilizar um aeroporto próximo para recepção adequada das delegações das equipes adversárias. O de São José do Rio Preto está sendo preparado. O Maião atende às condições exigidas para a fase de grupos, de 10 mil lugares. Ele tem capacidade para 15 mil torcedores, o que será insuficiente se o Mirassol passar adiante para a fase dos mata-matas, quando a exigência é de uma capacidade de 20 mil espectadores. Na semifinal, ela passa para 30 mil. Mas tudo bem, o Mirassol pode mandar seus jogos em outro estádio, inclusive na capital.
Conquistados o prestígio e a grana, o Mirassol agora será muito mais exigido, pois em 2026 estará competindo em quatro torneios: Paulistão, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão. 
Na sua História centenária, o Mirassol Futebol Clube foi fundado no dia 9 de novembro de 1925, mas só estreou no profissionalismo em 1951, quando o clube estreou no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (equivalente a atual Série A2). Já conquistou os títulos de Campeão Paulista A-3 (1997), Campeão Brasileirão Série D (2020) e Campeão Brasileirão Série C (2022).
A atual diretoria do clube é formada por:
PRESIDENTE: Edson Antonio Ermenegildo
VICE-PRESIDENTE: Júnior Antunes
SUPERINTENDENTE ADMINISTRATIVO: Fernando Teixeira
EXECUTIVO DE FUTEBOL: Paulinho
SUPERVISOR DE FUTEBOL: João Vitor Scavacini Possebon
COMUNICAÇÃO E MARKETING: Adolfo Lima e João Pinheiro
TESOUREIRO: Antônio Carlos Barroso
FINANCEIRO: Júlio Belleti
SECRETÁRIO: Celso do Carmo



ELENCO PROFISSIONAL DO MIRASSOL:
GOLEIROS:
Alex "Muralha" Roberto Santana Rafael - Três Corações (MG), 10-11-1989, 36 anos   
Bruno Oliveira Bertinato - Curitiba (PR), 31-05-1998, 27 anos
Carlos Eduardo Lecciolle Thomazzela - Botucatu (SP), 15-08-1990, 35 anos
Walter Leandro Capeloza Artune - Jaú (SP), 18-11-1987, 38 anos

ZAGUEIROS:
Gabriel Knesowitsch - Guarapuava (PR), 18-10-2003 - 22 anos
Jemmes Bruno Ribeiro da Silva - Rosário Oeste (MT), 09-04-2000, 25 anos 
João Victor Carroll Santana - Recife (PE), 02-09-1997, 28 anos
Luiz Otávio da Silva Santos - Japeri (RJ), 09-10-1992, 33 anos

LATERAIS:
Daniel Fortunato Borges - São José dos Campos (SP), 23-03-1993, 32 anos
Lucas Ramon Batista Silva - Montes Claros (MG), 03-07-1994, 31 anos
Felipe Jonatan Rocha Andrade - Fortaleza (CE), 15-02-1998, 27 anos
Reinaldo Manoel da Silva - Porto Calvo (AL), 28-09-1989, 36 anos

VOLANTES:
Matheus Henrique Bianqui - Ribeirão Claro (PR), 31-01-1998, 27 anos
Antonio Francisco Moura Neto (Neto Moura) - Atalaia (AL), 06-08-1996, 29 anos
Roni Medeiros de Moura - São Paulo (SP), 15-04-1999, 26 anos 
Matheus de Sales Cabral - Guarulhos (SP), 13-05-1995, 30 anos
Yago Felipe da Costa Rocha - Limoeiro do Norte (CE), 03-02-1995, 30 anos

MEIAS:
Daniel "Danielzinho" de Oliveira Sertanejo - Andradina (SP), 04-11-1994, 31 anos
Gabriel Santana Pinto - Salvador (BA), 06-01-1990, 35 anos
Guilherme Costa Marques - Três Rios (RJ), 21-05-1991, 34 anos
José Aldo Soares de Oliveira Filho - Surubim (PE), 25-07-1998, 27 anos
Shaylon Kallyson Cardozo - Modelo (SC), 27-04-1997, 28 anos

ATACANTES:
Alesson dos Santos Batista - Guarulhos (SP), 16-02-1999, 26 anos 
Carlos Eduardo Ferreira de Souza - Nerópolis (GO), 10-10-1996, 29 anos
Francisco "Chico" Hyun-sol Kim - Cascavel (PR), 17-05-1991, 34 anos
Cristian Renato Gonçalves Riquelme - Ponta Porã (MS), 18-02-2000, 25 anos
Francisco "Chico" da Costa Aragão - Taquari (RS), 05-05-1995, 30 anos
Edson "Carioca" Guilherme Mendes dos Santos - Rio de Janeiro (RJ), 04-06-1997, 28 anos
Luís Henrique "Negueba" Soares Firmino - Ceará-Mirim (RN), 03-12-1999, 26 anos
Renato Marques de Oliveira Júnior - Belo Horizonte (MG), 09-12-2003, 22 anos

TREINADOR:
Rafael Silva Guanaes - São Paulo (SP), 27-03-1981, 44 anos



No dia do seu aniversário de 100 anos, 9 de novembro de 2025, o Mirassol recebeu o então líder Palmeiras pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sob um clima de festa e alegria, o clube prestou homenagem aos seus ídolos e ex-treinadores no gramado do estádio José Maria de Campos Maia, o Maião. Embalado pelo entusiasmo da apaixonada torcida, o Mirassol venceu o poderoso Palmeiras por 2 x 1, com gols de Gabriel e João Victor.



Há muito o que comemorar pelo Mirassol. Uma equipe de uma cidade pequena, de pouco mais de 65 mil habitantes, com investimento pequeno quando comparado às potências futebolísticas do país, com um elenco com atletas pouco badalados pela mídia, conseguiu um feito notável, superando clubes que possuem elencos grandes e caros, com muita grana investida. A sua proeza, fundamentada na humildade e no trabalho sério e correto, serve de exemplo aos grandes clubes do Brasil, em particular ao meu amado Clube Atlético Mineiro.
Parabenizo a todos os integrantes do Mirassol e desejo muita boa sorte e sucesso na temporada de 2026, sobretudo na Copa Libertadores da América. 
Um grande abraço espinosense.