Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 8 de março de 2014

920 - Uma boa surpresa no Rap: Projota

Definitivamente, o Rap não é um estilo musical de que eu goste. Nem procurar me inteirar dos trabalhos dos artistas eu me preocupo, reconheço. Nada no Rap me atrai. Mas não posso deixar de reconhecer um bom artista e um bom trabalho musical, mesmo produzido em um estilo que não desfruta da minha simpatia.
Confesso que me surpreendi positivamente com a música "Mulher", do rapper Projota, que assisti no You Tube. Nunca havia ouvido falar no cara. Depois de simpatizar com a sua canção, fui pesquisar mais músicas e letras na Web e fiquei mais entusiasmado ainda com o trabalho do jovem músico nascido na cidade de São Paulo em 11 de abril de 1986, com o nome de batismo José Tiago Sabino Pereira. Ele, além de rapper, é compositor e produtor musical e já lançou 1 EP, 4 álbuns de estúdio e 1 DVD gravado ao vivo. Suas músicas, algumas com letras quilométricas, falam dos seus ideais, das suas dificuldades pessoais (perdeu a mãe muito cedo, aos 7 anos), do cotidiano e dos dilemas sociais da população das nossas periferias.
Iniciou-se na música ainda bem jovem e aos 12 anos já era autodidata no violão, influenciado pela MPB e pelo rock. Aos 16 anos, conheceu a canção do rapper MV Bill, "Só Deus Pode me Julgar", e aí descobriu o seu caminho musical. Participou de alguns grupos amadores e se aventurou a participar de batalhas de rimas entre MCs, onde ganhou destaque. Depois dos seus discos lançados e de muitas músicas suas ganharem elogios da crítica, Projota conquistou o respeito e a admiração de muitos amantes da música.
Pois é, existe vida inteligente na música, qualquer que seja o estilo. Projota confirma isso, felizmente. Nada de apelações, de apelo ao sexo, de palavrões, de "abaixadinhas", "reboladinhas" na boca da garrafa ou coisas parecidas, apenas música com boas letras. Isso é simples e basta.
Um grande abraço espinosense.
 
Álbuns de estúdio:
  • Projeção (2010)
  • Projeção pra Elas (2011)
  • Não Há Lugar Melhor no Mundo que o Nosso Lugar (2011)
  • Muita Luz (2013)
EP:
  • Carta aos Meus (2009)
Álbum ao Vivo:
  • Realizando Sonhos (2012)






Nenhum comentário: