Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

2256 - Uma resenha sobre a primeira metade do Brasileirão 2019

E acabou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de Futebol! Após as 19 primeiras rodadas do certame, muitas confirmações das minhas previsões e poucas surpresas. Os favoritos estão lá em cima na tabela de classificação, como previsto. Flamengo é o líder isolado, com 42 pontos ganhos, com 13 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, apresentando um elogiável futebol de muita velocidade, técnica e intensidade. O poderoso Palmeiras, com todo seu potencial econômico e seu elenco estelar, é o segundo colocado, com 39 pontos, com 11 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. Uma grata surpresa é o time do Santos, com boa campanha, em terceiro lugar, com 37 pontos ganhos e 11 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Em seguida, até a décima posição, vem São Paulo, Internacional, Corinthians, Bahia, Grêmio, Atlético e Botafogo. A surpresa negativa é a posição do Grêmio que, envolvido nas disputas da Copa do Brasil e da Libertadores, utilizou bastante seu time alternativo e perdeu muitos pontos. Da 11ª posição em diante estão Athletico, Vasco, Ceará, Fortaleza, Goiás e Fluminense. Na temida e preocupante  zona do rebaixamento estão Cruzeiro, CSA, Chapecoense e Avaí. Aí está a maior surpresa do campeonato, a inesperada colocação do Cruzeiro na 17ª posição. Mas fatalmente ele, o Cruzeiro, mais Athletico e Grêmio, irão subir bastante na tabela de classificação neste segundo turno. Avaí, CSA, Chapecoense, Ceará, Fortaleza, Vasco e Goiás continuam sendo os favoritos para a queda para a Série B. 


O Cruzeiro navega em águas turbulentas, irrefutavelmente a sua pior fase na sua gloriosa história. Com problemas financeiros que levaram a atraso de salários de jogadores e funcionários, com acusações de ilegalidades cometidas por membros da direção e com um clima nebuloso entre seus atletas, o clube amarga dias complicados. O time começou muito bem o ano, com atuações convincentes na Copa Libertadores e na Copa do Brasil, além de vencer o arquirrival na disputa do Campeonato Mineiro. Tudo ia maravilhosamente bem até que uma queda acentuada nas atuações levaram às eliminações nas mais importantes competições. Na Libertadores, a equipe celeste caiu nas oitavas de final contra o River Plate da Argentina, com dois empates e derrota nos pênaltis. Na Copa do Brasil a eliminação veio pelo Internacional nas semifinais, que venceu no Mineirão por 1 x 0 e no Beira-Rio por 3 x 0. O drama celeste segue no Brasileirão, com a equipe terminando essa primeira etapa do campeonato com um desempenho sofrível, amargando a 17ª posição na tabela, integrando a zona do rebaixamento. Os números são implacáveis: são nove derrotas, seis empates e apenas quatro vitórias em 19 confrontos, com 18 pontos ganhos e um aproveitamento de apenas 31,6%. Imagino que o recém chegado treinador Rogério Ceni irá, brevemente, controlar a situação de instabilidade do time e recuperar a equipe no segundo turno, afastando-se da zona de degola, mas chance de título ou classificação para a Libertadores, absolutamente, é um sonho impossível. 


No segundo turno, esses serão os jogos do Cruzeiro:
21-09 - Sábado - Mineirão - 17h - Cruzeiro x Flamengo
25-09 - Quarta-feira - Castelão - 19h30 - Ceará x Cruzeiro
29-09 - Domingo - Serra Dourada - 19h - Goiás x Cruzeiro
05-10 - Sábado - Mineirão - 11h - Cruzeiro x Internacional
09-10 - Quarta-feira - Mineirão - 21h30 - Cruzeiro x Fluminense
12-10 - Sábado - Arena Condá - 19h - Chapecoense x Cruzeiro
16-10 - Quarta-feira - Mineirão - 21h - Cruzeiro x São Paulo
19-10 - Sábado - Arena Corinthians - 19h - Corinthians x Cruzeiro
27-10 - Domingo - Mineirão - Cruzeiro x Fortaleza
30-10 - Quarta-feira - Engenhão - Botafogo x Cruzeiro
03-11 - Domingo - Mineirão - Cruzeiro x Bahia
06-11 - Quarta-feira - Arena da Baixada - Athletico x Cruzeiro
10-11 - Domingo - Mineirão - Cruzeiro x Atlético
17-11 - Domingo - Mineirão - Cruzeiro x Avaí
24-11 - Domingo - Vila Belmiro - Santos x Cruzeiro
27-11 - Quarta-feira - Mineirão - Cruzeiro x CSA
01-12 - Domingo - São Januário - Vasco x Cruzeiro
04-12 - Quarta-feira - Arena do Grêmio - Grêmio x Cruzeiro
08-12 - Domingo - Arena Palmeiras - Cruzeiro x Palmeiras

O Atlético, em determinado momento, esteve voando em céu de brigadeiro, chegando a ocupar a quarta posição no campeonato. Mas nas últimas rodadas o time se desequilibrou, sendo derrotado nas cinco últimas partidas, perdendo para Athletico (fora de casa: 0 x 1), Bahia (em casa, com time reserva: 0 x 1), Corinthians (fora de casa: 0 x 1), Botafogo (fora de casa: 1 x 2) e Internacional (em casa: 1 x 3). É inexplicável tal fase de péssimos resultados, pois o time está apresentando um bom desempenho, com muitas chances de gol sendo criadas e uma atuação até coesa e harmoniosa. O que está causando esse momento de instabilidade e derrotas é a ineficiência nas finalizações e a sequência anormal de falhas individuais. Aconteceu com o Cleiton, com o Igor Rabello e agora com o capitão Réver. Para piorar as coisas, o Jair, que vinha sendo o melhor jogador do time, se machucou, e o Cazares anda se metendo mais uma vez em problemas extra-campo, o que impacta negativamente seu desempenho em campo. Como previsto, o Atlético deverá terminar o Brasileirão entre os dez primeiros colocados, imagino a partir da quinta posição. A esperança é que o time se dê bem em outra competição, passando pelo argentino Colón nas semifinais e tornando-se Campeão da Copa Sul-Americana diante do Corinthians ou do equatoriano Independiente del Valle. Vencendo a Sul-Americana e terminando em boa colocação no Brasileirão, o ano do Atlético terá sido proveitoso. 


No segundo turno, esses serão os jogos do Atlético:
23-09 - Segunda-feira - Ressacada - 20 h - Avaí x Atlético
29-09 - Domingo - Independência - 19h - Atlético x Ceará 
02-10 - Quarta-feira - Independência - 19h15 - Atlético x Vasco
05-10 - Sábado - Arena Palmeiras - 19h - Palmeiras x Atlético
10-10 - Quinta-feira - Maracanã - 20h - Flamengo x Atlético
13-10 - Domingo - Independência - 19h - Atlético x Grêmio
16-10 - Quarta-feira - Rei Pelé - 19h15 - CSA x Atlético
20-10 - Domingo - Independência - 16h - Atlético x Santos
27-10 - Domingo - Morumbi - São Paulo x Atlético
30-10 - Quarta-feira - Independência - Atlético x Chapecoense
03-11 - Domingo - Castelão - Fortaleza x Atlético
06-11 - Quarta-feira - Independência - Atlético x Goiás
10-11 - Domingo - Mineirão - Cruzeiro x Atlético
17-11 - Domingo - Maracanã - Fluminense x Atlético
24-11 - Domingo - Independência - Atlético x Athletico
27-11 - Quarta-feira - Fonte Nova - Bahia x Atlético
01-12 - Domingo - Independência - Atlético x Corinthians
04-12 - Quarta-feira - Independência - Atlético x Botafogo
08-12 - Domingo - Beira Rio - Internacional x Atlético

Já na Série B, o América começou pessimamente a disputa, com derrotas e empates seguidos que levaram o time à zona do rebaixamento. Paulatinamente, a equipe parece estar recuperando o equilíbrio e melhorando sobremaneira a performance, alcançando neste momento a 11ª posição, com 29 pontos ganhos, com 7 vitórias, 8 empates e 7 derrotas. Entendo ser bastante difícil que o nosso querido "Coelho" consiga chegar entre os quatro primeiros e conquiste o acesso à Série A, mas é importante uma boa colocação para se distanciar de vez da terrível zona do rebaixamento.



Ainda teremos muitas emoções até o final da temporada. Tomara que os times mineiros se recuperem e voltem a nos entusiasmar, torcedores e amantes de um bom futebol. Que retorne já a alegria! 
Um grande abraço espinosense. 

Nenhum comentário: