Adoro a cidade baiana de Barreiras, muito pelo seu Rio de Ondas e sua Cachoeira do Acaba Vida, duas maravilhas da Natureza. E ela tem muito mais atrativos. Fica um tanto distante de nós. 548 km para quem reside em Espinosa, 666 km para quem mora em Montes Claros. Dista 871 km da capital Salvador e está mais próxima da capital nacional Brasília, com 613 km. Mas vale a pena conhecê-la.
Barreiras está situada no extremo Oeste da Bahia, atualmente com uma população estimada pelo IBGE em 157.638 habitantes. A cidade é privilegiada em recursos hídricos, com o Rio Grande, principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco, passando cheio de curvas em sua área central. Próximo dali o maravilhoso Rio de Ondas propicia aos habitantes toda a sorte de lazer, com suas águas cristalinas, sua vegetação ribeirinha ainda preservada e as ondas que serpenteiam céleres por cima das muitas rochas, em um espetáculo gratuito e diário da força e beleza da Natureza.
A cidade de Barreiras é atualmente um poderoso polo regional de desenvolvimento, destacando-se em setores diferenciados da economia, como comércio, agronegócio, saúde, educação, serviços e construção civil. A ótima localização a torna o principal entroncamento rodoviário da região, com acesso direto a três rodovias federais, sendo elas a BR 020, a BR 135 e a BR 242. Possui o terceiro maior IDH do estado da Bahia, com média de 0,721, atrás apenas de Salvador e Lauro de Freitas. Tem como municípios fronteiriços as cidades de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Cristópolis, Angical, Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto (todas na Bahia), além de Novo Jardim e Ponte Alta do Bom Jesus (no Tocantins).
Passei por lá no mês de agosto e estranhei o clima não tão quente naquela época do ano, tudo por conta dessa loucura atual do clima. Normalmente o calor é bastante forte na região, mas lá está o antídoto para essa situação desconfortável. Basta um mergulho no Rio de Ondas ou uma visita e contemplação à Cachoeira do Acaba Vida ou à Cachoeira do Redondo no Rio de Janeiro, prazeres que não tem preço.
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário