Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 65

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Uma das maiores rivalidades no futebol de Espinosa predominou nos anos 70, quando Santa Cruz e Espinosense eram as maiores e melhores equipes na cidade. O Santa Cruz tinha como seu comandante o desportista Betão, Florindo Silveira Filho, cidadão baiano da cidade de Rio do Antônio que tempos adiante se tornaria prefeito de Espinosa. O finado Dezinho, açougueiro e produtor rural, também foi um dedicado dirigente do time.
O Santa Cruz se destacava pelo bom futebol de craques como Sidney Castro, Dim, Bertoldo, Valdomiro, Dai e Zé Maria e pela força física e garra dentro de campo. Também vestiram sua camisa alguns craques que depois se transferiram para o rival, casos de Téo e Roberto Pé-Duro. 





Uma partida entre os maiores arquirrivais ficou eternizada na minha memória. Campão lotado, na final de um campeonato em que disputavam o título Espinosense e Santa Cruz. Para tentar organizar e limitar o espaço das enormes torcidas que se dividiam nas laterais e fundos do campo, colocaram uma corda na tentativa de impedir a invasão das quatro linhas. Não funcionou. No meio do jogo começou uma tremenda confusão entre alguns jogadores e a multidão invadiu o "desgramado", inviabilizando completamente a continuidade da partida. Um torcedor arrogante e metido a carateca levou uns sopapos de Téo, após tê-lo importunado. Com o ambiente carregado e o campo totalmente tomado pelos torcedores, não houve como continuar a decisão do título e a taça desapareceu misteriosamente, levada para casa por algum espertinho. No final das contas, voltei para casa frustrado e desapontado por não ter visto o que eu muito queria ver, os meus ídolos mostrando todo o seu talento com a bola nos pés.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Nenhum comentário: