Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 28 de janeiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 40

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Apesar de ser uma pequena cidade do interior das Minas Gerais, por pouco não localizada no querido estado vizinho da Bahia e bastante distante das capitais Belo Horizonte e Salvador, a nossa Espinosa teve a oportunidade de receber artistas de renome nacional para shows e apresentações. Tivemos a presença ilustre de artistas famosos como Moacir Franco, Bartô Galeno, Waldick Soriano, Jerry Adriani, José Augusto, Amado Batista, Elke Maravilha e o grande cantor Nélson Gonçalves. Nélson na verdade se chamava Antônio Gonçalves Sobral. Nasceu em Sant'Ana do Livramento (RS) em 21 de junho de 1919 e faleceu no Rio de Janeiro em 18 de abril de 1998, aos 78 anos. O "Metralha", apelido preconceituoso que lhe deram por causa da gagueira, fez quase tudo na vida, de engraxate a lutador de boxe, mas nunca desistiu de provar o seu talento como cantor. Venceu o vício em cocaína, mas perdeu a luta para o vício do cigarro, que contribuiu para a sua morte. Fez enorme sucesso por décadas, sendo reconhecido como um dos melhores intérpretes da música brasileira, gravando dezenas de álbuns e centenas de músicas e vendendo milhões de cópias por todo o país.




Mas como um astro do cenário musical brasileiro foi parar na pequena e interiorana Espinosa? Política! É que Nélson Gonçalves, apesar de gaúcho, tentou se eleger como deputado por Minas Gerais, saindo em busca de votos pelas muitas cidades do estado, inclusive Espinosa. Em um dia de domingo, após fazer sua campanha pela cidade, ele fez uma apresentação ao lado dos músicos d´Os Cardeais no espaço de eventos do Espigão Palace Hotel. Apesar de ter mostrado aos espectadores todos os seus excelentes dotes artísticos, sendo fortemente aplaudido e cortejado com todo respeito e carinho, seus votos foram mínimos na cidade e no estado, sem conseguir atingir sua pretensão de se tornar legislador eleito por Minas Gerais.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Nenhum comentário: