Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

1819 - Pelas estradas da Bahia

Viajar, colocar-se em movimento, sair da rotina, andar por outras estradas por aí, sempre é e será muito recompensador, ainda mais se for pelas entranhas da encantadora e minha amada Bahia, tão cheia de mistérios, de peculiaridades e de gente da melhor qualidade. E assim aconteceu nesse mundo maluco de hoje, em que até no mês de agosto, em pleno Sertão, o frio ainda permanece, surpreendendo a todos com sua presença inusitada. É como profetizou Bob Dylan: as coisas estão mudando. E quanto!
Na vastidão das terras baianas há muito o que descobrir, basta prestar atenção nos detalhes espalhados pelas estradas e lugares. Algumas singularidades são perceptíveis a cada quilômetro. É o vistoso ipê amarelo se destacando e colorindo a paisagem cinzenta do Sertão. É o garotinho chutando a bola na porta da casa junto com os amiguinhos. É a estrada apertada construída dentre as rochas. São os sertanejos encarapitados perigosamente por cima da carga na caçamba da caminhonete, assim como os motociclistas que insistem em desafiar o perigo sem o uso do capacete, todos completamente foras da lei. São os bravos nordestinos que montam suas barraquinhas na beira da estrada oferecendo de tudo um pouco aos viajantes, desde réstias de alho até uma boa pinga da roça. São as dezenas de belas e gigantescas usinas de geração de energia eólica espalhadas pelo topo da serra. São as hilárias placas criadas e expostas com tamanho bom humor pelos sagazes baianos. É a gigantesca ponte de concreto que nos permite voar por cima do tão maravilhoso e maltratado Velho Chico. É o intenso movimentar de automóveis e carretas levando gente e mercadorias de lá pra cá e de cá pra lá. É a imensidão das fazendas e suas plantações de algodão e a produção de feno. É o diminuto e humilde circo armado na pequena localidade à beira da rodovia. É por fim, a cidade que era apenas um pequeno distrito de Barreiras chamado de Mimoso do Oeste e que, ao se transformar na cidade de Luís Eduardo Magalhães há apenas 17 anos, cresce em ritmo alucinante, gerando riquezas e esperanças de tempos melhores. E tudo isso é apenas um pedacinho só da incrível e bela Bahia.
E se a Bahia é a terra de grandes poetas e pensadores, por que não um pouco de poesia e ideias?
"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!" (Mário Quintana)
"A imaginação é mais importante que o conhecimento. Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro. Conhecimento vem, mas a sabedoria tarda." (Albert Einstein)
Um grande abraço espinosense.  

   

terça-feira, 29 de agosto de 2017

1818 - Minas é o grande campeão dos masters em Espinosa

Na manhã ensolarada e escaldante do último domingo, 27 de agosto, aconteceu a grande final do campeonato de futebol de campo entre veteranos promovido pela Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Espinosa. 
E deu Minas! Com uma vitória convincente por 2 x 0 sobre o adversário, o Guarani, o Minas sagrou-se campeão e levantou a taça do torneio. O gols da grande vitória foram assinalados pelo goleiro Edvanderson, em cobrança de falta, e pelo atacante Lucélio, diante de cerca de duas mil pessoas presentes no Estádio Caldeirão.
A competição teve a participação de atletas com idade acima de 35 anos integrando 7 equipes, sendo elas além dos finalistas, Araponga, Bela Vista, Tanque de Pedra, Vila de Santana e Ypiranga. O Guarani conseguiu sua vaga na final após eliminar a equipe do Bela Vista nos pênaltis, após empate no tempo normal de jogo, enquanto o Minas passou pela equipe da Vila de Santana na semifinal vencendo por 3 x 0. 
Depois de toda a trajetória da competição iniciada no dia 28 de maio, com todos se enfrentando na primeira fase e os 4 melhores chegando às semifinais, destacaram-se o goleiro Edvanderson da equipe do Minas, que chegou ao final do torneio com apenas dois gols sofridos, e os jogadores Kelé (Guarani) e Lucélio (Minas), que foram os artilheiros do torneio, com 6 gols marcados. Na tarde do sábado a equipe da Vila de Santana havia ficado com a terceira colocação após bater a equipe do Bela Vista pelo placar de 1 x 0.
Parabéns ao Minas, o grande campeão, ao Guarani, segundo colocado e a todas as outras equipes participantes, bem como aos organizadores e promotores do importante evento esportivo, em especial ao secretário de esportes Wagner Oliva. Que no próximo ano tenhamos novamente a disputa da competição e, se possível, com uma melhor estrutura no estádio, com a substituição do gramado, e uma divisão etária mais ajustada, para possibilitar uma maior e mais justa participação dos atletas masters e seniors.
Um grande abraço espinosense. 

Minas, grande campeão

Guarani, vice-campeão

1817 - Finalmente, Pearl Jam no Hall of Fame of Rock and Roll

Eles poderiam já estar ao lado dos ícones no Hall da Fama do Rock and Roll há muito mais tempo, não fosse a exigência mínima de 30 anos desde o lançamento do primeiro álbum. Mas chegou a hora e finalmente os integrantes do Pearl Jam se juntaram aos Beatles, aos Rolling Stones, a Bob Dylan, a Jimi Hendrix e tantas outras lendas eternas do Rock, em cerimônia realizada no Barclays Center, em Nova York, em 7 de abril deste ano.
O responsável por fazer a introdução dos músicos do Pearl Jam no Hall of Fame of Rock and Roll seria o também roqueiro Neil Young, mas por um problema de saúde ele foi substituído por ninguém menos do que o excepcional apresentador de TV David Letterman, hoje aposentado. Como sempre imbatível na sua função de animar e entreter o público, Letterman arrasou, misturando emoção e aquela sua sensacional pitada humorística. Um dos momentos mais emocionantes aconteceu quando Letterman mostrou ao público um violão presenteado ao seu filho Harry pelo Eddie Vedder, em uma apresentação no programa Late Show. Letterman leu o bilhete escrito por Vedder naquela oportunidade, endereçado ao pequeno Harry, e elogiou a trajetória musical do músico bem como a sua preocupação e luta em questões civis e humanitárias.
Além dos músicos atuais que receberam a homenagem pela introdução do Pearl Jam no Hall da Fama do Rock and Roll, Eddie Vedder, Stone Gossard, Mike McCready, Jeff Ament e Matt Cameron, estiveram presentes como convidados os outros bateristas que tocaram com a banda, Dave Krusen, Matt Chamberlain e Jack Irons. Dave Abbruzzese, mesmo convidado, não apareceu.
Após o discurso de introdução de David Letterman, o Pearl Jam subiu ao palco e tocou quatro canções: "Alive", "Given to Fly" e "Better Man". Na performance de "Rockin´ in the Free World", cover de Neil Young, alguns integrantes do Yes, Rush e Journey também participaram.
Nesta noite de festa da música no Barclays Center, em Nova York, foram introduzidos no Hall da fama do Rock and Roll, além do Pearl Jam, os grandes músicos Joan Baez e Tupac Shakur e as bandas Yes, ELO (Electric Light Orchestra) e Journey. O presidente do Rock and Roll Hall of Fame, Jann Wenner, prestou homenagem ao grande Chuck Berry, o inventor do Rock, e ao Prince, que faleceram recentemente.
Um grande abraço espinosense.

David Letterman

Journey

Joan Baez

Yes

Pearl Jam


quinta-feira, 24 de agosto de 2017

1816 - Saudades do futebol de salão de Espinosa

Parece que os bons tempos do futebol de Espinosa irão retornar. Com a realização de competições importantes na cidade atualmente, é bem possível que o prazer de jogar e assistir ao futebol retorne aos habitantes da nossa cidade. 
Em determinada época, lá pelos anos 80, o futebol de salão era um dos esportes mais praticados na cidade, mesmo com a oferta de poucas quadras esportivas. Mas os campeonatos promovidos pelos clubes Toca dos Craques e AABB movimentavam a cidade, com boa quantidade de torcedores presentes nas quadras, na torcida pelas equipes, normalmente patrocinadas por empresas.
A fotografia abaixo mostra os participantes de uma partida (não posso precisar se amistosa ou valendo por algum campeonato) entre as equipes do Banco do Brasil, de branco, e da Drogaria União, de verde. Em pé, da esquerda para a direita, estão: Quinha, Gerinha, Beto de Horácio, Josias Breder, Wanderley Coelho, Tiãozinho, Fonso e Tonhão. Agachados estão João Carlos, Inga, Mangabinha, Eustáquio, Wagner Barateiro, Cláudio Renault e Carlinhos Meloso. 
Imagino que muito poucos dessa turma aí ainda estão em atividade esportiva correndo atrás de uma bola. O tempo não para, não é mesmo? Mas nunca é demais recordar dos bons tempos e das velhas amizades com essas pessoas maravilhosas, muitas delas espalhadas pelos mais distantes lugares do país.
Um grande abraço espinosense. 


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

1815 - 40 anos sem Elvis

No ano de 1977, meio do mês de agosto precisamente, o saudoso desportista Mateus Salviola Antunes, que dá nome ao Ginásio Poliesportivo da cidade de Espinosa, conseguiu, com doações da população, a proeza de levar os jogadores do Cruzeirinho, ainda meninos, para Belo Horizonte enfrentar o time juvenil do Cruzeiro Esporte Clube, em uma partida amistosa. Aquela partida inesquecível para nós aconteceu no campo da sede do clube, no Barro Preto. O nosso time foi derrotado pelo placar de 3 x 1. Lembro-me como hoje da nossa emoção e perplexidade em conhecer a gigantesca capital do Estado de Minas Gerais, de ter oportunidade de jogar contra atletas de um clube profissional, de conhecer a Toca da Raposa e de ver de perto o craque Joãozinho, um dos poucos presentes ali naquele momento, por estar na enfermaria, recuperando-se de contusão. Em um daqueles dias, entramos em campo, com Valdo Pezão no gol; Cleone e Jorjão nas laterais; Jânio e Péba na zaga; Eustáquio, Benildo e Zinho no meio-campo e Euclides, Tatuzinho e Sérgio no ataque. Também jogaram Jorginho, Cal e Palau, que eu me lembre.

Em pé: Péba, Zinho, Jânio, Cleone, Valdo Pezão e Jorjão;
Agachados: Euclides, Benildo, Tatuzinho, Sérgio e Eustáquio.

Mas por que essa lembrança futebolística? Não é tanto pelo momento maravilhoso da minha vida e da história vencedora e brilhante do Cruzeirinho Esporte Clube, mas sim porque neste mesmo período, exatamente no dia 16 de agosto daquele ano morria um dos maiores ídolos da história da música mundial, o Rei do Rock Elvis Presley. Foi uma onda de tristeza imensa que se espalhou rapidamente pelo mundo.

Elvis veio ao mundo em 8 de janeiro de 1935 na cidade de Tupelo, no Mississippi, filho de uma operária têxtil e de um caminhoneiro. Aos 13 anos mudou-se com a família para Memphis, no Tennessee, completou o segundo grau e gravou, aos 19 anos, o primeiro disco que o iria levar em breve ao estrelato. Serviu ao Exército, casou-se com Priscilla Beaulieu e também fez sucesso no cinema. Mas o mais importante foi que Elvis conseguiu a proeza de misturar em sua música Blues, Country, Rhythm and Blues, Gospel, Rock e Música Negra, mesmo em tempos de cisão social e racial e agradar a todos, influenciando músicos pelo mundo inteiro. No sucesso estrondoso que fez, vendeu mais de 1 bilhão de discos e até hoje é um dos artistas que mais faturam, mesmo após a morte.


Elvis nos deixou no dia 16 de agosto de 1977, quando foi encontrado morto em sua mansão de Graceland, hoje transformada em local de peregrinação dos fãs.
Passados 40 anos de seu falecimento precoce aos 42 anos de idade, sua voz privilegiada, seu talento carismático e sua presença marcante exibida pelos palcos do mundo permanecem eternizadas na mente não só daqueles que o idolatram. Elvis Aaron Presley, como todos aqueles a quem amamos e que sobem aos céus antes de nós, vive para sempre.
Um grande abraço espinosense.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

1814 - Internacional é o grande campeão do Campeonato Amador de Espinosa que homenageia Ivan Soares

O esporte espinosense esteve em clima de decisão e de festa na manhã deste domingo, 13 de agosto. No gramado do Estádio Caldeirão, onde já mostraram sua arte com a bola nos pés grandes craques de Espinosa e de outras cidades da região, os atletas das equipes do Internacional e do Charco fizeram a grande final do Campeonato Amador da temporada 2017, que homenageia o grande ídolo do esporte da cidade, o goleiro Ivan Soares. A competição realizada pela Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo, Infância e Juventude, sob o comando do versátil e dinâmico Wagner Oliva, trouxe de volta aos amantes do futebol da cidade a oportunidade de ir a campo assistir a seus conterrâneos praticar o esporte mais amado do país. E, claro, torcer pelo seu time do coração.
Após uma jornada de muitos jogos, chegaram às finais as equipes do Internacional e do Charco. O Inter classificou-se depois de um empate no tempo normal da semifinal contra o Náutico, vencendo por 5 x 4 nos pênaltis. Já o Charco conseguiu a classificação após vencer o Las Vegas pelo placar de 2 x 0.


Na partida decisiva deste domingo, após 90 minutos de intensa competição, as equipes se equivaleram na performance em campo com um resultado final de empate em 1 x 1. O jogador Zico marcou ainda no primeiro tempo para o Charco e o Internacional empatou na segunda etapa através de Chupa. Assim, a decisão foi para as emocionantes cobranças de pênaltis. E o Internacional foi mais competente e venceu a série de cobranças por 4 x 3. Além da taça de campeão conquistada com méritos no domingo de Dia dos Pais, o Internacional ainda abocanhou um prêmio de mil reais oferecido pela Prefeitura. 



Charco, vice-campeão

O Campeonato Amador de Espinosa teve início em 28 de maio e contou com a participação de 11 equipes divididas em duas chaves. Na chave A estavam Juventus, Internacional, Lagoa do Marroaz, Alambique, Las Vegas e Várzea da Pedra; na chave B estavam Náutico, Charco, Santana, La Bombonera e São Pedro. 
Parabéns a todos os integrantes da equipe campeã do Internacional pela grande vitória, em especial ao meu amigo Rafael. Parabéns também à equipe do Charco, vice-campeã, e aos promotores do importante evento esportivo. Que ano que vem tenha mais! 
Fotos: Wagner Oliva do Jornal de Espinosa.
Um grande abraço espinosense.

domingo, 13 de agosto de 2017

1813 - Missão cumprida no 4º Futebol Solidário

Missão cumprida, graças a Deus! Pelo quarto ano consecutivo, os amigos de André e Ricardo promoveram uma ação solidária no intuito de arrecadar alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas descartáveis para doação à instituição beneficente Lar das Velhinhas, que cuida de idosas desamparadas. Foram arrecadados e já entregues à instituição, 125,5 kg de alimentos e mais 1.881 fraldas. Os que prometeram doações e que até o momento não o fizeram, ainda estamos aguardando.
Para conhecimento de todos, o Centro Feminino de Longa Permanência "Lar das Velhinhas" funciona na Rua Dom João Pimenta, nº 65, no centro de Montes Claros. É uma "entidade civil, filantrópica, sem fins lucrativos, de cunho social, beneficente e assistencial, que tem como finalidade cuidar de pessoas idosas do sexo feminino, dando-lhes assistência alimentar, fornecendo-lhes atividades recreativas, religiosas, abrigo e proteção. A instituição sobrevive de doações com o envolvimento de toda a sociedade, sendo que atualmente acolhe 75 (setenta e cinco) mulheres idosas, incluindo deficientes. As visitas ocorrem aos domingos e quartas-feiras das 15 às 16h30. Toda última sexta-feira do mês acontece lá uma Missa, sempre realizada às 17h30." (Informações retiradas da página da instituição no Facebook).


O evento Futebol Solidário, na sua quarta edição, foi realizado na manhã do sábado passado, dia 5 de agosto, no Campo José Carlos Gomes, na Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros. Por volta das 9 horas, entraram em campo os amigos de André e Ricardo representando a OAB e o MaxMin. A equipe de camisa verde, o MaxMin venceu o confronto pelo placar de 3 x 2. Marcaram para o time vencedor, Eduardo (2 vezes) e Gustavo. Para o time vermelho, da OAB, marcaram Eduardo e Marcelinho. Logo após o encerramento deste jogo, aconteceu uma rápida cerimônia de abertura. Foram feitos os agradecimentos a todos pela presença, pela participação nas práticas esportivas e, principalmente, pela ajuda humanitária em prol do Lar das Velhinhas. Foi lida uma mensagem do grande gênio do cinema, Charles Chaplin, inserida no clássico "O Grande Ditador", para reflexão de todos sobre o momento triste de ódio e intolerância entre as pessoas em todo o mundo atualmente. Todos ouviram o Salmo 23 e rezaram juntos e abraçados o Pai Nosso, em memória das almas de André, Ricardo e de todos os familiares e amigos que já não estão entre nós. Para descontrair, foram interpretadas duas canções que falam de paz, amor e reflexão sobre a vida: "O Sal da Terra", de Beto Guedes, e "Epitáfio", dos Titãs. Logo em seguida aconteceu a partida de futebol society das meninas e depois o confronto entre os amigos de André e Ricardo, este terminando empatado em 6 x 6. Neste momento, simultaneamente, aconteciam também disputas nas quadras de areia do clube envolvendo as turmas do Beach Tennis e do Futevôlei.






São inúmeros agradecimentos a registrar, a começar pelo presidente da AABB, Mauro Rodrigues, que mais uma vez, com a maior boa vontade, nos cedeu as instalações do clube para que pudéssemos realizar mais essa festa de confraternização e solidariedade. Agradecimentos ainda a Emílio Malveira (Bilu) e Daniel (Candango) pelo apoio; a Juninho (Xana) e Mauro Tupy pela essencial ajuda na arbitragem; a Thiaguinho e Marquinhos pela indispensável atuação nos gols; a Gabriel Rodrigues, Jordana e Aline pela apresentação musical; a Karine Machado, Júlio Dídimo, André Felipe (Decão), Bruno Jobert (Bejota), Júnior Falcon e Jean pela convocação dos atletas envolvidos nas disputas esportivas e a todos aqueles que, de coração aberto, estiveram presentes, participando do nosso humilde evento e a todos os que, caridosamente, fizeram as suas doações em prol das idosas do Lar das Velhinhas. Agradecimento especial aos amigos Rildo, que veio de Espinosa, e meus compadres Maurício e Anny, que vieram de Vitória da Conquista para nos prestigiar. Outro muito obrigado vai para João Sérgio, o Serginho, que lá em Espinosa arrecadou doações suas e dos caros colegas do Banco do Brasil para nos ajudar.
Só podemos rogar a Deus todo-poderoso para que cubra de bênçãos todos vocês e suas famílias. O nosso muitíssimo obrigado por toda a ajuda, apoio e confiança. Que Deus os recompense em abundância por tamanho gesto de desprendimento e amor para com o próximo. Valeu, pessoal!
Um grande abraço espinosense.  












quarta-feira, 9 de agosto de 2017

1812 - Um balanço da metade do Brasileirão

Com a realização da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2017, a última do primeiro turno, já se pode elaborar algumas considerações sobre o desempenho e o futuro dos times brasileiros na competição. 
Examinando detalhadamente a posição dos times na tabela de classificação é quase impossível não apostar na conquista do título pelo Corinthians. Com a melhor performance da história na era dos pontos corridos no Brasileirão, o time de Fábio Carilli lidera com folga, sustentando 8 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Grêmio de Renato Gaúcho. São 47 pontos conquistados, com 14 vitórias, 5 empates e uma invencibilidade surpreendente. Mais surpreendente ainda é o desempenho de 82,5% de aproveitamento, com 32 gols marcados e apenas 9 sofridos. Uma campanha até o momento, memorável! É claro que o futebol é tão instável e imprevisível quanto a vida, mas só mesmo um desastre monumental irá negar o prazer do levantamento da taça de campeão brasileiro e a volta olímpica aos jogadores do Parque São Jorge.
Se o Corinthians da Fiel surpreende pelo desempenho espetacular mesmo com um elenco sem estrelas, as equipes antes consideradas favoritas ao título como Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Atlético decepcionam a cada rodada as suas imensas torcidas. Mesmo com elencos recheados de renomados e caros jogadores, essas equipes amargam resultados pífios e praticamente deram adeus à disputa do título, podendo se contentar no máximo com uma vaga na Libertadores de 2018, isso se melhorarem as suas atuações e os seus números na competição. Pelo que se apresenta neste momento, apenas o Grêmio parece ter alguma possibilidade de ameaçar a provável conquista do Corinthians.
Na parte de baixo da tabela, o Atlético-GO parece não ter nenhuma chance de escapar do rebaixamento à segunda divisão. As outras vagas estão em aberto, podendo incluir o poderoso São Paulo, que é mais uma grande decepção na temporada.

 
Ao término do 1º turno, o Palmeiras está na 4ª posição, a 15 pontos do líder Corinthians, com 10 vitórias, 2 empates e 7 derrotas. O Flamengo está na 5ª posição, a 18 pontos do líder, com 7 vitórias, 8 empates e 4 derrotas. O Cruzeiro está na 7ª posição, a 20 pontos do líder, com 7 vitórias, 6 empates e 6 derrotas. Já o Atlético está em situação mais desalentadora, amargando apenas a 14ª posição na tabela, a 24 pontos do líder e a 4 pontos da temível zona do rebaixamento, com um desempenho medíocre de 6 vitórias, 5 empates e 8 derrotas. O Estádio Independência, outrora o terror dos adversários, hoje tornou-se o palco de insucessos seguidos do time alvinegro, com nada menos que 5 derrotas, 2 empates e apenas 2 vitórias. A tentativa de mudar de ares, com a realização do jogo contra o Corinthians no Mineirão não foi bem sucedida, com mais uma derrota em casa. O que surpreende na campanha do Atlético é que, ao contrário de anos anteriores, o time está conseguindo um desempenho razoável nos confrontos nas casas dos adversários, conquistando 4 vitórias e 3 empates, com apenas 2 derrotas. Entretanto, isso não impede que a atual colocação na tabela seja um completo desastre para a diretoria e os apaixonados torcedores, que almejam há anos a conquista do título nacional.


Já no início da competição, a torcida atleticana sentia um pouco de descrédito na montagem do elenco do time, formado por muitos jogadores veteranos e sem boas opções de reposição no banco de reservas, sobretudo jogadores de velocidade. As seguidas contusões, suspensões e a péssima fase de alguns jogadores, em especial o Robinho, tem deixado a torcida com nervos à flor da pele. Fica então a expectativa de dias melhores no trabalho do novo treinador Rogério Micale, que substituiu há pouco o Roger Machado. Definitivamente, este ano não está sendo muito proveitoso para os times mineiros, exceção feita ao América na Série B, mas a esperança de dias melhores permanece. Afinal de contas, é preciso acreditar.
Um grande abraço espinosense.


Tabela do Atlético no 2º turno:
20ª rodada - 13-08-2017 - Domingo - Mineirão - 16h - Atlético  x  Flamengo
21ª rodada - 21-08-2017 - Segunda-feira - Maracanã - 20h - Fluminense  x  Atlético
22ª rodada - 27-08-2017 - Domingo - Moisés Lucarelli - 16h - Ponte Preta  x  Atlético
23ª rodada - 09-09-2017 - Sábado - Independência - 16h - Atlético  x  Palmeiras
24ª rodada - 17-09-2017 - Domingo - Ressacada - 16h - Avaí  x  Atlético
25ª rodada - 24-09-2017 - Domingo - Independência -19h - Atlético  x  Vitória
26ª rodada - 27-09-2017 - Quarta-feira - Arena da Baixada - 21h45 - Atlético-PR  x  Atlético
27ª rodada - 01-10-2017 - Domingo - Independência - 16h - Atlético  x  São Paulo
28ª rodada - 15-10-2017 - Domingo - Ilha do Retiro - 16h - Sport  x  Atlético
29ª rodada - 18-10-2017 - Quarta-feira - Independência - 19h - Atlético  x  Chapecoense
30ª rodada - 22-10-2017 - Domingo - Mineirão - 16h - Cruzeiro  x  Atlético
31ª rodada - 29-10-2017 - Domingo - Independência - 16h - Atlético  x  Botafogo
32ª rodada - 05-11-2017 - Domingo - Vila Belmiro - 19h - Santos  x  Atlético
33ª rodada - 08-11-2017 - Quarta-feira - Independência - 21h45 - Atlético  x  Atlético-GO
34ª rodada - 12-11-2017 - Domingo - Fonte Nova - 16h - Bahia  x  Atlético
35ª rodada - 15-11-2017 - Quarta-feira - São Januário - 21h45 - Vasco  x  Atlético
36ª rodada - 19-11-2017 - Domingo - Independência - 16h - Atlético  x  Coritiba
37ª rodada - 26-11-2017 - Domingo - Arena Corinthians - 16h - Corinthians  x  Atlético
38ª rodada - 03-12-2017 - Domingo - Independência - 16h - Atlético  x  Grêmio

Tabela do Cruzeiro no 2º turno:
20ª rodada - 13-08-2017 - Domingo - Morumbi - 11h - São Paulo  x  Cruzeiro
21ª rodada - 20-08-2017 - Domingo - Mineirão - 16h - Cruzeiro  x  Sport
22ª rodada - 27-08-2017 - Domingo - Mineirão - 19h - Cruzeiro  x  Santos
23ª rodada - 10-09-2017 - Domingo - Arena Condá - 19h - Chapecoense  x  Cruzeiro
24ª rodada - 18-09-2017 - Segunda-feira - Mineirão - 20h - Cruzeiro  x  Bahia
25ª rodada - 24-09-2017 - Domingo - Olímpico - 16h - Atlético-GO  x  Cruzeiro
26ª rodada - 27-09-2017 - Quarta-feira - Mineirão - 21h45 - Cruzeiro  x  Corinthians
27ª rodada - 01-10-2017 - Domingo - Arena do Grêmio - 16h - Grêmio  x  Cruzeiro
28ª rodada - 15-10-2017 - Domingo - Mineirão - 16h - Cruzeiro  x  Ponte Preta
29ª rodada - 18-10-2017 - Quarta-feira - Couto Pereira - 21h45 - Coritiba   x  Cruzeiro
30ª rodada - 22-10-2017 - Domingo - Mineirão - 16h - Cruzeiro  x  Atlético
31ª rodada - 29-10-2017 - Domingo - Arena Palmeiras - 16h - Palmeiras  x  Cruzeiro
32ª rodada - 05-11-2017 - Domingo - Mineirão - 16h - Cruzeiro  x  Atlético-PR
33ª rodada - 08-11-2017 - Quarta-feira - Luso-Brasileiro - 19h - Flamengo  x  Cruzeiro
34ª rodada - 12-11-2017 - Domingo - Mineirão - 16h - Cruzeiro  x  Fluminense
35ª rodada - 15-11-2017 - Quarta-feira - Mineirão - 21h45 - Cruzeiro  x  Avaí
36ª rodada - 19-11-2017 - Domingo - Barradão - 16h - Vitória  x  Cruzeiro
37ª rodada - 26-11-2017 - Domingo - Mineirão - 16h - Cruzeiro  x  Vasco
38ª rodada - 03-12-2017 - Domingo - Engenhão - 16h - Botafogo  x  Cruzeiro

1811 - Que coisa mais linda!

Nosso planeta é estupendamente lindo. São incontáveis lugares de uma beleza ímpar que nunca conseguiremos conhecer a todos. Resta-nos viajar virtualmente pelas belíssimas imagens registradas e disponibilizadas na Internet, agora melhor ainda com a captura realizada na tecnologia do 4K, o que resulta em cenários exuberantes.
Não há muito o que dizer, basta deixar os olhos se maravilharem com tanta beleza da paisagem e deixar a mente e a alma viajarem extasiadas pelo país mais pacífico do mundo, a Islândia.
Um grande abraço espinosense.



 

terça-feira, 8 de agosto de 2017

1810 - Novo álbum de Roger Waters

Tesouros nunca foram fáceis de encontrar. Alguns a gente só descobre depois que os perdemos. Assim é na vida de todo mundo. Mas existem outros tesouros bem acessíveis, possíveis de ser adquiridos com alguma boa dose de grana, cada dia mais escassa no país das maracutaias. Mas tudo, e todos, tem um preço, não é mesmo? Então que tal investir o seu suado dinheirinho em um tesouro musical que nós, os pinkfloydmaníacos, aguardamos há 25 anos, mais um álbum do cofundador da banda, Roger Waters? É isso mesmo, após 25 anos do lançamento de "Amused to Death", de 1992, o cantor, compositor, músico e ex-líder do Pink Floyd lançou um disco fenomenal, um tesouro para os fãs de longa data. Gravado pela Columbia Records e lançado em 2 de junho passado, "Is This the Life We Really Want?" ("Esta é a vida que realmente queremos?") tem produção musical de Nigel Godrich e contém doze canções, a saber:

1. "When We Were Young" - 1:38
2. "Déjà Vu" - 4:27
3. "The Last Refugee" - 4:12
4. "Picture That" - 6:47
5. "Broken Bones" - 4:57
6. "Is This the Life We Really Want?" - 5:55
7. "Bird in a Gale" - 5:31
8. "The Most Beautiful Girl In The World" - 6:09
9. "Smell the Roses" - 5:15
10. "Wait for Her" - 4:56
11. "Oceans Apart" - 1:07
12. "A Part of Me Died" - 3:12

Músicos que trabalharam no álbum:
Roger Waters – vocais, violão, baixo
Nigel Godrich – produção musical, teclados, guitarras, efeitos sonoros, arranjos
Gus Seyffert – guitarras, teclados, baixo
Jonathan Wilson – guitarras, teclados
Roger Joseph Manning, Jr. – teclados
Lee Pardini – teclados
Joey Waronker – bateria
Jessica Wolfe – vocais de apoio
Holly Laessig – vocais de apoio


As canções deste álbum mostram o forte de Waters: melodias soturnas, letras engajadas, críticas contundentes, os acordes sempre no tempo e extensão exatos, os sons secundários, o violão e o piano em destaque, vocais graves e suaves, uma atmosfera bastante particular. Se tem gente que não gosta, eu adoro um tanto.



A mente privilegiada de Waters está em constante desalento e desesperança com o mundo em que vivemos. Ele não consegue compreender essa ganância pelo poder e pelo dinheiro que leva seres humanos a violentar de todas as formas possíveis outros seres humanos, estes mais frágeis. Ele não consegue entender essa busca incessante pela riqueza e pelo poder, sem se preocupar minimamente pelo planeta em que vivemos e pelas gerações futuras. Waters não perdeu, e nunca perderá, essa indignação contra as injustiças espalhadas pelo mundo, contra a arrogância de poderosos e contra a violência que nunca cessa. E é essa uma das razões da minha total admiração pelo trabalho deste senhor fantástico. Anexando a isso a sua capacidade ímpar de construir canções, então está completa a minha idolatria. 
"Nós devíamos prestar atenção aos índices de felicidade dos países, e não se perdemos ou vencemos", ele afirma.  Estamos juntos nessa e para sempre.
Um grande abraço espinosense.






sexta-feira, 4 de agosto de 2017

1809 - Boa sorte, Neymar!

O mundo do futebol ficou em polvorosa nos últimos dias com a bombástica notícia da transação bilionária de transferência do grande craque de futebol Neymar do clube catalão do Barcelona para o francês Paris Saint-Germain, o maior negócio da história do futebol mundial. Após uma conturbada transação, envolta em mistérios e incertezas, finalmente foi declarado fechado o negócio e o atleta brasileiro já assinou contrato, se apresentou oficialmente e se colocou à disposição para estrear pelo PSG do presidente Nasser Al-Khelaifi. Neymar irá se juntar no clube francês aos também brasileiros Daniel Alves, Lucas Moura, Thiago Silva e Marquinhos, sob o comando do técnico Unai Emery. O atacante brasileiro irá utilizar a camisa 10, gentilmente cedida pelo jogador argentino Javier Pastore, camisa esta já utilizada com sucesso por outros grandes jogadores brasileiros como Valdo, Raí e Ronaldinho Gaúcho. A estreia do PSG no Campeonato Francês, a "Ligue 1", acontecerá neste sábado, às 12h15 (de Brasília), contra o Amiens, no Parc des Princes. Ainda não está confirmada a participação de Neymar.


O Campeonato Francês não é um dos mais badalados do mundo, situação que poderá mudar muito com a chegada de Neymar. Além dos quatro companheiros de Neymar no PSG, muitos outros brasileiros atuam por lá, casos de Fabinho, Jemerson, Jorge e Gabriel Boschilia (Monaco), Rafael e Marcelo (Lyon), Dória e Luiz Gustavo (Olympique de Marseille), Dante (Nice) e Caju, Thiago Maia, Luiz Araújo e Thiago Mendes (Lille).
A transação que desfez o trio MSN do Barcelona entra para a história como a maior do mundo do futebol. O Paris Saint-Germain pagou nada menos que € 222 milhões (ou R$ 820 milhões) para arcar com a multa rescisória. O contrato é por cinco temporadas e termina em 30 de junho de 2022. Centenas de torcedores eufóricos foram receber o craque na sua chegada a Paris, formando uma enorme fila para compra da camisa de nº 10 que ele vai usar. 


Vi muita gente da imprensa e vários torcedores criticando duramente Neymar por sua decisão de deixar o Barcelona e ir para o Paris Saint-Germain. Acho exageradas e fora de propósito as críticas. Neymar é um profissional do futebol como qualquer outro e tem o direito de escolher a melhor proposta oferecida pelo seu trabalho. A ninguém mais cabe decidir o seu futuro. Mesmo que o pai dele tenha pressionado pela troca, se ele aceitou, nada a contestar. Pode-se até questionar se ele tomou a decisão mais correta na questão da possibilidade de maior sucesso na carreira, mas isso só veremos com o tempo. Se no Barcelona ele tinha que se contentar em ser coadjuvante do maior craque do mundo, o Messi, no Paris Saint-Germain ele terá a oportunidade de ser o astro maior, já que será a estrela do time, com a prerrogativa de ser o centro das atenções e ter o privilégio de bater faltas e pênaltis, aumentando sobremaneira a possibilidade de marcar gols e tornar-se artilheiro do time. Se isso irá resultar em títulos de grande expressão, como a Champions League, só nos resta esperar os acontecimentos. 


Não é novidade para ninguém que Neymar não é, definitivamente, um dos mais ativistas personagens do futebol. Se dentro das quatro linhas ele demonstra toda a sua genialidade para praticar o futebol, suas atitudes extra-campo são constantemente passíveis de críticas. Mesmo sendo um personagem que não possui ou externa ideias definidas sobre assuntos sérios do cotidiano do país, o que é lamentável, Neymar deve ser enaltecido pela beleza e genialidade do seu futebol, que nos encanta a cada exibição sua. Então, e mesmo assim, temos mais é que torcer para que ele consiga o maior sucesso em terras francesas, defendendo as cores do seu novo clube parisiense, e continue nos enchendo os olhos de alegria pelos seus gols de rara beleza, pelos seus dribles desconcertantes e sua elegância ímpar no trato com a bola.
Um grande abraço espinosense e boa sorte, Neymar! 



Os jogadores mais caros da história do futebol:
Neymar - € 222 milhões - Do Barcelona para o PSG
Paul Pogba - € 105 milhões - Do Juventus para o Manchester United
Gareth Bale - € 101 milhões - Do Tottenham para o Real Madrid
Cristiano Ronaldo - € 94 milhões - Do Manchester United para o Real Madrid
Gonzalo Higuaín - € 90 milhões - Do Napoli para o Juventus
Neymar - € 88,2 milhões - Do Santos para o Barcelona
Romelu Lukaku - € 84,7 milhões - Do Everton para o Manchester United
Luis Suárez - € 81,7 milhões - Do Liverpool para o Barcelona
Ángel di María - € 75 milhões - Do Real Madrid para o Manchester United
James Rodríguez - € 75 milhões - Do Monaco para o Real Madrid

1808 - Deus abençoe os nossos Padres!

Hoje, dia 4 de agosto, se comemora o Dia do Padre. Eles são os disseminadores da Palavra de Deus no mundo inteiro, funcionando como elo entre os fiéis católicos e o Criador. Além das obrigações eclesiásticas cotidianas como a realização de missas, batizados e casamentos, os padres têm uma importância vital na pregação dos bons costumes e da disseminação da paz e do amor entre os cidadãos. São abençoados esses homens que, atendendo a um chamado de Deus, abdicam dos prazeres mundanos para dedicar-se integralmente a uma vida regrada em favor da fé e do trabalho em prol das comunidades em que vivem.
A data em homenagem aos padres vem sendo comemorada desde o ano de 1929, quando o Papa Pio XI declarou São João Maria Vianney como o padroeiro dos padres e de toda e qualquer pessoa que dedica a sua vida a servir aos mandamentos de Deus. João Maria Vianney, nascido na França no ano de 1786, foi santificado pelo Papa Pio XI em 1925 e é considerado um dos conselheiros mais emblemáticos da história do Catolicismo.
Alguns de nossos dignos conterrâneos tornaram-se padres e continuam na sua firme determinação de espalhar os ensinamentos de Jesus Cristo pelo mundo, servindo de exemplo de boa fé e de ajuda aos irmãos, casos de Padre Almerindo, Padre Paulo e Monsenhor Tolentino, entre outros. Outros personagens, tão dignos quanto, vieram de outras paragens, alguns até do exterior, como o saudoso e amado Padre Martin Kirscht, que deixou a sua Alemanha para servir por muitos anos a comunidade católica de Espinosa. Outros também podem ser citados, como Padre Puche, Padre Guilhermino, Padre Iranildo, Padre Eliezer etc.
A todos os padres, especialmente aos nascidos ou que evangelizaram em Espinosa, os nossos cumprimentos pelo seu dia e o pedido a Deus Todo Poderoso para que os mantenham saudáveis, serenos e firmes na fé para que continuem lutando por uma sociedade mais justa e mais harmoniosa conforme pregava o Nosso Senhor Jesus Cristo. A eles, todo o nosso agradecimento, respeito e carinho.
Um grande abraço espinosense.