Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 31 de outubro de 2015

1381 - Participe do Metro Photo Challenge

Se você, assim como eu, adora fotografia, não deixe de participar do concurso fotográfico promovido pela Metro. É uma chance única de você mostrar o seu trabalho e concorrer a uma viagem à India. Mas o melhor de tudo, para mim especialmente, é poder mostrar para o mundo imagens da nossa terrinha Espinosa. Eu já mandei algumas imagens da nossa cidade para lá. Vamos lá, participem!
Informações a respeito, retiradas do site da promoção, estão logo abaixo. Acesse metrophotochallenge.com e saiba mais.
Um grande abraço espinosense.

Por do Sol em Espinosa


"O Metro Photo Challenge 2015 convida você a fotografar a sua cidade, e com seus próprios olhos! A edição deste ano acontece entre 22 de setembro até 24 de novembro. Os vencedores locais e os finalistas globais serão anunciados no dia 08 de dezembro, já os vencedores do prêmio global e o vencedor da categoria Nikon serão anunciados em 15 de dezembro. 

Os temas do Metro Photo Challenge 2015 são:

O Amor na Cidade #amormpc2015 
Metropolitanos encontrando o amor na cidade! 
O Amor está envolvido em tudo de mágico que acontece nas grandes cidades. Ele respira, vive e interage com cada metropolitano em cada esquina. Compartilhe seus momentos de amor com a cidade!

Os Segredos da Cidade #segredosmpc2015 
Cada cidade tem seus segredos: coisas que só se pode observar em um lugar exato, no momento adequado. É preciso ir às profundezas urbanas para encontrar os segredos que se encontram fora dos caminhos. Você está pronto para descobrir lugares, objetos, pessoas e tudo o que a cidade mantém longe de você? Revele o segredo da sua cidade!

A Alma da Cidade #almampc2015 
Não importa para onde você vá. Uma cidade tem uma personalidade única, que se reflete através de sua arte, moda, comida e outras formas de expressão. Cada metrópole tem suas próprias cores, texturas e pessoas, que nos revelam a alma da sua paisagem urbana. Qual é a alma da sua cidade? Saia para capturá-la!

Eu Sou a Diferença, by Nikon #eusoumpc2015 
Como você faz a diferença no cotidiano da sua cidade e contribui para o bem estar da sociedade.

Para participar é só seguir as instruções abaixo:
1. Registre-se ou vincule sua conta do Facebook, Twitter ou Instagram
2. Uma vez cadastrado e logado envie quantas fotos quiser
3. Compartilhe em seus perfis sociais para incentivar seus seguidores a votarem em suas fotos no site do concurso

Ganhe uma viagem única para um dos países mais incríveis do mundo: a ÍNDIA . É um lugar cheio de segredos e com uma intensa vida espiritual onde certamente você terá a oportunidade de capturar a essência desse país maravilhoso.
A viagem inclui voos de ida e volta, transporte local, alojamento e atividades locais. As fotos tiradas durante a expedição serão publicadas no mundo inteiro por cada Metro local. Isso significa que você não só terá uma experiência única, mas que as suas fotos também terão reconhecimento mundial. 

A Promoção Comercial “METRO PHOTO CHALLENGE 2015” (“Promoção”) é promovida pela METRO JORNAL S.A

A Promoção é destinada a todos as pessoas físicas, residentes em território nacional, com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos, e será válida no período de 22/09/2015 a 15/12/2015."

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

1380 - O Minas de Zezinho Sapateiro

O futebol de Espinosa sempre contou com pessoas extremamente empenhadas na difícil e nem sempre reconhecida tarefa de comandar e administrar equipes amadoras. Esportistas dedicados como Seu Mateus Salviola, Domingão de Gino, Sargento Anfilófio, Drummond da M. Teixeira, Zé Rocha, Betão, Alício de Peone, Dezinho, Alcebíades, Gibão, Tone Baiano, entre outros mais, são excelentes exemplos de pessoas que foram de fundamental importância na história do esporte na cidade e no crescimento físico, mental e social de dezenas de atletas espinosenses, nos quais eu humildemente me incluo.
Outro cidadão respeitável e extremamente apaixonado por futebol, a ponto de criar um time, o Minas Esporte Clube, foi Zezinho, que por anos manteve uma sapataria ali onde atualmente Valdomiro tem o seu salão de cabeleireiro, na Rua Dom Lúcio.
O Minas conseguiu formar excelentes equipes e teve a glória de contar, entre os seus jogadores, com craques como Roberto Pé-Duro e Téo (in memoriam), dois dos maiores ídolos do futebol de Espinosa. Vestiram também a sua camisa outros grandes nomes como Gena, o goleirão Véio, Valdir Mestre, Lelo, Júlio, Ronaldo Pote, Flori, Cleone, Tatinho, Júnior, Carlinhos de Valdomiro, Liro (in memoriam) e Klausewitz (será que é assim que se escreve? Por onde andará?). Até eu joguei algum tempo com a camisa verde e branca do Minas, o que só enobrece a minha trajetória no esporte e me enche de orgulho.
Logo abaixo, publico três fotografias diferentes do Minas, as duas últimas tiradas no mesmo dia, sem que em nenhuma delas eu apareça, o que pode gerar alguma suspeita de que estou mentindo. Mas não, acreditem, eu tive a alegria de defender o time do meu amigo Zezinho, por pouco tempo, mas com toda a vontade e determinação de sempre.
A lamentar, o fato de ignorar completamente onde ele se encontra atualmente. Nunca mais tive qualquer notícia sobre ele. Espero que esteja bem, feliz e com muita saúde, pois trata-se de pessoa das mais tranquilas, dignas e honestas com quem convivi.
Um grande abraço espinosense.

Véio, Lelo, Mestre, Liro, Klausewitz, Pote e Zezinho;
Flori, Gena e mais 3 não identificados


Véio, Pote, Gena, Mestre, Téo, Cleone e Zezinho;
Pé-Duro, Júlio, Júnior, Tatinho e Carlinhos










1379 - Rodrigo Santoro, um ator extraordinário ainda subestimado no Brasil

Ele é um destaque das telas da televisão e do cinema, mas mantém como ninguém a humildade. Ele é um dos mais requisitados atores brasileiros para trabalhos na cobiçada indústria do cinema de Hollywood, mas continua em busca do aprendizado. Ele é um dos mais talentosos atores da sua geração, mas não se deslumbra com o sucesso. Ele é um dos mais bonitos e charmosos galãs da dramaturgia brasileira, mas jamais posa de "celebridade". Estou falando de Rodrigo Junqueira Reis Santoro, nascido em Petrópolis, Rio de Janeiro, em 22 de agosto de 1975.
Rodrigo Santoro é uma máquina de trabalhar. São mais de uma dezena de trabalhos em novelas, especiais, séries e minisséries na TV. Suas atuações no cinema se sucedem em ritmo acelerado. Começou com "Como Ser Solteiro" em 1998. Depois vieram "O Trapalhão e a Luz Azul" em 1999; "Bicho de Sete Cabeças" e "Abril Despedaçado" em 2001; "Carandiru: O Filme", "As Panteras Detonando", "Simplesmente Amor" e "Em Roma Na Primavera" em 2003; "A Dona da História" em 2004; "300" em 2006; "Não Por Acaso" em 2007; "Os Desafinados", "Leonera", "Cinturão Vermelho", "Che" e "Che 2 - A Guerrilha" em 2008; "O Golpista do Ano", "Reis e Ratos" e "Recém-Formada" em 2009; "Heleno", "Meu País", "Homens de Bem", "There Be Dragons" e "Rio" em 2011; "O Que Esperar Quando Você Está Esperando" e "Hemingway e Gellhorn" em 2012; "Quem se importa", "O Último Desafio", "Segredos da Paixão" e "Uma História de Amor e Fúria" em 2013; "Rio, Eu Te Amo", "Rio 2" e "300 - A Ascensão do Império" em 2014; "Focus", "Pelé", "Os 33", "Golpe Duplo" e "Jane Got a Gun" em 2015. Para 2016 vai estrear "Ben-Hur", filme em que interpretará ninguém menos que Jesus Cristo, e para 2018, "Dominion".
Nesta sexta-feira, estreará nos cinemas do país a produção americana "Os 33", que narra a história verídica do drama vivido por 33 mineiros chilenos, que ficaram por 69 dias presos em uma mina de cobre em San José. O personagem que ele interpreta é o Ministro de Minas do país chileno à época, Laurence Golborne. Completam o elenco Antonio Banderas, Lou Diamond Phillips, Juliette Binoche, Gabriel Byrne e Kate del Castillo. A direção é da mexicana Patricia Riggen. A história dos mineiros soterrados no Chile aconteceu em 2010 e comoveu o mundo inteiro.


Rodrigo Santoro voltará a fazer televisão em 2016, quando participará da primeira fase da novela das 21 horas da Rede Globo, "Velho Chico". Sua participação será apenas em 18 capítulos. Seu último trabalho na TV foi na novela "Mulheres Apaixonadas", em 2003, com o personagem mulherengo Diogo. Antes disso, ele participou de alguns especiais e minisséries, até com uma pequena participação na famosa série americana "Lost".
Incomoda-me muito o pouco valor dado pela mídia e pela população à trajetória profissional de Rodrigo Santoro no Brasil. O cara é um baita ator, tem uma carreira de sucesso e respeito no exterior, é de uma dignidade e uma humildade impressionantes e ainda não recebeu o reconhecimento que merece. Enquanto isso, a televisão está infestada de gente sem o menor talento, as tais "celebridades", que não são mais que piadas de péssimo gosto. Temos é que abrir os olhos, refletir mais sobre os fatos, estudar mais, procurar pelas boas coisas que existem em profusão por aí, mesmo que escondidas ou escamoteadas, e dar o merecido valor a quem merece. Rodrigo Santoro é um grande artista e merece todo o nosso respeito e reconhecimento pelo seu trabalho.
Um grande abraço espinosense.


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

1378 - Encontro histórico entre o U2 e Noel Gallagher em Londres

Aconteceu agora mesmo, neste 25 de outubro, domingo passado, durante o show da turnê Innocence + Experience do U2, realizado em Londres, este encontro memorável de ícones do rock mundial. Noel Gallagher, ex-líder do Oasis, uma das bandas de que mais gosto, subiu ao palco e cantou junto com Bono as canções "I Still Haven't Found What I'm Looking For", do U2, e "All You Need Is Love", de John Lennon. Coisa mais linda do mundo!
Galllagher, desde que o Oasis se desintegrou, criou nova banda, "Noel Gallagher's High Flying Birds" e continua a sua carreira de grande sucesso.
Um grande abraço espinosense.

Confira o setlist do show:
1) The Miracle (Of Joey Ramone)
2) Out of Control
3) Vertigo
4) I Will Follow
5) Iris (Hold Me Close)
6) Cedarwood Road
7) Song For Someone
8) Sunday Bloody Sunday
9) Raised by Wolves / Psalm 23
10) Until the End of the World / Love and Peace or Else / Words
11) Invisible
12) Even Better than the Real Thing
13) Mysterious Ways / Burning Down the House
14) Desire / Love me Do
15) Angel of Harlem / Into the Mystic
16) Every Breaking Wave
17) October
18) Bullet the Blue Sky / Ode to Joy / 19
19) Zooropa
20) Where the Streets Have No Name / California (There is No End to Love)
21) Pride (In the Name of Love)
22) With or Without You

BIS:
1) City of Blinding Lights
2) Beautiful Day
3) Mother and Child Reunion / I Still Haven´t Found What I´m Looking For / All You Need is Love


1377 - Betinho, um exemplo para o mundo

"A vida é uma só. Ela é valiosa. O tempo é muito valioso. E nós devemos fazer da vida e do tempo o que de melhor nós pudermos. Todos os dias!"

Assim está eternizada, no início do filme "Três Irmãos de Sangue", a fala de Betinho. O documentário, que conta a história de vida e morte dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, é de 2006, com direção de Ângela Patrícia Reiniger; roteiro de Ângela Patrícia Reiniger e Cristiano Gualda; fotografia de Márcio Zavareze; edição de Cassiano Brandão; produção executiva de Marina Dantas Faria e idealização e direção musical de Marcos Souza.
Agora em 2015, a história de Betinho, ou Herbert José de Sousa, nascido aqui pertinho de nós, em Bocaiúva, aos 3 de novembro de 1935 e falecido no Rio de Janeiro em 9 de agosto de 1997, está sendo contada no documentário "Betinho - A  Esperança Equilibrista", dirigido por Victor Lopes e com lançamento previsto para o próximo dia 3 de novembro, dia em que estaria completando 80 anos de idade.


Talvez os mais jovens nem sequer saibam quem foi o Betinho. Nos dias atuais, percebemos, com tristeza, um desconhecimento geral da história do país pela juventude brasileira, lamentavelmente desinformada e alienada. Pois bem, para quem não conheceu a sua bela história de vida, Betinho era sociólogo e ativista dos direitos humanos no Brasil. Sua vida não foi nada fácil. Nasceu com hemofilia, herdada da mãe, teve tuberculose na infância, e, através de transfusões de sangue, acabou se contaminando com a AIDS, então uma doença letal. 
Lutou contra a Ditadura Militar; foi obrigado a exilar-se no Chile por 8 anos devido à forte repressão política da época; defendeu a reforma agrária e as causas sociais e criou e fez se realizar com sucesso, o projeto humanitário "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida". Mais tarde, ao lado dos companheiros de exílio Carlos Afonso e Marcos Arruda, fundou o IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, organização de cidadania ativa, sem fins lucrativos, para pesquisas de ações governamentais.


O filme "Betinho - A Esperança Equilibrista" chega em um momento triste e complicado da sociedade brasileira, com um acirramento do cenário político que resulta em decisões prejudiciais ao desenvolvimento do país e a manifestações lamentáveis de ódio, preconceito e intolerância. Betinho, ao contrário, nos ensinou, com sua história de vida, a nos reunir e convergir em prol de um sonho e de uma utopia, como a erradicação da fome e da miséria no Brasil. 
Betinho está para sempre na história da música popular brasileira, nos versos da canção "O Bêbado e a Equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc, imortalizada na interpretação divina de Elis Regina, como "o irmão do Henfil". 
O incansável lutador Betinho morreu em 1997, em consequência da AIDS, como havia ocorrido com os seus irmãos Henfil e Chico Mário em 1988. Betinho se casou duas vezes e teve dois filhos. Daniel, do primeiro casamento, com Irles Carvalho, e Henrique, do segundo, com Maria Nakano.
A mensagem que nos deixou Betinho é bastante clara. Temos a força e a criatividade para mudar o país para muito melhor. Só que é preciso vontade, e principalmente ação, para realizarmos em conjunto e harmonia as mudanças necessárias. Que cada um de nós façamos a nossa parte.
Um grande abraço espinosense.



1376 - O Último Poema: pura poesia

O documentário "O Último Poema" mostra a tocante história da duradoura troca de correspondências entre uma professora primária da cidade de Guaporé, no interior do Rio Grande do Sul, Helena Maria Balbinot Vicari, com o famoso poeta modernista Carlos Drummond de Andrade. 
Durante 24 anos, de 1962 a 1986, Helena se correspondeu com o recatado poeta mineiro de Itabira. Essas cartas até hoje são guardadas por ela com zelo e orgulho, como se fossem um tesouro. E são. Eles jamais se encontraram pessoalmente, o que valoriza ainda mais esse relacionamento distante, mas repleto de amizade, afeto e poesia.
O documentário, que tem a direção de Mirela Kruel, explicita de maneira bastante poética e sentimental, essa relação de admiração da hoje professora aposentada, com o poeta gentil e atencioso. A história verídica salienta a beleza e a força da amizade, construída a partir de simples cartas, a uma distância de centenas de quilômetros. 
Drummond, mesmo estabelecido no Rio de Janeiro, jamais deixa a sua Itabira sair da sua alma interiorana, talvez um fato em comum que os une com cumplicidade e que os torna íntimos.
O elemento principal que movimenta o filme é a poesia, ou o encanto despertado por ela na vida da admiradora do poeta. Tudo isso é contado com belas imagens, reflexões sobre a vida, mudanças na sociedade, muita sensibilidade e, claro, muita poesia.
Se estivesse vivo, o poeta das Minas Gerais estaria completando 113 anos neste dia 31 de outubro.

Elenco: Helena Maria Balbinot Vicari, Janaina Kremer, Rodrigo Fiatt e Ana Júlia Chiodi Alberti.
Duração: 70 minutos.




O filme "O Último Poema" estreia em Porto Alegre, no Cinema Guion, no dia 29 de outubro e no Rio de Janeiro, no Cine Joia, no mesmo dia. No dia 5 de novembro é a vez de Belo Horizonte e São Paulo. 
Um grande abraço espinosense.


terça-feira, 27 de outubro de 2015

1375 - 80 anos de vida de Mauricio de Sousa, o criador da Mônica e sua turma

É bem possível que você já tenha lido ou visto em algum lugar uma revistinha (ou gibi) da Turma da Mônica. Ela é a personagem mais conhecida do cartunista e desenhista Mauricio de Sousa, que nesta terça-feira, 27 de outubro, comemora seus 80 anos de vida. Mônica foi criada através da inspiração na própria filha do artista quando criança, com seu vestidinho vermelho, seu coelhinho de estimação, sua forte personalidade e as características que a acompanham até hoje no personagem dos quadrinhos: baixinha, gordinha, dentuça e briguenta. Mas não só ela é famosa. São criações de Maurício o Cebolinha, o Cascão, a Magali, o Bidu, o Franjinha, o Anjinho, o Sansão, o Chico Bento, a Rosinha, o Zé Lelé, a Dona Marocas, o Hiro, o Nhô Lau, o Primo Zeca, o Zé da Roça, o Marcelinho, o Louco, o Mingau, a Marina, o Floquinho, o Humberto, o Capitão Feio, o Cascuda, o Monicão, o Chovinista, o Luca, a Aninha, o Do Contra, a Dorinha, o Nimbus, a Maria Cebolinha, o Xaveco, o Dudu, o Quinzinho, o Titi, o Professor Spada, o Doutor Spam, a Denise, a Xabeu Lorota, o Jeremias, o Teveluisão, o Manezinho, o Seu Juca, a Tia Nena, o Bloguinho e o Radar. Ufa, terminou! Não, ainda tem os personagens da Turma do Horácio, da Turma Jovem, da Turma do Penadinho, da Turma da Mata, da Turma da Tina, do Piteco e da Thuga, além de outros mais como Pelezinho e Astronauta. Quanta criatividade e motivação tem o Maurício de Sousa!


Para comemorar essa importante data, foi criado um site na Internet para que os fãs do artista possam enviar textos, desenhos, fotos ou vídeos com mensagens de congratulações. O endereço é turmadamonica.uol.com.br/mauricio80. Acesse e mande a sua mensagem para o Mauricio de Sousa. Para os admiradores do desenhista e de seus notórios personagens, foram lançados vários produtos, entre eles coleções de DVD, livros e acessórios de papelaria e decoração. Foi reaberto, após cinco anos de paralisação, o Parque da Mônica, e inaugurada a Chácara Turma da Mônica, com restaurante e loja, em São Paulo. Até um avião da companhia Avianca foi personalizado para homenageá-lo.
Mesmo que você jamais tenha lido uma tirinha sequer desta imensa turma, não se poderá ficar alheio à importância crucial do trabalho de Mauricio de Sousa na história dos quadrinhos no Brasil, além do prazer e da alegria que seus personagens deram a milhões de leitores espalhados pelo país.


Nascido em Santa Isabel, estado de São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935, filho de Antônio Mauricio de Sousa e de Petronilha Araújo de Sousa, Mauricio Araújo de Sousa começou a desenhar ainda na infância em Mogi das Cruzes. Em seguida, passou a fazer cartazes para comerciantes da cidade, até que se mudou para a capital, aos 19 anos. Trabalhou como repórter policial no Jornal Folha da Manhã e começou aos poucos a criar os seus personagens. O primeiro deles foi o cãozinho Bidu. Seu mais famoso personagem, a Mônica, só sairia da sua mente privilegiada em 1963, sendo publicada pela primeira vez em 1970. 
Atualmente, suas criações são publicadas em cerca de 30 países, com mais de um bilhão de revistas publicadas. Seus personagens chegaram ao teatro, à TV, aos vídeo-games e até ao cinema. Não é à toa que ele é respeitado e constantemente premiado como o melhor autor brasileiro de quadrinhos.
Parabéns ao Maurício de Sousa pelos seus 80 anos de vida e pelas suas notáveis criações artísticas.
Um grande abraço espinosense.

1374 - 13º Festival Internacional de Escultura em Areia

A arte é infinita, podendo se materializar nas mais diversas formas e materiais, logo após se libertar das entranhas misteriosas e inventivas da nossa mente. Em vários lugares do mundo, artistas demonstram toda a sua criatividade, usando como matéria-prima tão somente a areia, participando de festivais temáticos como o que acontece há 12 anos em Algarve, em Portugal.
Acho que quase todo mundo em algum momento da vida já deve ter tentado construir o seu castelo na areia, seja em uma beira de rio ou na areia da praia. Só que nestes festivais a coisa não é de brincadeira. São artistas de grande valor criando obras únicas, algumas com até 12 metros de altura. A criação dessa arte de incrível fragilidade e de duração fugaz requer apenas areia, água e a imaginação do artista. Mas para que o artista possa trabalhar na confecção da sua obra, esculpindo cuidadosamente até o resultado final, é preciso que máquinas de construções transportem, empilhem e compactem a areia anteriormente. 
Assim é como acontece no FIESA, o Festival Internacional de Escultura em Areia, que reúne escultores de vários países e que atrai anualmente milhares de visitantes. Considerado o maior evento mundial do gênero, o FIESA é realizado em Pêra, no Algarve, em Portugal, desde o ano de 2003, utilizando 40.000 toneladas de areia em uma área de 15.000 m2, expondo trabalhos artísticos que mostram objetos, pessoas e coisas com incrível detalhismo. No evento deste ano, o 13º, estão sendo apresentadas cerca de 100 esculturas retratando músicos, instrumentos e culturas musicais de todo o mundo. No espaço reservado ao evento, são disponibilizados aos visitantes, textos explicativos sobre as esculturas, além de ateliers e demonstrações sobre a técnica de esculpir, projeções de vídeo, jogos e concursos alusivos às esculturas.
O recinto do festival integra ainda um espaço para as crianças brincarem e experimentarem esta nova forma de expressão artística, zonas de lazer e restauração e é, periodicamente, animado com espetáculos de música, dança e artes circenses. À noite, a exposição é iluminada por jogos de luzes que dão às esculturas uma especial atmosfera. Nas imagens de esculturas publicadas abaixo, pode-se ver o líder do U2, Bono Vox, e o já falecido Ray Charles. Legal pra caramba!
Um grande abraço espinosense.












domingo, 25 de outubro de 2015

1373 - Pelas entranhas de Espinosa

Demorou, mas aqui está um novo vídeo com imagens da nossa Espinosa, captadas agora mesmo no mês de outubro. Tentei ao máximo reduzir o tamanho do vídeo, mas não tive coragem de deixar de fora algumas imagens que entendo ser de suma importância, pelo menos na minha concepção. Nele está, por exemplo, uma coisa inédita para mim. Pode ser normal para quem mora ali perto, mas nunca tinha presenciado o encontro de dois trens ali perto da velha estação, cada um seguindo na direção contrária do outro. O registro é importante, pois em breve não veremos mais eles por lá. E pode ter certeza que farão muita falta, pelo menos sentimentalmente. 
Outra cena inusitada que consegui captar foi a de uma garça em pleno Rio São Domingos, ali bem debaixo da ponte da entrada da cidade. É uma imagem de esperança. De saber que a Natureza tem força e se adapta até mesmo a esta poluição vergonhosa e inaceitável que destrói tudo em volta. Esperança de que em algum momento, vamos nos unir, autoridades, trabalhadores, empresários, professores, estudantes, enfim, o povo em geral, para agirmos célere e firmemente na recuperação dos nossos rios. Eu, como bom atleticano, acredito! 
Nele estão também belíssimas imagens de um simpático joão-de-barro em sua casa montada em um galho de eucalipto na AABB. Há ainda imagens de gols e jogadas de vários jogos e peladas pela cidade, além de alguns flagrantes do cotidiano das ruas, com presença de personagens importantes da nossa história, como Tone Silveira, Dona Suzana, Fia e Carlito Cruz.
Espero que tenham paciência para assistir até o final. Ficou longo, mas confesso que fiz o possível para diminuir o tempo do vídeo e não tive coragem de tirar certas cenas. De qualquer maneira, fica o registro para as gerações futuras.
Um grande abraço espinosense.


1372 - Disco novo de Adele em breve na praça

Depois de explodir mundialmente, lançando canções poderosas e vendendo milhões de cópias dos seus álbuns, em especial do segundo, intitulado "21", a talentosíssima cantora britânica Adele deu uma parada na carreira e desapareceu da cena musical, dedicando-se tão somente à sua vida pessoal. Adele se casou e viveu a felicidade de se tornar mamãe pela primeira vez, com o nascimento de Angelo. 
Agora ela está de volta ao disco, com o lançamento de "25", previsto para 20 de novembro. O álbum, que como sempre leva a sua idade no título, será lançado em breve, contendo 11 canções, com clima de reconciliação e maturidade, conforme suas próprias palavras. Os arranjos, pontuados pelo piano, são mínimos, até mesmo para realçar a voz abençoadamente poderosa e inigualável da artista. Adele canta muito!
A primeira música do novo trabalho foi divulgada nesta sexta-feira, 23 de outubro, com um clipe produzido em preto e branco, dirigido pelo cineasta canadense Xavier Dolan e com duração de pouco mais de seis minutos.
Só pra relembrar, Adele conquistou seis prêmios Grammy em 2011 com seu álbum "21", que é até hoje o álbum mais vendido do século XXI no Reino Unido. Em 2013, ela também ganhou um Oscar pela canção-tema do filme "007 - Operação Skyfall", de James Bond.



Adele tem uma capacidade de interpretação fenomenal, como se as suas palavras encantadoramente cantadas saíssem diretamente do fundo da alma, o que faz emocionar a todos aqueles com sensibilidade aguçada. E ela está também cada dia mais bonita. Envelhecer está lhe fazendo muito bem.
Um grande abraço espinosense.

Álbum "25"
1) Hello
2) Send My Love (To Your New Lover)
3) I Miss You
4) When We Were Young
5) Remedy
6) Water Under the Bridge
7) River Lea
8) Love in the Dark
9) Million Years Ago
10) All I Ask
11) Sweetest Devotion





Hello

Hello
It's meI was wondering if after all these years
You'd like to meet
To go over
Everything
They say that time's supposed to heal ya
But I ain't done much healing

Hello
Can you hear me?
I'm in California dreaming about who we used to be
When we were younger
And free
I've forgotten how it felt before the world fell at our feet
There's such a difference

Between us
And a million miles

Hello from the other side

I must've called a thousand times
To tell you 
I'm sorry
For everything that I've done
But when I call you never
Seem to be home
Hello from the outside

At least I can say that I've tried
To tell you I'm sorry
For breaking your heart
But it don't matter, it clearly
Doesn't tear you apart anymore

Hello

How are you?
It's so typical of me to talk about myself
I'm sorry, 
I hope
That you're well
Did you ever make it out of that town
Where nothing ever happened?

It's no secret
That the both of us 

Are running out of time


Olá

Olá
Sou eu
Eu estava imaginando se após todos esses anos
Você gostaria que nos encontrássemos
Para superarmos tudo
Dizem que o tempo supostamente lhe cura
Mas eu ainda não fui completamente curada

Olá
Você pode me ouvir?
Estou na Califórnia sonhando com quem costumávamos ser
Quando éramos mais jovens e livres
Eu esqueci como era antes do mundo cair aos nossos pés
Há uma baita diferença entre nós
E um milhão de milhas

Olá do outro lado
Devo ter ligado umas mil vezes
Para lhe dizer que sinto muito
Por tudo o que fiz
Mas quando eu ligo você parece
Nunca estar em casa

Olá do lado de fora
Pelo menos posso dizer que eu tentei
Lhe dizer que sinto muito
Por partir seu coração
Mas não importa, isso claramente não lhe deixa mais em pedaços

Olá
Como você vai?
É tão típico de mim falar sobre mim mesmo
Me desculpe, espero que você esteja bem
Você já conseguiu sair daquela cidade
Onde nada nunca aconteceu?

Não é segredo
Que nós dois
Estamos correndo contra o tempo

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

1371 - A Legião está de volta?

Não é novidade que sou um grande fã de Renato Russo e de sua famosa Legião Urbana. Por isso fiquei satisfeito ao saber da notícia de que Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá irão fazer uma série de shows pelo país para comemorar os 30 anos do lançamento do primeiro álbum da banda, fato ocorrido em 1985. O disco de estreia, que leva o nome da banda, tem 11 músicas, entre elas algumas de fundamental importância na história do rock brasileiro, como "Será", "Por Enquanto", "Ainda é Cedo", "Soldados" e "Geração Coca-Cola".
Nos shows que serão realizados, Dado e Bonfá contarão com a participação especial de André Frateschi nos vocais, substituindo o saudoso e insubstituível Renato Russo. Eles terão a companhia dos músicos Lucas Vasconcellos, Mauro Berman e Roberto Pollo, com produção do experiente Liminha. Outras participações especiais, de músicos que tem relação com a banda, ocorrerão durante os outros shows da turnê, como por exemplo, Wagner Moura, que assumiu os vocais em uma apresentação tributo à Legião Urbana, promovida pela MTV em maio de 2012, no Espaço das Américas, em São Paulo. A apresentação inicial deste projeto se dará no dia 23 de outubro (hoje à noite), em Santos, cidade em que a banda fez o seu último show com a presença de Renato Russo. Além dos shows, será lançado em breve um disco comemorativo.
Aos fãs mais tradicionais ou reacionários, um aviso importante. O projeto atual é apenas uma celebração dos integrantes remanescentes da banda, sem a mínima possibilidade de retorno à estrada de uma das mais conceituadas bandas de rock do Brasil em todos os tempos. Afinal de contas, Legião Urbana não existe sem Renato Russo. Então, viva a Legião Urbana!
Um grande abraço espinosense.


1370 - Parabéns, Pelé, eterno Rei do Futebol!

A data de hoje, 23 de outubro, é especial. Trata-se do dia do nascimento de quem dispensa comentários por tudo o que já aprontou pelos gramados do mundo, jogando futebol. 
Édson Arantes do Nascimento nasceu em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais.
Nada mais precisa ser dito sobre o mais genial mágico da bola de toda a história. 
Parabéns, Rei Pelé! Vida longa ao Rei!
Um grande abraço espinosense.




1369 - As novidades da terrinha

Não poderia ser diferente. Tempo de férias, viagem para Espinosa. É o indispensável e renovador retorno às raízes, à terra natal, ao reencontro com os familiares e amigos, até mesmo à redescoberta de fatos, pessoas e lugares por vezes antes imperceptíveis. Essencial jornada, indubitavelmente.
Assim, pelas minhas costumeiras andanças por todo canto da cidade, vi aspectos positivos e negativos, como não poderia deixar de ser. Desta vez, entretanto, as andanças tiveram que ser diminuídas, pois o sol escaldante e o calor quase insuportável não me animaram muito a sair perambulando pelas ruas. Até uma expedição pelo leito do Rio São Domingos para registrar a sua completa degradação, saindo da Rua da Resina até o Açude do Mingu, combinada com meus amigos Mílton Barbosa e Wagner Barateiro, teve que ser cancelada, devido a uma séria contusão muscular que acabei sofrendo no dia anterior, na pelada da AABB.
Vamos então a um resumo do que meus já cansados olhos puderam observar no cotidiano da cidade. Primeiramente, as coisas negativas.
a) Uma seca terrível castiga a região, com resultados desastrosos para a nossa economia;
b) A triste realidade do aumento do consumo de drogas, que infelizmente resulta na elevação da violência, com mais e mais ocorrências de roubos e assaltos;
c) A morte de alguns dos velhos e bonitos fícus que embelezam a Praça Coronel Joaquim Tolentino, a Praça da Matriz. Mais triste ainda é ver que não estão sendo plantadas novas árvores nos locais das que morreram;
d) A precária situação do piso de algumas ruas, cheias de buracos e desníveis, principalmente da Rua João Araújo Lins, que está completamente desfigurada com o piso todo desnivelado;
e) A desalentadora situação dos nossos rios, completamente secos e degradados por uma parcela da população ignorante e inconsequente;
f) A perigosa omissão dos responsáveis que soltam e deixam soltos animais na ruas e na rodovia que corta a cidade;
g) O desmatamento suicida que por anos e anos dizimou a vegetação da nossa região, resultando nesta situação crítica em que nos encontramos atualmente;
i) A triste perda de vidas espinosenses em acidentes automobilísticos, deixando famílias arrasadas pela dor e sofrimento;
j) A paralisação das obras da Escola Técnica e da Estação de Tratamento de Esgoto.
  



Vamos agora às coisas positivas, que felizmente são maioria.
a) A implantação de nova sinalização de trânsito nas ruas da cidade;
b) A importante volta do escritório da EMATER e a instalação do escritório do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas, o IDENE, que terá como coordenador Regional o 
funcionário aposentado do Banco do Brasil, Mílton Barbosa Lima, e que atenderá os municípios de Espinosa, Monte Azul, Mamonas, Gameleira, Mato Verde, Catuti, Pai Pedro, Montezuma e Santo Antônio do Retiro;
c) As obras da Amil Confecções em pleno vapor no Polo Industrial;
d) A implantação da Casa do Trabalhador e a oferta de vários cursos profissionais à comunidade;
e) A construção de mais uma clínica médica na cidade, a de Doutor Heron, com excelentes instalações;
f) A incrível capacidade de produção dos bravos agricultores de Espinosa, que mesmo em uma situação de seca prolongada, ainda conseguem oferecer hortifrutigranjeiros de extrema qualidade nas bancas do Mercado Municipal;
g) O empreendedorismo dos empresários que, mesmo em tempos de crise econômica, ainda investem pesado na criação de novas empresas e na construção e reforma dos seus estabelecimentos comerciais e industriais, gerando centenas de empregos;
h) A verdadeira corrida imobiliária à zona rural da cidade, com centenas de pessoas adquirindo pequenos terrenos para construírem seus sítios e desfrutarem de momentos de relaxamento e paz na "roça";
i) Mais um espaço para a prática de esporte, com a construção da quadra poliesportiva do Bairro Cigano;
j) Nossa menina de ouro, Pathy, conquista mais um título na carreira. Desta vez, com sua parceira Rebeca, conquistou o título de Vôlei de Praia Sub 23;
k) A realização de concurso público para preenchimento de vagas na Prefeitura;
l) A reforma da Igreja de Nossa Senhora Aparecida no Bairro Santos Dumont;
m) O início do asfaltamento da Avenida Juraci Antunes;
n) A criação da Escola Municipal de Futebol que abre espaço para a prática de esporte pela meninada;
o) O encontro com familiares e amigos, ainda mais aqueles vindos de outras distantes cidades e que a gente fica um tempão sem encontrar, como, por exemplo, Rainara, Raiane, Mangabinha, Cotinha, Tinteko, Neusa, Marinalva e Arquimedes (entre outros);
p) O viço e a beleza das gameleiras do Comendador Viana e de Seu Florival e dos juazeiros e dos umbuzeiros da zona rural;
q) A situação ainda confortável do nível das nossas barragens, que aguentarão até a chegada das chuvas;
r) A luta de Gibão, João Carlos e Sidney Castro para melhorar constantemente a oferta de lazer e entretenimento à comunidade;
s) A competência dos administradores dos disk-cervejas da cidade, que entregam o produto em qualquer lugar, com presteza e, o melhor, extremamente gelada;
t) A alegria de poder retornar à minha terra amada e receber o carinho de pessoas queridas, sentimento que nenhum dinheiro no mundo compra.
Será que esqueci de alguma coisa? Se aconteceu, perdoem-me.  
Um grande abraço espinosense.