Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 27 de março de 2014

938 - Parque Estadual da Lapa Grande em Montes Claros

Dentro em breve, os apreciadores da Natureza serão presenteados com mais uma possibilidade de lazer em Montes Claros. É que finalmente será liberada à toda a comunidade, a visitação ao Parque Estadual da Lapa Grande. Atualmente apenas instituições de ensino, associações e ONGs sem fins lucrativos podem ter acesso ao parque, com agendamento prévio. Futuramente será adotado um número limite de visitantes por dia, quando a liberação acontecer, cuidado correto para a sua preservação.  
O parque foi criado em 10 de janeiro de 2006, através do decreto nº 44.204 e objetiva proteger os mananciais de grutas e do cerrado, os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, conservando as riquezas naturais da região. Estão sendo finalizados os estudos para a normatização das regras para a visitação pública que deverá se iniciar ainda neste ano.
Esses parques são criados com a finalidade de preservar a fauna e a flora nativa, principalmente as espécies ameaçadas de extinção; os recursos hídricos (nascentes, rios, cachoeiras); as formações geológicas; conservar valores culturais, históricos e arqueológicos e promover estudos e pesquisas científicas, educação ambiental e turismo ecológico.
O Parque Estadual da Lapa Grande conta com um expressivo valor hídrico, espeleológico, arqueológico e paleontológico, e é bastante extenso, possuindo uma área total de 7.860 hectares. É administrado pelo IEF, Instituto Estadual de Florestas, em parceria com a Copasa, Companhia de Saneamento de Minas Gerais. Está situado bem próximo da zona urbana da cidade de Montes Claros e contém maravilhas da Natureza, com muitas cavernas e água em abundância, sendo um dos principais mananciais utilizados para o abastecimento de água da população da cidade. 
O cerrado é a vegetação predominante, com a presença de árvores especiais como jatobá, ipê, barbatimão, pequizeiro, aroeira, angico, pau d´óleo, cedro e sucupira. Na fauna destacam-se a presença de tamanduá-mirim, onça parda, lobo guará, seriema, joão-de-barro, gambá, mico estrela, morcego, veado, tatu, calango, cascavel e teiú.
Não vejo a hora de acontecer a liberação das visitações para poder conhecê-lo. Para termos uma ideia da beleza das riquezas contidas no parque, abaixo estão algumas fotografias feitas por Fábio Marçal. Mais informações podem ser obtidas no site pelapagrande.blogspot.com.br ou no telefone do IEF, (38) 3224-7550. Endereço do Parque: Estrada do Alfeirão, Km 04, Montes Claros (MG).
Um grande abraço espinosense.









































Nenhum comentário: