Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 30 de novembro de 2024

3615 - Botafogo é o grande Campeão da Copa Libertadores 2024



Deu a lógica! Nada a contestar, fez-se justiça. Com uma resiliência e uma bravura indiscutível em campo, o Botafogo de Garrincha, Didi e Nílton Santos de outrora e agora brilhantemente representado pelos jovens Luiz Henrique, Thiago Almada e Igor Jesus, fez História hoje na grande final da Copa Conmebol Libertadores da América, vencendo a partida contra o Atlético e levantando a taça de Campeão de forma inédita. Em um período extraordinário de excelente performance, o lendário clube da Estrela Solitária superou a frustração de não conquistar o Campeonato Brasileiro da temporada passada e mostrou todo o seu poderio neste ano de 2024, vencendo com completo merecimento a Copa Libertadores.
Sob o comando do treinador português Artur Jorge, o Botafogo do arrogante e polêmico milionário John Textor superou grandes equipes brasileiras, também com altíssimos investimentos financeiros, como o Flamengo, Palmeiras e Bahia, e está a um passo de conquistar o seu segundo título do Campeonato Brasileiro.
Na Copa Libertadores, o Botafogo chegou ao topo de forma inédita, vencendo a final disputada em solo argentino, no Estádio Monumental de Núñez, contra o Atlético, com gols de Luiz Henrique, Alex Telles (de pênati) e Júnior Santos.



Milhares de torcedores atleticanos e botafoguenses se deslocaram para Buenos Aires de avião, carro, ônibus, moto e até de bicicleta, para estarem presentes no Estádio Monumental de Núñez e testemunharem um momento mágico e histórico. Antes de a bola rolar, os eternos craques Jairzinho, representando o Botafogo, e Diego Tardelli, representando o Atlético, levaram a cobiçada taça até a beira do gramado.
Dali a pouco, começava a batalha pela conquista continental. E o Fogão se deu melhor, conquistando o título e levantando a tão almejada taça.
Todo o planejamento da comissão técnica do Botafogo ruiu com menos de um minuto de jogo, com a expulsão merecida do meio-campista Gregore, que mesmo sem maldade, atingiu no rosto o volante atleticano Fausto Vera de forma violenta. Era tudo o que o Atlético precisava para tomar conta do jogo e construir o resultado que lhe daria a vitória. Mas nada disso aconteceu, muito pelo contrário. O Botafogo, de forma serena e resiliente, segurou a pressão, acomodou-se adequadamente em campo (mérito do treinador) e não só segurou as investidas rivais como se lançou ao ataque e conseguiu uma façanha extraordinária de marcar dois gols ainda no primeiro tempo, praticamente sepultando as chances atleticanas. Após mudanças no segundo tempo, o Galo melhorou e partiu para cima do Fogão, conseguindo diminuir o placar com Eduardo Vargas logo no início da segunda etapa. Mas parou por aí, pois várias oportunidades de gols foram desperdiçadas e no finalzinho do jogo, o artilheiro da Libertadores, Júnior Santos, aproveitou-se de mais um vacilo gigante da defesa atleticana e fechou a tampa do caixão, decretando a brilhante vitória e a expressiva conquista da primeira taça da Copa Libertadores da América pelo excelente e equilibrado time do Botafogo.
Foram três vacilos monumentais da defesa do Atlético que foram fatais para a derrota. No primeiro gol carioca, a defesa marcou de longe, só no olhar, os adversários, e viu a bola sobrar livre para o endiabrado Luiz Henrique balançar as nossas redes. No segundo gol, um vacilo gigante de Guilherme Arana e de Everson que resultou em um pênalti infantil. E no terceiro gol, um lance de pelada de aposentados, com o Júnior Santos se livrando facilmente de dois zagueiros, Battaglia e Alonso, em um curto espaço na linha de fundo. E ainda tem quem afirme ser culpa do treinador tamanhas mancadas.  
O Atlético pagou o preço por ter um elenco pouco qualificado para disputar três competições importantíssimas no ano, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro. O treinador Gabriel Milito fez milagre com um elenco capenga, em que o time titular é muito bom e competitivo, mas que não possui reservas à altura dos titulares. Não há reserva para a lateral-esquerda, não temos armador e nenhum reserva de qualidade para Hulk e Paulinho, o que compromete demais o desempenho da equipe. Só para efeito de comparação, o Botafogo tem nada menos que quatro laterais-esquerdos, todos de boa qualidade: Alex Telles, Marçal, Hugo e Cuiabano. Com apenas oito meses de trabalho, o técnico ganhou o Pentacampeonato Mineiro e levou o time a duas das mais importantes competições do continente, sendo superado por equipes muito mais fortes e competitivas, com investimentos financeiros muito superiores, casos de Flamengo e Botafogo. Como o Atlético ficará fora da disputa da Libertadores em 2025, não acredito em grandes investimentos pela nossa SAF, o que é compreensível, mas não aceitável por parte da torcida, que deverá protestar pesado exigindo um elenco melhor e mais encorpado, o que é justo.     



RESUMO DA PARTIDA
ATLÉTICO 1 X 3 BOTAFOGO
Motivo: Final única da Copa Libertadores da América 2024
Local: Estádio Monumental de Núñez, Buenos Aires, Argentina
Data: 30 de novembro de 2024, Domingo, 17 horas
Arbitragem:
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (ARG)
Quarto Árbitro: Yael Falcón (ARG)
Quinto Árbitro: Cristian Navarro (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Auxiliares do VAR: Christian Lescano, Carlos Orbe e Hernan Mastrangelo (ARG)
Gols: Eduardo Vargas (Atlético), Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos (Botafogo)
Cartões amarelos: Lyanco, Battaglia, Fausto Vera, Hulk (Atlético), Alex Telles, Almada, Igor Jesus, Vitinho (Botafogo)
Cartão vermelho: Gregore (Botafogo)
ATLÉTICO: 22-Everson; 2-Lyanco (25-Mariano), 21-Rodrigo Battaglia, 8-Junior Alonso e 13-Guilherme Arana; 23-Alan Franco, 18-Fausto Vera (20-Bernard) e 6-Gustavo Scarpa (11-Vargas); 10-Paulinho, 9-Deyverson (14-Alan Kardec) e 11-Hulk
Treinador: Gabriel Milito
Estiveram no banco de reservas: 31-Matheus Mendes, 26-Saravia, 3-Bruno Fuchs, 16-Igor Rabello, 44-Rubens, 5-Otávio, 17-Igor Gomes e 45-Alisson
Participaram da competição: Zaracho, Cadu
Participaram da competição:
BOTAFOGO: 12-John; 22-Vitinho, 34-Adryelson, 20-Barboza e 13-Alex Telles (21-Marçal); 17-Marlon Freitas, 26-Gregore, 7-Luiz Henrique (37-Matheus Martins), 10-Savarino (5-Danilo Barbosa) e 23-Almada (11-Júnior Santos); 99-Igor Jesus (28-Allan)
Treinador: Artur Jorge
Estiveram no banco de reservas: 1-Gatito Fernández, 3-Lucas Halter, 66-Cuiabano, 6-Tchê Tchê, 33-Eduardo, 70-Óscar Romero e 9-Tiquinho Soares
Participaram da competição: Bastos, Mateo Ponte, 



CAMPANHA DO BOTAFOGO NA LIBERTADORES 2024
SEGUNDA FASE:
21-02 - Quarta-feira - 21h30 - Félix Capriles - Aurora 1 x 1 Botafogo - Júnior Santos
28-02 - Quarta-feira - 21h30 - Nilton Santos (Engenhão) - Botafogo 6 x 0 Aurora - Júnior Santos (4), Tiquinho Soares e Savarino
TERCEIRA FASE:
06-03 - Quarta-feira - 21h30 - Nilton Santos (Engenhão) - Botafogo 2 x 1 Bragantino - Júnior Santos (2)
13-03 - Quarta-feira - 21h30 - Nabi Abi Chedid - Bragantino 1 x 1 Botafogo - Júnior Santos
FASE DE GRUPOS - GRUPO D:
03-04 - Quarta-feira - 19h - Nilton Santos (Engenhão) - Botafogo 1 x 3 Junior Barranquilla - Hugo
11-04 - Quinta-feira - 19h - Casa Blanca - LDU 1 x 0 Botafogo
24-04 - Quarta-feira - 19h - Nilton Santos (Engenhão) - Botafogo 3 x 1 Universitario - Eduardo (2) e Luiz Henrique
08-05 - Quarta-feira - 21h30 - Nilton Santos (Engenhão) - Botafogo 2 x 1 LDU - Hugo e Júnior Santos
16-05 - Quinta-feira - 19h - Monumental de Lima - Universitario 0 x 1 Botafogo - Jeffinho
28-05 - Terça-feira - 19h - Metropolitano Barranquilla - Junior Barranquilla 0 x 0 Botafogo
OITAVAS DE FINAL:
14-08 - Quarta-feira - 21h30 - Nilton Santos (Engenhão) - Botafogo 2 x 1 Palmeiras - Luiz Henrique e Igor Jesus
21-08 - Quarta-feira - 21h30 - Allianz Parque - Palmeiras 2 x 2 Botafogo - Savarino e Igor Jesus
QUARTAS DE FINAL:
18-09 - Quarta-feira - 21h30 - Nilton Santos (Engenhão) - Botafogo 0 x 0 São Paulo
25-09 - Quarta-feira - 21h30 - Morumbis - São Paulo 1 (4) x (5) 1 Botafogo - Almada
SEMIFINAL:
23-10 - Quarta-feira - 21h30 - Nílton Santos (Engenhão) - Botafogo 5 x 0 Peñarol - Savarino (2), Alexander Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus 
30-10 - Quarta-feira - 21h30 - Centenario - Peñarol 3 x 1 Botafogo - Almada
FINAL:
30-11 - Sábado - Monumental de Núñez - Botafogo 3 x 1 Atlético - Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos



São várias as premiações para o grande Campeão da Libertadores 2024. Além do prêmio para o vencedor, de USD 23 milhões, o título renderá a classificação para a edição 2025 e a participação no Mundial de Clubes da FIFA. O Vice-Campeão receberá a quantia de USD 7 milhões.
O atacante Júnior Santos, do Botafogo, foi o artilheiro da Libertadores 2024 com dez gols marcados. Paulinho, atacante do Atlético, ficou na segunda posição da artilharia, com sete gols marcados.
Parabéns ao qualificado e valente Botafogo de Futebol e Regatas pela inédita e merecida conquista, a maior e mais importante em seus 120 anos de existência, bem como aos seus milhões de apaixonados torcedores, entre eles os amigos Paulinho de Florival e os saudosos Nivaldo Faber e Mizael Nascimento.
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: