Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 28 de setembro de 2024

3566 - Pathy, sempre gigante!

De quando em vez, vejo circulando pelas redes sociais, velhos vídeos com mensagens laudatórias aos tempos antigos, defendendo abertamente atitudes arcaicas, preconceituosas, violentas e reprováveis como bullying, machismo, homofobia, capacitismo e racismo. E é triste perceber que até pessoas de boa condição social, educacional e cultural apoiam até a atualidade, absurdos como estes, ainda afundados na ignorância e no apego cego a velhas práticas completamente inaceitáveis no mundo de hoje. Na cabeça destes antiquados reacionários, os que se sentem atingidos emocionalmente por estas ações perversas e nocivas e estes covardes ataques pessoais, são considerados fracos, molengas, covardes, maricas, efeminados, choramingas.
Como testemunha e vítima de bullying na infância e juventude, inclusive na escola, sei bem o que é isso. Sofri muitas situações de bullying e afirmo que nada tem de engraçado. E infelizmente, influenciado pelo ambiente da época ao meu redor, também cometi atitudes desprezíveis e reprováveis, totalmente inadmissíveis em uma sociedade evoluída e civilizada. Quando jovem, eu, um completo sem noção tentando fazer gracinha diante da turma de amigos, por vezes tirei sarro de homossexuais como Gininho, em Espinosa. E em algumas oportunidades, também em turma, desferi impropérios contra o conhecido cidadão Divino, que tinha deficiência em uma das pernas, o que o obrigava a andar capengando, só para vê-lo irritado, devolvendo xingamentos. Graças a Deus, evoluí com o estudo, a educação e o saber e hoje, tendo a devida consciência da imbecilidade das minhas velhas atitudes, repudio e me penitencio por ações tão grotescas e repulsivas praticadas em tenra idade. Evoluir é preciso!



Quem deu um depoimento sereno, corajoso e maravilhoso sobre este assunto em uma reportagem veiculada no canal SporTV da Rede Globo foi a nossa gigante Campeã Mundial e Medalhista Olímpica em Paris, a Pathy, a nossa Ana Patrícia Silva Ramos. No programa semanal comandado pelo jornalista Marcelo Barreto e pela comentarista e Bicampeã Olímpica Fabi Alvim, que tratará do esporte brasileiro até a chegada dos Jogos Olímpicos de Los Angeles (EUA) em 2028, foram entrevistados três atletas que ganharam medalha em Paris: Caio Bonfim, Medalha de Prata na Marcha Atlética, e as duas Medalhas de Ouro no Vôlei de Praia Feminino, Duda e Ana Patrícia. Ela, Pathy, foi entrevistada no Programa Hello L.A. que foi veiculado na noite desta sexta-feira, 27 de setembro. Pathy, mostrando toda sua serenidade, clarividência e evolução, tanto nas quadras quanto na vida, relatou como sua adolescência foi difícil com as muitas manifestações de preconceito e as ações de bullying que sofreu. E mais! Sofreu com os ataques dos haters nas redes sociais, inclusive com ameaça de morte, depois do insucesso nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, em 2020.
Graças a Deus que a nossa eterna "Menina de Ouro" conseguiu superar toda esta carga negativa dos críticos e dar a volta por cima, conquistando não só uma medalha olímpica, mas o respeito e o carinho de milhões de amantes do esporte no mundo inteiro. Não à toa, torno-me ainda mais admirador da Pathy a cada demonstração sua de evolução e discernimento. Só espero que os haters, os retrógrados e os ignorantes consigam utilizar melhor o cérebro para adquirir conhecimento, refletir e modificar completamente sua visão arcaica de mundo.
Obrigado mais uma vez a Pathy, por dar mais este exemplo maravilhoso de sensatez e clarividência ao mundo, dando-nos mais e mais orgulho de sermos conterrâneos, oriundos da amada Espinosa. E aos preconceituosos, um lembrete. Pathy está em um relacionamento amoroso com sua namorada Nycaelle Maia, personal trainer, e está muito feliz. Portanto, que os haters e preconceituosos só se metam na vida dos outros se for para ajudar de alguma forma. Se não, calem-se, recolham-se às suas insignificâncias e vão cuidar das suas pobres vidas. 
Um grande abraço espinosense e parabéns, Pathy, pelo aniversário amanhã.

Para quem quiser ler a entrevista e a reportagem, é só acessar aqui:
https://ge.globo.com/abre-aspas/noticia/2024/09/27/ana-patricia-desabafa-sobre-bullying-e-ameacas-de-morte-antes-do-ouro-pensei-em-desistir.ghtml

Nenhum comentário: