Recebi a notícia, com muita tristeza, do falecimento da senhora Simone Alves Alencar Fagundes (N-06-07-1964 / M-29-11-2023). Ela era irmã dos meus amigos Élcio e Danilo Alves Alencar e tinha 59 anos de idade. Simone, professora e oriunda de família numerosa e querida na comunidade montes-clarense, esbanjava alegria e entusiasmo por onde passava, contagiando a todos.
Aos amigos Élcio e Danilo, bem como a todos os demais familiares de Simone, os meus sentimentos de pesar e o meu abraço solidário neste instante tão difícil, triste e doloroso, pedindo ao Senhor Deus para que lhes conforte com a devida resignação, força e fé.
Que Simone descanse na completa paz no Reino do Senhor depois de terminada sua trajetória terrena.
A vida é uma constante e frenética sucessão de acontecimentos bons e ruins, alegres e tristes, de chegadas e partidas, de conquistas e fracassos que nos levam às emoções mais distintas, causando risos e lágrimas, prazeres e dores. E não há como escapar disso vivo, por mais gigante que seja a nossa beleza, fortuna e arrogância. Nossa existência neste plano espiritual é frágil, delicada, breve, fugaz, efêmera, passageira, mesmo que você seja o motorista e filho do dono do mundo.
Assim é que vemos com alegria a chegada dos muitos bebês filhos das pessoas queridas que vimos nascer um dia. Ao mesmo tempo, vamos nos despedindo, com a devida tristeza, das pessoas queridas, especialmente das integrantes das gerações anteriores que nos viram nascer e crescer. É o desenrolar natural do Universo, irreversível.
Acabo de receber a notícia, pelo Whatsapp da minha irmã Joana D´Arc, do falecimento da senhora Madalena Dias de Castro, nossa vizinha por longo tempo na Rua da Resina em Espinosa. Mulher de fibra, guerreira, e de uma serenidade cativante, Madalena foi esposa de Cid Sepúlveda, mecânico, e era mãe zelosa dos filhos Fred (Ted), Mary, Erasmo, Tazinho e outros. É mais uma personalidade importante e muito amada da Rua da Resina que nos deixa neste mundo. Deixa para nossa comunidade espinosense uma existência exemplar de mansuetude, resistência, retidão e dedicação à família.
Aos familiares de Madalena, especialmente Fred, o meu sincero sentimento de pesar pela sua partida. Rogo a Deus para que Ele lhes conforte a todos neste instante tão doloroso e desalentador, concedendo a devida e bastante força, resignação e fé.
A Dona Madalena, a gratidão eterna pelo carinho, cuidado e atenção destinados sempre à minha família, especialmente à minha saudosa Mãe Zu.
Que descanse na mais serena paz no Reino dos Céus após findada sua caminhada terrena!
Após intensa competição e equilíbrio de forças nas partidas da fase classificatória, chegou ao fim na manhã escaldante deste domingo, 26 de novembro de 2023, o XI Campeonato Interno de Futebol Society, evento esportivo da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros que homenageou o dedicado e ativo desportista Adnauer Tasso Denarte D'Ávila.
O campeonato que se iniciou no dia 20 de agosto, contou com a participação de cerca de 600 associados do clube abebeano amantes da bola divididos em quatro categorias: Aberto, Máster, Supermáster e Sênior.
Terminados os jogos decisivos realizados neste domingo no Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo, assim ficaram os resultados e as premiações:
CATEGORIA SÊNIOR:
Sementes Grãos de Minas/Academia Corpus 1 X 0 Takono - Gol: Ronaldo
CAMPEÃO: Sementes Grãos de Minas/Academia Corpus
VICE-CAMPEÃO: Takono
MELHOR JOGADOR: Luizinho (Sementes Grãos de Minas/Academia Corpus)
ARTILHEIRO: Getúlio (Fogo no Espeto) - 9 gols
MELHOR GOLEIRO: João Victor (Sementes Grãos de Minas/Academia Corpus)
CATEGORIA SUPERMÁSTER:
Fogo no Espeto 2 x 0 Solar MOC - Gols: Fabrício (2)
CAMPEÃO: Fogo no Espeto
VICE-CAMPEÃO: Solar MOC
MELHOR JOGADOR: Didi (Fogo no Espeto)
ARTILHEIRO: Fabrício (Fogo no Espeto)
MELHOR GOLEIRO: Fred (Fogo no Espeto)
CATEGORIA MÁSTER:
Sollo Tijolos Ecológicos 3 x 1 Eisenbahn - Gols: Pif Paf, Madureira e Dirlan (STE), Bentinho (EIS)
CAMPEÃO: Sollo Tijolos Ecológicos
VICE-CAMPEÃO: Eisenbahn
MELHOR JOGADOR: Madureira (Sollo Tijolos Ecológicos)
ARTILHEIROS: Rômulo (Fogo no Espeto) e Madureira (Sollo Tijolos Ecológicos) - 12 gols
MELHOR GOLEIRO: Thiaguinho (Sollo Tijolos Ecológicos)
CATEGORIA ABERTO:
Embalamontes 2 x 0 Danilo Thiago Imóveis/Edy - Gols: Kauan e Jubinha
Antes de a bola rolar para definir os grandes campeões do campeonato que reuniu centenas de associados peladeiros aficionados pelo futebol durante cerca de quatro meses, foi oferecido um farto café da manhã no novo espaço de confraternizações do clube que homenageia o saudoso Walter Cabeção. Após as competitivas partidas decisivas, que terminaram por volta das 14 horas, houve a cerimônia de entrega dos troféus e medalhas aos atletas premiados. Além disso, alguns servidores e auxiliares do clube receberam medalhas de honra ao mérito pelos serviços prestados na realização do evento esportivo, um dos mais qualificados, importantes e concorridos da cidade de Montes Claros.
Como sempre, após as emocionantes e competitivas partidas finais e a entrega dos prêmios aos vencedores e grandes campeões, houve uma gigante confraternização com muita música e cerveja gelada, ao som das bandas Feedback e Vírus.
Essas meninas não param de ganhar títulos e medalhas! Que maravilha! Depois de conquistar, há pouco tempo, os títulos do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, a vitoriosa dupla Ana "Pathy" Patrícia Silva Ramos e Eduarda "Duda" Santos Lisboa, conquistaram mais uma vitória de suma importância, a Etapa Elite de João Pessoa (PB) do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.
A mais recente Medalha de Ouro veio na tarde deste domingo, 26 de novembro, na arena montada na Praia de Tambaú, na capital paraibana. Pathy e Duda venceram a dupla brasileira Bárbara Seixas e Carol Solberg por 2 sets a 1, parciais de 29/31, 21/16 e 15/11.
Imagens: Maurício Val/FV Imagem/CBV
CAMPANHA DE PATHY E DUDA EM JOÃO PESSOA (PB):
PRIMEIRA FASE:
23-11 - 10h - Quinta-feira - 2 x 1 Tina Graudina/Anastasija Samoilova (Letônia) - 21/19, 16/21 e 15/9
23-11 - 18h - Quinta-feira - 2 x 1 Anouk Vergé-Dépré/Joana Mäder (Suíça) - 21/16, 16/21 e 15/10
24-11 - 18h - Sexta-feira - 2 x 0 Talita da Rocha Antunes/Thamela Coradello Galil (Brasil) - 22/20 e 21/19
QUARTAS DE FINAL:
25-11 - 17h - Sábado - 2 x 1 Katja Stam/Raïsa Schoon (Holanda) - 21/18, 13/21 e 15/13
SEMIFINAL:
26-11 - 9h - Domingo - 2 x 0 Chen Xue/Xinyi Xia (China) - 21/16 e 22/20
FINAL:
26-11 - 16h - Domingo - 2 x 1 Carolina "Carol" Solberg Salgado/Barbara Seixas de Freitas (Brasil) - 29/31, 21/16 e 15/11
Parabéns mais uma vez às nossas meninas talentosas, dedicadas e vencedoras por mais uma conquista importante em suas carreiras esportivas. Espero que mantenham a fé, a ambição sadia pelas vitórias e a humildade para continuarem a trilhar este caminho tão triunfante em direção à realização de sonhos cada vez maiores, como uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris. Que o sonho se concretize para nos deixar ainda mais felizes e orgulhosos de vocês duas, Pathy e Duda! Continuamos na torcida e no apoio, qualquer seja o resultado, a glória ou o fracasso, essas duas faces do esporte e também da vida que precisamos sempre aceitar com a devida sabedoria e sobriedade. Boa sorte, sempre!
A notícia que me chega de Espinosa não é alegre, com o comunicado de que o senhor Alvino da Costa Ramos faleceu. Alvino é um dos filhos da numerosa, querida e respeitada família do saudoso senhor Sebastião da Costa Ramos, morador ilustre da minha eterna Rua da Resina, a Rua Coronel Domingos Tolentino.
Alvino era bastante conhecido na comunidade e se destacava entre tantos com sua grande altura. Foi meu vizinho durante um bom tempo, morando diante da casa de minha mãe Zu.
Aos seus familiares, o meu sincero sentimento de pesar e a oração ao bom Deus para que lhes ampare neste momento de sofrimento e tristeza.
Que Deus o receba em Seu Reino e que ele descanse na mais completa paz!
No horário das 17 horas deste sábado, 25 de novembro, foram realizadas simultaneamente todas as partidas da última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2023. Em uma das mais disputadas edições da Segundona, nada menos que seis equipes ainda lutavam pela subida à Série A, para as duas vagas ainda disponíveis, já que as demais já estavam garantidas para o Vitória, Campeão, e o Criciúma, então segundo colocado na tabela de classificação.
Na desesperada zona do rebaixamento, quatro equipes brigavam para fugir das duas vagas ainda em aberto, já que as outras duas já estavam confirmadas, com ABC e Londrina anteriormente rebaixados.
Na parte de cima, estavam ainda na briga pelo acesso à primeira divisão do futebol brasileiro as equipes do Novorizontino, Juventude, Atlético-GO, Vila Nova, Mirassol e Sport. Na parte de baixo, lutavam para se safar da queda as equipes do Sampaio Corrêa, Ponte Preta, Tombense e Chapecoense.
Assim terminaram os jogos da última rodada:
38ª RODADA
Ponte Preta 3 x 0 CRB
Atlético-GO 3 x 0 Guarani
Avaí 0 x 0 Ituano
Botafogo-SP 0 x 1 Londrina
Novorizontino 2 x 0 Criciúma
Sport 4 x 1 Sampaio Corrêa
Ceará 1 x 3 Juventude
Chapecoense 3 x 1 Vitória
Tombense 0 x 1 Mirassol
ABC 3 x 2 Vila Nova
Os artilheiros da Série B 2023 foram:
Gustavo Coutinho (Atlético-GO) - 14 gols
Ytalo (Sampaio Corrêa) - 13 gols
Vagner Love (Sport) - 11 gols
Derek (Guarani) - 10 gols
Caio Dantas (Vila Nova) - 10 gols
Erick (Ceará) - 10 gols
Léo Gamalho (Vitória) - 10 gols
Terminada a temporada 2023 do Brasileirão Série B, confirmaram-se as ascensões de Vitória (Campeão), Juventude (Vice-Campeão) e mais Criciúma e Atlético-GO. Para a disputa da Série C em 2024 se rebaixaram os times do ABC, Londrina, Tombense e Sampaio Corrêa.
Parabéns aos torcedores do Campeão Vitória, do Vice Juventude, do Criciúma e do Atlético-GO pelo acesso!
Neste final de semana, dias 18 e 19 de novembro de 2023, foram realizados, nas instalações da AABB- Associação Atlética Banco do Brasil de Belo Horizonte, os jogos da JERAB-Jornada Esportiva Regional de AABBs, etapa Região Sudeste, com a participação de cerca de 720 atletas de 36 delegações. Estiveram na disputa por taças e medalhas, os campeões de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, bem como alguns vice-campeões. Na cerimônia de abertura realizada na quente manhã do sábado, apresentou-se a banda da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, tocando o Hino Nacional Brasileiro e mais algumas músicas de sucesso.
Os campeões desta JERAB terão a oportunidade e o privilégio de disputar, em Salvador, Bahia, a Jornada Esportiva Nacional de AABBs, a JENAB, que ocorrerá em data ainda não definida pela FENABB, possivelmente em fevereiro ou março de 2024.
Nos campos e quadras do clube abebeano de BH, a AABB de Montes Claros fez bonito no evento que reuniu as melhores equipes do Sudeste e faturou o título de Campeão nas seguintes categorias:
FUTEBOL MINICAMPO HIPERMASTER MASCULINO - MONTES CLAROS CAMPEÃO
PRIMEIRA FASE:
18-11 - 10h30- Itaúna (MG) 5 X 2 Montes Claros (MG) - Gols: João Carinha e Ede 18-11 - 10h30 - Junqueirópolis (SP) 3 X 3 Belo Horizonte (MG) 18-11 - 16h - Montes Claros (MG)2 X 0 Belo Horizonte (MG) - Gols: Deraldo e Batatinha 18-11 - 16h - Junqueirópolis (SP) 0 X 2 Itaúna (MG) FINAL:
19-11 - 9h - Montes Claros (MG) 0 (3) X (2) 0 Itaúna (MG) - Pênaltis convertidos: Batatinha, João Carinha e Valdemir
FUTEBOL MINICAMPO SUPERMASTER MASCULINO - MONTES CLAROS CAMPEÃO
PRIMEIRA FASE:
18-11 - 09h30 - Uberlândia (MG) 0 X 2 Montes Claros (MG) - Gols: Celsinho e Dandão
VÔLEI DE AREIA LIVRE FEMININO: Campeão - Junqueirópolis (SP) Carina Correia do Carmo e Viviane da Silva Correia, Vice - São Paulo (SP) Giulia Sacramento Prado e Mayra Rodrigues Trivelato
FUTEVÔLEI LIVRE MASCULINO: Campeão - Belo Horizonte (MG) Daniel Nogueira da Gama Nunes e Pedro Henrique Silva Ferreira, Vice - Três Rios (RJ) Vinícius Augusto e Ygor Martins Peixoto
TRUCO LIVRE MISTO: Campeão - Belo Horizonte (MG) Dênis Leonardo da Rocha e Lázaro Gonçalves de Melo Junior, Vice - Ribeirão Preto (SP) Leonardo Ferreira Vieira e Reinaldo Leme de Oliveira
BURACO LIVRE MISTO: Campeão: Belo Horizonte (MG) Patrícia da Silva Costa e Rubens Dirceu Rodrigues, Vice - Resende (RJ) Arita Muniz Brauer de Freitas Sampaio e Rebeca Tavares Veiga
BEACH TENNIS LIVRE MASCULINO: Campeão - Ribeirão Preto (SP) Heitor Figueiredo e Thiago José Bárbara Baldo, Vice - São Paulo (SP) Eduardo Leal Medeiros e Pedro Henrique da Silva Pereira
TÊNIS SIMPLES LIVRE MASCULINO: Campeão - Ribeirão Preto (SP) Arthur Pereira de Moraes Serra de Mattos, Vice - Guaíra (SP) Gabriel Oliveira Figueiredo de Souza
TÊNIS DE MESA LIVRE MASCULINO: Campeão - São Paulo (SP) Marcelo Okawa, Vice - Santos (SP) Kelson Fernando Pires de Azevedo
TÊNIS DE MESA LIVRE FEMININO: Campeão - Santos (SP) Ana Clara Pereira, Vice - Corinto (MG) Edilene Soares de Souza
SINUCA LIVRE MISTO: Campeão - Miracema (RJ) José Geraldo Santana de Oliveira, Vice - São Paulo (SP) Antônio Eduardo Pimenta
XADREZ LIVRE MISTO: Campeão - Juiz de Fora (MG) Pedro Ferreira Lage, Vice - Patos de Minas (MG) Washington Miguel da Silva
Devido à impossibilidade de acompanhar e torcer pelos nossos companheiros da AABB Montes Claros, já que várias partidas eram disputadas em horários iguais, infelizmente não pude ver o desempenho deles em campo e quadra. Só tive a oportunidade de acompanhar um pouco do jogo inicial da nossa turma do Supermáster, que brilhou logo na estreia, vencendo a forte e competitiva equipe de Uberlândia, que já se tornou um adversário cheio de rivalidade. Vencida a equipe do Triângulo Mineiro, o time montes-clarense goleou o time de Itaperuna (RJ) e, na grande final, venceu com folga a equipe de Belo Horizonte por 3 x 0, levantando a taça de Campeão da categoria Supermáster.
Na categoria Hipermáster, a nossa dos sessentões, estreamos contra o time campeão da JESAB Divinópolis, que havia vencido a gente lá por 3 x 1, na final. A equipe de Itaúna é fortíssima, com ótimos jogadores, muito entrosamento, movimentação, qualidade na troca de passes, e até boa altura e vigor físico. Demonstrando em campo a sua superioridade técnica sobre nosso time, a equipe de Itaúna nos venceu mais uma vez, na primeira partida, com certa facilidade, principalmente no primeiro tempo, quando conquistou um placar largo, de 4 x 1, muito por conta das nossas falhas individuais e pela fragilidade ocasionada pela nossa escalação inicial com quatro jogadores no meio de campo e apenas dois defensores, que infelizmente não funcionou a contento. O nosso goleiro Eugênio falhou no primeiro gol e eu errei no segundo gol do rival, tocando errado uma bola nos pés do adversário que acabou marcando o gol de número dois deles. Para a segunda etapa, o competente treinador Wandaick acertou o esquema tático e corrigiu o posicionamento da equipe, o que resultou em uma melhor performance. Levamos mais um gol e conseguimos diminuir o placar para 5 x 2 com um gol de Ede, mas mesmo criando boas chances de gol, não tivemos sucesso para reverter o resultado. Como os demais integrantes da categoria Hipermáster, Belo Horizonte e Junqueirópolis, haviam empatado em 3 x 3, só nos restava torcer para que Itaúna empatasse ou vencesse o time de Junqueirópolis e que fizéssemos a nossa parte, ganhando de Belo Horizonte, passando assim a grande final. E deu certo! Itaúna confirmou o seu favoritismo, vencendo por 2 x 0 a equipe paulista de Junqueirópolis e nós, com muita vontade, determinação e suor, conquistamos uma bela vitória por 2 x 0, gols de Deraldo e Batatinha, e chegamos à decisão.
Mais uma vez a excelente equipe de Itaúna pela frente. Tivemos que ter respeito e exercitar a humildade, reconhecendo a grande superioridade do time adversário. Utilizamos uma formação mais fechada e defensiva na tentativa de evitar a principal jogada ofensiva do rival, o uso do forte e alto pivô preparando a jogada para a finalização dos demais jogadores que vinham de trás. Mesmo com dois atletas, João Carinha e Valdemir, sentindo algumas lesões, atuamos com toda a garra possível, com inteligência e obediência tática, conseguindo segurar a pressão dos itaunenses até o final, mantendo o placar inalterado. E poderíamos ter vencido a partida, já que esteve em meus pés a melhor chance de gol do jogo, quando na segunda etapa, tomado pela ansiedade em balançar rápido a rede, chutei alto por cima do travessão uma bola propícia de inaugurar o placar, perdendo ótima oportunidade, fruto da minha precipitação e incompetência na finalização.
Completamente exauridos ao final dos 50 minutos de partida sob um Sol escaldante, conseguimos o empate sem gols que levou a decisão para os pênaltis. O capitão Batatinha cobrou e marcou. O adversário bateu e o nosso goleirão Eugênio defendeu, mas o árbitro alegou que ele se adiantou e determinou nova cobrança, desta vez bem-sucedida, empatando a série. O craque João Carinha bateu no canto e marcou o segundo gol nosso. Outro adversário efetivou a sua cobrança, deixando tudo igual, 2 x 2. O atacante Valdemir foi para a bola e bateu com consciência e precisão, deixando a gente na frente do placar. Neste momento, o treinador Wandaick me convocou para eu fazer a próxima cobrança e eu recusei a proposta imediatamente. Morto de cansado e já tendo perdido a nossa melhor chance de marcar o gol e ganhar a partida no tempo normal, imagina se eu errasse a cobrança do pênalti? Certamente seria crucificado e massacrado de críticas por todo mundo. Saí fora, deixei tal tarefa para os demais companheiros em melhores condições. Mas aí o destino decidiu terminar logo com a decisão, com o nosso goleiro Eugênio, de Patos de Minas, que havia sido recentemente incorporado ao nosso grupo, fazendo uma grande defesa e nos presenteando com a vitória na disputa de pênaltis, levando-nos ao título de Campeão Hipermáster. Agora é comemorar e nos preparar para a próxima fase dos jogos que acontecerá em Salvador, Bahia, em data ainda a ser divulgada pela Fenabb.
Foi sofrida, mas recompensadora, a nossa conquista na categoria Hipermáster. Antes de a competição começar tivemos importantes baixas na nossa turma de atletas sessentões. Devido a lesões diversas, perdemos a participação dos jogadores Reginaldo, Raul, Tiãozinho, Russo e Chiquito, que estiveram na campanha do vice-campeonato em Divinópolis, na JESAB, disputada em setembro. Para se juntar à equipe do dedicado treinador Wandaick, que já contava com Deraldo, Beto Bocão, Miltinho, João Carinha, Batatinha, Eustáquio, Valdemir e Joaquim, vieram Ede, Osmar, Marcão e o goleiro Eugênio, este de Patos de Minas, indicação do colega Osmano Damata. Com toda dificuldade de jogar três partidas duras em dois dias, sob um Sol abrasador, após uma viagem desgastante de ônibus de cerca de sete horas, com perda de sono, a nossa conquista deve sim ser bastante valorizada e comemorada. Ainda mais com triunfos sobre equipes muito qualificadas como as de Belo Horizonte e Itaúna.
Estamos de parabéns, todos! Desde o técnico Wandaick, passando pelo seu auxiliar Júlio César (Juninho), o jovem auxiliar João Vítor, o Erivaldo (Borracha), o sempre presente Emílio César Malveira (Bilu), até o presidente Silvano Tolentino e a diretoria da AABB Montes Claros. E claro, nós também, os jogadores que estivemos em campo e também os colegas que estiveram juntos conosco desde o início da preparação para esta competição.
Um agradecimento a todos os Campeões do Hipermáster: Wandaick, Eugênio, Osmar, Deraldo, Beto Bocão, Marcão, Ede, Miltinho, Batatinha, João Carinha, Eustáquio, Valdemir e Joaquim. E também aos Campeões do Supermáster: Shall, Dedé, Orlando, Chiquinho, Nilsão, Valmir, Renato, Nildo, Mentinha, Celsinho, Cesinha, Héber, Alexandre (Dandão), Silvano, Israel e Ivan (Passarinho). E também às atletas Campeões do Futsal, do Voleibol e do Beach Tennis e aos atletas Vice-Campeões no Voleibol de Areia 4 x 4 e Voleibol de Areia Livre. E o muito obrigado a todos aqueles que deram sua contribuição para que essas conquistas viessem: Bilu, Juninho, João Victor, Borracha, Balotelli, Dui, Heberth Halley, Gatão etc, e mais a galera da banda de Ivo Cândido também, com Pipoca e cia.
Desejo boa recuperação aos nossos colegas lesionados, especialmente Dandão, que teve uma luxação em um dos dedos da mão esquerda, Cezinha, que infelizmente teve uma lesão mais grave no tornozelo que terá de ser operado, assim como Reginaldo, que também será submetido a uma cirurgia. Que voltem o mais rápido possível aos gramados, se Deus quiser, Campeões!
A cidade de Espinosa está entristecida com a perda de duas figuras apreciadas na comunidade. A primeira delas é de família tradicional e querida na região, o Rui Cangussu, irmão de Dona Suzana de Zé Patim e filho do saudoso e respeitado ex-prefeito José "Zeca" Cangussu.
A segunda e triste perda foi a do irmão do querido funcionário do Banco do Brasil, o amigo Jefferson. O jovem empresário de 33 anos Wagner Fabríssio faleceu vítima de um acidente de motocicleta ocorrido no percurso entre Guanambi e Espinosa, deixando entristecida nossa comunidade espinosense. Seu velório e sepultamento serão realizados ainda hoje na cidade de Janaúba.
Aos familiares de Rui e de Wagner os meus sinceros sentimentos de pesar pelo falecimento de seus entes queridos. Rogo a Deus para que Ele lhes conceda a bastante resignação, fé e força para superar esta situação de tamanha dor e tristeza e que os falecidos descansem na mais completa paz.
Passando alguns poucos dias na capital mineira para curtir música e futebol de qualidade ímpar, eu, um caipira genuinamente resineiro, tive o prazer e o privilégio de reencontrar muitas pessoas queridas. Se já foi recompensador conhecer a monte-azulense Karine, seu marido Fernando e sua filha Laura nas arquibancadas do Mineirão durante o show espetacular do Pink Floyd Roger Waters na quarta-feira, 8 de novembro, imagine então reencontrar velhos e queridos amigos, conterrâneos espinosenses?
Na noite da sexta-feira, o encontro se deu nas instalações aconchegantes do Bar e Museu Clube da Esquina, localizado na lendária Rua Paraisópolis, no bairro de Santa Tereza, endereço da célebre esquina de encontro dos talentosos meninos que criaram um dos mais importantes movimentos musicais da cena mundial. Ali, na noite serena iluminada pelas luzes do mais Belo Horizonte das Minas Gerais, reencontrei os espinosenses Zé Lúcio Antunes, Reginaldo Cangussu e Djalma Tolentino para uma noite encantadoramente mágica de boa música e muitas ricas recordações e ideias quase totalmente relacionadas à nossa mãe amada, Espinosa. O show musical ficou por conta da ótima dupla Rodrigo Borges (vocal e violão) e Ian Guedes (guitarra). O primeiro é filho do Marílton Borges e sobrinho de Lô Borges e o segundo é o filho caçula de nosso montes-clarense Beto Guedes. Valeu cada instante nosso em sintonia e conexão na noite da sexta-feira belorizontina sob o som sedutor e sofisticado dos integrantes do Clube da Esquina.
No sábado, ali perigando chegar ao meio-dia, eis que os reencontros continuaram a ocorrer, desta vez no coração do velho Edifício Arcângelo Maletta, esquina da Avenida Augusto de Lima com Rua da Bahia, no Centro nervoso e agitado de BH. Chegamos e já nos batemos de cara com o amigo atleticano Walter Paixão, o Tinteco, figura de imensa simpatia. Nem bem nos acondicionamos em uma mesa encostada na parede do corredor do histórico prédio, no espaço da tradicional Cantina do Lucas tombada em 1997 como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, para degustar uma cerveja gelada, e já chegou o amigo Paulinho de Florival para se juntar a nós e colocar fogo na conversa fiada, sempre com foco na terrinha, como não poderia deixar de ser, obviamente. Algum tempo depois, apareceu o Flori Rocha para nos presentear com sua prezada presença. A conversação rolou solta até perto da hora do jogo do Cruzeiro e Coritiba pelo Brasileirão, às 16 horas. As boas e velhas lembranças vieram à tona ao nosso prazeroso debate, quase todas relacionadas a fatos e personagens da nossa querida terra natal, em um ganho imensurável de contentamento e alegria.
No domingo de sol escaldante, logo de manhãzinha, foi hora de agradecer ao Pai as incontáveis dádivas recebidas, na Santa Missa no Santuário Arquidiocesano São José, ali no Centro da cidade. Logo em seguida, mais um reencontro com outro grande e querido amigo, o craque de bola e companheiro dos bons tempos do Cruzeirinho de Sêo Mateus Salviola, o habilidoso meio-campista Ernanni Coelho. O passeio proporcionado por ele, sua cativante esposa Simone e o filho Pedro, foi pela orla da Lagoa da Pampulha, com visita à Igrejinha de São Francisco de Assis. Logo depois fomos refrescar a cabeça e o estômago com uma boa cervejinha gelada no Restaurante e Pizzaria Fazendinha no Bairro Jaraguá, onde nos juntamos com Cláudio "Cal" Salviola e sua esposa Cristina e seu cunhado, esposo de Avery.
Para terminar no maior ápice a aventura na capital, à tarde foi o momento mais aguardado, a primeira experiência de assistir a um jogo do Galo na nova, linda e moderna Arena MRV. E com pé-direito, com vitória sobre o Goiás por 2 x 1, gols de Hulk e Guilherme Arana.
Deixo aqui registrado o nosso agradecimento aos amigos queridos pela acolhida carinhosa e fraterna. Que possamos nos reencontrar outras vezes mais, quem sabe nas comemorações do centenário da nossa Espinosa, em março de 2024.
Passadas tantas satisfatórias e prazerosas emoções ao lado dos amigos, dos ídolos da música e do futebol e ainda bem perto do clube do coração, chegou o momento de retornar para o lugar mais seguro e aconchegante do universo, a velha e humilde casinha da gente. Voltamos em paz a MOC, novamente nos juntando aos nossos cachorrinhos Martin, Hunter e Nina! Gratidão, Deus!
Passeando pela nossa bela e acolhedora capital mineira, Belo Horizonte, para realizar o sonho de assistir ao show do ex-líder da mítica banda Pink Floyd, Roger Waters, no Mineirão, aproveitei a oportunidade para conhecer mais um tanto do meu querido Clube Atlético Mineiro.
Revisitei, no Bairro de Lourdes, a sede do clube, visualizando com orgulho as taças conquistadas na nossa gloriosa trajetória pelos gramados do mundo, bem como as imagens, no mural, dos grandes craques que, com talento, suor e garra, construíram as nossas muitas glórias.
Conheci as instalações ainda inacabadas (na ocasião) do bar temático criado pelo ator atleticano Daniel de Oliveira, o Território do Galo, bem diante do novo estádio do Atlético. No mesmo dia, encantado com a grandiosidade, a beleza e a modernidade da obra, fiz o tour pelo interior da Arena MRV, conhecendo o vestiário, a arquibancada, a sala de imprensa, um dos camarotes, os bancos de reservas e o campo de jogo. E ainda fui premiado com um encontro inesperado e especial com o maior dos nossos ídolos, o eterno gênio da bola REInaldo.
Depois de três encontros maravilhosos com meus conterrâneos espinosenses residentes em Belo Horizonte durante os dias da minha estada, no final da tarde do domingo fui assistir à minha primeira partida do Galo na Arena MRV. E não fui pé-frio, graças a Deus! Mesmo com um desempenho insuficiente na primeira etapa e uma expulsão logo no início do segundo tempo, do zagueiro Igor Rabello, o Atlético mostrou sua força e conseguiu uma vitória suada e extremamente importante sobre o Goiás por 2 x 1, gols de Hulk, de pênalti, e de Guilherme Arana, de joelho.
Mesmo com o calor insuportável no estádio e a torcida elétrica e ansiosa que não fica sentada nas cadeiras, a experiência foi maravilhosa, com mais uma vitória do meu Galo Forte Vingador. Fiquei feliz por ter encontrado lá na arquibancada com meu amigo e colega de BB, o Cleuber Nascimento, agora se preparando para trabalhar no estado da Bahia, na cidade de Santo Antônio de Jesus.
Espero voltar mais vezes e viver novamente essas emoções singulares e prazerosas.