Pedro Rafael Gonzalez Chavajay é um dos melhores representantes da arte de pintura Tz'utuhil Maya, com seus quadros meticulosamente detalhados, mostrando o cotidiano, a cultura e as tradições do povo da Guatemala.
Por ser tão detalhista e meticuloso na criação das suas obras, a sua produção não é muito grande. Em geral, são apenas dez quadros por ano, mas todos de rara beleza. As cores vibrantes e especiais utilizadas em seu trabalho é uma de suas características marcantes.
Suas obras podem ser adquiridas através do site artemaya.com, onde você pode também conhecer o trabalho de muitos outros artistas similares.
Fico encantado com a fonte inesgotável de boas músicas da banda de rock que mais aprecio na atualidade, o U2. É impressionante como, álbum após álbum, os seus integrantes, Bono Vox, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. mantém a divina inspiração de criar tantas maravilhas sonoras. Tudo no ponto certo. A voz estupenda e plena de emoção de Bono, a bateria firme e sempre correta de Larry Mullen Jr, o baixo pulsante de Adam Clayton e a guitarra encantadoramente suficiente de The Edge. Isso é pura mágica para meus ouvidos, meu coração e minh´alma.
O vídeo que mostra a canção " Song for Someone" (letra de Bono e The Edge), incluída no mais recente álbum da banda, "Songs of Innocence", tem a direção de Vincent Haycock e participações especiais de Woody Harrelson e sua filha Zoe Harrelson.
Um grande abraço espinosense.
U2
Song For Someone
You got a face not spoiled by beauty
I have some scars from where I've been
You've got eyes that can see right through me
You're not afraid of anything they've seen
I was told that I would feel nothing the first time
I don't know how these cuts heal
But in you I found a rhyme
If there is a light
You can't always see
And there is a world
We can't always be
If there is a dark
That we shouldn't doubt
And there is a light
Don't let it go out
And this is a song
A song for someone
This is a song
A song for someone
You let me into a conversation
A conversation only we could make
You're breaking into my imagination
Whatever's in there
It's yours to take
I was told I'd feel
Nothing the first time
You were slow to heal
But this could be the night
If there is a light
You can't always see
And there is a world
We can't always be
If there is a dark
Within and without
And there is a light
Don't let it go out
And this is a song
A song for someone
This is a song
This is a song for someone
Yeah
Yeah, yeah, yeah
Yeah
Yeah, yeah, yeah
And I'm a long way
From your hill on Cavalry
And I'm a long way
From where I was and where I need to be
If there is a light
You can't always see
There is a world
We can't always be
If there is a kiss
I stole from your mouth
And there is a light
Don't let it go out
U2
Canção para Alguém
Você tem um rosto que não foi estragado pela beleza
Eu tenho algumas cicatrizes de onde estive
Você tem olhos que podem ver através de mim
Você não tem medo de qualquer coisa que já viram
Foi-me dito que eu iria sentir nada pela primeira vez
Eu não sei como esses cortes se curam
Mas em você eu encontrei uma rima
Se existe uma luz
Que você não pode sempre ver
E há um mundo
Que não podemos sempre ser
Se houver uma escuridão
Que não devemos duvidar
E há uma luz
Não deixe-a se apagar
E esta é uma canção
Uma canção para alguém
Esta é uma canção
Uma canção para alguém
Você me deixa em uma conversa
A conversa que só nós poderíamos ter
Você invade minha imaginação
O que quer que esteja lá dentro
É seu para pegar
Me disseram que eu não sentiria
Nada da primeira vez
Você demorou para cicatrizar
Mas isso poderia ser a noite
Se existe uma luz
Que você não pode sempre ver
E há um mundo
Que não podemos sempre ser
Se houver uma escuridão
Por dentro e por fora
E há uma luz
Não deixe-a se apagar
E esta é uma canção
Uma canção para alguém
Esta é uma canção
Esta é uma canção para alguém
Yeah
Yeah, yeah, yeah
Yeah
Yeah, yeah, yeah
E tenho um longo caminho
Do seu monte em Cavalry
E tenho um longo caminho
De onde estava até onde preciso estar
Se existe uma luz
Que você não pode sempre ver
E há um mundo
Que não podemos sempre ser
Se houver um beijo
Que roubei de sua boca
E há uma luz
Não deixe-a se apagar
Um novo vídeo de marketing da Nike, patrocinadora do craque Ronaldinho Gaúcho, deve agradar àqueles que gostam de futebol. Na nova peça publicitária divulgada ontem, o jogador, que defende atualmente as cores do Fluminense, mostra mais uma vez a sua incrível habilidade com a bola.
O vídeo mostra Ronaldinho visitando um campo do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, onde jovens atletas se reúnem para jogar futebol. Ele faz uma proposta irrecusável a eles, a de participarem da brincadeira de tentar acertar o travessão, com 3 chances para cada um. Quem se saísse melhor, levaria uma chuteira branca e prateada da poderosa marca de artigos esportivos. Um dos rapazes se dá bem e confessa, pleno de alegria: "Essa eu não vou nem usar, vai ficar lá no armário..."
Antes de se despedir, Ronaldinho pede a bola e faz o impossível: acertar o travessão tocando na bola de letra. Não sei se é montagem ou não, mas que é bonito, ah, isso é. E para quem comandou o Atlético de forma espetacular na conquista da Copa Libertadores e encantou o mundo com suas jogadas, nada parece ser impossível.
A corrupção foi, continua sendo e será um dos maiores males do mundo. Um mal endêmico sem previsão de desaparecimento. Está não só em governos pelo mundo, mas em empresas, em associações, em instituições públicas e privadas, no Executivo, no Legislativo, no Judiciário e em todas as sociedades, quaisquer sejam as camadas sociais. Então, se é assim, devemos aceitá-la passivamente? Óbvio que não! É necessário combatê-la incessantemente, com educação às pessoas desde os primeiros anos, leis firmes e minuciosas, medidas decisivas e punições pesadas. E mais do que tudo, precisamos começar esta batalha fazendo uma profunda reflexão sobre os nossos atos no cotidiano e reformulando os nossos próprios conceitos de ética e honestidade. Não me parece justo acusar alguns e inocentar outros apenas pelo sentimento de pertencimento a uma classe qualquer. A indignação precisa ser verdadeira, resoluta, ampla e imparcial. Não podemos ser coniventes com os mal-feitos, sejam eles cometidos por amigos, familiares, colegas, correligionários ou quem quer que seja. A lei deve ser seguida por todos, sem distinção.
Se você se sente incomodado e indignado com a praga da corrupção, que assola o nosso país desde a chegada de Pedro Álvares Cabral na Bahia, chegou o momento de sair da retórica e partir para a ação. O MPF - Ministério Público Federal está conclamando a sociedade a participar de uma campanha de arrecadação de assinaturas para a mudança e aperfeiçoamento das leis de combate à corrupção, composta de 10 medidas importantes.
São elas:
1) Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação;
2) Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos;
3) Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2;
4) Aumento das penas e crime hediondo para a corrupção de altos valores;
5) Reforma no sistema de prescrição penal;
6) Celeridade nas ações de improbidade administrativa;
7) Aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal;
8) Ajustes nas nulidades penais;
9) Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado;
10) Recuperação do lucro derivado do crime.
"Segundo o artigo 61, §2 da Constituição de 1988, regulamentado pela lei 9.709 de 1998, é permitida a apresentação de projetos de lei pelos poderes Legislativo, Executivo e pela iniciativa popular. Neste último caso, a Constituição exige como procedimento a adesão mínima de 1% da população eleitoral nacional, mediante assinaturas, distribuídos por pelo menos 5 unidades federativas e no mínimo 0,3% dos eleitores em cada uma dessas unidades." Fonte: combateacorrupcao.mpf.mp.br
Lembrando que, de acordo com a legislação vigente, as assinaturas para os Projetos de Lei de iniciativa popular não podem ser acolhidas por meio digital, devendo ser coletadas fisicamente e encaminhadas ao Congresso Nacional.
Se você quer participar, dando o seu apoio ao combate a este mal que afeta a todos, basta acessar o site 10medidas.mpf.mp.br, imprimir a ficha de assinatura, preenchê-la, assiná-la e entregá-la em uma das unidades do MPF ou remetê-la fisicamente para: Procuradoria da República no Paraná, A/C Força-Tarefa Lava Jato, Rua Marechal Deodoro, 933 - Centro, Cep. 80060-010, Curitiba - PR.
É necessário que se esclareça que tal iniciativa não possui qualquer vinculação partidária e busca tão somente o aperfeiçoamento das medidas jurídicas para prevenir e reprimir a prática da corrupção. Só espero que essas medidas sejam aceitas pelo Congresso e colocadas em prática pela Justiça Brasileira contra TODOS os corruptos e corruptores, sem exceção. Assim seja!
A velha fotografia em preto e branco não consegue nos mostrar com clareza as fisionomias dos atletas nela retratados, mas mesmo assim dá para reconhecer alguns dos grandes nomes do futebol de Espinosa, em uma época de muita qualidade técnica dos jogadores e uma animação bastante entusiasmada dos torcedores.
Este time aí da foto é o Espinosense, por quem torci muito quando adolescente. Entre os que aparecem na fotografia, está o meu maior ídolo no futebol da cidade, o cracaço Kita, com quem infelizmente não tive a honra e a felicidade de jogar junto e nem mesmo como adversário. Entretanto, tive a oportunidade e a alegria de poder atuar um bom tempo ao lado de Fonso, Roberto Pé-Duro e o zagueirão Téo, outros grandes craques da bola da nossa cidade e também meus ídolos.
Tenho muita saudade daqueles tempos em que íamos para o Campão (um campo de terra batida e sem muro onde se localiza hoje o Mercado Municipal) debaixo de um sol escaldante para sentar no chão, em cima dos galhos de madeira nova ali abundantes, e assistir ao espetáculo que esses jogadores davam aos domingos à tarde, uma das poucas opções de lazer daquela época distante ainda sem TV e Internet.
Como é bom relembrar os bons tempos, com bastante saudade do passado, mas sempre antenados no presente e fazendo planos para o futuro.
Um grande abraço espinosense.
Chico, Roberto Pé-Duro, Carlinhos Pé-de-Chumbo, Luiz Carlos, Eloízio, Fonso e Adílson;
Zezinho da Gráfica, Tota, Kita, Tone Lacrau, Haroldinho e Téo.
Esse nosso humilde blog está e estará sempre disponível para acolher e divulgar boas iniciativas, especialmente as promovidas em Espinosa. Entre tanta coisa boa que está ocorrendo na cidade nos últimos tempos, com promoções de eventos esportivos e culturais por abnegados cidadãos, quero dar destaque aqui à criação do Brechó do Desapego, uma iniciativa da Paróquia São Sebastião que pretende arrecadar fundos para a reforma da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada no Bairro Santos Dumont.
Uma das líderes da campanha é Dona Célia Figueiredo Nogueira, atuante e cativante figura humana, constantemente presente na vida da igreja e sempre disponível para ajudar a quem precisa.
Se você puder e quiser dar a sua valiosa contribuição, basta doar artigos em geral, em bom estado de conservação, quais sejam: roupas, calçados, bolsas, óculos de sol, acessórios etc. Basta entregar no Centro Social Araci Sepúlveda, localizado na Praça Coronel Joaquim Tolentino, a Praça da Matriz. Quaisquer dúvidas ou mais informações, é só ligar (38) 3812-1263.
Um grande abraço espinosense.
Mês de agosto em Montes Claros é tempo de sair às ruas para apreciar a centenária tradição dos Catopês, Marujos e Caboclinhos. Já são 176 anos desta tradicional festa que alegra e emociona não só os que dela participam, na sua maioria pessoas humildes, mas todos os que valorizam a cultura e a beleza das manifestações religiosas populares.
Neste ano as festas ocorreram entre os dias 19 e 23 de agosto. Concomitantemente aconteceu o 37º Festival Folclórico, que promoveu shows musicais com vários artistas, entre eles Tino Gomes, o espinosense Yuri Popoff e Beto Guedes. Nesta edição, a organização fez uma mudança no local da festa, que se mostrou bastante equivocada. Depois de muitos anos em que as barraquinhas de comidas e bebidas eram montadas na Praça da Matriz e na Avenida Coronel Prates, desta vez houve a mudança para a Avenida Afonso Pena, com a ideia de não atrapalhar o trânsito e a circulação dos ônibus urbanos. Só que o espaço ficou muito apertado para a circulação dos frequentadores da festa, causando enormes transtornos até para quem queria apenas assistir aos shows. A insatisfação era geral com a falta de espaço e deve provocar mudanças para o próximo ano.
Passei pela festa na sexta-feira à noite por um breve período e fiquei mais tempo no sábado, com o intuito de assistir à apresentação de Beto Guedes. Mesmo com a demora para iniciar os shows e o tamanho desconforto do espaço disponível, valeu a pena, principalmente por encontrar gente da nossa terrinha, como Lúcia Cangussu, Maíla Tolentino, Bruno Giordani e o casal Lia e Waldir do Bakana, acompanhados dos seus familiares, fato que sempre me traz alegria.
O show de abertura, com a banda montesclarense Berro D´Água, me surpreendeu positivamente, com a turma apresentando um som bem rock and roll, com o repertório próprio que faz parte do seu primeiro álbum. A apresentação de Beto Guedes, logo a seguir, deixou-me meio insatisfeito, não pela qualidade das canções do cantor e compositor filho do baiano mestre Godofredo Guedes, que são maravilhosas, mas pela qualidade duvidosa do ajuste do som do evento, que deixava quase inaudível a voz do artista. Saí dali bem antes do final, um pouco decepcionado com a estrutura montada para o show, mas de qualquer maneira valeu, pois sempre é bom ter a oportunidade de assistir a um artista de raro talento como Beto Guedes.
No domingo à tarde, estive acompanhando a procissão de encerramento das Festas de Agosto, uma maravilha da cultura brasileira, com gente simples e humilde externando a sua fé inabalável pelas ruas da cidade de Montes Claros, com seus estandartes e capacetes coloridos e uma energia contagiante. Para embelezar ainda mais o desfile de encerramento dos Catopês, Marujos e Caboclinhos pelas ruas da cidade, a banda de música da Polícia Militar contribuiu com a sua sempre interessante participação. Que a tradição se mantenha sempre firme e forte por gerações e gerações!
Nos últimos anos a paisagem do tradicional Bairro Todos os Santos em Montes Claros vem sofrendo uma veloz metamorfose visual. Localizado bem próximo ao centro da cidade, o bairro de nome interessante vem mudando completamente a sua principal característica, a de abrigar, quase que totalmente, casas residenciais, substituídas cada vez mais pelos altos prédios de apartamentos. A mudança se dá muito em função da sua boa localização e da proximidade da Unimontes, que atrai muitos estudantes de cidades circunvizinhas.
O Bairro Todos os Santos, que se destaca por possuir todas as suas ruas com nome de santos e santas, abriga uma grande quantidade de pessoas idosas, muitas delas aposentadas. Os filhos dessa turma já iniciaram novas famílias e residem em outros bairros da cidade. Quando os idosos pais vêm a falecer, a alternativa que os filhos têm é vender a propriedade para as construtoras, que investem na construção de grandes prédios de apartamentos, bem mais rentáveis.
O resultado dessa irreversível mudança é o aumento substancial do tráfego de veículos nas ruas do bairro, pois onde havia uma família com 1 ou 2 carros, surge um edifício com cerca de 20 apartamentos e igual número de automóveis, ou até muito mais. A tendência é que a coisa só piore com o tempo, ficando cada vez mais perigoso e engarrafado o trânsito no interior do bairro, ainda mais agora com a construção de um shopping center e o término da nova avenida sanitária nas margens do Córrego Pai João, que ligará o Todos os Santos ao Edgar Pereira. Se por um lado a nova avenida traz facilidades de acesso a outros bairros, o aumento do trânsito certamente trará seus problemas. Mas tudo bem, é o preço do desenvolvimento.