Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

2585 - Dois Franciscos em parceria

Jovens músicos de famílias intrinsecamente ligadas à música são sempre gratas e esperadas "surpresas" no cenário da arte sonora. Assim é que dois personagens desse reino fantástico se uniram e acabaram de lançar um disco em parceria. São eles dois Franciscos. O primeiro, o Francisco Gadelha Gil Moreira Müller de Sá, filho da cantora Preta Gil e do ator Otávio Müller e neto do ícone Gilberto Gil. O segundo, o Francisco Ribeiro Eller, o Chicão, filho único da saudosa cantora Cássia Eller e do falecido baixista Tavinho Fialho O primeiro usa o nome artístico de Fran Gil; o segundo, de Chico Chico.
Pois esses dois jovens músicos se juntaram há pouco mais de um ano e se descobriram completamente antenados em ampla sintonia.   
Depois de ficar conhecido, quando criança, após a morte precoce da sua mãe e crescer passando por uma polêmica disputa judicial por sua guarda, Chico Chico desistiu da ideia de se tornar jogador de futebol e professor de Geografia e se aventurou na mesma trajetória da mamãe coruja Cássia Eller, a carreira musical. Influenciado positivamente por Beatles, Jards Macalé, Luiz Melodia, Itamar Assumpção e BaianaSystem, ele ampliou seus interesses musicais com o tempo. É vocalista das bandas 2x0 Vargem Alta e 13.7. Com seus 27 anos de vida, Chico Chico, que foi criado com todo amor pela companheira de Cássia, Maria Eugênia Vieira Martins, é um sujeito tranquilo, despojado e apaixonado pela música, sempre com um sorriso aberto na face emoldurada pelos cabelos fartos e encaracolados, espalhando simpatia por todos os poros. Ele mesmo se define assim, como alguém que não gosta muito de aparecer e que adora viver em paz: "Pois é, não gosto de aparecer à toa. Mas basicamente vivo aqui em Santa Teresa, que é o bairro da minha infância, onde eu conheço todo mundo. Tenho meus cachorros com quem eu passeio, minha plantinhas que eu rego, meu baseadinho que eu fumo, e meu violão que eu toco".




O outro Francisco, de 25 anos de idade e filho de Preta Gil e do ator Otávio Müller e neto do grande Gilberto Gil, traz na alma a sonoridade baiana e genial do seu avô, optando pela carreira artística somente aos 18 anos, pois queria mesmo era ser cineasta. Participa da banda "Gilsons", tocando ao lado do tio José Gil e do primo João Gil. Recentemente eles três acompanharam Gilberto Gil no Coala Festival 2020. Tocou ainda em outras bandas, como a Sinara e a Niara, e paralelamente mantém sua carreira solo. É casado com a modelo Laura Fernandez, com quem teve a filhinha Sol de Maria. Este ano, lançou o álbum "Raiz", que foi bastante elogiado pela crítica. 



O álbum "Onde?" vem com apenas sete faixas com um repertório escolhido "a dedos" de compositores admirados pela dupla, que engloba Edson Gomes, Gilberto Gil, Itamar Assumpção (1949 – 2003), Luiz Melodia (1951 – 2017) e Sérgio Sampaio (1947 – 1994). A única composição inédita, "Ninguém", é a primeira parceria dos jovens artistas, canção gerada na véspera da entrada dos cantores em estúdio.

Disco "Onde?":
1) Árvore (Edson Gomes)
2) Dona Maria de Lourdes (Sergio Sampaio)
3) Nega Música (Itamar Assumpção)
4) Isso Não Vai Ficar Assim (Itamar Assumpção)
5) Veleiro Azul (Luiz Melodia e Rúbia Mattos)
6) Ninguém (Fran Gil e Chico Chico)
7) Procissão (Gilberto Gil e Edy Star)


Em tempos de pouco espaço na mídia para a velha e boa Música Popular Brasileira, nada melhor que ver e ouvir gente jovem com gosto musical diferenciado, homenageando os ditos compositores malditos que bravamente fizeram sua história criando peças musicais de extrema qualidade fora do mainstream. 
Um grande abraço espinosense.


Nenhum comentário: