Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 7 de junho de 2014

985 - Cuidados com a rede elétrica durante a Copa do Mundo, pela Cemig

Época de Copa do Mundo. Tempo de alegria, muito futebol, confraternização, muita farra e comemorações. Tudo muito justo e maravilhoso. Mas sempre é preciso bastante atenção a certos detalhes que podem compremeter a festa e apagar o contentamento desses dias. É necessário estar atento para evitar tragédias e acidentes que são tão simples de evitar.
Pensando nisso, a CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais - divulgou orientações à população para a adoção de algumas atitudes de segurança durante não só a realização da Copa, mas também no dia a dia das pessoas. Vamos a algumas delas:
  • Futebol na rua - Não jogue futebol, ou qualquer outra modalidade esportiva, próximo às subestações, torres e redes elétricas. A bola, em contato com equipamentos energizados, pode causar curto-circuito, choque e outros acidentes graves, além de deixar bairros e até cidades inteiras sem luz.
  • Fogos de artifício - Devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados de bandeirinhas e de demais enfeites ou materiais que apresentem risco de incêndio. Os fogos de artifício podem causar queimaduras graves e, se atingirem a rede elétrica, podem gerar um curto-circuito.
  • Bandeiras - Não levante ou agite bandeiras sob ou próximos a redes energizadas. Ao fixá-las em lajes, telhados, coberturas ou sacadas de prédios, certifique-se que elas não irão tocar nos cabos. Caso se enrosque na fiação, não tente tirá-la. Chame imediatamente a Cemig pelo telefone 116.
  • Antenas e hastes - Instale as antenas sempre na parte da casa mais distante da rede elétrica. Deve-se ter cuidado na utilização de hastes metálicas e bambus como suporte de antenas. Certifique-se que em caso de queda do suporte eles não atingirão a rede elétrica.
  • Enfeites em ruas e praças - As típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser feitos com materiais isolantes, biodegradáveis e que não sejam afixados próximos à rede elétrica.
  • Serpentinas metálicas - A comercialização das serpentinas metálicas está proibida desde 2012, pela Lei estadual 20.374. Em caso de descumprimento, o infrator ficará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor. A Cemig chama a atenção da população sobre os perigos da utilização de serpentina metálica e os riscos de acidente com a rede elétrica.
  • Chuveiro elétrico - No banho, feche a torneira antes de mudar a chave "liga/desliga" e "verão/inverno". Quando o chuveiro estiver ligado, não toque nele com o corpo molhado: antes, desligue o disjuntor (relógio), pois há risco de choque elétrico. Instale o chuveiro de acordo com a orientação do fabricante. O fio terra deve ser instalado corretamente, e a fiação deve ser adequada e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques na torneira e cheiro de queimado indicam problemas que precisam ser corrigidos imediatamente. Chame um eletricista.
  • Lâmpadas - Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor ou disjuntor do padrão (relógio). Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca da lâmpada, pois há risco de choque elétrico. Segure a lâmpada pelo vidro (bulbo). Não exagere na força ao rosqueá-la, pois o vidro pode quebrar em suas mãos.
  • Eletrodomésticos x água - Se o local estiver molhado, seque-o bem antes de mexer com eletrodomésticos. A água facilita o caminho da corrente elétrica, tornando o choque elétrico mais forte e perigoso.
  • Construções - Evitar ligações elétricas malfeitas ou feitas de qualquer jeito. Ter cuidado com a proximidade da rede elétrica, ao utilizar andaimes, rolos de pintura, ferros de construção, trilhos de cortina, escadas e outros objetos metálicos. Não fazer amarrações dos fios elétricos nas ferragens ou partes metálicas. Não deixar os fios elétricos espalhados pelo chão  e sem proteção. Ter cuidado com a rede elétrica ao trabalhar em sacadas, janelas, armação de lajes e coberturas metálicas.


Em caso de acidentes com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita. No caso de vítimas, acione também o Corpo de Bombeiros – 193. Fonte: cemig.com.br.
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: