Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

2070 - A maior estátua do mundo

Em muitos países do mundo a megalomania de alguns dirigentes cria obras maravilhosas e espetaculares, mas a um custo extraordinário, enquanto a população sofre com a infraestrutura precária e as péssimas condições de vida. Na Índia não é diferente. 
Exatamente na data de hoje, 31 de outubro de 2018, está sendo inaugurado o gigantesco monumento em homenagem a Sardar Vallabhbhai Patel (1875-1950), líder da independência do país. A enorme estátua, que se situa no oeste da Índia, no Estado de Gujarat, tem impressionantes 182 metros de altura e custo de mais de 29,9 bilhões de rúpias, ou 1,5 bilhão de reais. A obra é vista como a mais alta do mundo e está dividindo opiniões no país.



 
Batizada de "Estátua da Unidade", a colossal obra de arte é a peça principal de uma série de homenagens ao líder nacionalista hindu nascido ali em Gujarat, que se tornou o primeiro Ministro do Interior da Índia após a independência, 71 anos atrás. A ideia da construção partiu em 2010 do atual Primeiro-Ministro, Shri Narendra Modi, integrante do Partido Bharatiya Janata (PBJ), também de Gujarat, quando era Ministro-Chefe do Estado. O enorme memorial a Patel inclui a construção de um museu, um hotel três estrelas e um centro de pesquisas nacional e está localizado logo abaixo da represa Sardar Sarovar. Esta foi construída para atender aos agricultores da região com a irrigação das terras, mas estes reclamam não ter sido beneficiados até o momento.




A "Estátua da Unidade" é considerada a mais alta do mundo, bem mais alta que a imagem de Buda no Templo da Primavera na China, que mede 128 metros, e quase duas vezes maior que a Estátua da Liberdade em Nova York, com seus 93 metros. Sua construção, em bronze, cimento e aço, se iniciou em 2013 e contou com a atuação de mais de 2.500 trabalhadores. A criação indiana, de cerca de 100 mil toneladas, terá um mirante aos 153 metros de altura e espera se tornar uma das principais atrações turísticas da região, atraindo estrangeiros e proporcionando desenvolvimento do turismo e gerando empregos, mas atraindo, por outro lado, fortes críticas dos habitantes do lugar, com protestos contra os elevados custos do projeto e o impacto negativo no meio ambiente.




O homenageado Sardar Vallabhbhai Patel
A Índia foi colônia do Reino Unido até a década de 40. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Índia conquistou em 1947 a sua independência, com a luta incansável de figuras de suma importância como Mahatma Gandhi. Tornou-se república no ano de 1950, quando um dos seus líderes, o Sardar Vallabhbhai Patel, que havia participado ativamente da formação da nova administração do país, faleceu aos 75 anos de idade. 
Essas ideias mirabolantes de edificar monumentos imponentes sempre causarão polêmica, com seus custos altíssimos, suas vantagens econômicas e os danos irreversíveis à Natureza e às populações ali residentes. É a roda do mundo, que nunca para. É a força do dinheiro e do poder, que como diz Caetano Veloso em "Sampa": "ergue e destrói coisas belas".  
Um grande abraço espinosense.


Nenhum comentário: