Na manhã desta terça-feira, 21 de outubro, passando pela Praça Coronel Heitor Antunes, no centro da cidade, deparei-me com a realização de uma elogiável campanha de esclarecimento à população sobre o importante tema da violência infantil. Profissionais da saúde do município de Espinosa distribuíam folderes sobre o tema, enquanto outros faziam exames de glicose e distribuíam mudas de árvores às pessoas da comunidade, em uma ação conjunta de alerta sobre os riscos da negligência com a saúde e os danos irreversíveis causados às crianças e adolescentes vítimas da violência doméstica.
A violência doméstica infantil se caracteriza por atos praticados por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e adolescentes, que causem dor de natureza física, sexual e/ou psicológica.
São esses os tipos de violência praticados contra as crianças e adolescentes:
- Agressão física;
- Agressão psíquica ou emocional;
- Falta de cuidado e/ou abandono;
- Abuso sexual.
São esses os sinais ou sintomas que podem sugerir suspeita de violência doméstica infantil:
- Lesões físicas (hematomas, queimaduras, fraturas etc);
- Perda ou excesso de peso;
- Insegurança, comportamentos sexuais inadequados para a idade;
- Tristeza ou choro sem razão aparente;
- Isolamento;
- Dificuldade para dormir;
- Agressividade;
- Doença sexualmente transmissível;
- Fuga de casa ou da escola.
Se você presenciar ou tiver alguma informação sobre atos de violência contra as indefesas crianças e adolescentes, não deixe de exercer o seu papel de cidadão consciente e denuncie o caso às autoridades competentes. Você não precisa se identificar. Basta ligar para o número 100 e relatar o ocorrido. A ligação é gratuita. Na cidade de Espinosa você pode ainda se dirigir às seguintes instituições para relatar violações aos direitos das crianças e adolescentes, bem como receber informações sobre o assunto:
- Conselho Tutelar - Telefone 9152-1903;
- Promotoria Pública;
- Conselho de Direito da Criança e do Adolescente;
- Secretaria Municipal de Saúde;
- Unidade Básica de Saúde;
- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);
O evento, de suma importância, foi idealizado e promovido pelas acadêmicas de Odontologia da Unimontes, Indira Brito Santos e Layssa Martins de Miranda, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Espinosa e da Droganorte.
Parabéns às estudantes e aos profissionais envolvidos no processo. A população agradece.
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário