Hoje, dia 15 de outubro, comemoramos no Brasil o Dia do Professor, esta figura de suma importância e absolutamente imprescindível na vida de cada um de nós. A eles, os nossos professores e as nossas professoras, devemos a maior gratidão pelos inúmeros ensinamentos recebidos, verdadeiro tesouro que carregamos em nossas mentes até a eternidade, sem que tal riqueza possa nos ser surrupiada.
São muitos os Mestres que merecem o meu sincero reconhecimento, mas não conseguirei aqui listar todos. Então citarei apenas as especiais e valorosas professoras que me ensinaram ainda no tempo do Grupo Escolar Dom Lúcio, localizado na esquina da Rua da Imprensa com a Praça Coronel Joaquim Tolentino, onde funciona atualmente o Centro Social Araci Sepúlveda. São elas, minhas Mestras queridas: Dona Edite Gonçalves, Dona Dozinha Barbosa, Dona Elza Barbosa e Dona Nair Meira.
Para agradecer, prestigiar e homenagear a TODOS os professores do nosso Brasil, cito um educador extraordinário que até hoje atrai amor e ódio, este, muito pela ignorância de muitos. O meu respeito e admiração pelo Professor Paulo Freire, que nos ensina que a Educação não é só o processo de acumular dados, letras e números, mas principalmente aprender a utilizá-los com a devida amplidão, consciência e clarividência para compreendermos o mundo ao nosso redor e o seu funcionamento nas várias nuances, influenciando socialmente na vida e atitudes de todos. Infelizmente muitos ainda não se deram conta de onde vieram, de como surgiram e de onde estão verdadeiramente estabelecidos nas camadas da sociedade, sem a menor percepção das suas posições no jogo da sobrevivência diária, às vezes agindo e lutando contra si mesmos, na maior ablepsia.
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário