Merece vigorosos aplausos e elogios a iniciativa de cidadãos espinosenses, apoiados pela administração municipal de Espinosa, de realizar voluntariamente uma limpeza no Rio São Domingos. Um dos rios que cortam o coração da cidade já foi palco e opção de lazer de boa parte da população, especialmente para nós que tivemos o privilégio de morar e crescer ali pertinho das suas margens. Antigamente ali, as pessoas se banhavam nas suas outrora límpidas águas, se divertiam em brincadeiras de criança, lavavam seus automóveis, lavavam suas roupas e utensílios de cozinha e praticavam esportes como futebol e vôlei nas areias limpas, ainda sem a terrível poluição atual.
É impressionante e quase inacreditável que, em pleno século XXI, alguns seres humanos não tenham o mínimo de consciência da necessidade urgente e inadiável de proteger os recursos hídricos tão escassos, ainda mais no nosso Sertão castigado impiedosamente anos e anos pelas secas. A ignorância e a insensatez de poluir a nossa própria terra-mãe é revoltante. E suicida!
Dói-me e indigna-me o coração quando chego em Espinosa e constato a destruição do rio em que praticamente cresci, cotidianamente usufruindo das suas belezas naturais, passando momentos prazerosos no seu leito e nas suas margens ainda intocadas pela sujeira e degradação. Assim, é gratificante ver a bela iniciativa do prefeito Mílton Barbosa e de muitos de nossos irmãos espinosenses na realização desse mutirão para limpar o Rio São Domingos, dando o exemplo para que a população se conscientize e não mais jogue lixo ali. Não é possível que os poluidores do Meio Ambiente não saibam que parte dessa imundície toda despejada no rio será levada pela água das cheias em direção à nossa Barragem do Estreito, de onde é retirada a água que é distribuída pela Copasa para abastecimento do município. Eles estão agindo contra si mesmos, contra sua saúde e a de todos os habitantes da cidade, uma imensa incongruência.
Estivesse em Espinosa, certamente estaria presente neste ato civilizado e de cidadania promovido e protagonizado por conterrâneos sensatos, conscientes e sábios. A todos eles o meu respeito, reconhecimento e agradecimento por tão importante e necessário ato.
Logo abaixo, algumas velhas imagens do nosso Rio São Domingos, ainda intacto da poluição.
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário