Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 15 de outubro de 2019

2279 - Aos meus Mestres, eterna gratidão

Todo dia é dia de exaltar a Educação e de valorizar os professores! Mas como escolheram uma data única para reverenciá-los, vamos utilizá-la então. Hoje, 15 de outubro, é o dia dedicado a homenagear os professores. A data foi criada aleatoriamente em 15 de outubro de 1947, quando quatro professores do Ginásio Caetano de Campos de São Paulo, Salomão Becker, Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, resolveram que os professores mereciam um dia de descanso e festa para serem homenageados pela escola, pais e alunos. O dia teria, além das homenagens, espaço para confraternização e debate dos rumos futuros da Educação. A ideia se espalhou pela cidade, pelo estado e pelo país e em 14 de outubro de 1963, através do Decreto Federal nº 52.682, foi instituído o Feriado Escolar do Dia do Professor, onde se iria, em todo o país, comemorar condignamente o Dia do Professor, com os estabelecimentos de ensino promovendo solenidades, em que se enalteceria a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias. 


Minha professora Nair Antunes Meira

Minha professora Elza Barbosa Tolentino

Uma professora admirável: Dona Yvonne de Oliveira Silveira

Meu grande amigo professor José da Conceição Santana

Minhas professoras Maria das Dores Barbosa Fernandes (Dona Dozinha) e Dona Elza

Entre pessoas queridas, minha professora Edith Gonçalves Dias, a 2ª da direita pra esquerda

O interessante é lembrar que alguém, 120 anos antes, tinha pensado em atitude igual. O então Imperador do Brasil, Dom Pedro I, no dia 15 de outubro de 1827, havia baixado um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos teriam suas escolas de primeiras letras" e ainda regulamentava a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados, uma ideia revolucionária para a época, mas que acabou não virando realidade. Fonte: wikipedia.org.
Como um ferrenho defensor da Educação e para todos os brasileiros, indistintamente, quero prestar aqui minha humilde homenagem a alguns Mestres que foram essenciais na minha formação educacional e pessoal, a quem agradecerei eternamente com toda gratidão: Maria das Dores Barbosa Fernandes (Dona Dozinha), Elza Barbosa Tolentino, Nair Antunes Meira, Edith Gonçalves Dias, Durvalino Nunes, Lauro Mendes, Célia Figueiredo etc etc etc. São muitos e os que aqui não foram citados, sintam-se também homenageados, por favor. Sintam-se também valorizados e cumprimentados, todas as pessoas que labutam diariamente na construção de um país mais justo e solidário, lutando contra todas as adversidades para espalhar Educação e formar cidadãos dignos e capacitados para fazer as mudanças positivas que este injusto mundo precisa.  
Professores também são alguns que nos ensinam, não nos bancos escolares, mas na vida real. São aqueles que nos criam, nos ensinam e nos incentivam com todo amor e carinho e que nos conduzem ao caminho da virtude e dos bons valores. Assim foi a minha mãe, Juvercina, ou Dona Zu. Assim foram as minhas madrinhas, ou avós, Judith e Joana. Assim foram meus colegas que muito me ensinaram no trabalho e na vida. Assim foram meus ídolos no futebol, que me inspiraram a tentar imitá-los, mesmo sem sucesso. 
A todas essas figuras maravilhosas que me fizeram crescer como ser humano, em todos os sentidos, a minha eterna gratidão, respeito e amor.
Um grande abraço espinosense.  

Minha mãe, Juvercina (Dona Zu), a maior professora de todas

Tia Lia, professora da vida

Madrinhas (avós) Judith Tolentino e Joana Antunes, professoras da vida

Dona Noeme, professora da vida

Dona Cida, professora da vida

Meu grande professor Antônio Felisberto Fernandes (Tuka), no trabalho e na vida

Meu grande professor Izaías Mariano Mendes (Zazá), no trabalho e na vida

A turma do Seret que muito me ensinou: Levi, Hernan, Amarildo e Élcio

Roberto Martins, o craque Pé-Duro

Beto, Téo e Kita, este último meu ídolo maior no futebol amador

Tatuzinho e Racini, craques admiráveis

Reinaldo, grande ídolo do futebol

Marques, grande ídolo do futebol

Nenhum comentário: